Upgrade Rodas KTM AERA

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Mas qual é o problema que encontras nas tuas rodas actuais!? estão velhas? quantos km tens nisso?
Queres umas rodas melhores, ou uns pneus melhores? qual o orçamento? que tipo de BTT fazes? XC? queres uma rodas mais leves, mais rígidas...?
As rodas que a bike trás de origem permitem ires para alcatrão e para trilhos... mas são rodas de gama baixa...

Podes explicar-te melhor.

De qualquer maneira os eixos de rodas para esse quadro/ suspensão são para trás 135mm x QR (5mm/ 9mm), e para a frente parece-me 100mm x QR... igualmente...
Querendo fazer o upgrade ás rodas, qual é o orçamento disponivel?
 
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#3
Não esqueças que para além das rodas tens de arranjar discos e cassete (ambos com as mesmas dimensões das rodas actuais) para o segundo par de rodas.
 
#4
Boa tarde,
Ogrigado pela ajuda e pelas questões. Tentanto então ser mais explicito.
Moro perto de Cascais, numa zona com facil acesso a muitos kms de alcatrão e à serra de sintra/ falesias entre cabo da roca e praia das maças.
A bike vinha com schwalbe rapid rob 2.25 a frente e tras. Como faço muito alcatrão (só tenho esta bike, não tenho bike de estrada, mas pelo menos 70% dos km são em alcatrão) e estava habituado a uma trek 8500 com raceking, notei a diferença com os 2.25 que são obviamente muito mais "pesados" em alcatrão.
Comprei dois raceking 2.0 mas só coloquei numa primeira fase atras. Como por vezes vou para a serra os 2.25 a frente dão bastante jeito e têm funcionado bem... acho que com 2.0 já teria ido umas vezes ao "chão".
O objetivo de ter 2 pares de rodas é poder ter um conjunto com pneus 2.25 para quando vou fazer serra, e raceking 2.0 quando só vou fazer alcatrão.
Por vezes faço uns percursos mais longos (o Troia-Lagos é um bom exemplo), e fazer com 2.25 ou 2.0 faz diferença.
Queria saber as "especificações" das rodas para poder ver alternativas.
Não preciso de nada muito caro, o equivalente ao que tenho serve (não faço competição).

Obrigado
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#5
Ok, queres então um 2 par de rodas, para a estrada... ou para o monte..
As rodas são as que mencionei, agora tens de comprar tambem discos para as rodas para não andares sempre a mudar isso...
em termos de aro precisa ser 29''
Eixo Traseiro - 9/135 mm QR
Eixo Dianteira - 9/100 mm QR
O Cepo, é o SHIMANO HG ( vai ser onde encaixarás a tua cassete).

Agora vem a questão dos discos que montarás na bike., os cubos podem ser para discos IS ( 6 parafusos), ou CL ( centerlock ), eu aconselhava-se a meter IS, a comprares umas rodinhas melhores para o mone, e os discos será 160mm atrás e 180mm à frente.

Podes ver aqui diversos modelos , escolhes as opções e logo aparecem os modelos disponiveis...
https://www.probikeshop.pt/btt/rodas-rodas-btt-29-c3436.html

Podes também deslocar-te a uma loja de bikes e ver o que existe em 2ª maão, ou semi-novo.... atenção aos rolamentos das rodas....
 
#6
Muito obrigado.
Encontrei umas no olx teoricamente novas da Ktm muito idênticas às que tenho, completas (discos, cassete ) por 100 eur .
Parece bom preço mas não sei se não seria mais acertado dar um pouco mais (ex 250-300 eur) fazer upgrade das que tenho .
Será que ia notar alguma diferença relevante ou é melhor aproveitar esta oportunidade?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#7
100, se forem quase novcas e com discos e cassete, e aproveitar.
Senão um so com um bom upgrade, e um bom upgrade ultrapassa sempre os 350€, e podes perder 500g de peso total na bike
 
#9
O objetivo de ter 2 pares de rodas é poder ter um conjunto com pneus 2.25 para quando vou fazer serra, e raceking 2.0 quando só vou fazer alcatrão.
Só alcatrão com pneu/roda 29, ainda que seja só 2.0, não faz sentido. Ainda dia 1 conheci um rapaz que andava numa bicicleta com quadro de BTT com rodas de estrada - medida 700, ou 622 - e pneus de estrada - 700x25 - com discos. Isso sim, se não se pode ter 2 bicis.