29er Upgrade BTT

#22
Que diferenças notaste ao passar pa monoprato 12, esse upgrade achas que te trouxe so beneficios ou perdeste algo?
É como em tudo na vida, perde-se numas coisas e ganham-se noutras... ;)
Quando ando de bike, perco o prazer de brincar com a minha filha... mas também melhoro a saúde! :)
Voltando à questão, o sistema ficou mais "direto", mais clean no cockpit, menos trabalho na manutenção, menos peso no conjunto...
Quanto aos contras, perdi versatilidade do 3x10... tenho menos escolhas. A descer 32x11 é curto. Para mim o ideal seria o prato com 34.
Não é uma mudança essencial, mas gostei do resultado. ;)

Ao fazeres a mudança de 3x10 para 1x12 tiveste de trocar a pedaleira ou só trocaste o prato para mono? e o cepo? também tiveste de trocar?
Troquei pedaleira, o eixo press-fit da Shimano para a Sram. Mantive o cepo da Shimano para manter o cubo... fiquei com a cassete 11x50. Claro que um de dente na cassete faz uma enorme diferença, seria a melhor escolha, mas para não trocar o cubo ficou assim com o sistema NX da Sram.
 
#23
O que é que esperas ganhar ao passar de 2x10 para 2x11 ou 2x12? Nem sei se é possível ter 2x12... A diferencça de 2x10 para 2x11 deve ser quase impercetível.
A ideia era perceber se como vou fazer alterações se ganhava alguma coisa com a troca. Realmente não devo ganhar grande coisa entre 2x10 e 2x11. Acho que vou manter 2x10 alterando a cassete para uma melhor e mexendo também nos travões e discos. A transmissão atual eu dou-me bem com ela tanto em subidas como em descidas. Vou trocar o material que está a apresentar desgaste por um melhorado.
 

mack1

Active Member
#26
Eu ainda com 2x9 ( 22x36-12x36 ) tenho sérias dúvidas que troque, a não ser que arranje um bom negócio e o faça por uma questão de simplicidade apenas.
 
#35
Comparei apenas os consumíveis mais comuns, visto que o mack1 já tem o grupo todo de 9v. Os travões não dependem do grupo escolhido.
Bom dia joseruivo, isto é que vai para aqui uma confusão.

Quando falei do valor quis direcionar para o bmrcosta (op). Em relação ao mack1 que usa 9v tens razão, esse material deve ainda ser mais barato que 10v mas penso que a diferença não seja tão grande como de 10v para 11 ou 12v.

Neste caso, na miha opiniao, visto que ele, bmrcosta, tem a bike equipada com 2x10 e se a transmissão lhe chega e rende, não vejo objetivo em mudar para sistema mono prato pelos seguintes motivos:

- Versatilidade do sistema 2x
- Custo das peças inferiores em relação a grupos de 11 ou 12
- E daqui a uns ou dois anos tens uma bike exótica :p

No sentido de melhorar, e com euros disponiveis, investia numa cassete e corrente XT.
 
#36
Bom dia joseruivo, isto é que vai para aqui uma confusão.

Quando falei do valor quis direcionar para o bmrcosta (op). Em relação ao mack1 que usa 9v tens razão, esse material deve ainda ser mais barato que 10v mas penso que a diferença não seja tão grande como de 10v para 11 ou 12v.

Neste caso, na miha opiniao, visto que ele, bmrcosta, tem a bike equipada com 2x10 e se a transmissão lhe chega e rende, não vejo objetivo em mudar para sistema mono prato pelos seguintes motivos:

- Versatilidade do sistema 2x
- Custo das peças inferiores em relação a grupos de 11 ou 12
- E daqui a uns ou dois anos tens uma bike exótica :p

No sentido de melhorar, e com euros disponiveis, investia numa cassete e corrente XT.
Esclarecido! :D
 
#37
É 2x10V- deixa-te estar. renova.
Travões e discos de travoes, eu mudada para uns ice-tech RT-76 e um conjunto SLX BR M-7100 chega bem ficarás bem servido.
Aproveita, não sei quantos km tens na bike, mas se calhar está na altura de mandares a FOX para revisão. Vai valer a pena.
Verifica se é necessário mudares os cabos da transmissão e fazer uma limpeza mais a fundo aos mesmos. Se os manípulos já tiverem folgas, aproveita e substituis pelos manipulos SLX correspondentes aos BR, para ficares com o cockpit renovado.
Outra alteração que poderás fazer, é verificar se valerá apena meteres um espigão em carbono, para melhorares o conforto.
Olá Pedro. uma questão. Atualmente tenho discos 180mm com adaptador. Posso trocar para 160mm, retirando o adaptador? Fico na mesma bem servido?
obrigado.
 
#38
Sim, podes trocar para discos de 160 mas, vais perder poder de travagem. Não sei se nos trilhos onde andas isso vai fazer diferença ou não, tens de ser tu a avaliar.
 
#40
Que travões é que tens? Porque razão queres trocar?
Travões: shimano BL-M396 BR-M395 F:180/R:180mm SM-RT56M
Tenho de substituir discos, pastilhas porque estão a apresentar desgaste e então já que vou meter material quero fazer upgrade.
Tenho preço fixe para travões XT M8100 e Discos SM-RT86.