Upgrade 1x12-speed

#1
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#3
Atenção se fazes passeios em estradões vais perder mta ponta. Eu troquei 3x8 para 1x8 para testar e tive de voltar ao 3x8 principalmente pela velocidade de ponta que perdi mesmo muito.

Cumps
 

edununo

Well-Known Member
#4
Atenção se fazes passeios em estradões vais perder mta ponta. Eu troquei 3x8 para 1x8 para testar e tive de voltar ao 3x8 principalmente pela velocidade de ponta que perdi mesmo muito.

Cumps
Não confundas 1x8 com 1x12.
1x12 com prato 32 ou 34 e cassete 10-50 ou 10-51 dá para subir bem e rolar bem.
 
#7
Olá,

Obrigado a todos pelo feedback. O meu quadro por ser de roda 26 é tranquilo colocar 12 mudanças atrás?
Eu apenas coloquei aquele link como exemplo. Aquele link não inclui por exemplo a pedaleira x1.
 

edununo

Well-Known Member
#10
Como o Ednuno disse, o desviador fica próximo do chão, mas fora isso é tranquilo. Atenção ao cepo, para 1x12 tens de trocar a não ser que ja tenhas um cepo XD da sram
Não é necessário cepo XD ou Micro-Spline desde que a cassete tenha o menor carreto com 11 dentes.
Sendo uma bike roda 26, é antiga. Nessa altura poucas rodas tinham cepo XD disponíveis.
Eu em 2013 quando mudei para X01 1x11 tive sorte pois as Mavic Crossmax SLR tinham disponível cepo XD e foi só comprar um.

F1 (2).jpg
 
#11
Com 3×10 deves ter um prato 42 à frente para um carreto de 11 atrás. Vais perder muita velocidade de ponta.
Vai ser o equivalente a perderes esse prato maior, mas vai depender do prato que puseres à frente.
Atenção ao afastamento do prato do quadro, e do adaptador que vais utilizar.

Na minha opinião se isso funciona não mudes.
E 1×12 em roda 26 com um prato pequeno à frente, 32 por exemplo, não vai resultar grande coisa, demasiado leve.
 
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#12
Olá,

Sim de facto roda 26 já é mais complicado encontrar material e tudo mais. Até camaras de ar já é uma luta encontrar em stock.
Eu até gostava de trocar por roda 29, no entanto ninguem "pega" na minha e o stock de bicicletas novas está esgotado em todo o lado.

Eu pensei em alterar de 3x10 para 1x12, pois normalmente ando sempre no prato maior à frente. Só em casos de subida acentuada é que reduzo. Teria sempre que alterar a cassete e a pedaleira para a coisa ficar bonitinha :D
 
#13
Eu tenho uma roda 26 e ainda ando regularmente com ela, e existe tudo para ela.

Tenho é de mandar vir de fora, mas não porque cá não haja, é porque uma transmissão lá fora fica muito mais barata e lá tenho opção de escolha, existe basicamente tudo.

Por exemplo para a minha já não se encontram cassetes XX, rolamentos do pedaleiro em cerâmica ou roletes do desviador de fábrica, mas cassetes XT ou 1070, rolamentos normais ou roletes do ebay existem aos montes ( e já há muito que deixei de utilizar os primeiros itens ).

PS - Ainda esta semana comprei uma camara de ar com liquido do Decathlon para a 26 e tinham lá mais. No verão foi muito mais difícil arranjar câmaras roda 29, ouve uma altura que esgotou em todo o lado.
 
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#14
Ok. Eu sou leigo nestes aspetos pois costumava depender muito da loja local, mas entretanto mudei de casa com outras condições e estou a começar a ficar mais autonomo nestes temas.
Algum site em especifico onde mandes vir material?
 

edununo

Well-Known Member
#16
Com 3×10 deves ter um prato 42 à frente para um carreto de 11 atrás. Vais perder muita velocidade de ponta.
Vai ser o equivalente a perderes esse prato maior, mas vai depender do prato que puseres à frente.
Atenção ao afastamento do prato do quadro, e do adaptador que vais utilizar.

Na minha opinião se isso funciona não mudes.
E 1×12 em roda 26 com um prato pequeno à frente, 32 por exemplo, não vai resultar grande coisa, demasiado leve.
A coisa a ser bem feita e nem notava falta do prato 42.
Com cassete 10-50 ou 10-51 (aqui obrigava a ter cepo XD ou Micro-spline) e prato 36 ficava no ponto.
36-10 equivale a 40-11. Por isso fica quase igual a prato 42. Depois 36-50 dá para subir tudo.
 
#17
Uso 32 / 11-42 em 10v... e vim de 3x10 e não noto falta de velocidade de ponta a rolar...ou sou eu que não tenho pernas ou a malta é muito bruta!!!
Noto que a descer precisava de andamentos mais pesados ou num arranque de uma prova, agora a rolar? naaaaaaaaa
32/11 fazes 33km/h a 90rpm de cadência...no meio do mato uma volta inteira? sempre a 33? tou fraco eu. mesmo fraco
Já há tópicos criados com esta situação do 1x12.
Dá para usar no cepo normal desde que a cassete seja sunrace por exemplo como o edununo referiu.
34 / 11-51 tem uma boa relação para descer, rolar e subir a preço económico com por exemplo:
prato 34
desviador caixa longa shimano slx
shifter shimano slx ou xt (tem multi)
cassete 11-51 sunrace
corrente 12v shimano
Este é o combo que estou a pensar colocar assim que esta transmissão actual dê o estalo.
Podem misturar sram e shimano se quiserem que funciona na mesma.
 
#18
Uso 32 / 11-42 em 10v... e vim de 3x10 e não noto falta de velocidade de ponta a rolar...ou sou eu que não tenho pernas ou a malta é muito bruta!!!
Noto que a descer precisava de andamentos mais pesados ou num arranque de uma prova, agora a rolar? naaaaaaaaa
32/11 fazes 33km/h a 90rpm de cadência...no meio do mato uma volta inteira? sempre a 33? tou fraco eu. mesmo fraco
A volta que faço quase diariamente são 24km e fazia em cerca de 58 min +/- e qd mudei para 1x11-42 passei a fazer 1h7m +/-. Sinto falta de ponta em 2 ou 3 rectas e em todas as descidas.

Cumps
 

edununo

Well-Known Member
#19
Uso 32 / 11-42 em 10v... e vim de 3x10 e não noto falta de velocidade de ponta a rolar...ou sou eu que não tenho pernas ou a malta é muito bruta!!!
Noto que a descer precisava de andamentos mais pesados ou num arranque de uma prova, agora a rolar? naaaaaaaaa
32/11 fazes 33km/h a 90rpm de cadência...no meio do mato uma volta inteira? sempre a 33? tou fraco eu. mesmo fraco
Já há tópicos criados com esta situação do 1x12.
Dá para usar no cepo normal desde que a cassete seja sunrace por exemplo como o edununo referiu.
34 / 11-51 tem uma boa relação para descer, rolar e subir a preço económico com por exemplo:
prato 34
desviador caixa longa shimano slx
shifter shimano slx ou xt (tem multi)
cassete 11-51 sunrace
corrente 12v shimano
Este é o combo que estou a pensar colocar assim que esta transmissão actual dê o estalo.
Podem misturar sram e shimano se quiserem que funciona na mesma.
Eu concordo contigo.
Tenho 32/10 numa 29er e chega bem. Dá 40km/h a 90 rpms.
Numa 26 é preciso um prato um pouco maior. Um 36 ficaria impec.

Para BTT puro e duro um prato 32 chega bem. O "problema" é a malta que gosta de rolar também em estrada.
No inverno, em dias de chuva dou por mim a pegar na de btt em vez da fininha. Esses 40 km/h para mim chegam bem. Só a descer sinto falta de mais.