Uma lança na Peneda.

El Solitario

New Member
Ando a fazer a rodagem de estribos novos, os tais de encaixe.
No fim-de-semana passado para apanhar o jeito ao, encaixa, desencaixa, encaixa, desencaixa, andei em pisos rolantes. Foram 142 km ao redor da Serra da Cabreira. Como não usei nenhum dos “malhos” que vinham no kit, desta vez, tentei a sorte atirando uma lança ao coração doutra serra, a da Peneda.

Comecei ascensão a partir de Ponte da Barca, por Gração, Ermelo e Vitorino das Quartas. Piso macio para aquecimento, e, para mais uma vez treinar, encaixa, desencaixa. A partir do Mezio, os trilhos atapetados de calhaus.
Com prudência, e ritmo a permitir apreciar a paisagem, lá fui galgando o declive e lançando impropérios aos “rebuçados técnicos”. Confesso que nem sempre os pés se convenceram a seguir amarrados… pudera, tinham que responder pelo bom término da jornada.

Sobre as paisagens… só vistas. A imponência dos espaços…, a grandeza da solidão…, até o silêncio é monumental. Digno de uma Catedral. Acreditem, outros com muito menos fundaram religiões. (Já divago, deve ser do adiantado da hora).
A visita sacramental ao talefe ficou para outra altura. A trovoada que andava por perto não aconselhava brincar aos pára-raios.
Depois de dobrado o cume e com as velocidades engatadas em “ - Cautela que quero chegar inteiro”, fiz a descida por Tabarca.
O relato da passagem através do miolo desta aldeia fica aqui omitido. Não quero estragar a surpresa a quem se aventure a seguir, incautamente, trilhos elaborados de véspera no Google Earth.

O retorno a Ponte da Barca foi feita em tapete, de veludo, dizem-me os “nadegais”.
Desta vez fiquei-me pelos 79 km, e, longe vá o agoiro, também não foi desta que abri o “kit de malhos”.
Ainda é cedo para análises definitivas, mas para já os estribos até funcionam. É preciso voltar a aprender a pedalar, chamar à lide músculos desconhecidos. Vontade de treinar não falta.

Porém, não é só a vontade de treinar que convida a pedalar.
Também me convence a ir...

a placidez de Ermelo,
dscn8649.jpg


as águas de Rio Grande,
dscn8657.jpg


a Paz entre os animais,
dscn8664q.jpg


o aprumo das coníferas,
dscn8671v.jpg


o refúgio do Ramiscal,
dscn8676.jpg


a omnipresença dos calhaus,
dscn8677t.jpg


os "rebuçados técnicos",
dscn8682l.jpg


a assinatura doutros tempos,
dscn8685.jpg


a outra face do Ramiscal,
dscn8693.jpg


a luxúria do verde.
dscn8713h.jpg


Por tudo isto, como dizer que não?!...

Para mais razões... http://picasaweb.google.pt/viktor.moreira/SerraDaPeneda#

PS1: agradeço aos conselheiros dos pedais.
PS2: só espero perder o tique de desencaixar os chinelos de quarto…
 
Last edited:

indy

Member
Que dizer?
Uma lança na Peneda e também neste espaço das Crónicas.

PS: a descida por dentro de Tabarca é um desvio à direita para fugir ao asfalto, certo? Se for isso é realmente interessante, tanto a descer como a subir ;)
 

SURFAS

New Member
Fantástico, lindas paisagens. Ainda na passagem de ano andei por esses montes a brincar coma neve.

E um relato a condizer, o Indy começou, o Lobo segui-o e cada vez são mais. Até eu gostaria de conseguir relatar tais passeios com tão belas prosas!!
 

Myrage

New Member
Ainda na semana passada me disseram: "como é que consegues andar horas a pedalar sozinho". Confesso que em grupo é mais divertido e seguro, mas no meu caso o que mais me custa é sair de casa sozinho. Depois liberto-me de algumas assombrações que me injectam lá por casa, e acabo por me sentir mais seguro do que a pedalar por entre armas de quatro rodas.

PS: O Brinde oferta incluído nos encaixes, um dia chegará.

Continua a rolar
MY
 

lobo solitario

New Member
Bendita Peneda.
Bendito granito.
Benditos rebuçados.
Abençoado relato que refresca a memória de alguns e aguçará (??) o apetite de muitos.
Venha mais dessa prosa poética e dessa objectiva artística.
Quanto ao Surfas: "o Indy começou". Ainda bem que alguém o diz assim. Que fique gravado para a posteridade.
Quanto aos malhos: aguardo ansiosamente os relatos sofridos...

Amén
 

Oscarfilipegmbh

New Member
O que posso eu dizer, contigo é tudo em grande é as fotos , os kms , os relatos.

Agora só falta mesmo os malhos e vais ver que nunca te sentistes tão perto da natureza com depois de um :) eu que o diga que nesse aspecto eu e a natureza somos amantes :D

Espero bem que o meu sogro não leia isto :p

Um abraço
 
Last edited:
D

danielkezia

Guest
Oscar, isso de cair muitas vezes é porque, e utilizando a giria popular, "sao muitos anos a virar frangos"...literalmente!! brincadeira....

Parabens ao autor do topico...
 

indy

Member
Nos primeiros tempos de encaixe o Óscar parecia o Papa: sempre que chegava a um lugar novo tinha de beijar o solo! :D
 
D

danielkezia

Guest
Nos primeiros tempos de encaixe o Óscar parecia o Papa: sempre que chegava a um lugar novo tinha de beijar o solo! :D


continua a parecer o Papa então...Ele mal se consegue vergar coitado! Era ser o downton em Lisboa a quando da sua visita a Portugal e era vê-lo a fazer o mesmo que o ex-presidente Carmona!

Desculpem o off-topic
 

Canossa

New Member
Olá, esses locais são maravilhosos, na serra da Peneda o BTT tem outra magia!!!
No dia 29 de Agosto vamos realizar (BTT Terras do Vez) um passeio que passa por estes locais. Inicia no parque de campismo da Travanca e passa pela nascente do rio Vez, paramos para almoçar na Peneda e retomamos para o parque. Para verem mais informações visitem:

Aqui no forum:
http://www.forumbtt.net

No site do clube:
http://www.bttterrasdovez.com/
 

cmot

New Member
Antes dos elogios ao relato, a pergunta que se impõe e que o cister monge tony s também já fez: Por acaso não se faculta o track???
E vem este pedido a propósito do quê, perguntará o autor. Bom eu e um colega vamos sair de Cantanhede no próximo dia 06/09 para em autonomia e pelo Camiño Central Portugês e desfrutando de cada km de percurso, ligar esta nossa cidade a Ponte de Lima, de onde em Fevereiro partimos para fazer o(s) troço(s) final(ais) até Santiago.
Ora, como prevemos chegar a Ponte de Lima, lá para 4ª ou 5ª feira, e pretendemos ficar na região até alguém nos ir "resgatar" no sabado, este parece ser um percurso a não deixar de fazer.
Assim e se não for pedir demais, desde já agardeço a disponibilização do (ou de outros igualmente interessantes na região) tracks para por o Dakota a bombar!!!
Por fim os elogios, que desde as fotos (estas e as da galeria do Picasa) ao relato em si, são de grande inspiração e qualidade.... ao ponto de fazer crescer água na boca e uma enorme vontade de calcorrear estes trilhos.
Cumprimentos
Carlosteixeira.home@gmail.com
 
Top