Uma aventura de btt em 1992

Nozes

Active Member
Como prometido,hoje dei umas pedaladas pela linha de água no trajecto Santarém-Sobral,e tirei umas fotos para que os possíveis interessados em percorrer este caminho tenham uma ideia do que vão enfrentar.

Acabou por não ser apenas uma voltinha foto-jornalística,pois fui nas calmas e veio-me a nostalgia ao de cima e lembrei-me das primeiras vezes que percorri este caminho,o que não é difícil,pois mantêm-se practicamente igual desde há 20 anos.




Entrei na linha de água na Portela das Padeiras,a entrada Norte de Santarém. É muito fácil de encontrar,e quem já vier de mais longe e precisar de algo para a bike tem a 300m a loja Ofimoto,onde o meu amigo Nuno vos pode desenrascar para seguirem viajem.
Nesta imagem podem ver um dos sítios em que o cano sai do chão e segue elevado,em todas as zonas com possibilidade de ficarem alagadas é assim. Se a descida que aqui começa parece inclinada,é mesmo. É fácil em algumas delas atingir 60km/h,mas convém ter cuidado com os regos causados pela chuva que aí vem.



Até chegar a Alcanhões,cujas primeiras casas já se vêem ao fundo,o cenário é mais ou menos este,olivais e pomares,pedra solta (brita) e...sossego total :)
Podem também observar os tais cabos que vedam algumas secções da linha de água a veículos motorizados,neste caso o caminho está aberto mas volto a lembrar para prosseguirem com cuidado para não serem surpreendidos por uma destas vedações,que podem causar uma queda feia,um amigo meu partiu um polegar numa queda motivada por distração.



Quase a chegar a Torre do Bispo,mais uma pausa para uma foto,não parecem mas há ali uma vedação de arame farpado,e além destes haviam muitos outros cavalos...ou seja,não é um caminho assim tão monótono como alguns poderiam imaginar,há sempre qualquer coisa para ver...
...nem que seja contar os kms,o que se faz com toda a facilidade,aquele marco onde a bike está encostada é um dos que marcam as centenas de metros,e a cada km existe um maior com o numero de kms desde Castelo de Bode,nesta zona faltam cerca de 40. Tal como as estradas nacionais em tempos idos!





E hoje fui só até aqui,ao rio Alviela. Lá adiante é o Sobral,e parece fácil atravessar o Alviela,mas com as primeiras chuvas este é um dos primeiros sítios em que o rio salta do leito e inunda uma grande área,é melhor voltar uns 200m para trás e seguir na estrada de alcatrão pela direita até ao centro de S.Vicente e daí até ao Sobral,são uns 3 ou 4 km,nada demais.Daí para diante,se a memória não em falha,só na zona dos Riachos (Torres Novas) é que é necessário voltar a abandonar a linha de água,para atravessar o Almonda.

Se querem um desafio diferente,conhecer um pouco do Ribatejo sem praticamente pisar alcatrão e pedalar em total sossego,esta é uma excelente hipótese...e já o era há 20 anos ;)
 
Last edited:

tmarques

New Member
Na localidade de Boquilobo (Torres Novas) tem-se que fazer um pequeno desvio uma coisa mesmo pequena, e para atravessar o rio Almonda não consigo dar a certeza, pois só me falaram e nunca confirmei, que é, mesmo ao lado do adutor tem um pequeno "corredor" onde dará para passar uma pessoa apeada,, o que evitará um enorme desvio.
 

Crash

New Member
Nozes, bela foto reportagem essa de '92... teria eu apenas 7 anos.. mas fiquei com umas dúvidas, essa é a famosa "estrada da EPAL"?
 

Simões ctb

New Member
Boas memórias Nozes, uma aventura de louvar, isso que era aventura, a solo, com GPS de papel, sem telemóvel... Obrigado pela reportagem contada 20 anos depois.

Cumps
 

Nozes

Active Member
essa é a famosa "estrada da EPAL"?

Com certeza que a EPAL tem mais estradas em outros aquedutos espalhados pelo país,mas eu só conheço esta. Se é famosa ou não...para mim é mais "mítica" do que famosa :D
 

SeteGu

Active Member
Conheço essa estrada e é sem duvida bastante interessante. Aconselho a visitar para quem não conhece. Sobe-se e desce-se bastante.
 

wawando

Member
Nozes,

Que aventura fantastica!
Por essa altura (em 1993) eu nao sabia que existia uma modalidade chamada btt e andava com amigos meus a explorar os caminhos de bicicleta de Lisboa ate ao Algarve pela costa Alentejana.
Grandes aventuras e memorias para nunca mais esquecer!
Consegues dar as coordenadas de gps de um ponto do percurso?
Para ir explorar o assunto no google maps...

Thx
 

Crash

New Member
Com certeza que a EPAL tem mais estradas em outros aquedutos espalhados pelo país,mas eu só conheço esta. Se é famosa ou não...para mim é mais "mítica" do que famosa

É exactamente a mesma que conheço então ;)
 

Nozes

Active Member
Consegues dar as coordenadas de gps de um ponto do percurso?
Para ir explorar o assunto no google maps...

Ora eu não sou grande expert nestas coisas do google maps,mas penso ter criado aqui num instante um belo track do percurso :)

Ora vejam lá se isto serve:

https://maps.google.com/maps/ms?msid=203694602114464754407.0004ccaec52d1ff1bf4b5&msa=0&ll=39.458927,-8.507495&spn=0.017163,0.037894

Fiz a marcação um pouco descuidadamente,mas dá para terem uma ideia muito aproximada.
Se alguém resolver juntar um grupo e partir á aventura...digam-me alguma coisa! Acho que com companhia isto se faz melhor ;)
 
Last edited:

wawando

Member
Era isso mesmo, obrigado.
Entretanto aqui fica uma primeira versão da continuação até Lisboa. Ali a Azambuja perdi o rasto do tubo, mas com um bocado de tempo deve dar para encontrar onde continua.
http://goo.gl/maps/bNs4k

A altimetria acumulada do google é muito imprecisa, certo?
Estive a ver a do track que partilhaste e só dá 640m, tenho ideia de ser, pelo menos, 2x ou estou enganado?

Parece uma volta muito nice para fazer sem electrónica, "só" há ali umas zonas em que o tubo sai do chão, mas deve haver uma ponte qq por perto.
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Boas,

Também já tinha espreitado no Google Earth por onde seguia o caminho até à Azambuja,depois só o voltei a encontrar mais abaixo uns kms bons,seria interessante alguém da zona dar umas dicas.

Quanto à altimetria,pouco te posso ajudar. As subidas até podem ser íngremes em algumas partes,mas são curtinhas e o percurso não passa em nenhuma serra,como podes ver pela altimetria. Existem partes muito rolantes que compensam essas subidas,mas realmente poderá ser pouco,pensando na secção do Entroncamento até Castelo de Bode.
 

anarciso

Member
Olá malta,
Adorei ler este relato, identifico-me com esta forma de fazer BTT e penso que posso ajudar quem queira fazer este percurso, tenho um PDF com a faixa da conduta marcada nas respectivas cartas militares da zona, abrange Castelo de Bode até Vila Franca, aliás na próxima Primavera vou percorre-la a fim de marcar tudo no GPS bem como os pontos onde terá de se efectuar um desvio, para depois lançar o desafio ao pessoal com quem normalmente ando, a fim de se fazer um Vila Franca- Castelo de Bode. Quem quiser o PDF envie MP
 

PedroC

Member
Boas Nozes,


Que belas fotos.

Eu também fiz essa experiência desde Casével até à Barragem de Castelo de Bode.

Foi no Verão de 1994, e fui acompanhado por um amigo.

Saímos de casa ao nascer do sol com as mochilas carregadas e regressámos exaustos e com câimbras ao fim de muitas horas. Mas fizemos todo o percurso de ida e volta sempre pela linha de água, completamente autónomos em termos de bebida e comida.

A bicicleta da altura não tinha suspensão e pesava 14,5 Kg, mas era nova e todo o grupo Shimano Exage funcionava na perfeição.

De todos os locais atravessados, aquele que me ficou mais marcado na memória foi o atravessamento daquela última “ponte” (tua 4ª foto). A altura daquilo era enorme.

Em todo o percurso só me lembro de ver uma pessoa junto à linha de água. Um pastor de cabras, para os lados do Entroncamento, que ficou admirado por ver aqueles malucos.

Que saudades…
 

Nozes

Active Member
Olá Pedro!

Fantástico o teu relato! De certeza que além de nós outros também fizeram o mesmo caminho...
Deve ter sido realmente difícil ir e voltar pela linha de água...e fotos,não tiraram?
 

NC0sta

Member
Companheiro Nozes,
o relato de 1990 foi fantastico, vi entao que o meu amigo foi lá à pouco tempo já com uma montada moderna.
Então lanço aqui um desafio: organizar um "passeio" para reviver esses velhos tempos. Abrir aqui no ForumBTT um topico para organizar uma investida nesse caminho onde o Nozes seria o guia e onde se poderá relatar a aventura atraves de fotos, com por exemplo um almoço ou lanche no final do percurso e deixando no site o track do caminho para futuros interessados.

Um abraço, boas pedaladas
 

Nozes

Active Member
Olá NCOsta,

Obrigado pelo elogio e pelo interesse nos meus "serviços" como guia,mas não vejo possibilidade de organizar um evento como esse.
Além da minha reduzida disponibilidade (trabalho por turnos,fins de semana,etc..),sinceramente acho que não há necessidade de organizar nada,basta ler as dicas dadas ao longo deste tópico para facilmente alguém partir à descoberta,sozinho ou em grupo. É muito simples,e mesmo os mais "desorientados" dificilmente se perderão no caminho.

De qualquer modo,já alguns amigos me transmitiram a vontade de um dia fazer este caminho,se eu souber de alguém que se junte para o fazer,prontamente virei aqui dizer quando e onde quem quizer se pode juntar a eles (e a mim,se for o caso!).

Boas pedaladas!
 

BOY SCOUT

New Member
Que grande ideia postares esta cena.
Também fazia o mesmo lá na terra, mas com muito menos km, mas com os mesmos quilos de ferro e poucas mudanças e muito pulo por serem full rigidas.
Pena naquele tempo as máquinas serem caras para andar a fotografar e com elas ao colo e as revelações idem.
Não tenho nada para postar.
Ainda muitos usavam fraldas dos que aqui andam, já nós andavámos a queimar cromados no chão e a levar sovas no fociinho por chegar-mos tarde e sem comer e ás vezes com os sapatos gastos de travar com eles na roda de trás ou no chão quando os calços só faziam cócegas nos aros e não paravam aquela treta por nada. :)
 
Top