[TUTORIAL] - Guia de Utilização do CompeGPS

h_lemos

New Member
Boas

O que eu pretendo é os mapas (tipo as cartas militares que tenho para o Oziexplorer) calibradas para o compegps.
Há algum site onde eu possa ir buscar isso?
 

J_Adonis

New Member
Acho que não este esta thread toda!

Eu reli desde o princípio e tens lá toda a informação que precisas...

Relembro que a preguiça é um dos 7 pecados capitais...
 

Myrage

New Member
Os ficheiros *.map do Ozie servem para o Comp. Se não consegues abrir, então o problema é outro....

Lembro que os ficheiros *.map que existem por ai estão preparados para cartas em Giff e com uma resolução diferente das cartas em jpg.
No entanto se tens cartas em jpg, a forma fácil, é alterar o *.map para *.txt fazer as modificações em texto, e depois voltar a gravar como *.map.


MY
 

J_Adonis

New Member
Aliás, tanto quanto eu saiba, existem pelo por aí pelo menos 3 ou 4 conjuntos diferentes de ficheiros *.map já preparados. As M888 existem em resoluções de cinco mil e picos vezes três mil e qualquer coisa e também na resolução seis mil e tal vezes quatro mil mais ou menos. E nas versões *.jpg e *.gif.

Eu já vi (e até talvez tenha algures) vários destes *.map.
 

Myrage

New Member
Errado.

Cartas em Jpg so podem utilizar (*.map) para uma resolução ide 6401x4001 fora disso estão mal calibradas.

MY
 

J_Adonis

New Member
Desculpa mas não percebo a tua afirmação.

Qual o problema de teres um jpg de 5336*3336? Um *.jpg é só uma imagem e um *.map é só um indexante. Aquilo limita-se a ser um ficheiro texto onde especifica para uma determinada imagem pontos de calibação...

PS - Resolvi gastar um minuto. Peguei no 1º gif que me apareceu (o 299.gif); copiei para novo ficheiro e mudei o nome para Myrage.gif; converti para jpg com o paint obtendo assim o Myrage.jpg com as dimensões 5336*3336. Depois fui buscar o 299.map (que até estava a indexar o ozf2) e com o notepad editei o ficheiro referido (299.ozf2) e mudei para Myrage.jpg.
Abri no Ozi. 5* :mrgreen:
 

@lex

New Member
Boa tarde.

Já á uns dias que ando de volta do CompeGPS 6.6 para que ele me envie um track para o GPS mas quando faço Communications > send track to the GPS.

Ele informa-me que a porta esta fechada. Eu tenho o meu Garmim Colorado 300 ligado por uma porta USB, o que referi na Configuration Communications. E tambem ja coloquei o track com menos de 500 pontos, neste momento tem 499.

Algeum me pode ajudar a enviar o track para o GPS, pode ser utilizando outro programa?

Cumprimentos
 

RPires

Member
Boas,

Acho que podes copiar ou arrastar directamente para o aparelho como se fosse uma pen drive, pelo menos no Oregon é assim, logo o Colorado tb deve ser...
Grava o ficheiro numa pasta qq e depois quando ligares o gps ao pc, arrasta ou copia lá para dentro o ficheiro. Tens que o colocar na pasta GPX do aparelho.

Não necessitas de reduzir pontos.
 

nfs13

New Member
Boas,

Desde ontem que ando a tentar fazer o download das landscapes do compegps e aquilo não dá nada! nem na resolução mais baixa nem na mais alta...

Queria utilizar aquela função de atribuição de altitudes a cada ponto do track e aquilo NADA!!

Já andei a vasculhar a net à procura de ficheiros DEM e coisas afins mas não dou com nada

Alguém sabe como resolver? tem o ficheiro de maneira a que eu o possa colocar na pasta respectiva sem fazer o download? ou conhece algum site onde se possa fazer o download gratuitto destes ficheiros de que tanto fala o manual do compegps?

Obrigado
 

nfs13

New Member
Eu já saquei alguns desses ficheiros para tentar resolver o problema que estou a ter com as landscapes mas aquilo depois de descompactado dá ficheiros tif e o compegps não vai nessa conversa... qual é a burrice que estou a fazer??

abraço
 
Após levar a tarde com essa brincadeira, lá consegui ver o resultado:

DEM SRTM 90 metros:
89681706.jpg


DEM ASTER 30 metros:
54432785.jpg


Conclusão: uma maior resolução, uma melhor precisão. Na pratica e para as nossas utilizações do dia-a-dia não vai fazer grande diferença, no entanto em aplicações topográficas esta diferença é muito substancial mesmo.


Quando os sacas vêm em geoTif. Para os puderes utilizar no CompeGps tens de converter em DEM usando para isso o Global Mapper, por exemplo.
O procedimento é:
File»Open data files» escolhes o ficheiro que te interessar - ASTGTM_NXXWXX_dem.tif (o outro num é para outras coisas que não nos interessam!)
Fazes Yes na janela que vai aparecer lá (verifica se na janela diz Yes:elevation data (ie dem) No:raster image data (ie aeria photo))
File»Export raster and elevation data»Export DEM...»Ok e escolhes como queres guardar.
Tens um DEM que já te vai abrir no CompeGps. Tens depois no Global Mapper outras opções como guardar apenas uma parte do DEM, e mais uma série de outras coisas que não imagino para que sirvam lol
Resta referir que para poderes fazer isto precisas do Global Mapper registado.

Os DEM's de Portugal estão todos aqui:
http://rapidshare.com/files/252821753/PT_DEM_NASA_ASTER.part1.rar
http://rapidshare.com/files/252821756/PT_DEM_NASA_ASTER.part2.rar
http://rapidshare.com/files/252823844/PT_DEM_NASA_ASTER.part3.rar
 

pmerencio

New Member
Caros Amigos,

Estou a dar em maluco...
Tenho o compegps 6.6 instalado no meu pc, com os respectivos mapas jpeg e ficheiros .map de calibração, retirados bo blog williamcacos, e não é que para certas cartas (ex:058, 059) os tracks marcados aparecem completamente fora do local quando vistos no Google earth...
entretanto fiz uns track na carta 111, que corresponde à zona onde vivo, e bate certo...isto é de doidos não é...ando há dias a olhar para isto...
já verifiquei o datum que esta selecionado no compegps e é o mesmo das cartas, isto é o European 1950 (spain/portugal).
será que é por no ficheiro .map da carta 111 a projecção é UTM e na 058, 059 etc, é transverse mercator???

agradeço a vossa ajuda.

muito obrigado

ps - como faço para aparecer como registado aqui no forumbtt???
 

zefacadas

New Member
Estou com o mesmo problema do pmerencio ... para alguns mapas está tudo OK e para outros tenho os mesmo sintomas ...
Apesar de ter o Datum bem configurado ...
 

cachelas

New Member
Desde já cumprimentos a todos, tenho o Compegps Land V. 5.7 ( foi a que consegui + "barata"), e tenho os mapas (imagem jpeg), e a minha dúvida é que não consigo abrir mais do que 2 mapas ao mesmo tempo, se abrir um terceiro, o 1º desaparece. Gostava de abrir até 6 mapas. Será possível? É que por vezes quero marcar um percurso que vai passar por 3 e 4 cartas/ mapas.
Agradeço a quem me possa ajudar.
 
Top