Tutorial - Escolha de Pneus

ora boas posso pedir aqui a malta uma ajudinha na escolha de umas borrachas novas para a minha oiz?
A questao é simples orbea oiz tenho pneus 2.2 ardent race a frente e ikon atrás estao nas lonas e estava a pensar manter a combinaçao mas em 2.35 porque ultimamente tenho feito um btt mais a roçar o all mountain com descidas tecnicas e mais agressivas com muita pedra solta a mistura!
a questao é se as minhas crossmax elite acomodam facilmente os 2.35 e se alguem tiver alguma sugestao para uma combinaçao melhor de pneu fico agradecido.
boas pedaladas!
 
Boa tarde,
Comprei uma bike que vinha com um ignitor a frete e um crossmark na traseira ambos 2.10.
Ja vinham ambos um pouco desgastados e nas subidas já sinto pouca aderência na traseira.
Queria a vossa opinião se o setup é bom ou deveria alterar .
 
Porque não tem tacos grandes e perfil agressivo, normalmente têm uma rasto mais compacto e tacos menores e mais juntos.

Por exemplo o rasto do Ikon é semelhante ao do Rekon, mas o segundo tem os tacos maiores, nos da lateral do pneu nota-se bem a diferença.

O Ikon é um pneu mais rápido, o Rekon já dá para uma condução mais agressiva, tem mais aderência a mais tracção nas subidas, segundo eles é um pneu de trail agressivo inspirado no Ikon.

Os pneus rápidos a subir perdem tracção mais cedo, sobretudo em pisos mais técnicos ou soltos, mas a rolar são bem superiores.

Ainda respondendo à dúvida inicial o Crossmark e o Rekon são pneus para uso diferente. Nenhum é melhor que o outro, isso vai depender do que se quer do pneu.
Até podes utilizar os dois, com Rekon à frente.

Atenção que para pneus de 2,25 a largura da jante tem de acomodar esses pneus, verifica isso que pode já estar no limite da jante e depois não vais aproveitar o pneu na totalidade.

Um pneu 2,25 numa jante de 30 mm tem um aspecto diferente do mesmo pneu numa jante de 20 mm e pouco, e nem parece que o pneu tem a mesma medida. Se a jante tiver menos de 25 mm de largura não utilizes essa medida, baixa para um 2,1 ou 2,0 que é o que tens agora.
 
Last edited:
Porque não tem tacos grandes e perfil agressivo, normalmente têm uma rasto mais compacto e tacos menores e mais juntos.

Por exemplo o rasto do Ikon é semelhante ao do Rekon, mas o segundo tem os tacos maiores, nos da lateral do pneu nota-se bem a diferença.

O Ikon é um pneu mais rápido, o Rekon já dá para uma condução mais agressiva, tem mais aderência a mais tracção nas subidas, segundo eles é um pneu de trail agressivo inspirado no Ikon.

Os pneus rápidos a subir perdem tracção mais cedo, sobretudo em pisos mais técnicos ou soltos, mas a rolar são bem superiores.

Ainda respondendo à dúvida inicial o Crossmark e o Rekon são pneus para uso diferente. Nenhum é melhor que o outro, isso vai depender do que se quer do pneu.
Até podes utilizar os dois, com Rekon à frente.

Atenção que para pneus de 2,25 a largura da jante tem de acomodar esses pneus, verifica isso que pode já estar no limite da jante e depois não vais aproveitar o pneu na totalidade.

Um pneu 2,25 numa jante de 30 mm tem um aspecto diferente do mesmo pneu numa jante de 20 mm e pouco, e nem parece que o pneu tem a mesma medida. Se a jante tiver menos de 25 mm de largura não utilizes essa medida, baixa para um 2,1 ou 2,0 que é o que tens agora.
Parece-me que a diferença está no tipo de piso - em piso seco com pouca areia o rápido é sempre rápido, quando apanhas lama ou mais terra precisas de um com tacos mais agressivos. Não será?
 
E bom , não para areia, mas para terrenos compactados!! ou com pedra sobre terra compactada... já que apresenta pouca resistencia ao rolamento, apesar de obivamente garantir tração, são penus rolantes, depois o grip, tem a haver com os tacos laterais, para as curvas...
 
Já testei algumas combinações de pneus... a combinação que gosto mais é ter o mesmo modelo de pneu, com uma largura superior à frente. Fica um rolar mais homogéneo e uma tração também mais homogénea... ter mais grip à frente do que atrás fazia-me ganhar confiança nalguns obstáculos e depois a roda de trás patinava invariavelmente.

Não sou um especialista de pneus!

A minha experiência diz-me: mesmo modelo, larguras diferentes. E até fica com melhor aspecto :oops:

Esta ideia tem eco? Ou estou completamente errado?!
 
Todas as opiniões acima, mesmo que discordantes, estão certas, os pneus é sobretudo uma questão de gosto mas também têm muito a ver com o que se pretende deles e o tipo de condução que se faz com eles.

Eu já utilizei diversas combinações de pneus e neste momento uso o que considero ser um compromisso entre tracção, aderência, capacidade rolante e que se desenrasquem bem em todos os tipos de piso ( o que poucos pneus conseguem ).

Tenho um High Roller já está bastante gasto, a começar a ficar liso no centro e já perde tracção muitas vezes em subida, mas ainda funciona decentemente a curvar, tem aderência, ou tracção, o que lhe quiserem chamar, sendo que aqui ajudam os tacos laterais mais agressivos, por isso ainda continua a rolar.

Os pneus que mais gostei em termos de aderência foram uns que utilizei à uns bons anos, da Specialized que eram agressivos ( tipo os Minion mas já não me lembro o modelo ). A travar e a curvar este tipo de pneus não dá hipótese a uns rolantes.
Não eram bons a rolar e em lama eram para esquecer, demoravam imenso a larga-la, pelo que nunca mais utilizei pneus tão agressivos

Pneus rolantes também deixei de utilizar, para não ter de os trocar no inverno ( por norma não limpam bem a lama ). Mas são excelentes no verão e para travessias de vários dias nesta altura do ano. Exemplo o Crossmark, que considero um bom pneu.

Também gosto de pneus de lama, mas são estreitos e não são tão bons em pisos secos e rápidos. Como os tacos são espaçados e macios por norma gastam-se depressa, especialmente em alcatrão ou no verão.

Um pneu largo ( 60 mm por exemplo ), qualquer que seja o modelo, é melhor em areia do que o mesmo pneu mais estreito ( 50 mm ).

O ideal para mim serão uns pneus para o inverno, outro para o verão e diferentes em ambas as rodas, mais agressivos à frente, mas já me deixei disso ( e mesmo assim em casa tenho 8 pneus dos seguintes modelos : Maxxis Forecaster, Maxxis Beaver, Maxxis High Roller e Schwalbe Rocket Ron ).

O que utilizo : pneus mistos, que dêem para o ano todo e iguais em ambas as rodas ( aqui é uma questão pratica para os poder trocar )
Por exemplo os Maxxis Forecaster ou os Schwalbe Rocket Ron em medidas perto dos 60 mm ( 2,35 )

Isto é a minha opinião pessoal e aplica-se ao meu tipo de condução e à bicicleta em causa. Os Forecaster em 2,35 que vinham com a bicicleta surpreenderam-me pela positiva e vou continuar a usar.
Mas se tivesse uma bicicleta de XC de 9 kg ou uma de enduro de 150 mm de curso, já não utilizava este pneu.

Espero ter ajudado a baralhar ainda mais. :p
 
Pelas características indicadas pelo fabricante é um pneu um pouco mais agressivo que o Ikon, e como o nome também indica, é um Ardent com os tacos menores e menos espaçados, sendo portanto mais rápido que o Ardent ( pneu de trail ).

Vai depender do que queiras e do que utilizas à frente. Se gostas do Ikon este vai funcionar um pouco melhor a curvar e um pouco pior a rolar em estradões.
Se tens Ikon nas duas rodas se calhar já não se justifica e mais vale colocares este à frente.

Também tens o Rekon, pneu com características mais próximas do Ikon.

Vai à página do fabricante, lê as características de cada pneu, o o uso para o que são recomendados, pode ser que te ajude a decidir melhor.
 
Pelas características indicadas pelo fabricante é um pneu um pouco mais agressivo que o Ikon, e como o nome também indica, é um Ardent com os tacos menores e menos espaçados, sendo portanto mais rápido que o Ardent ( pneu de trail ).

Vai depender do que queiras e do que utilizas à frente. Se gostas do Ikon este vai funcionar um pouco melhor a curvar e um pouco pior a rolar em estradões.
Se tens Ikon nas duas rodas se calhar já não se justifica e mais vale colocares este à frente.

Também tens o Rekon, pneu com características mais próximas do Ikon.

Vai à página do fabricante, lê as características de cada pneu, o o uso para o que são recomendados, pode ser que te ajude a decidir melhor.
Então achas k o recon é mais parecido com o ikon?

O objetivo era ter um pneu um pouco mais agressivo k o ikon mas não perdendo muito a rolar. É para por a trás.
 
Já usei na minha última bike ardent race à frente e atrás em simultâneo. (Bike de XC)
Usei numa temporada de piso seco! Gostei muito do grip e eram rápidos a rolar... nunca usei com muita chuva e lama para comparar...