[TUTORIAL] - Criação de mapas georeferenciados com o GoogleMapsViewer

Sanctos

New Member
Boas

Tenho algumas dúvidas básicas no que toca á aplicação dos mapas produzidos pelo GoogleMapsViewer.
Este programa produz normalmente ficheiros .MAP associados a imagens .JPEG. Nos Garmin, estes ficheiros só podem ser aplicados na série Colorado e Oregon, ou também nas séries Etrex e Edge?
Que tipo de ficheiros de mapas podem ser lidos por estes aparelhos?
Para aplicar é apenas necessário passar para o aparelho estes dois ficheiros, ou é também necessário outro tipo de ficheiros que não venham de origem?
Pelo que percebi os modelos 400t das séries Colorado e Oregon podem visualizar os mapas do tipo imagem em perspectiva 3D, porque têm um levantamento topográfico de origem. Isso está disponível para Portugal? Não dá para aplicar isso nos modelos 300?
Se me poderem dar umas luzes sobre o assunto agradecia :mrgreen:

Cumps
 

jmrgb

New Member
Tenho quase a certeza absoluta que estes mapas nao servem para nenhum Garmin. Os Garmin, ao que sei, so lem mapas no formato proprietario da Garmin.

Estes mapas sao para ser usados no CompeGPS ou no Oziexplorer no PC, podendo ser transferidos para as respectivas versoes de PocketPC e usar num PDA com GPS. Eu estou a utiliza-los com o CompeGPS pocket no meu PDA com um GPS externo. Ja me desenrascou algumas vezes.
 

Sanctos

New Member
Eu pensava que os Gps eram mais polivalentes :( . Como nas especificações técnicas dos Colorado e Oregon diz “Picture viewer: yes”, enquanto que nos Etrex e nos Edge diz “no”, pensava que tinha a ver com este tipo de mapas (.JPEG + .MAP). Então grande parte das cartas militares que por aí andam também só devem dar para programas com o CompGPS… Tratasse então de um monopólio da Garmin!
Cumps
 
A

adelik

Guest
Cara como q eu abro o arquivo .map pois o meu GoogleMapsVie só salva como map?
 

frafael

New Member
Programa porreiro este. Eu por acaso usava outro, o stitchmaps, mas este parece tem algumas funções bastante úteis.

Pena é que não consegui pô-lo a funcionair. Na versão mais recente (2.9.4.9) já não dá acesso a essa funcionalidade, e na versão mais antiga (2.9.4.4) em que isso funcionava o servodores do google eram outros. Usar os dados do "relictus" na versão recente não funciona.

Alguma dica ou pormenor que me esteja a escapar?
 

CoelhoBiker

New Member
jmrgb said:
Isso e esquisito. Quando falas de nao se conseguir sacar nada, e mesmo nada, ou que aquilo bloqueia ao fim de pouco tempo e nao se saca nada de jeito?

Boas!
Consegui fazer tudo direitinho, como estava explicado, mas o que o software baixa são uns meros kbytes onde as imagens são completamente negras.... mapas? nem vê-los...

Que raio estará a acontecer?

obrigado
 

jmrgb

New Member
Bem, acho que esta na hora de dar aqui uma achega.

Como alguns de voces ja deram por isso, os servidores de imagens vao mudando. Ha uma pagina nas configuracoes para alterar o link para os servidores. Quando deixar de funcionar e questao de ir procurar os novos links. A necessidade aguca o engenho... dizem.

Os links actuais sao:
- Google:
http://khm.google.com/kh/v=44&hl=en&x=
http://muito.google.com/vt/v=w2t.106&hl=en&x=
http://muito.google.com/vt/v=w2.106&hl=en&x=

- VirtualEarth
http://a0.ortho.tiles.virtualearth.net/tiles/a1....jpeg?g=72
http://h0.ortho.tiles.virtualearth.net/tiles/h1....jpeg?g=72
http://r0.ortho.tiles.virtualearth.net/tiles/r1....jpeg?g=72

Ver os pontos 1.3 e 1.4 do tutorial para saber onde inserir estes links.
 

kemp

New Member
Boas,

Segui o tutorial mas no final, depois de fazer "Ok" e de escolher o local de destino para o ficheiro .jpg, o único ficheiro que me aparece na pasta de destino é um .map.

O que será que estou a fazer mal?

Cumps.
 
É impressão minha ou mesmo com os servidores mais recentes não se consegue fazer download de imagens com o GMViewer?
E os captchas parece que também deixaram de funcionar, pelo menos na versão registada 2.9.4.4. Alguém me sabe confirmar isto?

É que passaram uns meses em que não usei o programa e agora não funciona. Obviamente já resolvi a questão com os mapas do visualearth e o gmapmaker, mas o GMW era muito mais prático :|
 

FDias

New Member
Boas pesoal!
Sou um nabo nestas coisas de mapas, mas vou mexendo e aprendendo umas coisas.

Pergunto eu: com este programa dá para visualizar um track registado com o GPS num mapa geral da região, com as localidadades, estradas, etc? E depois disto gravar esse mapa com o nosso track lá em jpg?

Se alguém poder ajudar agradeço desde já!
 
T

Tordo

Guest
Usem o google earth, tracem o caminho que quiserem e depois gravem em "KML"

Após este passo eu converto para "GPX" e está pronto a usar no gps Outdoor, desde que tenha o mapa topográfico de Portugal!
 

Mister_R

New Member
Usem o google earth, tracem o caminho que quiserem e depois gravem em "KML"

Após este passo eu converto para "GPX" e está pronto a usar no gps Outdoor, desde que tenha o mapa topográfico de Portugal!

como é que consigo traçar o coaminho no google earth? no meu não encontro essa opção.
 
Top