[TUTORIAL] - Como abrir cartografia em formato .IMG no MapSource

nfh

Member
Creio que é um dado adquirido que a maior parte do pessoal que por aqui anda e que tem GPS adquiriu o seu equipamento na loja portuguesa que todos conhecemos.
A cartografia que acompanha normalmente os aparelhos comprados nessa loja é impecável e prática. No entanto, atendendo à forma como é distribuída (em cartão, sem CD/DVD de instalação), somos privados da sua utilização no PC, para planear com mais facilidade rotas, viagens, etc.

Por isso andei a fazer alguma investigação para tentar encontrar uma solução para este problema e que partilho convosco aqui neste tópico.

Tenham em atenção que o tutorial não tem nada de ilegal. O único objectivo é permitir utilizar o MapSource em conjunto com a cartografia que adquiriram em cartão de memória.

Se a cartografia estiver bloqueada ao vosso aparelho, será necessário ter o código de desbloqueio à mão. É claro que há formas muito simples de contornar isso, mas caso não tenham o código à mão sugiro que contactem quem vos vendeu a cartografia para esclarecerem isso.
De qualquer modo, creio que os mapas funcionam no PC mesmo estando bloqueados. Não podem é ser enviados para o dispositivo (porque depois não vão funcionar lá), mas serve o propósito de serem usados no PC para planeamento.

A cartografia utilizada neste tutorial pode não ser a mesma que vocês têm. Tudo depende do ano e do pack que adquiriram. Por isso, adaptem os passos à cartografia que têm.

Software necessário
1) GPSMapTool, disponível aqui (eu usei a versão 0.5.2)
2) cGPSMapper Free, disponível aqui (usei a versão 0100b)

Em relação ao software cGPSMapper (que é, na realidade, um utilitário sem interface gráfica), basta descarregarem o ficheiro ZIP disponibilizado no site e descomprimir o conteúdo dele para uma pasta fácil de chegar lá.

Procedimentos
1) Aceder ao conteúdo do cartão microSD e copiar o ficheiro gmapsupp.img para o disco rígido. Este ficheiro está numa pasta chamada Garmin;


2) Considerando que o GPSMapTool está instalado e que o cGPSMapper Free está algures no vosso disco, abrir o GPSMapTool;


3) Configurar o GPSMapTool de modo a indicar onde está o utilitário cGPSMapper. Eu coloquei o utilitário na pasta indicada na imagem, mas podem colocá-lo noutra pasta qualquer, desde que a indiquem correctamente aqui:
01opcoes.jpg



4) No separador Files, premir o botão Add Files:
02adicionarficheiro.jpg



5) Seleccionar o ficheiro gmapsupp.img previamente copiado para o disco rígido. Eu coloquei esse ficheiro na pasta c:\MapsDemo, para este tutorial:
03seleccionarficheiro.jpg


Confirmem se a lista de ficheiros no programa passa a ter algo parecido com isto:
04ficheiroseleccionado.jpg



6) Aceder ao separador Split e:
6.1) em "Directory" seleccionar uma pasta à vossa escolha. Eu seleccionei a pasta "c:\MapsDemo\divididos" para este tutorial;
6.2) seleccionar a opção mapsets by FID em "Create";
6.3) premir o botão Split all
05dividirficheiro.jpg


Este passo é necessário (e é aqui que este tutorial difere de outros disponíveis na net) porque a cartografia em causa é composta por vários produtos diferentes. Para que tudo funcione bem é necessário separar esses produtos, criando conjuntos que contêm um único produto cada.


7) a pasta indicada em 6.1 deve agora ter os ficheiros exibidos na imagem abaixo. Cada ficheiro corresponde a um produto embutido no ficheiro gmapsupp.img. O número (0003, 0020, etc) corresponde ao número do produto propriamente dito:
06ficheirosseparados.jpg



8 ) criar uma pasta por cada um dos ficheiros que foram criados. Eu sugiro usarem o mesmo nome dos ficheiros:
07criarpastas.jpg



9) voltar ao GMapTool e limpar a lista de ficheiros no separador Files (seleccionar o ficheiro na lista e premir o botão X);


10) adicionar o ficheiro FAM_0003.img:
08importarficheironovo.jpg



11) aceder ao separador Split e:
11.1) indicar em Directory a pasta para onde o mapa FAM_0003 vai ser extraído;
11.2) seleccionar a opção files for MapSource em "Create"
11.3) activar a opção compile preview map (se não tiverem o utilitário cGPSMapper configurado correctamente como explicado no passo 3, esta opção não vai ser executada correctamente e o processo falha);
11.4) premir o botão Split all
09dividirparamapsource.jpg


como resultado do passo 11, a pasta FAM_0003 vai ficar preenchida com uma série de ficheiros que posteriormente vão ser abertos pelo MapSource.


12) repetir os passos 9, 10 e 11 para os restantes ficheiros FAM_????.img


13) devem agora copiar as pastas que foram criadas no passo 8 para o local definitivo onde a cartografia vai ficar no vosso PC. Por omissão o MapSource é instalado na pasta C:\GARMIN, onde também costuma ficar a cartografia instalada. Podem colocar lá as pastas criadas no passo 8;


14) abrir cada uma das pastas que foram criadas no passo 8 e executar o ficheiro install.bat. Como este ficheiro vai inserir registos novos na Registry, tem de ser executado com permissões de administrador, caso contrário o processo não funciona:
10instalarmapa.jpg



15) abrir o MapSource. Dependendo da cartografia que converteram, poderão deparar-se com um aviso de mapas bloqueados, como é o caso da cartografia que usei neste tutorial:
11mapasbloqueados.jpg



16) dentro do MapSource podem também consultar os mapas instalados. Para devem:
16.1) aceder ao menu Utilitários->Desbloquear mapas
12acessogestormapas.jpg

16.2) seleccionar o mapa que querem desbloquear e premir o botão "Desbloquear online"
13listamapasinstalados.jpg



17) em alternativa ao passo 16, aconselho a utilização do utilitário "UnlockWizard" que é instalado com o MapSource e que permite desbloquear os mapas sem ser necessário aceder à Internet, assumindo que têm convosco os códigos de desbloqueio;


18 ) se todo o processo correu bem, devem ter algo deste género na lista de mapas:
14listamapas.jpg



19) podem agora começar a navegar nos mapas disponíveis. Sugiro que aumentem o detalhe para o máximo, senão só vêem detalhe quando estiverem muito perto do mapa (zoom in):
18opcaodetalhe.jpg



Aqui têm um exemplo da cartografia na zona de Sintra:
Topo Portugal 10
17portugaltopo10.jpg


Topo Europe
16topoeuropa.jpg


City Navigator Europe
15citynavigatoreurope.jpg


e já agora, por curiosidade, a mesma área mas no Google Earth
19googleearth.jpg



E pronto, este tutorial está completo. Espero que ajude todos aqueles que gostariam de ver a sua cartografia no computador.
 
Last edited:

shelltox

Super Moderador
Já tinha referenciado algures este excelente tutorial(eu já conhecia os procedimentos mas não tenho paciencia para elaborar tal tutorial) . Hoje tive de andar novamente á sua procura para o aconselhar, pessoalmente sou da opinião que deveria estar nos Tópicos Inamoviveis
 
M

mirach

Guest
Como encontrar o ficheiro gmapsupp.img

Olá

Comprei um Garmin Legend HCX, sem cartão Micro SD.
Entretanto comprei um cartão novo, para poder adicionar-lhe mapas.

Estive a ler este artigo, e no início diz que "Aceder ao conteúdo do cartão microSD e copiar o ficheiro gmapsupp.img para o disco rígido",

Uma vez que o meu cartão Micro SD está em branco, como posso conseguir o tal ficheiro "gmapsupp.img"?

Alguém pode ajudar-me?
 

Jepas

Super Moderador
Para teres esse ficheiro tens de comprar os mapas CityNavigator. Estes mapas são vendidos à parte, mas alguns sítios vendem o GPS com ele instalado no cartão (como a LojadoGPS). Este tutorial está direccionado para quem comprou um GPS já com os mapas instalados no cartão.
 

cesarcbr

New Member
Muito bom

Está mesmo muito bom. sou um principiante nestas coisas e acabei de instalar o topolusitania, que depois passei para o meu oregon que recebi de presente.
Muito obrigado.

O unico dia fácil foi ontem.
 
T

The_Command

Guest
Boas...

Uma pergunta.
A forma como aparece a imagem do mapa no PC é igual a que aparece no GPS?
 

nfh

Member
Não necessariamente, porque a mesma cartografia pode ser mostrada de maneiras diferentes conforme o aparelho.
 

nfh

Member
Pelo menos há algum tempo atrás, o Map Source vinha com todos os equipamentos de GPS da Garmin.
Não sei se os equipamentos mais atuais trazem outro software associado (tipo o Basecamp), mas talvez haja outro pessoal que se possa pronunciar com mais conhecimento de causa sobre este assunto.
 

NC0sta

Member
quic0,
não sei se já te responderam a tua pergunta de onde encontrar o MapSource. Vái ao site ciclonatur que o download é gratuito. Lê bem e faz o que eles te mandarem fazer na instalação do programa.
-escolhe "cartografia"
-"garmin - mapsource"
 
Last edited:

red999

Member
Boas,

Alguém pode disponibilizar o gpsmaptool? Não consigo fazer o download do site indicado nem pelo google.
Desde já obrigado!

Cumpts
 
Top