Travão disco frontal 200 mm

Estou a considerar instalar um travão de disco na frente do meu tandem. Como a bike é pesada (por motivos óbvios) ficava mais tranquilo se colocasse um disco de 200 mm.
Tenho uma Rock Shox J3. As minhas dúvidas são:

a) Os travões de 200 mm saem muito mais caros que os de 160 ? ;

b) Será que o travão de 200 mm é compatível com a J3? Já li nalguns sites que algumas suspensões não têm espaço para um disco tão grande;

c) As bombas de 200 mm têm necessidade de adaptador ou é só aplicar nos apoios universais ?

b) Dá para personalizar o travão e colocar uma manete direita no travão da frente ?

Obrigado desde já.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Quanto ás manetes. Se for da MAGURA, tanto podes meter à esquerda como à direita, são reversíveis.
Senão compras um conjunto em UK, eles tem os travões ao contrario do resto da Europa.
Para meteres um disco de 203mm, deves precisar de um adaptador... Não sei se essa suspensão é compativel ou não.
Quanto ao preco de um 203mm face um 160mm... depende da gama e marca, na RCZ tens lá promo em discos de 203mm da shimano... mas penso serem CL, e não IS..
 
Começo a achar que é o mais provável... Mas estou farto de olhar para a suspensão e não consigo perceber porque é que o disco de 200 não cabe. Onde é que bate ?
 

klaser

Well-Known Member
Cuidado que não é só a questão de "caber"...Colocar um disco de 203 aumenta sobremaneira a "alavanca" que a suspa terá de suportar, porntanto cabe ao fabricante indicar se se pode usar este tipo de disco no produto em questão...
 
Ah, OK... Então se o problema é só a tensão na suspensão, não fico preocupado. Não vou andar a fazer downhill com a bicicleta, na maioria das vezes vou travar moderadamente. Só quero ter a certeza de que se precisar de fazer uma travagem mais brusca com o aro molhado, a bike trava... é que a bike mais eu e a minha namorada são 150 Kg... e se levarmos alforges ainda é mais :)
Uma vez fomos descer Sesimbra com aquilo e fiquei com as mãos a doer de tanto travar :rolleyes:
Mais tarde invisto numa suspensão um pouco melhor.
 

tatas

New Member
Se ideia for colocar travão de disco apenas na frente mas no lado direito, pode sempre comprar um travão traseiro e cortar o cabo na medida certa...
 

klaser

Well-Known Member
Quando ele diz "cabo" deve estar a referir mangueira hidráulica, ou seja, dá para fazer isso cortando a mangueira ,embora requeira peças e mão de obra ( sangrar, etc)
 
Certo. Penso que, excetuando os tais travões "à inglesa", terei de comprar mesmo o travão às peças e "customizá-lo". Evito ao máximo gastar dinheiro em mão de obra, mas infelizmente hidráulica "não me assiste" :(.
Isto é tudo por causa do vício que ganhei de travar na moto.
 

tatas

New Member
Peço desculpa, mas não me expliquei bem, o "cabo" é o tubo hidráulico.
Carlos Silva eu fiz uma montagem "à inglesa" na bicicleta de um amigo meu pelo mesmo motivo... Para o fazer apenas alterei os tubos de uma manete para outra...
Naquele caso eram uns shimano m315, que trazem já um "kit" para poder cortar os tubos à medida... Depois é só repor o nível de óleo e tirar o ar do circuito... Acho que com um pouco de tempo e paciência se faz bem... Pode sempre ver uns vídeos no YouTube sobre a matéria que explicam perfeitamente como realizar todo o processo:D espero ter ajudado.
 
Cinco anos depois, fica aqui o update, a J3 funciona perfeitamente com o Shimano SLX hidráulico adaptado para disco de 203, travagem suave em estrada aberta e brutal nos trilhos. Não façam como eu que fui meter as patas no disco, a escaldar, depois de descer a Arrábida.
O set ainda está montado na minha Specialized e depois deste tempo todo nunca foi preciso manutenção.
PS: a montagem do travão da frente à direita foi pera doce para o mecânico.
 
Top