Tubeless...prático?

JBond

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Boa tarde,

Eu gostava de pedir umas explicações ao pessoal daqui do forum. Estive a ver umas rodas Mavic Crossland e reparei nuns pormenores quanto à sua facilidade de utilização, ou seja:

- Dantes, quando se estava no campo e se tinha um furo, tinha-se uma camara de ar na mochila com pipo de mota, trocava-se com relativa facilidade, punha-se ar na bomba da esquina e tava a andar.

Agora com estas rodas que referi, por exemplo, começamos com o pipo, que é dos finos, que eram usados dantes apenas nas bikes de estrada, ou seja, ir à bomba está fora de questão.

Depois temos o facto de serem tubeless, ou seja, se tiver um furo, como faço para resolver a situação? Uma vez que não há camara de ar, como se remenda o furo?

Outra situação é caso se usem os pneus com camara de ar, e se tiver uma camara de ar comigo, desmonto o pneu, ponho a camara e...depois como consigo por o pneu no sitio? Uma vez que para os pneus irem ao sitio nestes tubeless tem que ser com detergente no pneu e no aro e encher ate aos 60 PSI para irem ao sitio? Como se faz isso com uma bomba de mão?

Aguardo uma elucidação a este desentendido que acha que dantes era tudo mais simples...enfim...modernices

Um abraço betetista

Rui
 
Ou tu estás um pouco baralhado ou eu fiquei completamente baralhado.... :lol:

JBond said:
Agora com estas rodas que referi, por exemplo, começamos com o pipo, que é dos finos, que eram usados dantes apenas nas bikes de estrada, ou seja, ir à bomba está fora de questão.

Nesta situação tens que ter constigo uma bomba de mão o que é aconselhavel...

JBond said:
Depois temos o facto de serem tubeless, ou seja, se tiver um furo, como faço para resolver a situação? Uma vez que não há camara de ar, como se remenda o furo?

O objectivo do tubeless é exactamente minimizar os estragos causados pelos furos... é o mesmo sistema dos carros a que normalmente se chama de furo-lento, vai perdendo ar mas de uma forma mais lesta que dá para se conseguir assistência, existe uma série de produtos que se aplicam no interior do pneu e até das câmaras de ar (no caso de não se tubeless) para tapar esses furos, caso do Magic Seal, Slime, etc... para outras reparações penso que existe umas fitas que são coladas do lado de dentro do pneu

JBond said:
Outra situação é caso se usem os pneus com câmara de ar, e se tiver uma câmara de ar comigo, desmonto o pneu, ponho a câmara e...depois como consigo por o pneu no sitio? Uma vez que para os pneus irem ao sitio nestes tubeless tem que ser com detergente no pneu e no aro e encher ate aos 60 PSI para irem ao sitio? Como se faz isso com uma bomba de mão?

Se é tubeless não tem câmara de ar logo o problema são existe e para além disso há bombas de mão (e de pé) com manómetro, consultar post dedicado ás promoções do LIDL....
 

JBond

New Member
Boas,

mas tendo eu as bombas para pipos de mota, não há adaptadores para os outros pipos?

sendo tubeless o pneu tem que encaixar no aro, senao corro o risco de ele sair, daí a minha dúvida, se o desencaixar como consigo encher o pneu até uma pressão dessas para que ele vá ao lugar, e outro pormenor é nao ter detergente para o ajudar a escorregar melhor até ao sitio.

Quanto ao furo, continuo com a duvida de como resolvo a situação no campo, caso fure...uma vez que o sistema de camara de ar está fora de questão...

Obrigado

Rui
 
Penso que com um simples furo não tens que te preocupar muito, em casos extremos o pneu pode sim rasgar e ai não há nada a fazer... agarras no telemovel e chamas o ACP :wink:

Em relação ao detergente, podes sempre levar um tubinho de vaselina contigo... serve para tudo... :twisted:
 

doc

Member
JBond, mas a tua bomba é para bicicletas? se for, desenroscas a ponta onde encaixas o pipo, tiras de lá a borracha, e uma pecita em plástico, rodas ambas ao contrário, que já dá para encher o pipo fino.
Pelo menos, maioria das bombas (excepto as antigas com o "record") dão para os dois tipos.
 

huno

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Se o tubeless furar apesar do magic seal ou outra nhanha qualquer que ponhas lá dentro podes ainda assim montar uma camara de ar.

As camaras de ar com pipo fino podem ser montadas nessas rodas se desmontares o pipo que vem de origem com a roda. Ficas assim temporariamente com um pneu tubeless com camara de ar por dentro. Dá para chegar a casa e remendar o tubeless. Sim, é possível aplicar um remendo por dentro do pneu tubeless para resolver os furos que o magic seal não resolve, e ficas pronto para outra...

Há casos em que o pneu leva um rasgão de tal maneira grande que é preciso colocar uma tela semi-rigida entre o pneu e a camara de ar para evitar que a câmara forme uma "batata" para o exterior passando através do rasgo. Pode até ser um pedaço de camara de ar velha, mas dependendo da dimensão do rasgo (mais de 1 cm) tem que ser mais rígido ainda (dizem que há telas de kevlar de proposito para isto).

Em resumo, o pneu tubeless também fura, mas quase sempre a nhanha resolve. Nos casos mais extremos é preciso recorrer à velha camara de ar deixando de ser tubeless. Claro que nestas situações, a menos que tenhas uma camara de ar já com nhanha lá dentro ficas "bastante" vulnerável aos furos...

Quanto a mim, o tubeless só tem a vantagem de poupares no peso da camara de ar. A desvantagem é a dificuldade de montagem e teres que usar um pipo fino que não se enche nas bombas das gasolineiras. Já vi um grupo de 8 ou 9 bttistas experientes em tubeless desistirem de encher um pneu tubeless porque simplesmente este não "colava" ao aro. Há quem diga que estes pipos finos são melhores que os outros porque são mais fáceis de "encher".

Eu pessoalmente ainda não me converti aos tubeless.
 

ToNiC

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Eu já tenho tubeless à cerca de um ano, e recomendo...

Menos furos... (menos chatices) tens é de por magik seal lá para dentro.

Dou um uso agressivo aos pneus, descidas e subidas e sempre se aguentaram até um se rasgar pk já estava quase slick... não há milagres!!! mas com uma camara resolveu-se. Um furo em um ano, e sei lá 2000Km axo muito bom!!!

Existem uns adaptadores que se calhar vêm com as rodas (com as minhas vieram) que dá para ires à bomba da esquina encher os pneus.

Ahh, podes andar com pressões mais baixas o que te dá mais conforto e controlo da bike...

Quanto à cena de o pneu não colar à jante, água com sabão faz milagres... è só ler as instruções das rodas!!!

Fica bem e boas rides!!!
 

fire4me

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acho que ja te responderam as tuas duvidas todas

eu como utilizador de tubless só posso dizer que recomendo e muito a utilização do sistema tubeless + magic seal.

é um sistema praticamente a prova de furos, e mesmo quando tens furos em quase 95% dos casos basta continuares a andar um bocado que o magic seal tapa :D
 

MarcoB

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É verdade, desde que mudei para o tubless (tenho apenas na roda de trás), nunca mais tive nenhum furo apesar dos meus 83Kg em cima da bike e, como alguém aqui do forum disse na última volta, "o gajo de Hardtail não falha um buraco" :roll: :roll: .

Até agora tem sido perfeito nesse aspecto e bastante mais suave pois consigo andar com um pouco menos de pressão nos pneus :lol:
 

Marreiros

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Tubless é muito fixe...No meu caso foi montar e andar e desde então nunca tive problemas.
Ando com liquido antifuro "MagicSeal" mas só com o necessario, isto é não despejei metade da embalagem lá para dentro como muito pessoal faz.
Em relação a pressões uso na roda de trás nunca menos de 45 psi dependendo do terreno.
Em pressões demasiado baixas acontece muito o pneu rasgar...Especialmente na pedra.
 

calhau

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O problema do pipo

Comprei umas mavic crossland e elas já traziam pipo fino e uma espécie de adaptador para encher nas bombas com esse adaptador posto é como se tivéssemos pipo normal e comprei também uns hutchinson Python tubeless light, e aquilo custou mesmo a montar, até já estava desesperado mas já os tenho à uns tempos e ainda ñ tive foros to bastante satisfeito e aconselho o uso de tubeless mas sempre com o anti furo.

Boas pedaladas………..
 
Eu não utilizo tubeless.
Ainda sou da velha guarda e as minhas camaras de ar são de valvula grossa.
Desde o dia 1 Abril deste ano que utilizo as camaras com aquela pasta lá dentro e até hoje 0 furos!
 

marco antónio

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os meus pneus tb são de valvula grossa e ja agora o magic seal tb se pode aplicar nessas camares de ar ou só em tubeless, ... é que detesto "remendar" ou mudar pneus... não curto mesmo e o tempo que se gasta dá para arrefecer os musculos... :(
 

BigFoot

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Boas pessoal!
Eu tenho umas crossland UST a relativamente pouco tempo e uns hucthinson python 2.00. O liquido que vinha com as rodas era uma verdadeira desgraça, o liquido era o da Hutchinson. Há bem pouco tempo um cão mordeu me o pneu da frente, o buraquinho foi minimo, mas ele não vedou. E ainda não o consegui vedar de maneira nenhuma, embora continue a andar com ele, porque a perda é minima. Já usei uns tacos proprios e não funcionou, uns remendos de por por dentro com cola da hutchinson, mas o que consegui foi colar os dedos, (isto foi ontem) ainda não vi como está hoje.
Pos ontem tambem o liquido anti furo GEAX.
Alguem me pode ajudar com alguma informação relativamente ao Reparar do pneu?

Outra coisa pessoal, os pneus UST não são dificies de desmontar.. até muito pelo contrario, não uso sabão nem desmontas! (como alguem disse.. leiam as instruções!) O pneu quando e para retirar ou por, deve se por as bordas tds dentro da calha de dentro.. ficando assim ele completamente solto, quando se enche a pressão faz colar as paredes do aro subindo para as calhas laterais. very easy.. :p

Nota: Já tive uma vez de vir com a bike para casa com ela as costas poque não consegui retirar o pneu, até que andei muito tempo de volta dele até compreender isto.. lol

Outra coisa.. quanto ao encher UST no trilho.. a resposta é simples e não muit cara.. ;) CO2.. é um estante e largas logo 1.5€ no minimo.. :evil:

Cumps.

Bruno Atalaia
 

jppina

Member
Olá Bruno,

Olha, para remendar um tubeless eu uso remendos normais e cola normal. Tenho é o cuidado de limpar bem a superficie onde está o furo e de aplicar cola quer no pneu quer no remendo. Nunca utilizei remendos próprios para Tubeless. Quanto ao liquido não vedar depende do sítio do furo. Se for na lateral do pneu ele não chega lá... mas de qualquer forma aconselho-te a utilisar Magic Seal que para mim é o melhor vedante.

De facto tirar os pneus não é difícil, basta ler as instruções. Alguns modelos custam é mais a montar do que outros. Mas é também uma questão de jeito...

Para encher um UST no trilho também não precisas de CO2... os meus primeiros tubeless foram montados com a "normal" bomba de mão de levar no camelbak...

JP
 
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