Truques para lavar equipamentos.

Gualdinof

New Member
Ola a todas/os

Deixo aqui o repto de partilharem dicas e truques para a limpeza dos equipamentos.

Para tirar aquelas enormes manchas de Lama que deixam a minha cara metade fula da vida.

Abraço para todas/os

GAF
 

RTC

Super Moderador
A cara metade????

Em minha casa quem lava o equipamento sou eu!
E para tirar a lama uso sabão azul, mãos para esfregar e muita paciência.
Só depois é que vai para a maquina.

:)
 

R.Almeida

New Member
lá por casa a NeoBlanc Gentil faz verdadeiros milagres...

1 - passagem por agua para sair a terra
2 - máquina de lavar a quente
3 - 1 dia de molho em NeoBlanc Gentil
4 - mais uma lavagem na máquina de lavar

quando o equipamento está em estados miseráveis costuma a resultar!!!
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Ca em casa a minha mae mete-se no tanque e vá de esfregar com sabao azul. epah mas ela farta-se de ralhar comigo, se calhar ate da algum trabalho a sair...LoL

Boas pedaladas
 

sam_pnunes

New Member
Cá em casa, temos combinações, eu cozinho e ela ajuda na Roupa. É que este Domingo a Roupa ficou .....

Abraço

Eu que o diga , o meu equipamento novo do mundobtt foi lavado a mão , depois da prova , e depois metido na maquina e lavado novamente a quente e mesmo assim ainda não está no seu azul normal eheh .. devia ter levado equipamento preto para a lama da BAtalha lolol
 

RUI VENTURA

New Member
Com o tempo seco não há grande espiga, pois o equipamento quase que nem precisa de pré-lavagem manual antes de ir à máquina.
Agora com este tempo de chuva, uiii... vai haver muitos dias a tomar banho no quintal juntamente com a bike antes de entrar em casa, lol.
Uma dica para poder tirar aquelas manchas de terra mais dificeis, é colocar directamente nas manchas detergente de loiça, espalhar sem esfregar e depois lavar à máquina.
Sujem-se pela vossa saúde e boas lavagens.
 

Caruma biker

New Member
o que eu faço é:

passar o equipamento por agua, para tirar as "postas" de lama maiores, depois num alguidar meter agua, um pouco de Omo (qualquer detergente manual para a roupa, pois dissolve-se melhor), e uma dose de Blanka OxyAction.
Mexer bem com o equipamento la dentro para, e deixar de um dia para o outro de molho.
depois é lavar na maquina em programa normal...

Ficam empecaveis e com aspecto de novo.

P.S.: os equipamentos de uso são quase todos brancos. e continuam brancos
 

_riplas_

New Member
pior que as manchas de lama e quando ficam com areia dentro da esponja!!! Isso sim é uma trabalheira para tirar! Não lavem a licra a "quente" é so um conselho para que não tem muita experiencia....pode não estragar assim a 1ª vista mas uso continuo desse metodo, vai fazer com que se estraguem muito mais rapido, e depois tambem ha aqueles que tem tecidos sintecticos manhosos e nao são de licra (nem tudo o que estica é licra!) e esses estragam-se mais. eu gosto de calçoes pretos. mas os das outras cores que ja tive, nestes anos todos que pedalo, tambem andavam limpinhos. como faço para lavar, é o mesmo que o Caruma basicamente...por de molho com detergente e depois maquina em programa a frio e normal. manchinhas localizadas ou de barro, vai mesmo com detergente da loiça! as manchas de oleo, tem de ser com detergente da loiça, mas a seco! poe-se detergente da loiça, esfrega-se e vai a maquina!
 

Carvalhinho

New Member
Duche

Se precisar da roupa para o outro dia, já entrei no duche com ela vestida (se não estiver muito suja). Lavo-me como se não estivesse vestido e depois tiro a roupa e passo por água (frente e avesso). A limpeza não é muito má. A roupa como está no corpo, está minimamente esticada para sair em condições. A água está a uma temperatura que não estraga a fibra.
Uso este método mais no Verão, visto que durante a noite a roupa acaba por secar e somente para roupa pouco suja (pó, suor, pouca lama).

O meu "asa" quando vai atrás de mim ainda não se queixou :p por isso deve estar minimamente lavada.
 

wawando

Member
Eu tb, luvas incluidas, uma tampa de soflan e 30 graus. Sai tudo como novo e como o material seca depressa, no dia seguinte esta pronto para mais uma volta!
se nao for assim fica tudo a cheirar a chulé!
 

Speças

New Member
A minha receita (muito similar a outra também já aqui referida):

1º - dou uma chuveirada geral com a mangueira do quintal (recorrendo a um daqueles bicos de pressão) - permite retirar alguma lama e amolecer a restante;

2º - coloco o equipamento (peça por peça) num alguidar, e com um pouco de água, a ajuda dos "glutões"/OMO e a força das mãos, dou-lhe uma primeira esfregadela;

3º - torno a passar o equipamento por água e torno a juntar no alguidar, água e OMO, deixando o equipamento repousar na "ensaboada" de um dia para o outro...

4º - no dia seguinte, torno a esfregar o equipamento e a passa-lo por nova água;

5º - vai à máquina de lavar (temperatura entre 30º e 40º)...

"et voilá"!! Corda com ele!
 
Para mim com o equipamento, quanto menos trabalho melhor. Por vezes dou voltas curtas que se tivesse de os lavar à mão era capaz de desmotivar e ficar por casa :)

Com lama roupa escura ajuda bastante, as manchas ficam mas não se fazem notar ;)

Lavo sempre a frio num programa de curta duração e baixa centrifugação sem encher muito o tambor da máquina. Fica bem lavado. Há uns anos lavava a 30/40 graus e os calções duravam muito menos tempo que actualmente... seco sempre à sombra.
 

miguelcarromeu

Active Member
Também faço as lavagens de forma semelhante ao Lux; isto de deixar equipamentos de molho, para quem anda quase todos os dias, bolas... perdia vontade toda :D

Faço um programa de 20 minutos, com centrifugação a 800 e sai já quase tudo seco. Ficam sempre algumas marcas, mas isto é BTT. Além disso, 1 vez por mês, faço uma lavagem mais longa e já limpa tudo.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Em dias que chego a casa com muita lama, vou directo para a banheira equipado da cabeça aos pés.

O chuveiro tira quase tudo. De seguida, segue directamente para a máquina (lavagem curta + centrifugação a 1.000/1.200).

Os sapatos saem da banheira directamente para o estendal.

Sei que é um bocadinho hardcore, mas não dá trabalho nenhum.

Um abraço

ny12xx
 
Top