Trocar transmissão de 8V para 9V

#1
Boas,

Tenho uma Hardrock 2008

Inicialmente queria trocar a minha transmissão para 10V, mas como as minhas rodas não dão para 10V vou para as 9V.

Em primeiro lugar gostava de confirmar se as rodas da minha bike dão para 9V.

Gostava de saber o que tenho de trocar e o que sugerem sem gastar muito dinheiro. Orçamento 200€ a 250€.
 

cedg

New Member
#2
Tambem estou a pensar fazer isso e ouve pessoal que já me ajudou nesse campo.
Que desviador tens?
Tens de mudar cassete, manipulo lado direito, corrente. Depois depende se queres mudar de pedaleiro ou nao e se o desviador de 8v funciona com 9v(se for alivio de 8v dizem que funciona).
 
#3
Uma pergunta um bocado parva..
Porque é que as rodas não suportam 10v? pensava que a cassete de 10 velocidades cabia em cepos de 8/9v sem problemas, inclusivé até deverá ser um pouco mais estreita, porque algumas rodas trazem anilhas para colocar quando se usa cassetes de 10v.
Abraços
Fernando
 
#4
Sim, o cepo para 8v, 9v e 10v é sempre o mesmo. Os de 7v é q são mais curtos.

Teoricamente os pratos de pedaleira são diferentes, mas normalmente consegue-se usar pratos de 8v com 9v. No entanto, duvido muito que pratos de 8v dêem para funcionar com 10v.

Por isso, o que vais gastar é pelo menos:

10v:
cassete, corrente, pedaleira, desviador traseiro, manípulo direito (de certeza que vais querer ficar com o manípulo direito diferente do esquerdo?)

9v:
igual, excepto o pedaleiro (que provavelmente é a peça mais cara)

Isto tudo vai custar uma pequena fortuna e vais estar a evoluir um bicicleta com base num quadro que foi feito a pensar não em leveza, mas em robustez (neste caso que raio importa ter lá 8, 9 ou 10v? o desempenho de um grupo Alivio não é na minha opinião muito inferior a um SLX...) Se fosse eu, ou deixava igual ou pensava numa troca de bicicleta se estivesse com comichão na carteira.
 
#5
A questão é que tenho mesmo de trocar a corrente e o desviador traseiro, e para trocar a corrente já disseram que também tenho que trocar a cassete e os pratos da pedaleira visto estarem com bastante desgaste.
Para trocar esses componentes estava a pensar alterar para 9v.
 
#6
Realmente nesse caso, compras tb um manipulo direito e aproveitas e mudas para 9v. Para 10v o investimento já doi ;). Já que te falaram em mudar os pratos da pedaleira, para isso metes uma deore de 9v por volta dos 60€, ficas bem servido e gastas o mesmo que se fores mudar os pratos à tua.

Abraço
 

cedg

New Member
#7
Outra coisa...se pensares em mudar e se de facto o cepo suportar a cassete de 10v acho que deves mesmo ponderar porque já se encontra material de 10v muito mais em conta do que o de 9v. Relembro que actualmente em portugal as lojas só têm o grupo alivio com 9v ou acera o deore e slx já são com 10v. Se procurares online irás verificar que o material de 10v está ao mesmo preço do de 9v ou mais barato
 
#12
Boas,

Eu também estou a analisar a mudança do meu pedaleiro de 8v, por causa do desgaste. Mas julgo que não vale a pena, tendo em conta o quadro que tenho (BH Sierra Nevada) em fazer upgrades ao sistema de 8v Alivio.
Assim, e para evitar despesas extra, vou manter as 8v, mudando apenas o pedaleiro, a corrente e, já agora, a cassete. Poupo uns trocos valentes e não preciso de mudar os manípulos nem os desviadores.

Se é para investir em transmissões a sério, então mais vale mudar de bike, eheh.

Abraço
 
#14
julgo nao precisar de gastar tanto num manipulo de 9v. Segue aqui o conselho do nosso amigo Baba porque segundo sei ele já mudou para 9v e eu vou seguir o exemplo dele. Já agora Baba em termos de andamento já notas-te diferença?
 
#16
A meu ver a diferença passou por 3 pontos, passar de uma pedaleira oem shimano de 8 velocidades de eixo quadrado para a deore de 9v, muito menos torção e mais suavidade, a não ser pela questão do peso acho que a deore é das melhores compras que se pode fazer, e tem um preço excelente, a mudança de cassete.... tens mais pratos intermédios, no meu caso passei de uma 11-32 de 8 para uma 11-32 de 9 u seja, só ganhei relações intermédias e, acima de tudo ao passar os manipulos alivio de 8 para os slx de 9, aquilo é mesmo outra loiça, a suavidade é uma maravilha, tanto que neste momento os slx estão na bicicleta da maria (eu não resisti a passar para twisters), e mesmo usando um desviador traseiro de 8v a suavidade de passagem não tem nada a ver com os manipulos alivio.
 
#17
pedaleiro - deore
manipulos - slx
desv.traseiro - xt
corrente - slx
cassete - deore

não sei se foi a melhor escolha, mas tb não havia dinheiro para mais.