Troca de rodas - HÁ OU NÃO HÁ "ESPIGA"???

Speças

New Member
Vivam,

pessoal, depois de uma rápida pesquisa (quenão me esclareceu totalmente!!!), avanço com a minha questão:

Quero comprar umas novas rodas para poder montar-lhes uns pneus de estrada para algumas voltas no alcatrão. Assim sendo:

Devo comprar umas iguais às que já tenho montadas (single track, com cassete de 9 v e travões de disco hidráulicos), ou posso comprar quaisquer outras desde que sejam para disco e que também tenham uma cassete de 9 v? :-K

Ao optar por umas iguais, à partida não serão necessários grandes reajustes ao nível dos calços dos travões??? Nas outras, isso acontecerá muito provavelmente??!! Certo??? Ou nada disso???

Agradeço, desde já, os vossos VALIOSOS comentários.

Miguel
 

Remi

New Member
Já vi um caso onde o disco perdia um pouco do alinhamento quando se usava outra roda, mas viemos mais tarde a chegar à conclusão que o cubo da roda "principal" por ser de fraca qualidade não era muito de fiar e o próprio aro estava desalinhado para um dos lados (mau cubo e má montagem!).

Em todos as outras trocas de roda que efectuei, inclusive com amigos para testar discos diferentes, rodas diferentes, etc .. nunca tive problemas, à parte de os discos normalmente terem todos espessuras diferentes e as vezes é preciso abrir um pouco as pastilhas antes de colocar a roda, mas se usares discos iguais não terás esse problema.

Mas mais fácil que toda a teroria .. quando fores comprar as rodas, pede para colocarem os discos e experimenta-as na bike a ver se o alinhamento se mantém.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a "espiga" há de ser pequena, porque como tudo é normalizado, as pinças ficam alinhadas com os discos e o desviador com a cassete. Contudo, por experiência prórpia, acho que os discos poderão roçar ligeiramente. A distância entre as pastilhas e o disco é tão pequena, que se às vezes não ficam perfeitos na nossa bike, nas 2ªs rodas pode também não ficar. Mas é uma questão de sorte e prevejo que o roçar não afecte o desempenho.

Jepas
 

Speças

New Member
Vivam,

Remi e Jepas agradeço desde já os vossos comentários. Depois de os ler e de pensar um bocado no assunto, acho que a melhor solução (não sendo a mais económica :evil: :evil: :evil:) será ir juntando uns trocos, ficar estas férias em casa e investir numas rodas iguais às que tenho (sun rims singletrack) com uns discos e cubos iguais :nsei:
 

snowbike

New Member
E porque não teres só umas rodas, e trocares os pneus quando quiseres fazer estrada/BTT?

É o que costumo fazer :wink:
 

Remi

New Member
Se alternares muito durante os dois treinos torna-se chato ... se puderes fazer o investimento, é menos um incómodo.

Entretanto o meu caso é mais que isso ... como uso tubeless com magic seal, estar sempre a trocar as rodas torna-se impracticável pois estrago facilmente o líquido e sai-me caro. Além de que, estar constantemente a meter os desmontas numas rodas tubeless, especialmente para tirar rodas de estrada que são apertadinhas, não é algo que se recomende pois podem perder as estanquecidade.
 

Honda

Member
Boas

O Ideal é ter 2 pares de rodas, tudo se torna mais simples. E se algum dia tiveres um problema com uma roda nunca ficas apeado tens a outra é só trocar de pneus.

O importante para evitar problemas é ambas terem cubos iguais, rotores iguais que desta forma fica sempre tudo alinhado com as pinças, e é claro uma K7 de 9v.

Quanto ao aro este é secundario, mas escolhe uns que tenham uma lardura interior pequena por exp. Mavic XM317 que até são baratos e leves 440g e tb dão para V-brake.
Desta forma os pneus de estrada ficam com menos "barriga" ou seja mais finos (menos resistencia ao rolamento em estrada).
Outro ponto importante é a montagem, mete nos aros fitas rijas, para tapar bem a furação da cabeça dos raios, porque a camara de ar vai levar uma presão perto dos 100psi, e assim evitas problemas.
 

Speças

New Member
Vivam de novo,

Snowbike, de facto, é isso que tenho feito: tira pneu, mete pneu... E dá mesmo algum trabalho! Embora economicamente,seja mais viável...

Mas aqui estou de acordo com o Remi e o Honda, o ideal será, sem dúvidas, a aquisição de um novo par de rodas, o problema, claro está, é o "graveto"... :-K

Como já disse, acho que vou mesmo ter que ficar por casanestas férias...poupar umas massas para depois investir :s

Agradeço uma vez mais os vossos comentários. Ah! E já agora, se souberem de alguém que tenha umas rodas Sun Rims Single Track para vender, eh pá... já sabem que eu :hehe: procuro umas!
 

snowbike

New Member
Olá migguel, eu também tive essa duvida quando comprei os pneus de estrada (vai fazer 4 anos), mas na altura resolvi optar por esta solução de ter só umas rodas e trocar de pneus quando fosse preciso. Os motivos para esta decisão foram :

- Monetárias (ainda ia ser um investimento de alguma grandeza, pelo menos para a minha carteira)
- Utilização, ou seja, será que as vezes que ia andar com os pneus de estrada compensava o segundo par de rodas, hoje passados 4 anos vejo que não as utilizo assim tanto, uma vez por semana no máximo e somente quando não está a chover.
- Questões mecánicas, ao ter duas cassetes, uma com menos utilização (a de estrada) será que a corrente vai "acamar" bem? Sinceramente não sei, mas penso que puderá dar alguns problemas (eu não troco a corrente a cada 1000km :wink:)

Felizmente no momento tenho disponiveis duas bicicletas, pelo que essa situação é irrelevante no momento para mim, uma está preparada para BTT e a outra com os pneus de estrada (que utilizo somente ao Domingo). Mas caso pretenda levar a bicicleta para o campo, bastam 10 minutos, para lhe meter os pneus de btt :wink:
 
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