Trilhos em Gaia BTT

#1
Boas,

O pessoal usa alguma app fixe para ver trilhos de BTT?

Já fiz na serra de valongo, mas custou me um pouco por ser muito calhau e nao é muito fácil para comecar, mas deu pa aprender umas cenas, tal como cair ahah.

Vi que há uma serra em gaia. Serra de Canelas, aparentemente tem trilhos para BTT, vale apena?
 

Nande

Active Member
#6
Está uma bela treta esse site...
No alentejo e algarve já existem muitos mais centros BTT homologados, marcados e em funcionamento... desde Novembro.
Olá Pedro
Imagino que esteja desactualizado; será difícil manter este tipo de informação actualizada, não apenas pela criação de novas rotas como rotas existentes ficarem intransitáveis por exemplo após a venda/vedação de terrenos.
Já usei um par de percursos desse site e, felizmente, dei-me bem. Foi uma dica, entre muitas.
Conheço o responsibletrails embora nunca tenha usado nenhum percurso de lá.
Há vários sites dispersos, pena não haver uma entidade que tente juntar tudo e manter a coisa actualizada... ou há?!
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#7
, não apenas pela criação de novas rotas como rotas existentes ficarem intransitáveis por exemplo após a venda/vedação de terrenos.
Pode acontecer, mas as rotas são marcadas e definidas tendo em consideração que isso não acontece. Conheço as pessoas envolvidas nisto, de certa forma, também fiz parte deste processo.
 

Nande

Active Member
#8
Olá Pedro. Do site, como disse, a minha experiência com os trilhos é positiva. Sem problema!
Tenho tido alguns dissabores de trilhos tapados porque não são usados há anos ou trilhos vedados nos percursos automáticos gerados pelo Strava - que supostamente os gera tendo em conta os trilhos feitos pelos utilizadores... o que é estranho pois nesses sítios de bike não se passa e a pé apenas às vezes.
Imagino no entanto que estes dois motivos apresentados são, regra geral, os problemas que podemos encontrar ao repetir trilhos.
Neste capítulo, o pessoal da estrada tem a vida mais facilitada - as estradas não costumam fechar :)
 
#9
Imagino no entanto que estes dois motivos apresentados são, regra geral, os problemas que podemos encontrar ao repetir trilhos.
Os percursos do cycling Portugal, não foram gerados automaticamente e tem a acessoria/ parceria dos gab. turismo das Camaras municipais... e foram preventivamente definidas para isso não acontecer... com isto quero dizer que os percursos, na sua maioria, poderão nem ser os mais interessantes ;) mas pelo menos é suposto estarem disponíveis a todos, ao longo de todo o ano.
 

Daemon

Active Member
#11
O mais "fácil" acaba sempre por ganhares confiança numa loja, onde por vezes agora há grupos que se juntam sempre ao fim de semana (agora é desaconselhado esses grupos claro), ou que te possam indicar as melhores zonas com os melhores trilhos.
 

Nande

Active Member
#12
Ok obrigado pessoal. Pensava que o pessoal usava apenas 1 app tou a ver que nao é facil gerir isso.
Tens várias sugestões aqui através de sites, lojas, grupos.
Usar uma APP... sinceramente a melhor (por ser a mais usada) é o Strava que te gera percursos automáticos. Como referi não é perfeito, mas já usei várias vezes quando vou para zonas desconhecidas (foi o caso na Serra da Estrela onde conheci trilhos espectaculares) ou mesmo para ser surpreendido em zonas que conheço.
Eu faço o download do Strava para o meu GPS da Wahoo (imagino que a Garmin seja igual); quando não podes seguir o trilho original pelos motivos que comentei acima, o GPS cria automaticamente uma alternativa quando te desvias do traçado original. Por isso, nunca te perdes...