TRIBIKE/Socigene - BTT/Estrada/Dowhill - Lousã - 16 Janeiro 2011

Juanita

New Member
Cartaz Oficial
cartazoficial_reduzido.jpg


O Montanha Clube prima pela organização de Eventos inéditos! Neste momento, o principal objectivo é proporcionar aos atletas e espectadores eventos únicos, tais como o "Tribike/Socigene".

O evento, a realizar a 5 de Dezembro, pretende juntar os amantes das bicicletas, sendo eles Crosscountry, Downhill ou Ciclismo de estrada.

Este desafio será na Vila da Lousã e é disputado por Equipas de 3 atletas/3 bicicletas, ou para os mais corajosos "a solo" igualmente com 3 bicicletas. A partida é dada em simultâneo para a 1ª Etapa (Crosscountry), em que os atletas percorrem o seu trajecto até à passagem de testemunho ao seu colega (Ciclismo). Este iniciará a sua marcha em direcção ao Trevim (pela E.N. 236), onde o 3.º elemento da equipa (Downhill) o aguarda. Este, por último fará a sua Etapa por estradões e singletracks até a Lousã. O atleta/equipa vencedor(a) será a primeiro(a) a cortar a meta.
A partida, chegada e padock será junto à Lousãmotos / Modelo.
A equipa/atleta que termine a sua prova sem o "testemunho", será automaticamente desclassificada.

PERCURSO:
O percurso tem início e final no mesmo ponto, sendo repartido por 3 etapas:
- Crosscountry: Circuito junto ao centro da Lousã (20 Kms)
- Ciclismo Estrada: Lousã - Trevim pela E.N. 236 (25 Kms)
- Downhill: Trevim - Lousã (10 Kms)
O referido percurso totaliza 55 Kms.

BICICLETAS:
É obrigatório o uso de 3 bicicletas diferentes (estrada, cross e downhill), sendo que aspectos referentes a suspensões, rodas, pneus, mudanças, etc.
ficam ao critério de cada atleta/equipa.

EQUIPAS:
De 3 Elementos Masculinos / 3 Elementos Femininas / A solo (em que o atleta fará as 3 etapas).
Nas equipas cada atleta pode unicamente competir numa vertente. Não haverá classes a distinguir idades.

TRANSPORTES:
A Organização assegura o transporte dos atletas/bicicletas "Downhill" para o seu ponto de partida (Trevim), bem como o regresso dos
atletas/bicicletas "Estrada" do seu final de prova (Trevim) para a zona de meta (Lousã)


INSCRIÇÕES:
Por equipa: 30,00 » Enviar Nomes atletas, Data nascimento, Nome equipa, Contactos, Marca bicicletas a usar e Lic. Federação (caso federado)
A solo: 10,00 » Enviar Nome, Data nascimento, Contacto, Marca bicicletas a usar, Lic. Federação (caso federado)

Fecham a 30 de Novembro.

NIB: 0010 0000 44769200002 04 enviar inscrições/comprovativos de pagamento para: montanhaclube.btt@gmail.com

Mais informações no site http://www.montanha-clube.pt

Primeiros inscritos por equipas
equipasinscritas_640.jpg


Primeiros inscritos individuais
inscritos%20solo_640.jpg
 

symon

New Member
tribike

Sendo da Lousã, irei estar presente com toda a certeza, só ainda não me inscrevi porque me falta o homem para downhill, um invento organizado pelo montanha clube só pode ser espectacular. E uma maratona de btt na serra da Lousã, quando será amigos? com o nível de organização que tem alcançado nos últimos inventos, com a paisagem magnifica da serra, iria ser espectacular, coragem.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
As inscrições fecham hoje, e embora não tenha intenções de/não possa (pela restrição das diferentes bicicletas) participar (talvez numa próxima edição), confesso que acho este evento muito interessante.
Estas 3 provas distintas dentro de uma só, recorda-me algo que nunca vi, mas de que ja ouvi falar, Enduro em BTT. Curiosamente na altura (e já passaram alguns anos) achei desinteressante, porém este Tribike deixou-me a olhar para os percursos e a pensar "Isto deve ser bem fixe de se fazer!".

Tiro o chapéu à malta do Montanha Clube pela pedrada no charco.

Como sugestão (que naturalmente vale o que vale), deixo a reconsideração da utilização de 3 bicicletas distintas para quem vai a solo.
Não sei o quão "agressivos" são os trilhos da descida do Trevim para a Lousã, mas talvez estejam ao alcance das bicicletas com 120mm de curso (ou mesmo ao KIT de unhas de alguns, que queiram fazer de HT).
No PDF diz inclusive que existem alternativas aos saltos/drops de maior dificuldade, portanto talvez não seja assim tão dificil conciliar as 3 modalidades numa só bicicleta.

Este aspecto aparentemente foi o impeditivo para o rfccarvalho, e seria/será para mim, e possivelmente para outros.
Claro que isto significava outros ajustes, pelo menos a criação de uma "categoria", onde estes solos de uma só bike competiam entre si de forma equilibrada.
Como aspecto positivo há a eliminação de uma carga logística (transporte das bikes).

20Km de XC + 26Km de Uphill + 9Km de Downhill parecem-me proporcionar 55Km de muita adrenalina!

A Serra da Lousã é uma zona espectacular para pedalar, tenho pena de não estar mais próximo, se não ia assistir. Fico a aguardar pelo rescaldo com alguma curiosidade.

Faço votos que corra tudo bem!
 

rfccarvalho

New Member
Este aspecto aparentemente foi o impeditivo para o rfccarvalho, e seria/será para mim, e possivelmente para outros.

Foi mesmo esse o facto que me impediu de não participar! Bike de estrada quase toda a gente tem...agora de downhill é mais difícil!

Mas penso que o único ajuste necessário seria mesmo repensar na descida com um percurso novamente de XC...ficando então um "duatlo" de ciclismo (estrada e BTT).
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu também podia ter pensado em participar, mas onde é que ia arranjar uma bike de DH? De XC e estrada até tenho, e até tenho uma 3ª bike, mas a Rockrider 8.1 ainda não é bem downhill!
Era só em vez de fazer a parte de estrada no meio, começar em estrada, trocar depois para XC e segue até lá acima e inicia o DH, sendo livre de trocar ou não de bike. Com umas escapatórias aos saltos e obstáculos maiores quem tenha algum à vontade a descer mesmo de hardtail se safava.
Ou mesmo mantendo estrada a meio, se a parte de estrada for a subir monte acima não é por se fazer de BTT que se vai chegar em último!
Ficam as minhas sugestões.
 
Agora já é um pouco tarde e eu estou a falar, porque até moram lá em casa as bicicletas necessárias para este desafio. Mas no regulamento deste desafio está escrito algures que a organização não tem nada que ver com o tipo de rodas suspensões pneus e mudanças, e ainda se pode ver na lista de inscritos que há atletas a descer por exemplo com scott genius lt 2011.
 

esquilas

Member
boas

eu acho que nao eh necessario ser bikes de dh ou estrada, tem eh de ser 3 bikes diferentes, pelo menos eh o que entendo do regulamento

eu por exemplo tenho uma bike de montanha com pneus e transmissao de estrada e uma fs com 160 em cada roda e ateh estava a pensar em participar, mas o que me fez nao participar eh o facto de eu ter de arranjar alguem para me guardar a bike nas transiçoes o que eh no minimo ridiculo

mas acho que com algumas alteraçoes no regulamento esta prova tem pernas para andar, pelo menos a mim a ideia deixou-me bastante entusiasmado, pelo menos ateh ver os pormenores da prova :s
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Esquilas, o regulamento até pode não ser muito especifico, mas sinceramente, não acho que seja possível fazer uma interpretação tão subjectiva quanto isso.

BICICLETAS:

É obrigatório o uso de 3 bicicletas diferentes (estrada, cross e downhill), sendo que aspectos referentes a suspensões, rodas, pneus, mudanças, etc.
ficam ao critério de cada atleta/equipa.

O senso comum facilmente nos permite distinguir uma bicicleta de estrada de uma bike de XC, e de uma de DH.
Se a malta usa singlespeed ou 3x10, rodas de 26" ou 29", suspensão total ou HT, travões de disco ou cantilevers, isso sim já entra no domínio das opções de cada um.

É curioso que exista esta especificidade, quando o Avalanche não tem este tipo de restrições.

Acho que com esta troca de ideias, e o feedback dos participantes no próximo fim-de-semana, se podem limar umas arestas e afinar a coisa para 2011.
 

Juanita

New Member
Ludos, obrigada pelo comentário.

As vossas sugestões vão chegar até aos organizadores.

Tratando-se de uma nova experiência, todos os comentários são bem vindos.

Domingo lá estarei para tirar umas fotos e partilhar convosco.

Já me chegou a informação que neva em Trevim, por isso é uma prova onde só resistem os melhores!;)
 

Juanita

New Member
Deixo-vos o comentário recebido em Press Release da equipa TEAM BERG CYCLES | SPORT ZONE | SHIMANO:


Em relação a eventos, Marco Fidalgo, Bruno Alcides e outros atletas da equipa, vão marcar presença no próximo dia 5 de Dezembro na Lousã, lugar que receberá o evento TRIBIKE. Esta é uma competição que reúne o Cross Country (20 Km’s), Ciclismo (25 Km’s) e Down Hill (10 Km’s), sendo possível participar em equipa de 3 elementos ou a solo.


“Irei fazer um pequeno teste e rodar com toda a destreza possível. Será um óptimo desafio pessoal e profissional, já que a dureza será o apelido do evento. No fundo irei competir com a cabeça sem deitar algo a perder, como é natural nesta na pré-época.”- refere Marco Fidalgo
 

Nozes

Active Member
E eu lá estarei!
Além de ter as 3 bicicletas necessárias,tenho a "falta de juízo" necessária para me meter a 55km na serra da Lousã em Dezembro,com previsão de chuva e vento forte.
Para quem não conhece a Lousã e os seus trilhos,a descida não é recomendável fazer com uma bike de xc adaptada,o btt aqui é levado a sério,e quando se fala de downhill,é mesmo downhill a sério.
Como a sério é a subida de estrada,são mais de 26 km apenas com uma descida de 400m,todo o resto é a subir!

Até domingo!
 
Eu tinha vontade de participar a solo, mas a parte de ter que arranjar uma bicicleta de downhill é muito complicado, já para não falar que até desço razoavelmente bem mas a ser um percurso de verdadeiro donwhill é logo um factor psicológico preponderante para não participar, é que não tenho feitio para fazer descidas a pé! lol
Dou os parabéns a organização pela iniciativa, e para o ano se metessem mais informações sobre a dificuldade da descida teria muito gosto em participar.
Fazerem o evento mais cedo, tipo principio de Novembro também ajudava devido às condições climatéricas.

cumps
 

xicoyote

New Member
Boa noite.
O montanha clube está de parabéns por esta excelente e original ideia de juntar as 3 principais vertentes do ciclismo.
Espero que corra tudo bem, e que todos os que participarem passem as dificuldades, pois será uma prova bastante dura principalmente por causa do frio e até possivelmente neve.
JK_Alentejano: penso que o objectivo da organização é mesmo fazer esta prova em Dezembro. Além das dificuldades naturais que qualquer prova tem, isto é, dureza, subidas, descidas técnicas..., a esta está associado o facto de ser em condições climatéricas possivelmente extremas (...e eu sei isto bem pois vivo muito perto). Por algum motivo o slogan da prova é: "estás preparado para este desafio: enfrentar a serra com chuva, vento, frio ou mesmo neve?"
Na minha opinião o conceito da prova está espectacular, sendo algo completamente diferente daquilo a que estamos habituados todo o ano. Penso que o êxito futuro da tribike, caso pretendam continuar, é manter esta originalidade, por forma a não ser só mais uma prova em Portugal.

Boas pedaladas
 
Bons dias, a cerca deste desafio tenho umas duvidas e queria ver se alguém me as podia esclarecer. A que horas abre o secretariado e a que horas se da inicio ao desafio.

Boas pedaladas.
 

Juanita

New Member
O que está previsto no Regulamento é o seguinte:

CONTROLE DOCUMENTAL E TÉCNICO:
O controle documental/técnico será efectuado no Secretariado do encontro, junto à Meta, a funcionar no dia 5 de Dezembro entre as 8H30 e as 10h00.


PARTIDA OFICIAL:
A partida oficial será dada em simultâneo para os atletas “Crosscountry” às 10 Horas.
 

Juanita

New Member
Adiamento do Tribike:
Em virtude das más condições atmosféricas dos últimos 2 dias, e as previsões não apontarem para melhorias, o Montanha Clube vê-se obrigado a adiar o referido evento. O nevão que caiu durante a noite passada, não permite chegar ao Trevim em segurança, não sendo assim possivel os autocarros e carrinhas transportarem... os atletas do "downhill".
Mais informação em: http://www.montanha-clube.pt
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Afinal, isto queria mesmo era uma participação a solo com uma BTT polivalente.
20Km de XC para aquecer, 26Km a subir pelo alcatrão, parte deles em neve, e uma descida que... :aiui:

Tomei a liberdade de alterar o titulo do tópico e a data no calendário do fórum ;)

Para quem não conhece a Lousã e os seus trilhos,a descida não é recomendável fazer com uma bike de xc adaptada,o btt aqui é levado a sério,e quando se fala de downhill,é mesmo downhill a sério.
Como a sério é a subida de estrada,são mais de 26 km apenas com uma descida de 400m,todo o resto é a subir!

Conheço uma infima parte da serra da Lousã, e de facto há lá trilhos a descer que são bem hardcore, mas também há outros acessíveis. É talvez um dos aspectos fantásticos daquela serra, há para todos os gostos :)
Há 3 semanas andei por lá, consegui fazer a maioria deles numa HT com 100mm, faltou-me só o "Kit de Unhas" do Tico para fazer tudo ;)
Desconheço o trajecto de descida, mas a organização estará seguramente habilitada a dizer quais as bicicletas que dão para descer aquilo...

IMG_6897.JPG


IMG_6901.JPG


IMG_6902.JPG


IMG_6884.JPG


Fantástico!
 
Top