Bom dia.
Queria apresentar a minha nova bicicleta mas antes conto o meu percurso no ultimo ano e a razão que a qual optei pela Trek Remedy
Depois de ter abandonado a competição (DH) no ano 2000 devido a lesão dediquei me aos estudos, pois é isto que me dá o sustento. No final do curso quis dar uma prenda a mim próprio por ter terminado o curso e pensei em voltar às bicicletas mas como não conhecia ninguém que andasse virei me para o motocross. No verão passado o meu irmão insistiu comigo para comprar uma bicicleta para dar umas voltas na minha nova cidade (Portimão) e conhecer uns trilhos.
Como queria uma bicicleta barata e mais voltada para o XC comprei a Trek Fuel Ex6´07. Inicialmente estávamos a andar uma a duas vezes por semana, cerca de 20 km (semanais). Entusiasmamo-nos e começamos a andar todos os dias de manhã antes do trabalho. Gradualmente aumentamos os km´s e estamos a fazer entre 20 a 25 km estrada/terra durante a semana e aos fins-de-semana vamos dar uma volta pelo campo mas muito raramente, pois ao fim de semana opto pelo meu outro Hobbie - o motocross.
Como sou um entusiasta do motocross e antigo piloto de Downhill, o bicho dos saltos de bicicleta e umas descidas mais agressivas começou a crescer. Isto tudo aliado ao facto de começar a conhecer mais pessoas que conhecem esta zona de Portimão /Monchique a qual sou novo por estas bandas abriu o apetite para uma bicicleta mais resistente e com mais curso.
No inicio do verão vendi a minha trek Fuel e fui à procura de uma bicicleta mais apropriada ao meu estilo. Comecei a procurar uma bicicleta de Freeride com cursos de 150 a 180 mm mas os pesos eram um pouco altos e nunca menos do que 15/16 kg. Comecei a investigar um pouco em vários fóruns e reparei no conceito ALL mountain e que está a crescer devido à sua polivalência.
Numa semana normal, eu ando à 2ª e 3ª Feira em estrada e estradão cerca de 20 a 25 km, à 4ª Feira à noite faço XC (cerca de 40 km); 6ª Feira outra vez estrada e estradão (20/25 km) e ao sábado ou domingo vou para a FOIA (Monchique) e venho a curtir até Portimão. São cerca de 2 a 3 Horas a curtir e quase sempre a descer.
A futura bicicleta tinha de ter uns requisitos que tracei para o meu estilo de condução e futuros trilhos, nomeadamente os seguintes:
- Curso mínimo de 150 mm a trás e à frente
- Travões hidráulicos com diâmetro mínimo de 180/185 mm com manete ajustável
- Peso reduzido (até 15 kg)
- Posição de condução confortável, agressiva e um pouco alta
- Uma geometria de quadro com um ângulo baixo para poder baixar o banco e se tornar mais fácil de controlar de traseira, tipo ângulo de bicicletas de Freeride (não sei explicar bem)
- Suspensões que tivessem uma opção que não bombeassem para passeios de XC ou mesmo um pouco de estrada.
- Material resistente para um uso mais agressivo
- Componentes bons para não andar a trocar ou pensar em tal
- Modelo recente
Investiguei, pesquisei e escolhi umas bicicletas nomeadamente a SCOTT RANSOM 30 e a 20, SANTA CRUZ NOMAD, CONNANDALE MOTO e a TREK REMEDY 8. Literalmente coloquei lado a lado numa lista os prós e os contras de cada uma e claro o valor de cada uma. Optei por estas por serem marcas com cartas dadas no mundo do "Mountain Bike" e por ter uma excelente relação com lojas que vendem estas marcas.
Tentei andar em todas as bicicletas e principalmente andei a investigar os podres delas e saber opiniões de utilizadoras além fronteiras. Além disto estive a fazer contas ao valor das bicicletas face aos componentes que traziam para comprar a melhor relação preço qualidade.
Desta escolha optei pela TREK REMEDY 8 devido a ser um modelo recente, de ter bons componentes: FULL XT, Rock SHOX LIRIC, Bontrager e fui vê-la ao pormenor a bicicleta. Adorei-a ao lado só estava a REMEDY 7 que não tinha muita piada e futuramente iria mudar sempre qualquer coisa. Fui para casa e andei a ver mais opiniões sobre a bicicleta e deparei me com um problema: ROCK SHOX Liric partia o U-TURN (o sistema que passava de 160 para 115 mm) Mas não foi isto que chateou-me e fui à loja buscar a menina. Rumei a Lisboa (a casa) e fui comprar a menina, mas quando cheguei lá aconteceu um desastre: vi a REMEDY 9, fiquei apaixonado, sem palavras para descrever. Eu tenho uma pancada pela cor branca e quando vi a cor aliada a uns componentes brutais (FOX, SRAM X0, etc) decidi optar por esta. Arruinei a minha carteira e tive de trazer o raio da bicicleta. Vim para baixo (Algarve) a fazer contas e mais contas e fiquei com a sensação que não devia ter comprado uma bicicleta tão cara e com uns componentes XPTO´s isso tudo desapareceu quando fui dar a primeira voltinha.
Caracteristicas:
Quadro: REMEDY 9 (branco perola e preto)
Suspensão Traseira: FOX FLOAT RP 23 XV (150mm)
Rodas: Bontrager Rhythm Elite
Suspensão - FOX 36 Float RC2 (20 mm de eixo)
Travões: Avid Juice Carbone 203 mm - frente e 185 mm trás
Shifters SRAM X-0, 9 speed w/MatchMaker
Desviador Traseiro: SRAM X0
Desviador Dianteiro: Shimano XT
Corrente e cassete: SRAM PG970 11-32, 9 speed
Cramalheira: Shimano XT
Pedais: PD - 540
Resto dos Componentes: Bontrager Race LITE
Pneus: 2.35 (maxxis)
Peso: 13 kg (sem pedais)
Primeira impressão:
Acho que é uma opinião geral para afinar estas suspensões, pois parece que é preciso tirar um curso para perceber mas com paciência tentei afinar a suspensão. Claro na primeira volta a suspensão de trás estava muito mole e a da frente muito dura.
Outra coisa que notei logo que não estava bem foi a Frente da bicicleta, muito alta e tive de tirar duas anilhas para baixar a frente, parecia uma Harley. Terceiro ponto que ainda me custa a adaptar é o barulho dos travões do AVID.
Mas fiquei surpreso com a bicicleta e adaptei me rapidamente a ela. No primeiro dia ficou-me a doer as costas mas adorei a bicicleta com a forma como ela lê o terreno.
De volta a casa tempo para colocar a bicicleta a meu gosto:
1º - Baixar a Frente (só retirei uma anilha, ficando só duas)
2º - Posição das manetes
3º - Chegar o selim para a frente para pedalar mais em cima do eixo do que mais atrás
4º - Ler manual da FOX e afinar as suspensões
5º - Pressão dos pneus (muito importante)
6º - Conferir se todos os parafusos estavam apertados e lubrificar
Na segunda volta com a bicicleta as coisas mudaram radicalmente para melhor. E só apetece andar e andar de bicicleta fazendo me esquecer da mota.
Após um mês de uso e com uns quantos km´s (+/- 350 km) já tenho uma opinião dela:
Subir Terra: Não é uma XC pura a subir mas não fica atrás. A suspensão traseira no modo PRO PEDAL não bombeia nada e a roda de trás agarra-se ao chão e não o larga. Não sinto necessidade de ter o bloqueio completo da suspensão traseira e da frente, facilmente adaptei-me
Subir Estrada: Aqui nota-se a geometria do quadro em que se pedala um pouco a trás. Os pneus largos ganham muito atrito e a suspensão da frente bombeia um pouco mas pronto não se pode ter tudo. Aqui sim sinto falta do bloqueio das suspensões.
Rolar: Novamente não é uma bicicleta pura de Xc que não se perde nada no andamento mas também não noto o facto de ter 160/150 mm e rola muito bem
Descer: Não existe palavras para descrever a sensação, parece o sofá lá de casa. É incrível como é fácil de descer e passar obstáculos, a conjugação entre as suspensões e a geometria do quadro são perfeitas.
Os aspectos negativos: Travões fazem um pouco de barulhos e "tremelicam" muito e o barulho é irritante. O poder de travagem é bom e têm se um bom poder de controlo mas o barulho não me fascina. Disseram-me que era normal nas medidas grandes mas mesmo assim não gosto do barulho. Outra coisa é o guiador que devia ser um pouco mais largo mas isso pode ser ao facto de estar habituado à largura da mota de motocross.
Não esperei para comprar a de 2009 porque já a vi e esta muito mais feia. Está polida em vez de branco e os componentes são identicos porque a Remedy saiu agora no final de Junho e os componentes já são de 2009.
Futuros Upgrades:
Colocação de uma guia de corrente inferior que dê para utilizar mudanças à frente
Retirar o prato de fora e colocar um prato de protecção
Substituir os pratos de 22 e 32 para 26 e 38. Modificação feita por um user: jmrgb
Conselhos:
Comprar um par de rodas mais resistentes para um freeride mais agressivo. No outro par de rodas meter uns pneus mais finos para as voltinhas de XC.
Um Conta-Km´s e um cardio: Para ficar registado a velocidade a que se vai pois é muita e o registo da pulsação para ir vendo que não esta morto ou a sonhar.
Aqui ficam umas fotos da máquina:
Melhores cumprimentos
Queria apresentar a minha nova bicicleta mas antes conto o meu percurso no ultimo ano e a razão que a qual optei pela Trek Remedy
Depois de ter abandonado a competição (DH) no ano 2000 devido a lesão dediquei me aos estudos, pois é isto que me dá o sustento. No final do curso quis dar uma prenda a mim próprio por ter terminado o curso e pensei em voltar às bicicletas mas como não conhecia ninguém que andasse virei me para o motocross. No verão passado o meu irmão insistiu comigo para comprar uma bicicleta para dar umas voltas na minha nova cidade (Portimão) e conhecer uns trilhos.
Como queria uma bicicleta barata e mais voltada para o XC comprei a Trek Fuel Ex6´07. Inicialmente estávamos a andar uma a duas vezes por semana, cerca de 20 km (semanais). Entusiasmamo-nos e começamos a andar todos os dias de manhã antes do trabalho. Gradualmente aumentamos os km´s e estamos a fazer entre 20 a 25 km estrada/terra durante a semana e aos fins-de-semana vamos dar uma volta pelo campo mas muito raramente, pois ao fim de semana opto pelo meu outro Hobbie - o motocross.
Como sou um entusiasta do motocross e antigo piloto de Downhill, o bicho dos saltos de bicicleta e umas descidas mais agressivas começou a crescer. Isto tudo aliado ao facto de começar a conhecer mais pessoas que conhecem esta zona de Portimão /Monchique a qual sou novo por estas bandas abriu o apetite para uma bicicleta mais resistente e com mais curso.
No inicio do verão vendi a minha trek Fuel e fui à procura de uma bicicleta mais apropriada ao meu estilo. Comecei a procurar uma bicicleta de Freeride com cursos de 150 a 180 mm mas os pesos eram um pouco altos e nunca menos do que 15/16 kg. Comecei a investigar um pouco em vários fóruns e reparei no conceito ALL mountain e que está a crescer devido à sua polivalência.
Numa semana normal, eu ando à 2ª e 3ª Feira em estrada e estradão cerca de 20 a 25 km, à 4ª Feira à noite faço XC (cerca de 40 km); 6ª Feira outra vez estrada e estradão (20/25 km) e ao sábado ou domingo vou para a FOIA (Monchique) e venho a curtir até Portimão. São cerca de 2 a 3 Horas a curtir e quase sempre a descer.
A futura bicicleta tinha de ter uns requisitos que tracei para o meu estilo de condução e futuros trilhos, nomeadamente os seguintes:
- Curso mínimo de 150 mm a trás e à frente
- Travões hidráulicos com diâmetro mínimo de 180/185 mm com manete ajustável
- Peso reduzido (até 15 kg)
- Posição de condução confortável, agressiva e um pouco alta
- Uma geometria de quadro com um ângulo baixo para poder baixar o banco e se tornar mais fácil de controlar de traseira, tipo ângulo de bicicletas de Freeride (não sei explicar bem)
- Suspensões que tivessem uma opção que não bombeassem para passeios de XC ou mesmo um pouco de estrada.
- Material resistente para um uso mais agressivo
- Componentes bons para não andar a trocar ou pensar em tal
- Modelo recente
Investiguei, pesquisei e escolhi umas bicicletas nomeadamente a SCOTT RANSOM 30 e a 20, SANTA CRUZ NOMAD, CONNANDALE MOTO e a TREK REMEDY 8. Literalmente coloquei lado a lado numa lista os prós e os contras de cada uma e claro o valor de cada uma. Optei por estas por serem marcas com cartas dadas no mundo do "Mountain Bike" e por ter uma excelente relação com lojas que vendem estas marcas.
Tentei andar em todas as bicicletas e principalmente andei a investigar os podres delas e saber opiniões de utilizadoras além fronteiras. Além disto estive a fazer contas ao valor das bicicletas face aos componentes que traziam para comprar a melhor relação preço qualidade.
Desta escolha optei pela TREK REMEDY 8 devido a ser um modelo recente, de ter bons componentes: FULL XT, Rock SHOX LIRIC, Bontrager e fui vê-la ao pormenor a bicicleta. Adorei-a ao lado só estava a REMEDY 7 que não tinha muita piada e futuramente iria mudar sempre qualquer coisa. Fui para casa e andei a ver mais opiniões sobre a bicicleta e deparei me com um problema: ROCK SHOX Liric partia o U-TURN (o sistema que passava de 160 para 115 mm) Mas não foi isto que chateou-me e fui à loja buscar a menina. Rumei a Lisboa (a casa) e fui comprar a menina, mas quando cheguei lá aconteceu um desastre: vi a REMEDY 9, fiquei apaixonado, sem palavras para descrever. Eu tenho uma pancada pela cor branca e quando vi a cor aliada a uns componentes brutais (FOX, SRAM X0, etc) decidi optar por esta. Arruinei a minha carteira e tive de trazer o raio da bicicleta. Vim para baixo (Algarve) a fazer contas e mais contas e fiquei com a sensação que não devia ter comprado uma bicicleta tão cara e com uns componentes XPTO´s isso tudo desapareceu quando fui dar a primeira voltinha.
Caracteristicas:
Quadro: REMEDY 9 (branco perola e preto)
Suspensão Traseira: FOX FLOAT RP 23 XV (150mm)
Rodas: Bontrager Rhythm Elite
Suspensão - FOX 36 Float RC2 (20 mm de eixo)
Travões: Avid Juice Carbone 203 mm - frente e 185 mm trás
Shifters SRAM X-0, 9 speed w/MatchMaker
Desviador Traseiro: SRAM X0
Desviador Dianteiro: Shimano XT
Corrente e cassete: SRAM PG970 11-32, 9 speed
Cramalheira: Shimano XT
Pedais: PD - 540
Resto dos Componentes: Bontrager Race LITE
Pneus: 2.35 (maxxis)
Peso: 13 kg (sem pedais)
Primeira impressão:
Acho que é uma opinião geral para afinar estas suspensões, pois parece que é preciso tirar um curso para perceber mas com paciência tentei afinar a suspensão. Claro na primeira volta a suspensão de trás estava muito mole e a da frente muito dura.
Outra coisa que notei logo que não estava bem foi a Frente da bicicleta, muito alta e tive de tirar duas anilhas para baixar a frente, parecia uma Harley. Terceiro ponto que ainda me custa a adaptar é o barulho dos travões do AVID.
Mas fiquei surpreso com a bicicleta e adaptei me rapidamente a ela. No primeiro dia ficou-me a doer as costas mas adorei a bicicleta com a forma como ela lê o terreno.
De volta a casa tempo para colocar a bicicleta a meu gosto:
1º - Baixar a Frente (só retirei uma anilha, ficando só duas)
2º - Posição das manetes
3º - Chegar o selim para a frente para pedalar mais em cima do eixo do que mais atrás
4º - Ler manual da FOX e afinar as suspensões
5º - Pressão dos pneus (muito importante)
6º - Conferir se todos os parafusos estavam apertados e lubrificar
Na segunda volta com a bicicleta as coisas mudaram radicalmente para melhor. E só apetece andar e andar de bicicleta fazendo me esquecer da mota.
Após um mês de uso e com uns quantos km´s (+/- 350 km) já tenho uma opinião dela:
Subir Terra: Não é uma XC pura a subir mas não fica atrás. A suspensão traseira no modo PRO PEDAL não bombeia nada e a roda de trás agarra-se ao chão e não o larga. Não sinto necessidade de ter o bloqueio completo da suspensão traseira e da frente, facilmente adaptei-me
Subir Estrada: Aqui nota-se a geometria do quadro em que se pedala um pouco a trás. Os pneus largos ganham muito atrito e a suspensão da frente bombeia um pouco mas pronto não se pode ter tudo. Aqui sim sinto falta do bloqueio das suspensões.
Rolar: Novamente não é uma bicicleta pura de Xc que não se perde nada no andamento mas também não noto o facto de ter 160/150 mm e rola muito bem
Descer: Não existe palavras para descrever a sensação, parece o sofá lá de casa. É incrível como é fácil de descer e passar obstáculos, a conjugação entre as suspensões e a geometria do quadro são perfeitas.
Os aspectos negativos: Travões fazem um pouco de barulhos e "tremelicam" muito e o barulho é irritante. O poder de travagem é bom e têm se um bom poder de controlo mas o barulho não me fascina. Disseram-me que era normal nas medidas grandes mas mesmo assim não gosto do barulho. Outra coisa é o guiador que devia ser um pouco mais largo mas isso pode ser ao facto de estar habituado à largura da mota de motocross.
Não esperei para comprar a de 2009 porque já a vi e esta muito mais feia. Está polida em vez de branco e os componentes são identicos porque a Remedy saiu agora no final de Junho e os componentes já são de 2009.
Futuros Upgrades:
Colocação de uma guia de corrente inferior que dê para utilizar mudanças à frente
Retirar o prato de fora e colocar um prato de protecção
Substituir os pratos de 22 e 32 para 26 e 38. Modificação feita por um user: jmrgb
Conselhos:
Comprar um par de rodas mais resistentes para um freeride mais agressivo. No outro par de rodas meter uns pneus mais finos para as voltinhas de XC.
Um Conta-Km´s e um cardio: Para ficar registado a velocidade a que se vai pois é muita e o registo da pulsação para ir vendo que não esta morto ou a sonhar.
Aqui ficam umas fotos da máquina:
Melhores cumprimentos