29er Trek Gary Fishersuperfly 100 elite

vpenela

New Member
Olá pessoal

Queria partilhar a minha experiência na Gary Fisher superfly 100 (suspensão total) para quem possa fazer confusão.
Andei pouco mais de 20 Km, pelos mesmos trilhos que costumo andar com a minha Fuel ex, os pontos positivos que encontrei foi o posicionamento que se apresenta muito mais natural do que na minha, em estrada não há quem a pare. Em descidas sinceramente não notei que fosse melhor, nem mais segura e muito menos mais divertida do que a minha. Praticamente não se consegue arrancar do chão. Fiz subidas em pedra fixa e solta e tive exactamente as mesmas dificuldades de as transpor se não mais, uma vez que se nota muito a necessidade de esforço acrescido nas subidas.
As rodas com que andei eram um pouco pesadas o que fazia com que isso se revelasse no seu comportamento, parece que sente mesmo as rodas a puxar para os lados principalmente quando se anda mais devagar.
A Fox 100mm acaba por absorver muito bem as irregularidades maiores, mas nas menores parece que estás com a suspensão bloqueada, o amortecedor por sua vez é notável, não bombeia nada nas subidas em Propedal, no entanto se passares sobre um obstáculo maior, absorve-o completamente mantendo sempre a roda no chão com uma leitura impressionante.
Gostava de saber a vossa opinião. Se foi apenas impressão minha ou até fruto de um andamento muito curto.
_LLC3203-bike-small.jpg
 
Last edited:

jaba

Member
Se houve coisa que notei na 29er que tive foi a facilidade nas descidas e na transposição de obstáculos...a rolar é superior às 26, quanto ao resto, tudo idêntico.
 

vpenela

New Member
Engraçado ser da minha opinião. Estava a ficar preocupado uma vez que tudo o que leio sobre a apreciação desta bike e das 29er em geral é que são uma super-revelação do milénio, melhor em tudo excepto nos trilhos mais técnicos e singletracks.
 

kostaviks

Member
Pois a minha opiniao é mesmo a de que sao superiores as 26 mas nao em fs.
Acho que ta tera grande interesse optar por uma fs de 29 quando uma das grandes mais valias das 29 em relaçao as 26 é o conforto e posiçao de conduçao, o que com uma rigida se consegue de forma muito substancial mas sem prejudicar a questao peso que nas 29 me parece ser o unico senao!!! E essa bicicleta é mttt pesada....
Mas é a minha opiniao. Abraço
 

vpenela

New Member
Ele realmente apresentou-se-me pesada o que me admirou bastante uma vez que é de carbono, os periféricos fazem mesmo muita diferença...
 

vpenela

New Member
Acabei por comprar esta bike e fui dar uma volta bem maior do que o costume. 60 Km sempre a bombar e reconsidero o que disse acerca da bike. Ela voa e não é apenas em estrada, nas descidas técnicas, não lhe acontece como às 26 que vão diminuindo a velocidade devido aos obstáculos, vai sempre a voar e cada vez mais depressa e com uma segurança surpreendente. Curvar revela-se uma tarefa muito mais segura ou pelo menos transmite essa percepção. Não senti nenhum tipo de limitação nos singel tracks em relação à sua manobralidade, até me senti muito mais ágil do que na 26. Cada vez que pedalava após as pausas das descidas era como se fosse catapultado para a frente, tal é a sensação de potência. Devo dizer que mudei as rodas para umas American classic e o pedaleiro agora é um XTR. A próxima coisa a mudar será o desviador traseiro e o manipulo que são X9 da SRAM. O desviador deixa a corrente saltar para todo o lado porque não tem capacidade de tensão o que faz com que nas decidas salte a corrente por diversas vezes do prato da frente e o manipulo tem rapid fire a descer mudanças mas não a subir, não que faça muita diferença porque aumentar a mudança faz-se geralmente de forma mais progressiva do que descer no entanto acontece por vezes no final de uma subida haver uma grande descida...
Concluindo realmente sinto que é um avião e que merece que se lhe dê muito calor...que é o que eu pretendo fazer. Este fim de semana próximo. Lamego Btt Nos Trlhos das Operações Especiais, aí vou eu.
 

lucelima

New Member
Bela bike .
Mas a prova "BTT nos trilhos das Operações Especiais em Lamego" é dia 27 de Maio. Lá estaremos.
Boas pedaladas.
 

MeridaBikes

New Member
Amigo, essa Bike já está ensinada, foi Campeã Nacional o Ano Passado de XCO e XCM aos Comandos do Chefe Rui Lavarinhas. Essa Bike antes de ser desmontada tava com um Equipamento especial, agora já não está assim nada do outro Mundo, vê se metes um Materialzinho nessa Trek. PS: Eu adoro esse Quadro e a Montagem anterior.

Abraço;)
 

vpenela

New Member
Tens toda a razão, no entanto como não é um cavalo, ainda lhe tenho que lhe ensinar tudo o que deve fazer e quando. Quanto ao material não preciso de tudo aquilo que ele tinha montado, no entanto já lhe mudei o pedaleiro e as rodas, já não foi mau...nada é estático tudo é dinâmico...
Abraço
 

CUBE_LTD

New Member
A bike na minha opinião é muito bonita.
Não senti nenhum tipo de limitação nos singel tracks em relação à sua manobralidade, até me senti muito mais ágil do que na 26.

Aqui acho que estás a ser tendencioso as 29er nos singletracks são menos manobráveis e piores que as 26.
A subir precisas de mais pernas o restante dou-te razão melhor transposição de obstáculos, melhor tracção e melhor estabilidade.
 

LuisPita

New Member
TDI_2L,

Não querendo de algum modo colocar em causa a sua opinião, mas interrogo se já experimentou uma 26 e uma 29 num trilho bastante técnico para poder formular essa opinião.
Se o piloto não tiver técnica nem com uma 26 lá vai.
Com quase 20 anos de BTT dos quais 19 em 26, posso dizer que ao final de uns meses com 29, não noto diferença nenhuma pelo contrário.
É rápida, e acabei por fazer com maior facilidade partes bastante técnicas comparativamente quanto tinha a 26.
E estou a falar da Sicó pura e dura!
Muitos singles com bastante pedras.
Mas isto é como tudo, quem não tiver pernas e técnica só de mota e mesmo assim....
Mas também é só uma opinião!
O que interessa é que a bike que temos nos dê gozo!

Boas pedaladas,
 

vpenela

New Member
Nem eu diria melhor. A verdade é que disse o que disse por a minha anterior bike ser uma 26 a qual já tinha desde 2008. Comprar agora uma 29er foi puramente uma coincidência, estava em promoção por ser a bicicleta do Lavarinhas do campeonato passado e aproveitei. Tem quadro de carbono e sempre quiz ter uma suspensão total de carbono e pelo preço valeu. Querendo dizer com isto que é impossivel estar a ser tendencioso uma vez que até nem tinha impressão nenhuma formada quanto a este tipo de bike e só estou a dizer o que senti. Claro que o facto de ser uma Trek e ser uma das melhores da sua categoria e a Geometria G2 ajudam de sobremaneira no que se refere ao seu comportamento exemplar nos singletracks. Podes ir ver às diversas opiniões nos sites da especialidade.
 

CUBE_LTD

New Member
Já experimentei 29er caso contrário não formulava opinião, andei por 2 vezes numa KTM Ultra 1.29 na Arrábida pelos mesmos trilhos que costumo fazer de 26 mas como em tudo são opiniões tudo tem vantagens e desvantagens.

Abraço aos 2 :cool:
 

gfilipe

New Member
do pouco que ja exprimentei numa 29 achei-a bastante estranha.Mas nao posso dizer pior, foi apenas uma primeira impressao!
 

vpenela

New Member
Tens que experimentar novamente e num circuito com alguns quilometros, com todo o tipo de trilhos. Vais ver a diferença
 

LuisPita

New Member
Exacto vpenela!
Nem mais, poucos km não dá para testar as potencialidades das 29.
Primeiro estranha-se e depois entranha-se!
 

gfilipe

New Member
acredito que sim, e penso que é geral o facto de se estranhar numa primeira impressao e depois se acabar " rendido".
Ainda assim prefiro as tradicionais 26´ .. até porque pela estetica as 29´ainda nao me convenceram, so vejo roda;)

abraco.
 
Top