Treino em Rolos

jnnunes

New Member
Boas.

Acham possível acompanhar a evolução dos meus colegas que treinam 2 ou 3 dias á semana bem puxados na estrada fazendo eu apenas rolos visto que não tenho tempo de o fazer na estrada por falta de tempo e conseguir acompanhá-los ao fim de semana na estrada?

Obrigado
 

Holy

New Member
Sinceramente...é difícil, mas que vais melhorar lá isso vais.

Tens de ter perceção que nos rolos não podes ficar a engonhar, tens de puxar pelo corpo para ele se acostumar e dependes apenas de ti visto que vais estar sozinho.
Metes uma música com boa batida e segues isso durante 1 ou 2 horas.

No fds se não os acompanhares a 40, acompanhas a 30-35, não me parece que eles fiquem assim tão chateados até porque depois hás-de lá chegar ;)
 

Holy

New Member
Ricardo, que bici queres usar para o rolo?

Eu por exemplo tenho um rolo que funciona em estrada mas não funciona com BTT.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Eu acho que depende muito dos rolos.

A experiência que tenho com rolos é diferente da que muitos amigos meus têm. Há quem fale em ver dvd's, TV, ouvir música...

Quando fiz rolos nuns Tacx daqueles que dão para ligar ao pc, saía de cima da bike completamente encharcado em suor, e com as pernas a tremer das cargas que dava.
Adicionalmente achei aquilo interessante e motivante por ver que o meu débito de watts para os mesmos treinos estava a aumentar.

Os rolos terão sempre o inconveniente de serem aborrecedores, sobretudo comparados com as voltas que podes fazer na rua. Tem que haver motivação e dedicação aquilo, como disse o Holy, se vais para cima da bike na ronha, sem forçares a coisa, o rendimento daquilo vale o que vale. A questão da duração também é importante. Eu fiz treinos de cerca de 1h, e nessa altura notei que quando ia para o mato a primeira hora e meia estava bastante forte, mas depois quebrava significativamente.

Não segui nenhum método de treino, fazia apenas graus de dificuldade intervalados, com aumento gradual de carga/resistência. Acredito que com método, rigor e duração em horas apropriada pode ser tão bom ou melhor que treinos na estrada. É preciso é muita força de vontade.

costaricardo faz uma pesquisa no fórum, já existem variadíssimos tópicos sobre rolos (produto em si).
Este tópico está vocacionado para outro tipo de discussão :wink:
 

nirvugo

New Member
jnunes, a meu ver existem dois factores importantes no treino em rolo: motivação (com vista a um objectivo) e capacidade de sofrimento. O primeiro vai permitir-te evoluir progressivamente e o segundo vai fazer com que ultrapasses as dificuldades resultantes de estar sozinho, "imóvel" a fazer um esforço brutal sem teres qualquer distração natural (podes sempre levar música ou ver Tv mas não é a mesma coisa que estares lá fora). Seachares que consegues suportar as sessões de treinos (sem fazer batota) tens várias disponíveis aqui pelo fórum.
 

canuco

New Member
Eu tenho uns rolos da Tacx, o I-Magic, ou seja é um rolo completo, dá para ligar ao pc e fazer corridas online.
Resumindo, se souberes o que queres e se seguires um bom programa de treino, podes evoluir bastante, mas pedalar na rua é sempre pedalar na rua...o treino indoor é sempre preferível para apurar a pedalada, melhorar a resistencia, a potencia, etc..
 

Power2Sports

New Member
Boas a todos
Eu tambem faço 80% dos meus treinos em rolos devido ao mesmo problema (falta de tempo) faço cerca de 2h 3a4 dias por semana e ao fim de semana ando com a malta na boa seja a treinar ou seja em maratonas de 80 ou mais kms.
Por isso se tiveres força, motivação e determinação vais conseguir os teus objetivos.

Cumps

WWW.POWER2SPORTS.COM
 

ricardo_BH

New Member
Boa dia,

A minha pergunta não é propriamente uma resposta ao tópico, mas como penso que está relacionada aproveito para perguntar.

O Power2sports diz que faz treinos de 2h nos rolos. Eu li algures num site que o máximo que se devia andar era 1h, devido ao nível de desidratação. Aliás, dizia também que era bom treinar 2h, mas repartidas. Ou seja, uma 1h de manha e a outra à noite, por exemplo.

Alguém, caso saiba, poderá me esclarecer em relação a esta situação (desidratação).

Peço desculpa a quem iniciou o tópico por me estar a aproveitar para fazer outra pergunta.

Cumprimentos..
 

Power2Sports

New Member
Boas a todos
Caro amigo RICARDO_BH quanto a desidratação e conviniente beber muitos liquidos enquanto se faz rolos, eu bebo em cada sesão de 2h cerca de 1.5L de agua com esotonico, se for na estrada o mesmo tempo so bebo cerca de 500ml ai esta a devida compensação.

JNNUNES os rolos que tenho são os ELITE CRONO

Cumps RUI

www.power2sports.com
 

mago

New Member
Viva,

Sempre treinei muito em rolos. Quando era profissional de estrada usava-os para fazer treinos específicos de contra-relógio. Sempre achei que este tipo de treino tão exigente é mais perfeito em cicloergometro (rolos com carga regulável). Cerca de 20% do meu treino, era em cicloergometro.

Agora quando pretendo preparar alguma aventura de BTT mais exigente, recorri também ao treino em rolos, até porque durante a semana só tenho disponibilidade para treinar a partir das 19h30, e para fazer no máximo 1h30 de treino prefiro fazer um treino de qualidade nos rolos que sair para a estrada/mato com luzes e pedalar só por pedalar. Cerca de 50% do meu treino é em cicloergometro.

Nunca fiz mais que 1h45 numa sessão de rolos. Em media faço 1h00-1h15. Durante esse tempo bebo 1,5 litros de bebida isotónica (mas mais diluída). Esses treinos são sempre controlados por tempo + watts ou Slope (% de inclinação) + cadência. Raras vezes por frequencia cardiaca, e nunca por distancia ou velocidade.
Para me motivar para estas sessões de treino, basta-me música com boa batida nos ouvidos e ter a informação do monitor dos meus rolos :) Importante escolher um lugar arejado (rua, garagem com portão aberto, varanda ou em ultimo caso uma ventoinha pela frente).

Eu, ao contrário da maioria, prefiro treinar nos rolos que ir para a chuva.

Bons treinos,
 

Jo@o

New Member
No rolo controlas as series. controlas o esforço que queres fazer, no terreno tens a dificuldade que o terreno te dá, nunca consegues controlar.

Eu tenho feito muito rolo e é bastante duro (se não andarmos numa de passeio).
 

Carlos_G

New Member
Boas

eu adquiri uns rolos dos baratinhos a umas semanas pela falta de tempo e agora para o inverno tbm
faço treinos de cerca de 45min, as vezes 30min qd me sinto mais cansado
nunca tinha suado tanto a "andar de bike" como nos rolos, dai a desidratação
até agora estou a gostar, mesmo que n tenha muito tempo, no rolo 30min de manha dão aquele bem estar e até o dia nos corre melhor

se tiverem alguma sugestão para os treinos era util para mim tbm
pois eu faço uns 6-7min lento pa aquecer
depois começo a puxar por mais uns 8-10min
volto ao lento pa recuperar... e assim sucessivamente

cump
 

Fourmag

Member
Boas,

As dificuldades não se prendem apenas devido ao terreno mas principalmente devido ao trânsito. Já tentei fazer séries em estrada mas há sempre trânsito e torna-se impossível realizar as séries de forma eficiente. Nesse aspecto o rolo é o ideal. É o que eu faço e tenho-me sentido bastante bem na bike nestes últimos tempos.

Paulo Vides
 

canuco

New Member
Existem treinos especificos que são mais facilmente concretizados no rolo do que na rua...o treino de potencia, a cadencia, pedalar só com uma perna, a inclinação, etc etc etc. O rolo tem de ser encarado como uma ferramenta de trabalho, muitos ciclistas profissionais não passam sem ele.
 
Top