Treino em Rolo, com Suplementação

amelia

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

Boa noite a todos,

Dado o muito interesse e algum misticismo que existe em torno do "Treino em rolo", não é de admirar que os tópicos relacionados com cycling, rpm, rolos, indoor cycling, etc se multipliquem.

Mas, sendo este tópico criado pelo A. Girão, pessoa de créditos firmados no btt português e com formação em desporto, lá decidi dar aqui uma espreitadela a este tópico. e como esperava, este tópico está interessante e ensina efectivamente a usar bem o rolo.

Por ter gosto e muitas dúvidas sobre treino em rolo, decidi tirar o curso de certificação de instrutores de cycling da Schwinn Indoor Cycling, e dou o meu dinheiro por bem empregue.
Com um bom programa de treino indoor conseguem-se benifícios que são trasferíveis para a btt verdadeira. Notar que a bike estática simula os estímulos da btt, mas não é btt! Btt só na estrada ou no monte, caindo se for preciso ;)
Mas consegue-se melhorar tecnicamente e ganhar força "útil" para ciclismo.
As aulas Schwinn Indoor Cycling não são todas iguais. Existem aulas nas quais se faz trabalho de recuperação (baixo endurance) e outras em que se trabalha simulação de subidas, alto endurance em recta, trabalho intervalado, etc.
As posturas são as mais próximas possival do ciclismo verdadeiro e não se faz nada coreografado (que é para a mal se concentrar na técnica). Aconselho-vos a incorporar estas ideias nas vossas sessões de treino, para quebrar a monotonia e ter resultados.

Outro inconveniente do cycling é a transpiração excessiva... por isso há que suplementar. Exemplo simples: umas pedras de sal no bidon e/ou comida mais salgada no fim do treino.

Boas pedaladas e que chova o que tiver de chover (para efeitos de treino, pouco nos influencia, lol)
 

super.byke

New Member
já que falamos de suplementação, qual a vossa opinião sobre a necessidade (ou não) de se tomar como complemento
- BCAA's
- ZMA
- Magnésium

justifica-se a toma destes produtos para quem faz sessões de treino de +- 1hora dia sim dia não?
 

TheShadow

New Member
Acho que uma boa bebida hidratante e rica em magnésio e electrólitos deve ser suficiente durante o treino.
GOLDRINK é a que uso nas voltas, mas para treino deve ser a mesma coisa.
 

Pedro_xpto

New Member
Boas Girão,

Antes de mais parabéns por este tópico, é um tópico que nesta altura do ano interessa a muita gente, a mim inclusive visto que a minha pré época é praticamente toda feita em rolos.

A minha questão não directamente a ver com esquemas de treino mas sim no próprio rolo visto que já deves ter experimentado. A muito que treino num rolo duplo, como se usava antigamente, já li algumas opiniões e dizem que é o mais real etc, mas o problema é que é difícil fazer sprints de pé, achas que o rolo normal é mais eficaz que o rolo duplo? Dentro dos Rolos ditos normais, um rolo sem regular a força no guiador é suficiente e joga-se com as mudanças ou é melhor um com regulação no guiador?

Grande Abraço

Pedro Amaro
 

Polegar

Active Member
Dentro dos Rolos ditos normais, um rolo sem regular a força no guiador é suficiente e joga-se com as mudanças ou é melhor um com regulação no guiador?

Grande Abraço

Pedro Amaro
[/quote]
Boas Pedro.

Eu tenho um rolo sem regulação no guiador no entanto penso que se for para treinar umas series a subir o com regulação no guiador em conjunto com as mudanças seja mais eficaz. Mas é apenas a opinião de um leigo na matéria :lol:
 

agirão

New Member
Amigos!

Após ter interrompido, durante este fim de semana, por participação na Maratona de Mirandela, hoje à noite retomarei este tópico!

Informo-vos que estou a desenvolver um Projecto para estar presente em vários locais, para partillhar, na prática, o treino em rolo, com quem o pretender. Já há lojas de bicicletas interessadas. Haverá uma inscrição que reverterá para Uma Pedalada Pela Mariana, inserida na Área de Projecto de duas Turmas minhas, do 5º Ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Cantanhede.

Irei dar mais indformações.
 

agirão

New Member
Amigos!
Sigo com muita atenção as Vossas dúvidas e tentarei dar o meu contributo para esclarecê-las. Pouco conheço do uso dos rolos duplos! Apenas me parece (repito, parece) que a concentração na tarefa ( treino ) será dificultada pela necessidade de equilíbrio.
Sobre BCA's, ZMA?s e Magnésio, o que aconselho é a toma de um bom suplemento que já os inclua, de parceria com um suplemento vitamínico. Há-os no mercado nacional. São as suplementações indicadas para o suporte de treino ( BCA's com vitaminas e sais minerais ) e para a recuperação ( sais minerais e ZMA'S). As diferenças são notórias. Existe a necessidade de alguma habituação, sobretudo pela excitação que podem provocar nos primeiros dias. Inferior à toma de um café, para quem não está habituado. Com a agravante de o café provocar ansiedade.
Irei colocar, em breve, mais duas, ou três sessões de treino.
 

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

Correndo o risco de colocar informação off topic, já que se fala aqui de suplementação, e NÃO querendo fazer publicidade, pois não me pagam para isso, encontrei esta informação sobre uma equipa de ciclismo nacional (http://prod.capoeirabeijaflor.com/downloads/AtletasOuro_2.pdf página 16)
"
ROTINA DIÁRIA em competição
• 7H30: DESPERTAR
• 7H45: PEQUENO-ALMOÇO:
Massas, pão, compotas, fiambre, queijos magros, café, iogurtes – SAFE (1), Intraxcell (3)
Uma hora antes da prova: L-carnitina (2gr), Magnésio (400mg), Extreme Cut Energy (2)
• 11H00: INICIO DA COMPETIÇÃO
Durante a prova: Extreme Gel, Goldrink, Inspire Outdoor, RPM bar, Supreme Gainers (3 medidas)
• 15H30-16h00: FINAL DA COMPETIÇÃO:
Supreme Gainers (3 medidas), LCarnitina (2gr), Intraxcell (3)
• 16H30-17H00: LANCHE:
cereais, iogurtes, pão, compotas – SAFE (1), Total Whey (2 medidas), Glutamina (3cáps)
• 18H00: MASSAGEM
• 20H00: JANTAR: Sopa, Arroz ou massa, carnes magras ou peixe, salada, fruta, sobremesa – SAFE (1)
• 23H00: deitar – ZMA (3caps) + Glutamina (3 caps)
"

Qual a vossa opinião sobre estes "auxiliares"????
 

NunoCoutinho

New Member
Mais parece uma lista de compras, que exagero. Para amadores, ou quem corre sem patrocinios façam as contas por mês para ter uma suplementação dessas, porque isso não será apenas nos dias de provas, mesmo diminuindo semanalmente seria uma factura muito cara. Depois há muita coisa que podemos fazer com uma alimentação mais correcta do que muitos fazem. Suplementação? Sim, mas não em excesso e apenas quando treinamos o suficiente para precisar dela, se andam ao domingo, esqueçam.

É importante antes de pensarem em ir as parteleiras buscar suplementos apreenderem o que devem comer antes, durante e depois de treinos e provas e saber o que cada alimento vai proporcionar ao corpo. Já há muita informação neste forum sobre isso, leiam. Se verem que treinam o suficiente para partir para suplementos, não caiam no excesso, não são os suplementos que vão pedalar por vocês.
 

agirão

New Member
Nuno!
Parte-se do princípio que um desportista, atleta, ou não, deverá comer de acordo com a dieta cultural em que está inserido! É um princípio basilar para a saúde!
O mesmo princípio que aponta o Nuno para a suplementação, deverá ser o orientador para a competição! Se só se anda ao domingo, não se deverá competir e, mesmo pelo poder da ubiquidade, não poderá andar e competir..!!
Quando falamos de suplementação, de treino, de "andar", de competir e de andar em provas, devemos espartilhar estes conceitos e clarificar "quem" deve fazer "o quê".
O treino desportivo implica esforços para além dos quotidianos e consequentes gastos. Logo, implicará reposição..!! É necessário é saber porquê, de quê, quando e como..!! Desde que as regras sejam respeitadas e o aconselhamento o seja de facto, não prevejo o perigo de o fazer, ou a "desnecessidade"!
Dentro em breve, estará disponível um CD ( sem fins comerciais), com aconselhamento, traduzido, ministrado por um dos sabedores mundiais do assunto!
A seu tempo será dado conhecimento.
Para os outros Amigos que colocam questões, debatê-las-emos mais tarde. Se eu não souber, informo-me, com técnicos seguros..!!

Até logo!
 

NunoCoutinho

New Member
Compreendo tudo isso, apenas acho importante haver uma ligação entre o tipo de treino, carga de treino e nível de suplementação necessário para o mesmo, isto para que não aconteça o que mais acontece em vários desportos e posso falar em especifico de musculação, passei por alguns ginásios e quando os frequentei vi muitos a fazer "10gr?! Oh meto 30...". Há quem não perceba mas em tudo há uma medida, para o ciclismo há várias pessoas sem conhecimentos sequer básicos de suplementação que chegam a uma loja e compram o que lhe apetece, "aquele parece giro".

O comentário que fiz foi apenas em referência ao que o user super.bike colocou. O tipo de suplementação que ali está é para um nível elevado de competição e para quem pode ter em casa essa quantidade e variedade de suplementos, nunca eu tomava 19 comprimidos num dia mais proteinas e L-carnitinas, para mim seria excessivo e não faria qualquer sentido.

Ficarei a aguardar essa informação que me ajudará a perceber melhor a suplementação e a escolha da mesma.
 

super.byke

New Member
Olá, chamo à atenção que a lista que coloquei é, pelo que está no PDF, a que era ministrada aos ciclistas da Palmeiras Resort/Tavira durante a Volta a Portugal
;)
é claro que isto deve ser um perfeito exagero para os amadores.... (nos quais me incluo)
Eu de momento apenas uso água simples... penso que está errado, devo usar uns sais... daí ter surgido a informação durante as minhas pesquisas ;)
 

NunoCoutinho

New Member
super.byke said:
Olá, chamo à atenção que a lista que coloquei é, pelo que está no PDF, a que era ministrada aos ciclistas da Palmeiras Resort/Tavira durante a Volta a Portugal
;)
é claro que isto deve ser um perfeito exagero para os amadores.... (nos quais me incluo)
Eu de momento apenas uso água simples... penso que está errado, devo usar uns sais... daí ter surgido a informação durante as minhas pesquisas ;)

E esqueceram-se ai de alguns suplementos que usam.... :lol:
Depende também dos amadores, há alguns que dedicam bastante ao ciclismo e treinam com regularidade, é tudo uma questão de medida.
 

agirão

New Member
super.bike

Interessante o post que colocas! Uma análise cuidada permite vários ensinamentos! Pode aquilatar-se da variedade de nutrientes ingeridos, bem como do timming da sua toma, face às necessidades decorrentes do momento do esforço. Pode extrapolar-se para o dia-a-dia e comparar com o equilíbrio energético para reposiição nutricional do cidadão comum.
Um aspecto interessante é a ingestão de preventivos às caimbras, como forma de retardar esse mal estar inibidor do bom rendimento desportivo.
Irei guardar este post para analisar muito cuidadosamente, pois entendo-o como muito útil!

Continua a pesquisa e coloca aqui os resultados! Agradecemos!

Um Abraço!
 

paulo pina

New Member
Tenho um rolo desses ditos normais, não tem regulação no guiador, mas tem no proprio rolo 10 posições. Não dá muito jeito de aumentar ou diminuir durante o treino. O que faço é colocar logo no início o nivel adequado ao treino que vou realizar.
A minha duvida é quanto ao "aperto" á roda ao proprio rolo. Poderei estar a apertar em demasia ou não a roda.
Uma outra coisa que já reparei é que a minha fc não sobe assim para os mesmos valores do que em estrada/mato. Andam mais baixas mesmo num treino bem puxadote.
Tipo, tenho 29 anos, 183cm e 72 kg, logo a minha fcM é de 191 bpm. Logo para fazer um aquecimento entre os 50% a 60% (96 a 115 bpm) até que a coisa está bem. Mas quando início o treino propriamente dito (70% - 134 bpm) a coisa implica mudanças mais pesadas para atinjir os 70%, logo andamento mais pesado, logo a cadêcia é menor, numa altura em que devemos tb treinar a cadência (superior a 90) nesta altura do ano. Estarei errado?
 

super.byke

New Member
Sim, estás errado.
Consegue-se aumentar a pulsação de 2 formas: aumentar a rotação ou aumentar a potência (metes velocidades)

Uma forma de fazeres subir rápido a pulsação é fazeres uns sprints ou pores-te em cranck's. Depois de atingires a pulsação é só manter...
O que sugiro é:
- 1º manter a rotação acima das 100 rpm
- 2º aumentar a potência (meter mudanças) até atingires a pulsação pretendida

Coisa interessante que verifiquei é que mantendo a mesma potência (mudança) e rotação dos pedais, a ferquência cardiaca aumenta ou diminui alguns batimentos dependendo da posição das mãos no guiador (por exemplo no caso das de spinning ou de estrada). No meu caso, quanto mais à frente coloco as mãos (consequentemente mais baixo fica o peito) mais aumenta o ritmo cardíaco ;)
 

agirão

New Member
super.bike

Essa situação verifica-se pela maior, ou menor, pressão exercida pela pleura. Se tiveres uma boa tonificação abdominal consegues o mesmo efeito.

Amigos!
No que respeita à dosagem exercida por pressão sobre a hélice do rolo, não me parece ser de interesse relevante! A diferença de força exercida deve ser estabelecida pela desmultiplicação da bicicleta.
Eu anulei essa função do rolo. Cortei a espia e meti um serra-cabos..!!
Outra coisa que me faz confusão é tanta gente a falar de controlo de treino por monitor cardíaco. Isso será uma forma complementar de averiguação, tal como os testes de lactatos, as análises clínicas, os testes de performance...
O treino deve obedecer a uma programação alicerçada em diagnósticos, em objectivos por ciclos ( micro-ciclos, mega-ciclos ) e por um grande conhecimento do atleta, por si mesmo e pelo técnico, ou grupo de técnicos. Estes conhecimentos serão ao nível da capacidade física, da capacidade emocional, da capacidade de realização de trabalho pré-estabelecido.
O que se vai dizendo sobre novas metodologias, é fruto de modas passageiras, pouco fundamentadas em pré-conceitos de treino e em resultados por observação ciemtífica.

Como eu já afirmei aqui, desde os anos '60, com Van Acken, o treino deve ser fruto de uma programação bem fundamentada, e não pontual.
 
Top