Treino em Rolo, com Suplementação

elv1s

Member
Compreendo perfeitamente.

Exactamente partilhar experiências. Dai ter colocado as minhas dúvidas.

O que acontece é que os unicos dados disponiveis é que fazia x de média e agora faz y de média. Não fala em intensidades de esforço, em configuração da carga do rolo... etc etc. E como acho a frequencia cardiaca um bom indicador, pensei que o teria e podia dar informação sobre isso.

Eu por exemplo como experiencia pessoal, posso dizer que comecei com um percurso de 10km a fazer mais ou menos 20minutos sempre com as mesmas condições climatéricas, piso e pneus. Com +- 70%FCM de média.
Se fizesse o mesmo percurso com quase 85% de média o tempo baixava para 18 e qulquer coisa minutos. E a sensação de esforço era muito superior.

Agora, quando faço os 85% de média, a sensação de esforço é menor, e demoro menos tempo a completar os 10km.

A minha conclusão é quanto mais treino, mais sobe a FCM para a mesma "sensação de esforço". No entanto, o que está estudado e comprovado, é que quanto mais tempo se está em FC mais altas, mais tempo o corpo precisa para regenerar. E acho que o monitor é uma ferramenta essencial para gerir isto tudo.

Por exemplo neste momento estou a fazer um plano de treinos que sem o monitor... não dava.
 

agirão

New Member
elv1s

Irei colocar uma planificação de treino, que não coloque em risco o atleta e que todos possam fazer. Será dimensionado para adaptações. Individualmente, poder-se-á adaptar para a condição física que se tem.

Um exemplo: treino Spinning com um grupo de amigos em que um deles já teve um ligeiro problema cardíaco. Pela atenção que prestamos ( e, aqui, aparece o pulsómetro ), todos conseguimos realizar o trabalho. A frequência pode ser a mesma, variamos a carga da bicicleta.

Até mais logo!
 

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

Tópico interessante!!!
Eu tenho uma bike de spinning (Shwinn IC Pro) e estou a fazer uma adaptação do "Via Simples - 1ª parte". Como não tenho muito tempo faço o seguinte:

3ª - 1h05 hora a (145bpm) 70% da fcm (15 min warm up + 45 min 70% + 5 mim cool down)
4ª - 1h015 hora e 10 minutos a 70% da fcm (15 min warm up + 55 min 70% + 5 mim cool down)
5ª - 1h05 hora a (150 bpm) 75% da fcm (15 min warm up + 45 min 70% + 5 mim cool down)
(nestes 3 treinos tento manter a cadência entre as 100 e as 115 rpm, pelo meio meto uns sprints de 5 a 10 seg e 1 a 2 mim em crancks de 10 em 10 mim)

dom - 3h - volta de domingo (estrada) com os amigos

A ideia aqui é aumentas a ferquência cardiaca todas as semanas em 1% ou 2% mantendo o tempo

Consigo, para o nível de esforço programado, fazer médias de 30/32 km/h

Não faço BTT, apenas estrada

Apenas tenho bebido água simples, e no final sinto-me algo cançado. Será que estou a fazer algo errado?
 

elv1s

Member
Eu também estou a fazer esse plano.

Efectivamente estás a fazer uma coisa mal. É o facto de beber apenas água, pois esses treinos ainda são algo intensos durante mais de 1h... Aí já convém beber água com sais e hidratos.

Numa primeira fase desse plano, é normal algum cansaço mas não um cansaço tipo exaustão. Pois nesta fase os treinos são essencialmente aeróbicos.

Como os treinos são diários, convém ajustar bem a alimentação, embora o "bem" seja muito difícil de ajustar. É necessário uma ajudinha de alguém que perceba de nutrição ou já sabermos qualquer coisa.

Os tais suplementos, também serão essenciais para facilitar a recuperação. Há por aí muitas soluções para o pós treino. (solução fácil)

Mas no final do treino, calha sempre bem um sumo para repor hidratos e líquidos, e depois alimentos com bom aporte de proteínas, como iogurte liquido e queijo fresco. De preferência magro, pois nesta fase vamos ajudar a queimar mais algumas gorduras, e podemos aproveitar para procurar alimentos com menos gorduras.

Por experiência pessoal, noto que pequenos deslizes alimentares, como gorduras e fritos, pesam no treino seguinte. Para treinar bem, temos mesmo de dar o combustivel certo e saudável para o motor.
 

nirvugo

New Member
Boas,

Em relação à frequencia cardiaca a minha ideia é que para evoluir temos de ir subindo lentamente uma espécie de "degraus".. vamos levando o corpo a criar habituação a um determinado esforço de forma a que, repetidamente, o corpo se vá adaptando a esse esforço e nos seja mais facil aguentar determindo ritmo ou esforço. Pelo que li na net e pelo que ouvi de um amigo que se dá muito bem com um grande atleta do panorama nacional os treinos que esse atleta faz são na base de séries de esforço e descanço, tipo 6' de esforço 3' descanso X 6 repetições na primeira semana, 7' : 3' na 2ª, 8': 3' na 3ª e vão aumentando até aos 20'. Segundo sei eles medem o esforço pela pulsação e tentam andar sempre próximos do limite aeróbio. O corpo vai-se adaptando ao esforço e consegue aguentar mais tempo dentro da mesma pulsação. Claro está que para um treino destes é necessária muita disponibilidade, mental e de tempo.
Cumprimentos e boas pedaladas,

Hugo.
 

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

Olá elv1s,
Eu por falta de tempo faço o treino entre as 18h00 e as 19h00 ou entre as 20h00 e as 21h00. No final vou ao duche e finalmente janto o que a "maria" preparou :D
Efectivamente não devo estar a fazer a alimentação correcta, ...
no final dos treinos não fico exausto... apenas algum cançasso no final do 3º dia de treino consecutivo...

Ontem foi o 3º treino da semana (3 dias seguidos) e no final sentei-me no sofã antes de jantar, e só me apetecia dormir uma "sesta". Como não lanchei convenientemente, durante o treino de óntem senti fome...

No 1º dia parece que é bem fácil fazer 1h a 70%, mas no final do 3º dia a minha cabeça já diz " amanhã só quero sofã" :)

Outra coisa que noto é que é difícil fazer o tempo todo a 70%, então o que procuro é manter-me no intervalo 70% a 75%, nunca abaixo dos 70%, mas por vezes ultrapassa dos 75% (normalmente nos sprints)

na próxima semana vou manter os mesmos intervalos para garantir uma boa adaptação do corpo.

Quanto a treinar em Bike de spinning ou em rolos, sou da opinião que ajuda brutalmente a subir de forma... e é muito mais fácil fazer treino específico nestes aparelhos do que numa bike na estrada/monte
 

elv1s

Member
Acho que já estamos a entrar muito em offtopic. Se calhar continuamos depois em PVT.

Mas de qualquer modo ainda respondo aqui. Eu no ano passado não me sentia bem o suficiente para começar com estes treinos. Este ano já estou bem melhor e sinto-me muito bem a fazer estes treinos, e chego ao fim com a sensação de que podia ter puxado muito mais... e o objectivo destes treinos é mesmo esse, nunca ficar exausto, pois assim o corpo adapta-se melhor, em vez de se ver à rasca e destruirmos músculo.

Acho que precisas mesmo de começar com uma bebida energética(mais pelos sais e hidratação), e podes começar com algo simples e barato do género que se encontra no supermercado, ou testar mesmo com outras do mercado. Eu pessoalmente compro uma online que me fica em conta o preço ao kg. Acho que para os meus treinos de amador, chega bem.

Outra questão, o objectivo do treino é tentar manter a pulsação a 70% (na primeira semana) durante 1h, mas nunca deves andar muito tempo a mais que isso, tirando os sprints de 15 em 15 minutos. E sempre sprints curtos. Não deves é deixar cair a pulsação a mais de 10bpm desse valor. Suponhamos que o objectivo é andar a 145, tentas andar sempre perto de 145, se passas, tentas baixar logo, se baixa, tentas não deixar chegar a menos de 135. No final da hora, deves ter uma média de 145 ou próximo. A ideia é mesmo ir de semana em semana progredindo, com calma, sem carga excessiva, sem sentires esse cansaço tremendo.

Acho que estás a dar pouco tempo para o warm-up, principalmente agora com o tempo frio. E 5 minutos para o cool-down... é mesmo muito pouco. Repara que o agirão também já referiu que faz o cooldown por vezes quase 1h. Também concordo que muitas vezes este factor é negligenciado, e não parece ter muita importancia, mas tem.


Eu estou na segunda semana, e comecei com mais tempo que tu, faço 20 min aquecimento e 10-15 ou mais de cooldown (tb não tenho tempo para mais... mas devia). Os treinos começaram com 70% (142) e 75%(151) e 55m e 65m. E a mim custa-me às vezes é andar com a sensação que podia forçar mais. Mas vou manter isto para confirmar a progrssividade, e que realmente se evolui. Para mim é suposto chegar a Janeiro com treinos de 1h30 com 163bpm. Coisa que só faço agora nas provas, e preciso de dias para recuperar. Ora espero que, se estes treinos funcionarem como devem, faço numa semana em dias seguidos 90m a 157bpm, 100m a 157, 90m a 163, descanso e depois 90m a 163 de novo.

Neste momento, se tentar fazer algo parecido, fico completamente partido. Com os treinos progressivos, espero que não. Parece-me possivel.
 

nirvugo

New Member
Boas super.byke,

A mim acontece-me o mesmo... no 3º dia consecutivo de treino parece que o treino nunca mais acaba e fico todo "roto".. as vezes sento-me no sofa depois de jantar (eu treino entre as 19h30 e as 20h30) e acabo por "aterrar" e no dia seguinte sinto as pernas cansadas especialmente a subir escadas. Tem dias que chego ao rolo e em vez de fazer um treino normal opto por rolar mais tempo e depois quando me começo a sentir melhor aí sim começo a puxar e a encaminhar-me pro intervalo pretendido. Também não tenho grande cuidado com a alimentação "pós treino", como o que está na mesa.. quando muito faço um batido de frutas pra refrescar e saciar a sede (e a fome!!). No verão um batido de melacia com uvas e mto gelo é optimo!! :mrgreen:
 

sweetsilvestre

New Member
Grande António Girão!

Inúmeras vezes pedalei lado a lado contigo, ou atrás de ti, em maratonas nesta nossa Coimbra e arredores.

O teu vasto Curriculum, concede-te a honra de partilhar agora os saberes que chamas-te a ti durante décadas de treino e dedicação ao desporto.

A pergunta que tenho para ti é bastante simples. Em maratonas de btt de 3h-4h, " facilmente" a média de Fc é 175-185 ppm. Apesar de não possuir nenhum problema congénito no miocárdio, esta situção nao deixa de inquietar.

A minha Fc máx é 207ppm e em repouso bem treinado 45ppm mais ou menos.

É importante referir que a pulsação desce também bastante rápido, ou seja, sobe hipoteticamente aos 190ppm e desce para as 120ppm sem problema.


Pergunto-TE, a minha situção é preocupante?


Cumprimentos Girão


Bruno Silvestre
 

super.byke

New Member
Eu acho muito difícil andar sempre nos 70%, para isso não posso tirar os olhos do pulsómetro (é controlo a mais) por isso faço por nunca passar abaixo dos 70% e evito passar para cima de 75%.
desde que descobri umas músicas (http://cycleindoor.podomatic.com/) pois não tenho jeito para as montar que o treimo é mais fácil de fazer :)

Isto está mesmo a ficar off tipic, mas ajuda a enquadrar, aliás foi da maneira que publiquei o meu plano de treinos :mrgreen:
 

agirão

New Member
Bruno! Gostaria de saber o teu peso e altura e..se a barriguinha é proeminente..!!
Podem ser causas para o que apontas. Serão fáceis de resolver.

Como combinado, irei colocar sessões de treino possíveis de realizar por toda a gente, DESDE QUE ADAPTADO ÀS SUAS CONDIÇÕES FÍSICAS E ANÍMICAS..!!
Não faremos uma programação por micro-ciclos, mas por sessões, para que todos a possam realizar, sem a preocupação, ou a impossibilidade, de treinar em dias seguidos.
A parte inicial servirá para aquisição de condição física de base, para não haver contratempos e incapacidade de levar ao fim esta programação.
Material necessário: Bike; rolo; conta-quilómetros na roda traseira ( qualquer um dá, desde que se coloque o visor no quadro, junto ao guiador ); relógio- cronómetro, colocado no guiador da bike; bidon com sais minerais e, se possível, música ( afro-americana, kizomba..).
SESSÃO UM - 30' de aquecimento, com o ritmo que desejarmos; 30' com variações de ritmo aleatórias ( a música será a motivação maior ); 20 minutos lentos
( mais lentos do que a parte inicial ), alongamentos.
SESSÃO DOIS - 30' de aquecimento; 30' para a quilometragem que considerarmos fácil obter. Por exemplo 15 quilómetros. Estabelecemos o tempo por cada cinco quilómetros, por cada quilómetro...por aí adiante..!! É uma forma de passar o tempo! Exemplo fácil: terei que fazer 15 quilómetros em 30 minutos. Cada quilómetro será feito em dois minutos, cada 500 metros em um minuto. Esta conjugação entre o conta-quilómetros e o cronómetro, permite-nos passar o tempo mais facilmente!

Irão aparecer dúvidas! Falaremos delas e, depois, passaremos a mais sessões!
 

sweetsilvestre

New Member
Girão!

Barriga nenhuma 7% de tecido adiposo na cinta, altura 1,73m, peso 75kg!

Vo2máx- 67ml/kg/min.

Como disse atrás, apesar das médias altas de Fcmédia, não sinto quaisquer dores no tórax ( pulmões e coração entenda-se) quer durante quer após as maratonas.

Apenas perguntei porque é uma média bastante alta e penso até que ponto poderá não ser saudável.


Cumprimentos

Bruno Silvestre
 

VÍRUS

New Member
Bem, este Tópico é deveras interessante!!
Tenho uma bike de spinning, marca BH, modelo SB2. Ora, esta belezura trás um mini-computador onde se podem ver horas, temperatura, tempo de treino, calorias gastas e velocidade em Km/h. No entanto, sendo de spinning, os km não são reais, pois quanto mais «aperto», mais ela «puxa», mas menos a roda anda e, como tal, diminui a velocidade, o que torna dificil seguir as indicações que referiram em cima. Adoro pedalar nesta «menina» e tenho-me orientado pelo pulsómetro e seguido o treino «Via Simples» (Comecei esta semana...)
Será possivel remediar a referida falta e seguir à mesma as indicações do girão, que refere muito as RPM??? Não pretendo ser um campeão, apenas melhorar e minha performance :D
Agradeço desde já a atenção e espero aprender muito com vocês.
 

agirão

New Member
VÍRUS

De facto, há essa particularidade nas bikes de spinning. Mas, podes adaptar o treino. Aqui, será mais lógico utilizar música com diferentes tipos de " andamento ". Gravas um cd com, por exemplo, 10' de música mais movimentada, seguida de cerca de 5' de música mais lenta para recuperação. É um trabalho interessante ( o treino e a realização do cd ).

Podemos ir fazendo referência a este tipo de trabalho que eu também utilizo como treino complementar.

É uma excelente forma de treino.
 

TheShadow

New Member
Muito bom tópico.

Estou a ver rolos para comprar, apesar dos preços serem um pouco altos para a minha carteira.
A música arranja-se em qualquer lado :wink: :wink:
 

joaoneves

New Member
Bom dia,
Tenho uns rolos ja antigos, daqueles com 3 tubos, só posso regular os andamentos com as mudanças, da para aplicar esses treinos e como ?
Obrigado

João Neves
 

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

Boas, eu sou mais um que está a seguir o Via Simples.Vou na segunda semana, mas este tópico interessa-me bastante ;)
Como tenho uma bike de spinning para me orientar fiz o seguinte:
- coloquei um conta-quilometros com a medida da roda de incercia. Assim consigo fazer ideia dos km's/média que faço
- coloquei um conta-quilometros adaptado para medir a cadência da pedalada (a meu ver mais importante que o anterior)
(isto era material velho que tinha para lá encostado)
- finalmente o bendito pulsometro
- leitor de MP3

Agora tenho 3 visores para me ir entretendo :D

Como o Vírus disse, nas bikes de spinning não à o conseito de "meter mudanças", apenas se pode jogar com o variador de carga e com a cadência mas acho que seja suficiente.

Para mim acho que seja muito monotono andar 30 mim na mesma cadência e velocidade. Acho que o tempo passa mais rápido se fizer 1 mim em crancks a 70 rpm e 4 mim a 110 rpm (isto mantendo-se dentro da faixa 150 a 160 bpm e fazendo variar a carga na roda de inercia) repetindo 6 vezes já temos os tais 30 mim :)
 
Top