Treino de musculação para melhor rendimento

canuco

New Member
Estou a pensar comprar uma maquina de cargas guiadas, mas gostava de saber quais os melhores exercicios para obter melhor rendimento nas bicicletas...
ou seja gostava de saber como posso conciliar um treino de cargas guiadas orientado para o btt.
obrigado.
 
Queres uma opinião pessoal, esquece essa ideia, não iras ganhar muito, os treinos específicos com cargas são realizados no inicio de época e preparação de base muscular para iniciar treino de btt ou ciclismo.
Isto é a minha opinião, guarda o guito e faz é mais horas em cima da maquina com treinos específicos e variados.
Abraço.
 

subeskema

New Member
Também sou da opinião que exercícios de musculação durante a época não trarão ganhos significativos.

É mais importante talvez efectuar regularmente exercícios para prevenção de lesões e para compensação da parte superior do tronco (ombros e costas).

Aposta mesmo que te falte algum tempo em pelo menos uma boa sessão de alongamentos por semana de todo o corpo.

Podes saltar à corda, o saltar à corda vai criar resistência a impactos e aumentar a resistência ao ácido láctico. Mesmo parecendo um exercicio simples, ao fim de algum tempo de estares a saltar vais ver que começa a custar. Alternando pelas diversas formas de saltar trabalhas partes diferentes da perna.
 

Erdna

New Member
Vou ter que discordar do resto das mensagens aqui mencionadas...
Uma pessoa primeiro de tudo tem que trabalhar o corpo tudo não so as pernas, pois assim aparecem as ditas lesoes....
Eu defendo que um bom atleta deve ter o corpo tudo bem desenvolvido, assim como os atletas de triatlo assim bem o fazem...
Falando de musculão, isso depende do objectivo de cada um, o reforço muscular, isso sim e mais apropriado, as pessoas que detem abaixo do peso e que devem executar puro musculação, para ganhar peso e assim ter um peso idial para pratica, nem demasiado peso, nem pouco peso, e acima de tudo "secos"
 

canuco

New Member
A ideia seria mesmo trabalhar todos os musculos do corpo...mas sem prejudicar o andamento no btt.
Iria funcionar mais como um complemento ao treino.
 

canuco

New Member
Gostava de saber se há mais alguém daqui do forum se pratica musculação, combinado com o ciclismo.
Qual o treino que fazem?
 

SandraS

New Member
Bom, eu faço! Ando num ginásio, onde faço aulas de cycling + circuitos de musculação. Esse circuito é feito pelo professor , que depois de falar contigo, e tirar medidas, faz um percurso só para ti.. Eu, como desenvolvo mais as pernas, o meu circuito tem mais tronco. Faço sempre 20minutos de elíptica , e depois passo para os braços , ombros, abs , etc..
 
Mas a questão é mesmo essa, se queres ser competitivo em btt tens de suprimir as cargas para o trem inferior, como queres treinar eficazmente e em intensidade se estas constantemente a cansar o músculo com carga, da mas é preferência aos alongamentos.
No entanto não te esqueças que não tens só corpo da cinta para baixo, por isso o ginásio é bem vindo para o trem superior, umas boas series de braços, costas, peito, abdominal, etc..
 

jrosa

New Member
Pois é pessoal musculação é o que faço a cerca de 20 anos, mas agora fazendo btt é que é que a porca troce o rabo, pois é que se passa comigo é que eu tenho 100 kg, e faço musculação todos os dias de segunda a sexta, o meu treino de ginasio engloba o corpo todo e todos os dias faço cerca de 300 abdominais e uns 100 lombares, e tento andar de bike 3 ou 4 vezes por semana, e meu grande problema é que tendo este peso nas subidas é muito complicado porque podes ter muita força de pernas mas nunca consegues acompanhar o pessoal muito mais magro, eu tenho uns amigos que pesam cerca de 60kg como posso eu com o meu peso acompanha-los é impossivel, mas como ando em btt para me divertir nunca vou pra provas ficar á frente deste ou de outro quero é chegar ao fim e sem quedas e para divertir mais nada, musculação foi para tentar um corpo mais harmonioso, mas sei que perdendo peso poderia andar muito melhor mas isso para mim não quero, não me consigo imaginar pesando uns 70 kgs e ter um braço de 30 cms ou menos.

com cumprimentos
 

nunofernandes

New Member
Eu acho que a musculação é importante. No entanto não acho que a músculação no seu sentido mais clássico não seja o indicado: eu treino com muitas repetições, procurando a tonificação e resistência muscular. Experimenta fazer Body Pump ou procura treinar como tal e verás que o rendimento, passado uns tempos, vai aumentar de certeza.
 

canuco

New Member
Talvez me tenha exprimido mal, eu não quero fazer bodybuilding, só quero fazer uma manutenção aos musculos.
 

cogamer

New Member
No meu caso em particular o meu programa semanal é o seguinte:

1 x natação 40/45 minutos
2/3 x rolos 50 minutos (com variação de ritmos cargas e cadencias)
1 x btt 4/5 horas (60/80 km)

Faço este programa há cerca de 6 meses, excepto natação (há 6 anos), e dou-me lindamente com ritmos bastante aceitáveis e nas subidas sem qualquer dificuldade, pelo que considero o treino de musculação perfeitamente dispensável.
A minha próxima prova de fogo será no Alvalade Porto Covo.
 
Last edited:
Top