Picos da Europa 2022 - GRoad

davidream

Active Member
bOAS!
Aproveitando o Feriado do 16 Junho e possível ponte, eu e mais 3 camaradas do Pedal marcamos uma aventura de 4 dias pelos Picos da Europa.
Uma zona, um local, que desde há muitos anos me assombrava o pensamento, e curiosamente a cada passo surgia em conversas entre amigos.
Após alguma pesquisa e consideração, marcamos Cangas de Onis como base de operações para aquilo que viria a tornar-se uma das melhores experiências de Bicicleta que tivemos na vida! Mas isso explicarei mais á frente.
Arranjamos 3 tracks para três desafios diferentes e que possibilitassem o máximo de experiência na zona! Sendo uma oportunidade única para todos queria-mos aproveitar ao máximo a viagem.
Assim sendo, definiu-se:
O 1º dia era para fazer uma voltar circular tipo 360º aos Picos da Europa, permitindo uma visão completa de toda a zona! Coisa pouca portanto...
Após muita pesquisa( Wikilock/Strava e afins) lá se arranjou um track perfeito!

kTJk9MY.png


O 2º dia era para fazer uma das subidas míticas da região, Covadonga, e ir visitar os Lagos.
Mas como já era preciso ter em conta a sova do 1º dia, não fomos diretos á subida, mas sim fazer primeiro uma visita ao mar na costa norte, e depois sim, já aquecidos ir á luta em Covadonga. O track que arranjamos era baseado numa prova de estrada lá na região que encaixava no pretendido, só que apesar de tudo adicionou mais umas quantas subidas... o_O pelos vistos algumas das procuradas pelos aficionados lá do spot.

vYbs4Az.png


No 3º dia(não contentes) a ideia era dar ainda mais sova ás pernas...fazendo um pequeno desvio na viagem de retorno e ir visitar... Angliru!
Mantivemos a mesma filosofia, os primeiros Km's mais rolantes, antes da subida Infernal.

HlBbf0P.png


Como veem as coisas estavam no ponto para um grande empeno, e certamente muita superação!

- Os tracks que utilizamos estão aqui: Apesar do Fórum ser de BTT, é sempre um recurso a quem nos visita -

Usei o Booking para arranjar o apartamento, e como a reserva foi feita atempadamente o preço foi perfeitamente aceitável pelos 4.
Assim sendo no dia 16 estava-mos a sair num só veiculo com todas as "tralhas" :D e bicicletas rumo ao desconhecido!
Foram 4H30 de viagem, que com a excitação se fez a "planar".

ZPCezgc.jpg


Na chegada aproveitamos logo para descarregar tudo no apartamento, ir fazer compras num super local, e dar uma volta rápida ao centro da cidade.

ZpoB0bZ.jpg


3T7pTC2.jpg


AF3nxBn.jpg

kNi45Js.jpg

36qyPWh.jpg


Como havia tempo, fomos visitar a Basílica de Covadonga (até para tentar ter uma ideia do que íamos fazer de Bike :p)

bYc7X1k.jpg

xDisjKZ.jpg

fXuo9MF.jpg


Na 1ª noite aproveitamos para uma volta pela cidade(muito bonita por sinal) e um repasto numa esplanada de super bom aspeto.
Depois repousar o corpo, pois no dia seguinte havia que acordar cedo e dar á perna...e muito havia para dar!!
 
Last edited:

davidream

Active Member
Toca o despertador ás 6H Locais, salta-se da cama e siga preparar a roupa e cremes :p.
Pequeno almoço de campeão e ás 7H estamos a arrancar para o percurso 360º aos Picos da Europa!
Saímos com uma temperatura ideal e com a ideia que a primeira parte até Panes seria um percurso calmo.

xLnke1z.jpg


E assim foi, fomos fazendo os primeiros Km's a um ritmo calmo, com paisagens extremamente bonitas e tudo muito verdinho á volta.

PBfXzRk.jpg


Quando finalmente apanhamos de frente uma visão das altas montanhas, a 1ª impressão é fantástica!! Todos tiram os tlm's para as fotos e bate aquele nervoso miudinho do que ainda nos espera...
Logo a seguir descemos um pouco e entramos numa zona de desfiladeiros verdadeiramente brutal! Especialmente para quem nunca andou num local assim, como era o meu caso!
Mete impressão aqueles "monstros" á nossa volta, e a beleza imensa da água que corre á beira da estrada. Tem uma cor muito própria de água que vem logo ali da montanha.

EYkuK5l.jpg


Uns Km's mais após Panes muda o aspeto da coisa, um campo de visão mais aberto, com povoações no sopé daquelas montanhas e sempre muita beleza junta para assimilar!!

WxM9LR3.jpg

xJNSenU.jpg


Os Km's vão aumentando assim como a temperatura, e para mal dos nossos pecados a 1ª grande subida do percurso é feita com o GPS a indicar os 37ºo_O e a aumentar...
Sabemos de antemão que são muitos Km's até ao Puerto de San Glorio (ponto mais alto), portanto vamos gerindo o esforço. Uma paragem nos bares que encontramos é sempre uma benção!! #iloveaquarios
Começamos a fazer Km's atrás de Km's sempre a subir e vão passando muitas motos por nós, curiosamente muitas matrículas Portuguesas.
A dada altura num grupo de motas que está a descer alguém grita o meu nome!!:D era um colega que andava também a percorrer os Picos!
Há coisas fantásticas... e Portugueses por todo o lado!! Até porque pouco tempo depois e umas quantas curvas mais (sempre a subir!)... alguém que passava numa outra mota também conhecia um dos nossos :D parecia-mos VIPS de facto!!!
Além destas passagens, uma outra coisa era comum nesta nossa interação com os motociclistas...todos olhavam com espanto para o nosso grupo e diziam: "Boa sorte..."

yB7PqKa.jpg


Só que a sorte nada tinha que ver com a situação, a gente é que procurou isto :p muitos Km's sempre a subir e o calor sempre a aumentar...
Pelo menos as vistas eram deslumbrantes e a dada altura finalmente chega um dos pontos/miradouros mais conhecidos: Mirador del Corzo
Coitado, bem teve que aguentar comigo... (a minha cara diz tudo)

hTrNcVZ.jpg

Jnq9hHy.jpg

Repousar um pouco, comer e absorver o ambiente. Aqui, passado pouco tempo chega um simpático casal de Belgas muito admirado com a nossa empreitada, mete conversa a tentar perceber o que andamos a fazer. Com a minha explicação, apenas ficam mais espantados. "Há que gostar..." dizem :D
Após algum descanso, lá seguimos para chegar ao ponto mais alto: Puerto de San Glorio

db0e3HB.jpg


Neste ponto o vento corre mais forte e mais fresco, é uma pequena vitória!
Logo a seguir finalmente começamos a descer, e temos uma visão do vale que era simplesmente mágica!!

RnGJLO4.jpg


Descer num local assim é algo que fica marcado na memória, e lá vamos até ao fundo do vale aproveitando para descansar as pernas.
Aparece uma pequena povoação e uma esplanada, fazemos nova paragem para abastecer, pois o corpo já pede algo e ainda faltava muito caminho pela frente.

VtbRZgN.jpg


Logo a seguir nova zona com um grande desfiladeiro. Mais uma vez uma delícia para fazer de bike.
Até que chegamos a uma parte e o GPS manda para a direita. Saímos da estrada principal e seguimos por uma secundária em direção á montanha mesmo á nossa frente. Aqui o calor volta a subir e volta a sensação de estarmos a pedalar no Inferno... Muito abafado!
Ao menos o que apanhamos de frente é simplesmente maravilhosos!!
ZmkbF07.jpg

jqXzgBH.jpg

Rapidamente voltamos a subir, e apesar de ser um local remoto voltam a passar por nós algumas motas e até uns ciclistas. Imaginem qual era a nacionalidade deles...:D Tuga Power claro!! estavam a fazer um percurso similar ao nosso mas ao contrário, sabiamente com menos Km's e em mais etapas/dias.
Com esforço continuamos, e lá chegamos ao ponto mais alto. De frente nova visão das altas montanhas!!

wfaIpBU.jpg

X5J19dW.jpg

m8foBl6.jpg


Voltamos a descer, com a noção que á frente viria novamente outra grande subida, a última do dia.
Aqui aproveitamos para um pequeno desvio a uma povoação, na esperança de uma bebida fresca que o corpo desesperadamente pedia!!
Com sorte apesar de o único bar estar fechado, a dona chega quase ao mesmo tempo que nós, e abre o tasco para nos servir uma bebidas.
Com ela chega uma amiga de quatro patas, que com alguma desconfiança inicial lá acaba por nos deixar fazer algumas carícias.

W5xdf4h.jpg

Lá seguimos, e no fundo contornamos á esquerda uma montanha monstruosa que se vê na foto acima da nossa amiga canina.
A seguir, a última grande subida do dia! que fez mossa nos corpos já desgastados da equipa.
Quando finalmente acabamos a bulha, já o dia começa a perder alguma luz e a vontade de chegar a casa é cada vez mais forte nas nossas cabeças. Mas o dia ainda não estava acabado...bem pelo contrário.
Estava-mos num ponto alto e notava-se claramente nuvens escuras na parte que iria-mos atravessar e a juntar a isso ouvia-se alguns trovões!
Á frente na passagem entre a montanha e uma povoação os céus abrem as torneiras e os trovões fazem-se sentir!! Vento forte obriga os meus colegas a abrigarem-se num túnel. Eu sem me aperceber lá sigo vendo á frente novo desfiladeiro com o céu mais claro. Quero lá chegar o mais rápido possível para fugir desta intempérie. Quando me apercebo que estou sozinho, paro e o tlm toca. Eles estavam na dúvida em seguir ou esperar pelo abrandamento do tempo. Lá os convenço em seguir pois á frente o céu estava limpo, mas as bikes de estrada são um perigo com o piso molhado e mais ainda com algumas rajadas fortes de vento! Eles apenas conseguem chegar mais á frente e param novamente, protegendo-se. Eu sigo então caminho com a ideia de os esperar a seguir onde o tempo estava melhor, nestas zonas bastam alguns Km's e tudo muda subitamente.
Assim foi. Fiz o Desfiladero de los Beyos e á frente aguardei por eles numa zona mais baixa da montanha, com estrada completamente seca e sem sinal de chuva ou vento. A segurança da minha bicicleta de Gravel fez-me sentir super contente com a montada!
30 minutos depois lá chegou a equipa intacta, e seguimos com o dia a escurecer mais rápido.
Uma pequena subidazita para desenjoar... novo miradouro!

K2mEC4Y.jpg

Aqui a ideia já era de encontrar repasto, pois além de estarmos a poucos Km's de Cangas de Onis, o estômago já dava horas!!
Logo se encontrou o local de enfardamento!!! e com boa pinta!

kenQWQu.jpg


Apesar de tudo foi um bom acabar de dia! Barrigas cheias e sem sinal de chuva, aliás bem pelo contrário, aqui a temperatura estava alta apesar de estarmos já bem avançados no relógio.
Foi só rolar até ao apartamento e tomar um bom e merecido banho.
Nada mau para a 1ª aventura nos Picos!! mas ainda muito faltava por fazer, por isso... caminha que o corpo pede repouso!!

Aqui o video do 1º dia:

 
Last edited:

davidream

Active Member
Ora no 2º dia a empreitada não era coisa menor.
A subida de Covadonga e os lagos lá em cima são paragem obrigatória a quem visita esta zona. E é-o de tal forma, que existe toda uma logística com horários de acesso ao topo da montanha, assim como autocarros e mini-autocarros que levam os turistas visitar o cume. Felizmente as bicicletas não tem qualquer limitação de passagem, o que me faz gostar cada vez mais desta forma de transporte e turismo.
Como havia menos Km's para fazer este dia, demos a nós próprios um pequeno brinde de mais uma hora na cama!
Saímos ás 8H com pequeno almoço tomado e um dia mais fresco, ideal para andar de Bicicleta!
Fomos então em direção a Ribadesella por um percurso calmo entre montanhas de menor altitude, mas que mesmo assim proporcionava uma paisagem envolvente interessante de se ver.
Num ritmo baixo pois o dia anterior fazia-se sentir nas pernas, lá chegamos ao contacto com o mar e a uma cidade mais frenética.

3KvLjIP.jpg


Continuamos então, já a sair da cidade e a entrar em localidades secundárias mas sempre perto da costa. Neste dia, já apanhamos mais ciclistas na estrada, fruto talvez de ser Sábado.
Após alguns Km's voltamos a encontrar o mar.

q6Q6DQk.jpg


Seguimos novamente, mas mais á frente numa localidade fazemos uma paragem para uma espécie de 2º pequeno-almoço, nesta paragem convencemos um colega, que com dores num joelho começava a considerar ser melhor voltar para trás e esperar por nós perto da subida inicial para os lagos (que era o principal objetivo dele).
Após algum convencimento, lá seguimos com o grupo completo mas num ritmo ECO. É que ainda faltava superar uma subida grande antes de chegar-mos á zona dos lagos, e havia que poupar ao máximo as energias.
Começamos agora a sair da zona costeira e ir em direção á montanha á nossa direita.

32G0cxh.jpg


Após alguns Km's mais, lá começamos a aceder a essa zona de subida mais ingreme com um tempo fresco e bastantes nuvens lá no topo...
Quanto mais andávamos, mais a subida inclinava e mais dentro das montanhas o percurso nos metia!

fjjNEcN.jpg



Felizmente após algum serpentear na estrada e numa elevação já de respeito, o tempo manteve-se perfeito! Fresco e sem sinal de chuva.
Quando finalmente atingimos o topo, chegamos a uma placa/marcação que indicava o local como tendo aquelas subidas míticas.

xaYvccv.jpg


A cara do colega que tinha a dor no joelho dizia tudo... andar a queimar cartuchos antes sequer de chegar aos Lagos!o_O
Mas valia a pena cada gota de suor derramado! Logo a seguir a este topo, na descida, mais um vale encantado!

dVgYk9d.jpg

5ClKqVf.jpg

9aoC0D8.jpg


E assim de repente, todas as dores desapareciam!
Descemos mais um bom bocado, e apanhamos a estrada que nos levava em direção mais ao interior e ao ponto de inicio de subida aos lagos.
Como a hora era já de almoço, fizemos um desfiladeiro (fantástico) com algumas pingas pelo meio e logo a seguir encontramos um restaurante que serviu de paragem para abastecer o cabedal. Comemos bem e imaginem até, havia sopa!!
Após o abençoado repasto lá seguimos vida já com a subida de Covadonga em mente.
Finalmente aí chegados, fomos em direção á Basílica (no inicio da subida) abastecer os bidons. Há lá uma fonte com agua fresquinha que nos serviu antes da grande luta do dia!

hVrrtJX.jpg


A partir daqui meus amigos... a luta endureceu e de que maneira!
Inclinação qb, e a noção de que, sem se ver o nosso destino (era só subida e montanhas pela frente) a coisa ia apertar bastante.
Mas o que fazer senão dar ao pedal e esperar pelo melhor...

4g9Sr4u.jpg

MumwTf9.jpg

Já bem mais acima, o nosso esforço começa finalmente a ser recompensado! Paisagens verdadeiramente deslumbrantes!
O problema é que a estrada era cada vez mais inclinada e nunca se via o fim da picada...

7pKnebq.jpg


E quando se olhava para trás...

Cz5bJID.jpg


Houve partes aqui que quase dava vontade de repensar as opções... mas a envolvência era tal que não nos permitia-mos tal clemência.

a7ZnwEv.jpg

dksWOb4.jpg


Siga a carregar nos Cranks que há-de haver lagos em algum sítio! Havia tantos autocarros e carrinhas turísticas a passar por nós...aquilo tinha que ir dar a algum lado o_O.
Ao menos havia sempre uma paisagem de sonho para onde quer que se olhasse e umas vaquinhas a pastar tranquilamente fartas de ver os incautos ciclistas que se aventuravam naquelas andanças...
Após nem sei bem quanto tempo a subir aquela estrada infernal e bela, finalmente começo a "cheirar" o 1º lago...
E assim foi! O primeiro contacto com essa paisagem foi brutal!!

K207rnH.jpg


Desci até ao lago para as fotos da praxe, e segui pois á frente ainda havia ainda outro lago para visitar e mais alguma subida pelo meio...
deixava para trás o primeiro lago e a visão que tinha era esta:

QsuJl6F.jpg


Depois de ultrapassar mais uma subida chego ao outro lado, onde já mais encoberto pelo nevoeiro está um Bar e um parque de estacionamento com alguns automóveis e gente espalhada um pouco por todo o lado. Finalmente o último lago!

Bo8cqdy.jpg


Quando a equipa reagrupa, vamos ao tal Bar abastecer que era bem merecido!! O principal objetivo do dia estava conquistado!

yjcR4dt.jpg


Após algum descanso, voltamos para trás e no 1º lago pedimos a alguém para nos tirar a foto de grupo naquele local mítico!

6Z9H481.jpg


A partir daqui, foi descer e seguir para casa com a sensação de mais um dia especial de ciclismo no saco! E que bom feeling que é ;)

Aqui o video do dia:

 
Last edited:

davidream

Active Member
3º e último dia desta nossa incursão por terras Espanholas.
Apesar de estarmos já no fim da nossa aventura, não significa que as coisas iam ficar mais fáceis...bem pelo contrário!
Faltava a cereja no topo do bolo. Angliru.
Acordamos cedo, pois era necessário fazer uma deslocação de 1h30 +- até Pola de Lena.
Carregamos tudo no carro após o último pequeno almoço em Cangas de Onis, e seguimos ainda meio anestesiados dos dias anteriores.
Chegamos então ao nosso destino, e lá pegamos nas bicicletas com as pernas meias presas o_O
Mais uma vez a ideia era fazer uma parte inicial mais rolante, dar tempo ao corpo para "acordar" antes de chegar á subida do dia.
O percurso era bonito, num vale muito verde, até entrarmos numa ciclo via já bastante movimentada. Era Domingo, o dia estava bom e fresco, muita gente tinha acordado cedo para o exercício matinal.
Mais á frente apanhamos uma estrada mais larga e alguns tuneis muito fixes para fazer na Bike.

oINgNxI.jpg

6Lkwmyt.jpg


Até que temos que virar á esquerda e entrar numa nova estrada/desfiladeiro mais uma vez top para circular na Bike!

429oRDD.jpg


Lá seguimos com as pernas a ficar melhor ao longo dos Km's, passando por algumas povoações.
Finalmente temos que virar á direita e apanhamos o Km 0 da subida mítica!! Com uma placa a sinalizar a situação:

oyCJ9WB.jpg

FFrjtjd.jpg


Aqui ainda dava para a macacada! O problema era o que vinha a seguir...
Lá em cima havia algumas nuvens, não dava para perceber o que nos esperava. E apesar da 1ª parte ter já alguma inclinação, era gerível.
Em ritmo calmo la avançamos na espectativa e em poupança para o que desse e viesse.

7T5IsBm.jpg


oi03gun.jpg


Chegamos a um pequeno planalto, dá para repousar e ver á nossa volta já muita montanha, e lá em cima ainda muito para "escalar"...
Alguns animais ajudam a pintar o cenário.

1Lt3kNF.jpg


A partir daqui foi sempre a inclinar mais e mais até rebentar a escala!!
Rampas com inclinação brutal, uma fonte com o nome do Contador, a lembrar-nos que se calhar estava-mos fora da nossa "liga".
E quanto mais subia-mos, mais cansaço e maior a inclinação que aparecia para ultrapassar! Medonho mesmo :oops:

xOSY99I.jpg

lu27woH.jpg

NQ9g2va.jpg

AooUj20.jpg

Ao menos as vistas eram deslumbrantes...

FduUxwO.jpg


Quando após um esforço sobre humano e uma cassete 11/50 espremida ao máximo (bendita Gravel!!) lá se chega á parte final, ao cume onde já se "cheira" o objetivo cumprido! Numa parte que para não variar é lindíssima.

VVHqrWJ.jpg


E finalmente o local que marca a conquista!!

VCwle6C.jpg


Um a um chegou toda a gente, e as caras de esforço diziam tudo!! Que empeno!!
Mas há algo que acontece quando se termina uma coisa assim, as dores aliviam como que por magia! Só a alegria de ter conquistado este cume... era o melhor culminar possível de 3 dias de desafio total!

Aqui o video deste dia:


Fica aqui partilhada esta nossa aventura, espero que possa influenciar outros a tentar o desafio! Aquela zona vale mesmo a pena.
Se tudo correr bem em Agosto haverá novo desafio neste país, desta feita num formato Bikepacking. A seu tempo partilho aqui no Fórum ;)
Cumps!
 
Last edited:

mack1

Active Member
Ehhh pahhh mas que relato.......mas que relato....

Eu comecei a planear lá a ida para o próximo ano de mota, já vi muito video e li muito blog e nada, repito nada, se compara com este espectacular registo. De ressalvar que tiverem muita sorte com o tempo, que para além de ajudar nos trajetos, proporcionou um registo fotográfico assinalável, não são raros os casos de quem lá vai e nem os lagos vê :)....

Parabéns pela empreitada, venha a próxima.
 

davidream

Active Member
Obrigado pessoal pelas respostas!
E mack1 trata de ir assim que possível! Não vivemos tempos de adiar muito os nossos sonhos, tudo muda demasiado rápido.
Cumps
 
Top