TRAVESSIA: A Acompanhar o Tejo-Vale de Santarém-Belver-Vila Velha de Rodão

ETAPA 1- VALE de SANTARÉM- BELVER- 110 KM

Um fim-de-semana foi o planeado para com mais dois amigos sairmos do Vale de Santarém e ligarmos a Vila Velha de Rodão com paragem intermédia na bonita vila de Belver.

Assim, sábado pelas 6h da manhã, ainda com a luz meio difusa da aurora, lá saímos para a maior etapa com 110 km (para mim) e quase 120 km (para os outros dois companheiros) por motivos que se transmitirão a seguir.

Os primeiros 50 quilómetros desta 1.ª etapa foram- primordialmente planos, seguindo pelas lezíria ribatejana, onde as culturas de tomate ou milho imperam.
Perto de Vale Figueira aos, cerca de 20 quilómetros, entrámos no single track do miradouro real que acompanha sobranceiro, e durante 1 km, o Rio Alviela- afluente do Tejo-
Continuámos, depois, passando pela sumptuosa Quinta da Cardiga e foi já na entre Vila Nova da Barquinha e Tancos, ao pedalar pelo sinuoso “trilho da lampreia” que o corpo do pedal decidiu separar-se do seu eixo, deixando-me impossibilitado de pedalar.
Com recurso à tecnologia que os smartphones permitem, consultou-se a Internet, pesquisando-se por alguma loja de bicicletas nas redondezas e apareceu a “Oficina das Bicicletas” no Cardal, a cerca de 4 kms de onde estávamos. Eram cerca de 8h40, e quando era hora de abertura, já os dois companheiros com os pedais operacionais lá se encontravam para adquirir os pedais substitutos; foi esta a razão de, no cômputo geral terem feito mais 8 kms que eu.

Depois deste episódio, continuámos pelo simpático trilho do castelo de Almourol e depois, em bom ritmo- por forma a compensarmos o tempo perdido- por Praia do Ribatejo, cruzámos o Rio Zêzere para Constância e sempre sem perder o Tejo de vista, até à verdadeira primeira subida do dia, até Abrantes.
Depois de alguns quilómetros pela Nacional 3, aos 86 kms, desviámos para um luxuriante trilho que nos leva até uma antiga azenha na Ribeira do Casal das Mansas, perto da Barca do Pego.
A seguir vinha a parte pior de toda a etapa; as subidas mais íngremes quando o acumulado de quilómetros já faziam mossa e o calor- até aí amainado- se fazia agora intenso.
Ainda passámos por locais e trilhos engraçados como a, barragem de Belver ou o trilho que segue de Torre Fundeira até Belver mas o cansaço já só nos fazia desejar chegar ao local de estadia- a Quinta do Belo-Ver, onde nos esperaria o banho retemperador, o almoço alentejano e a piscina com bela vista sobre o rio e o castelo.

O track de GPS desta 1.ª etapa, está em estado puro, ou seja, consta nele alguns metros com ou outro engano de trilhos que não resultaram. Quem o seguir, não precisa de se enganar como nós.

Etapa 1-Vale de Santarém-Belver

Vista sobre o Tejo e os mochões perto de Vale Figueira
10s9p1u.jpg

Descida para o trilho do miradouro real
2m78yo3.jpg

miradouro real
25zksjk.jpg

Passagem sob pivot de rega nos campos do Reguengo do Alviela
v8e7wm.jpg

passagem sobre tapadão perto da Golegã
51rep1.jpg

Quinta da Cardiga
2a0ffbm.jpg

Quinta da Cardiga- passagem sobre afluente do Rio tejo
mrwkqr.jpg

Trilho da lampreia- Vila Nova da Barquinha
15o8dcj.jpg

trilho do castelo de Almourol
2pyz42s.jpg

11c7fb5.jpg
 
ETAPA 2- BELVER- VILA VELHA de RODÃO- 70 KM

Na 2.ª etapa, iríamos “desacompanhar” o Tejo.

Assim, cruzámo-lo pouco depois de sairmos de Belver e logo iniciamos as “hostilidades” do dia com uma subida em alcatrão por uma estrada sinuosa, durante 5 quilómetros até ao Gavião.
De aqui em diante, entrámos em trilhos compstos por estradões rápidos e fundamentalmente direitos e planos:
Depois de passarmos pelas passando aldeias de Degracia Cimeira, Degracia Fundeira e Atalaia foram 27 kms sem passarmos por qualquer aldeia até entramos em Niza, com praticamente 40 kms cumpridos.

O percurso que engendrei desde aqui, pretendia ligar ao track da travessia da Transportugal, mas antes disso, ainda passámos pela barragem do Racheiro e só aos cerca de 50 km, entrámos nos terrenos “sagrados” do percurso da Transportugal que fomos fazendo em sentido contrário. Aos 63 kms voltámos a encontrar o Tejo que nos foi fazendo companhia até Vila Velha de Rodão.

Aqui, comemos umas bifanas no pão, enquanto esperávamos pelo comboio CP Regional de volta a casa.

Track da 2.ª etapa
BELVER-VILA VELHA de RODÃO

Saída pela manhã da Quinta do Belo-Ver
6tibzl.jpg


Belver- Rio Tejo
k1rqk9.jpg

1215yiv.jpg


Açude perto de Arez-Niza
24qmtcy.jpg

Barragem do Racheiro
nv8qqg.jpg

Paisagens de transição do Alentejo para a Beira Baixa
2na5g01.jpg

Quase a encontrar o Tejo, depois de Salavessa
fuuzhi.jpg


Em pleno Parque Natural do Tejo Internacional
334k7d4.jpg

149cn4l.jpg

166de9v.jpg

Açude das Fisgas do Tejo
20kt30m.jpg

Foto em ponte sobre o Rio Tejo com as Portas de Rodão em fundo
6olsec.jpg

No comboio de regresso a casa, na fantástica linha férrea que acompanha o Tejo
auvc0g.jpg
 

Markulino

Member
Espetaculo pá!

Sou de Tomar e conheço bem essa zona. Tens umas vistas Fenomenais.
Ver se engato o meu Irmão para fazer um giro desses.

1 abraço
 

gcaetano

Member
Bela pedalada e belo escaldão (pelo menos no companheiro da direita nesta última foto! :p)!

Já tenho aqui uma pasta criada com os tracks destas voltas espectaculares para ver se um dia tenho a sorte de os percorrer! Esta crónica deu-me um particular gosto em ler, uma vez que entrou (pouco, mas entrou!) na "minha" Beira Baixa!!

Parabéns, paulo_strike_ribeiro, por mais um excelente relato! Boas Pedaladas!!!
 
PRMPGomes
os tracks Já estão disponíveis para "picadores" e..."picados" ;)

Markulino

Eu e estes camaradas já fizemos várias vezes ligações desde Vale de Santarém até Tomar, fazendo 3 percursos distintos. E depois, volta no kim...boio, trazendo uns "beija-me depressa" no bornal. :)

gcaetano

O camarada da foto apanhou o escaldão na primeira etapa e parece que a coisa doía um bocadito.
Esta ligação de dois dias, "estacionou" num local perfeito para a pernoita- e não só-
A Quinta do Belo-Ver vale mesmo a pena e nem é tão caro como se pode pensar.
Depois...bom, depois há sempre uma piscina e um salão de jogos.:D:D:D



2hpqb9j.jpg

5nkv47.jpg


(PS: não, não sou pago pela publicidade mas entendo que o que tem qualidade merece boa divulgação)
 

NC0sta

Member
Cá pra mim, desconfio que esses tracks vão estar congestionados.... Quanto a publicidade, quem se "picar" que feche os olhos. Continua sim, a indicar onde ficas, pois a malta quando sabe de locais bons, tem sempre preferência e já vai com algumas indicações.
Quanto as fotos.... bem.... só fazendo o caminho..... FANTASTICO!!!

Um abraço companheiro e boas pedaladas
 
D

doomed

Guest
Bom dia

E quando se pensa que se vai fazer uma coisa que ninguem fez, uma pessoa depara-se com isto:):):), que frustrante, bem no entanto, penso fazer um circuito mais longo do que este, até porque sou de mais longe.

Caminhos espectaculares e já dá para ter uma ideia do que se apanha pelo caminho, penso e espero fazer este caminho em breve.

Sérgio
 

Markulino

Member
Ehehe!

Eu e o meu mano estamos a viver em Almada.
Estamos a pensar arrancar aqui da Cova do Vapor (Foz), seguir pelos caminhos de Fatima e em Santarem, seguir o vosso track.
Subir o Tejo todo em 3 dias. Talvez com uma ida a Caceres para ter a certeza que fizemos tudo.

1 abraço
 

peregrino

New Member
Belo registo.

Alguém tem ou consegue arranjar o track da Trans-Ibérica BTT Tajo/Tejo Vivo pelo menos desde que entra em Portugal?

Obrigado
 
D

doomed

Guest
Boas

Peregrino,

Entra em contacto por mail com os bacanos que organizaram isso em Portugal, eles devem-te mandar os tracks. Pesquisa no google e aparece-te os mails deles.

Cumpts
Sergio
 
D

doomed

Guest
Bom dia

Finalmente e após alguns tempos de pesquisa, tentei fazer o caminho Expo - VVR.

Digo tentei, já que não me foi possivel acabar, inventei e dei-me mal. Meti-me por sitios que não devia ( percurso pedestre saindo da barragem de Belver ), e fiz asneira da grossa. Não é fácil andar por aquele percurso com bicicleta, eu pensei que fosse.

No entanto, o caminho de Santarem até Belver, é espectacular, tem uns singles espectaculares ( um pouco acima do rio, mas sempre com o rio à vista e ao lado ),assim como paisagens espectaculares. Faz-se bem e é recomendável. Para fazer sozinho, tem alguns sítios complicados onde nos podemos aleijar e ninguém dá por nós.

Um conselho, não façam o percurso pedestre a seguir à barragem, a pé é complicado, de bicicleta é de loucos. Quem o quiser fazer que faça o mais leve possivel e com bastante água e muito importante, sem bicicleta. Quem quiser fazer o passadiço de Belver para Alamal, vá até Belver faça a descida até ao Rio a seguir à ponte na direcção de Belver – Gavião e faça a partir dai. É um caminho espectacular também, por cima do rio Tejo e onde nalguns sítios nos temos de baixar um pouco, porque os arbustos e afins, fecham o caminho. Tenho conhecimento que vão trocar o piso, já que o que está lá agora range por tudo o que é sitio e nalguns sítios está levantado com falta de tábuas. Para ficar ( quem quiser ) em Belver recomendo a pousada do Bel-Ver. Familiar com uma vista linda sobre o Rio, salão de jogos, aliás penso que isto já foi dito.

Divirtam-se

Cumpts
P. Sergio
 
Viva doomed.

De Santarém até à Barragem Belver seguiste que percurso? O que nós fizémos, ou outro?
Nós tínhamos precisamente 3 opções para ir desde a barragem até à vila de Belver mas optámos pela que apresentava menos complicação; a inclinadíssima estrada de alcatrão até Torre Fundeira e depois Torre Cimeira.
A partir de aqui, entrámos em parte do percurso pedestre que faz, precisamente, Belver-Alamal-Belver mas já na parte exequível p´ra bicicletas.
 
D

doomed

Guest
Boas Paulo

Até Belver segui mais ou menos o vosso. Fiz algumas pequenas alterações, nada de mais mas a maior parte do caminho foi o vosso caminho que fiz. Quando cheguei á Barragem é que fiz asneira e meti-me pelo caminho pedestre, que pelo que me estás a dizer haverá outro para bicicletas. Eu não sabia nem vi nada a indicar esse caminho,não estou a dizer que não haja, apenas, que eu não vi, vi a placa do caminho pedestre mas não vi mais nenhuma. Eu achei estranho o track que eu tinha ser numa cota superior ao que eu estava a fazer, mas pensei que seria algum erro de GPS. Agora vejo que foi erro sim senhor, mas foi meu. :fpalm::fpalm:

Já agora onde é que esse troço para bicicleta começava?

Obrigado pelo esclarecimento Paulo

Cumpts
Paulo Sergio
 
doomed

Como escrevi no relato, optei por deixar o track tal qual o fizemos- ou seja- com duas pequenas tentativas de caminhos que não resultaram- .
Se reparares, no nosso percurso, entre os 104 e os 105 km, há uma pequena viragem à esquerda que decidimos não fazer, penso que aí há um pedestre também.

O percurso pedestre que mencionei antes começa pouco depois dos 107 km- no final de Torre Cimeira, derivando para a direita em direção ao Tejo.

Mas doomed, perder-se e arriscar faz parte, se não, também o BTT seria demasiado linear e monótono.
Nós, como antes disse, enganámo-nos duas vezes porque eu tenho a mania de "inventar" mas, à conta das invenções já "descobrei" alguns bonitos trilhos.:p
 
Top