Travões

#1
Boa tarde a todos.

Ontem quando fui pegar na minha bina os travões hidráulicos de trás estavam a travar o disco. Comecei bem, mas após uns minutos de uso, as pastilhas ficaram encostadas ao disco e a roda ficou travada o tempo todo. Foram 10 kms de sofrimento.

Quando mandei fazer a revisão há 2 anos já tinha este sintoma, e rectificaram, mas notei que a manete não estava muito solta, ou seja, mal premia ele travava de forma instantânea, em vez de "ir premindo" conforme a necessidade.

A solução mesmo disto é purgar os mesmos?

Obrigado
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Se tem ar, não trava. O problema é outro...
A solução é ires a uma ofina ver o que se passa.
Mas antes ve se é somente o roçar sas pastilhas no rotor. Faz assim:
desaperta os parafusos uqe seguram o bombito ao quadro/ suporte. é so afrouxar.. para o bombito fixcar mais ou menos solto.
TRava esse travão. sem largares a manete de travão. Aperta novamente o o bombito ao suporte...
experiemtna rodar a roda a ver se as pastilhas estão a roçar no disco
 
#3
Se a manete tiver afinação, ou seja permitir regular a distancia das pastilhas ao disco, podes começar por ai. Se não resultar, pode ser óleo a mais na tubagem. Nesse caso desapertas o parafuso de entrada de óleo existente na manete e dás um ligeiro toque na mesma de forma a sair uns pingos de óleo. Colocas novamente o parafuso e verificas se resolveu. Ter o cuidado de tapar o disco da roda da frente para não haver o risco de cair óleo sobre o mesmo.

Cps