Travões versão IS. Que significa IS ?

zefacadas

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Olá Pessoal,

Vi um anuncio de venda de uns travões.
O anunciante diz que o travão da frente é versão IS.

Que significa IS?
 

zykon

Super Moderador
é o tipo de encaixe da pinça na suspensão, que pode ser IS (international Standart) ou PostMount

Dependendo da tua suspensão podem encaixar directamente ou precisar de um adaptador

Encaixe IS
fork-is-brake-mounts.jpg


Encaixe postmount
fork-post-mounts.jpg
 

zefacadas

New Member
Obrigado pela resposta fiquei esclarecido.
E em relação ao travão traseiro ? o tipo de encaixe chama-se sempre IS ou há outro tipo de encaixes ?
 
Para a traseira também existem os dois tipos de encaixe acima referidos, apesar do IS ser o mais comum. Postmount atrás ainda é raro.
Abraço
 

rucaf3

New Member
Tbm existe PM ...KTM por exemplo mas o normal atrás é IS agora aconselho a comprar com PM na frente pois neste caso tanto dá para susp PM como susp IS...
Se optar por IS na frente poderá ter dificuldades com adaptadores nomeadamente se forem travões XTR...

Cpts
 

zefacadas

New Member
Pois, ainda bem que vim colocar a dúvida aqui, porque a minha suspensão da frente é uma Brain Futureshock da Specialized, que tem suporte PM.
Os anuncio que vi é para uns XTR com IS no travão da frente, sendo assim é melhor esquecer este negócio.
 

Jepas

Super Moderador
É possível usar pinças IS em suspensões PM, contudo isso requer a compra de: 1 adaptador + 1 disco de maior diâmetro (tipicamente com +20mm de diâmetro).
 

zefacadas

New Member
No meu caso tenho PM à frente e IS atrás (a minha bike é uma epic de 2010)

Neste momento ambos os travões são PM (atrás tenho o adaptador para transformar de IS em PM)
Ambos os discos são de 160mm e não gostava de trocar de medida.

Estou a pensar trocar de travões, que me aconselham para o travão de trás:
1ª opção - Comprar PM e continuar a usar o adaptador ?
2ª opção - Comprar IS e eliminar o adaptador ? (neste caso posso continuar a usar disco de 160mm ? )

Obrigado pelos esclarecimentos.
 

Jepas

Super Moderador
Na 1ª opção existe mais versatilidade no caso de quereres de futuro um disco maior ou menor, bastando para isso trocar o adaptador.
Na 2ª opção, existem pinças para usar 160mm atrás, mas ficas limitado com essa pinça a esse diâmetro de disco, é a opção mais leve, mas menos versátil.
 
o teu problema com os is atras nunca sera nenhum
porque quase todos os quadros usam este sistema, se bem que as marcas diria que todas ja so fabricam PM

mas o problema do is como disse o jepas e a frente, caso queiras montar numa suspensao PM tens de usar um adaptador e consecutivamente um disco 180
atras para disco de 160 nao tens problema
 

zefacadas

New Member
Bem ... andava a "Namorar" uns travões novos e a ver alternativas em usados pois não queria gastar muito mais que 250€ daí as minhas questões sobre IS e PM para evitar fazer asneira num negócio on-line de usados.

Após receber um telefonema do meu mecânico a dizer que estava lá o vendedor da Ashima, passei na loja e após uma conversa, acabei por comprar uns Ashima PCB (os tais que estava a namorar) que são ambos PM
O kit traz Discos e adaptador bem como kit de sangramento.
Tem um Preço e Peso muito interessantes.

Obrigado a todos pelas repostas !
 

rucaf3

New Member
Atenção k os XTR sendo IS na frente não é qualquer bombito k dá para aumentar com adaptador... Tenho um amigo k não arranja adaptador para o mesmo , tem de ser um bombito adequado ou seja se tiveres um bombito IS para medida de disco 160 pondo o adaptador para 180 e com disco 180 vai ficar a morder só metade da pastilha penso k aja dois tipo de IS um mais curto k o outro provavelmente o de 140 com adaptador dará par a160 mas o de 160 não dá para 180
 
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