Travões Tektro perdem eficácia

#1
Boa tarde,

Comprei recentemente uma Corratec SuperBow Fun usada, tinha poucos kms (ainda pneus de origem), mas manutenção zero!
Os travões estavam uma miséria, batia no fundo e não bloqueava. São uns Tektro HDC-300 com discos Tektro 180/160mm.

Mandei fazer revisão e foi mudado o óleo (shimano) , sangrados, pastilhas novas (shimano) e limpeza completa (que lubrificam a corrente e resto tudo com spray de óleo).
Ficaram a travar bem e em cima, mas ao fim de umas descidas mais íngremes e longas a manete traseira foi descendo cada vez mais até que quase deixou de travar.
Voltei à loja e foi novamente sangrado e voltou a ficar impecável, dei mais 2 ou 3 saídas, mas na última volta, numa descida de um corta fogo longo, com muito tempo a travar, voltou a ir descendo a manete traseira...

O que poderá ser? Pelo que verifiquei na manete e na pinça, não vejo marcas de óleo, após terem sido sangrados e enquanto não abusei mais dos travões eles travam bem e a manete mantém a posição.


Venho de uma bike com travões de disco por cabo, onde nunca tive destes problemas. Sei que estes travões são de gama baixa, mas isto é mesmo assim e só servem para passeios em terreno plano ou haverá algo mais que possa fazer com estes (preferia não ter de comprar novos, até porque quando saiu da loja o trabalhar deles foi satisfatório para mim). Desde que voltou a acontecer ainda não fui à loja, pois também não é solução ir sangrar travões a cada 2 ou 3 voltas!

Nota: faço poucos kms por ano, mas é sempre em grande maioria por terra e um exemplo de uma descida que faço em grande parte das vezes, são 3600m sempre a descer, com uma inclinação média de 7.9%, de caminho de terra, que vai dar mesmo a minha casa.
 
#2
Amigo é fadiga, não trave tanto ;) ... quando entra em aquecimento, perde a eficácia.
Recomendo que ao invés de fazer essa rampa a descer, que a faça a subir... ;)

Arranja uns travanitos mais em condições... pois isso é travão para passeios e pouco mais
 

DriveMe

Well-Known Member
#3
E o da frente, aguenta-se bem?
Dps da descida a manete do traseiro volta ao normal (ou seja, não fica em baixo)?
Quais eram os mecânicos que tinhas antes? Fazias a descida à mesma velocidade?
 
#4
O travão da frente desde a mudança de óleo, tem mantido sempre a mesma posição.
Já o de trás, depois da descida já não volta ao normal. Melhora um pouco, mas fica a travar mais em baixo...

Os travões da anterior bike são uns Hayes mx2 e nunca tal me aconteceu, nesses só se as pastilhas aquecerem ao ponto de deixar de travar.

Recomendo que ao invés de fazer essa rampa a descer, que a faça a subir... ;)
E faço (com dificuldade, mas com gosto)... tenho a felicidade de morar no sopé de uma encosta da Serra da Estrela e só ter 150m de alcatrão entre a casa até aos caminhos florestais.
Logo o 1º teste rápido que fiz à Corratec foi subir ao marco geodésico mais próximo e voltar a descer pelo mesmo caminho: 7,21km acumulado: 286m.
 

DriveMe

Well-Known Member
#5
Olá, vizinho.

Diria que o travão é insuficiente para esse uso.
Nos Hayes só tinhas a pastilha ao barulho, agora tb tens o oleo.
Podes pensar num rotor melhor/maior e/ou um conjunto de pastilhas superior, mas não sei até que ponto vai resolver.

Tenho colegas que passam pelo mesmo, com pares de travões novos, mas OEM e de baixo custo.
Eu tb passei pelo mesmo, sobretudo nas descidas para as cortes pelo trilho da Avalanche (os travões eram top, o kit é que não).
 
#6
Também me parece travões demasiado fracos para levar esse tratamento, com a esfrega que levam e com o calor perdem eficácia e o de trás nota-se mais porque travas mais com o traseiro do que o dianteiro.

Diria que para resolveres isso é comprares um travões melhores e mais potentes, claro que a com a confiança vais começar a travar menos e isso tem tendencia a acontecer menos mas parece-me travões demasiado fracos para o teu uso
 
#8
Obrigado pelas dicas!

Infelizmente vão no sentido que menos queria, o da despesa extra!
Aproveito para questionar, aqueles kits Shimano MT400 são competentes? A shimano agora para cada gama tem tanta variedade que fico meio perdido, também queria encontrar algo não muito caro, para não gastar quase tanto nuns travões como na bicicleta completa!
 
#9
Obrigado pelas dicas!

Infelizmente vão no sentido que menos queria, o da despesa extra!
Aproveito para questionar, aqueles kits Shimano MT400 são competentes? A shimano agora para cada gama tem tanta variedade que fico meio perdido, também queria encontrar algo não muito caro, para não gastar quase tanto nuns travões como na bicicleta completa!
No minimo MT500
 

DriveMe

Well-Known Member
#10
https://www.mbr.co.uk/buyers_guide/best-mountain-bike-disc-brakes-333317
https://www.bikeradar.com/advice/buyers-guides/best-mountain-bike-disc-brakes/
https://www.bikeperfect.com/features/best-mountain-bike-brakes

Vê o máximo de reviews que conseguires.
Tenho ideia que a Shimano está em alta, mas os Clarks tb levam boa pontuação (sobretudo pelo preço - +-50 o par, em stock, na CRC; tenta perceber se é realmente um upgrade face ao que tens).

Eu estou parado no tempo com o M615, e até agora não vi razão para mudar.
Volta e meia aparecem os XT a 50 paus na RCZ, mas as reviews não são concensuais (ainda assim, pelo preço, deve ser boa oferta).
 
#12
Sempre pensei que os shimano fossem duradouros e mesmo nestas versões mais económicas, competentes. Vêem-se muitas bikes novas, com eles...

Em relação aos Clarks, são baratos, sejam os Clarks Clout1 ou os M2, mas serão ficarei igual ou pior?
 
#13
N
Sempre pensei que os shimano fossem duradouros e mesmo nestas versões mais económicas, competentes. Vêem-se muitas bikes novas, com eles...

Em relação aos Clarks, são baratos, sejam os Clarks Clout1 ou os M2, mas serão ficarei igual ou pior?
Já não é de hoje que os shimano ao fim de algum tempo começavam a dar de si,principalmente nas manetes.
 
#14
Em relação aos Clarks, são baratos, sejam os Clarks Clout1 ou os M2, mas serão ficarei igual ou pior?
Não conheço
á não é de hoje que os shimano ao fim de algum tempo começavam a dar de si
Os M675 que tenho, tem alguns bons milhares de km e nunca deram qq tipo de problema. Agora estes SHIMANO novos... Avcabei agora de montar a pinça e de sangrar, amanha vou ver como estão.
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