Travões mecânicos... Fiaveis ou não?

reistt

New Member
Há cerca de um mês adquiri uma bicicleta nova e não podia estar mais satisfeito.
Comprei uma DS d3 http://www.dsbicycles.com/node/9 (eu sei que é uma marca fraca mas este modelo vinha bem equipado)
A bicicleta trás uma suspenção Suntour XCM v2 e uns travões Tekro Novela que deixão um bocado a desejar.
A questão é, vale a pena trocar por uns hidraulicos?
Alguem já teve este problema e dá para resolve-lo? :D:confused:
 

jackass

New Member
Quanto ao ruídos e normal a mim também já me aconteceu isso, com o tempo passa. Já travei nuns hidráulicos e é muito melhor eu aconselhava a trocar!

Cumps!
 

piranha

Member
Ao principio (+/- 400km) chiava bastante agora nem por isso
Posso vir a mudar para Hidráulicos, mas têm de ser muito superiores a travar
Talvez até mude de Bike primeiro, depende se vou gostar da roda 29 que ando para experimentar
Um abraço
 

C.Orelhas

New Member
Não tem nada mas mesmo nada a ver travões hidraulicos para mecanicos, a diferença é abismal, tive os travões que vocês tiveram e quando se aperta mais com eles é para esquecer, chiar, pouco travar, com lama nao travar, com água tornarem-se inseguros.. Não aconcelho a ninguem, é muito muito mau. Piranha, qualquer que sejam o modelo de travões hidraulicos são muitoooo superiores aos mecanicos, só a questão de se puder travar com suavidade e não com moviementos bruscos, já vale a pena o investimento. Para mecanicos, prefiro v-brake que batem travoes mecanicos aos palmos!
 

reistt

New Member
Obrigado pela ajuda.
Alguém sabe-me dizer quanto custa uns travoes hidraulicos?
Se ajudar, as mudancas e os manipulos de travao são a mesma coisa ( shimano Deore )
Cumprimentos
 

C.Orelhas

New Member
Arranjas travões hidraulicos até 100€ que já cumprem bem as suas funcões e como é obvio tens para cima desse preço tambem. Para mudares os travões, terás que ter manipulos novos visto esses depois não servirem. Aconcelhava era a comprares manipulos de 9v, ou de 8v que fosse muito baratos para quando tiveres que trocar para por k7 de 9 não te dar pena encostares esses. Podes é comprar logo de 9v e continuas a trabalhar só com 8v e já tens os manipulos.
 

C.Orelhas

New Member
Os discos podes manter não há necessidade de se trocarem.. Tens várias marcas , procura em lojas online as marcas que existem por ai.
 
nkap3,
Q travões tinhas? Pelo q me parece tinhas era más pastilhas, ou os travões mal afinados.

Um bom travão de disco mecanico é tão bom como um hidraulico, no q toca a funcionamento. Obviamente que não é tão suave (com uns bons cabos, bichas e manete melhora) na manete e é mais pesado. Mas se tiverem bem afinados são tão eficientes qto uns hidraulicos. O "truque" é a pastilha estatica estar practicamente a roçar no disco, para ter o minimo de troção qdo se trava.

Pq razão iria um hidraulico travar na lama, ou àgua e um mecanico não? O mecanismo de funcionamento é o mesmo!
Agora se tihas uns travões mecanicos de gama baixa e passaste para uns hidraulicos duma gama mais alta, obviamente que notas melhorias.
 

C.Orelhas

New Member
Simplesmente afinei eu os travões, foram a 3 lojas diferentes e nunca nunca travaram como eu queria, ou eu sou muito exigente ou os travões não valiam pipinaço nenhum.. Os meus hidraulicos com lama e com chuva travam, já os outros andei no cai nao cai. Não acho que um travão mecanico funcione tão bem como um hidraulico, isto são opiniões e já experimentei vários mecanicos e nunca os vi travar para me darem segurança, vi travar para abrandarem nunca travam.
 

danielsilva

New Member
Não troco os meus BB7 por nada e já uso este modelo particular desde 05/06/ depois de vir de uns HFX9 Carbon, e antes de fazer o "step down" para XC ( devido a joelhos rebentados, infelizmente isto não dá pa trocar :D ), praticava fr/dirt que é bem mais exigente nos nos mesmos e nunca me faltaram travões ( pelo contrário que me chegaram a atirar para fora da bike mais que por uma vez ).
Só desaconcelho o uso de mecânicos se o peso homem+máquina for consideravel e os discos mecânicos aí já deixam um pouco a desejar, neste aspecto os travões hidraulicos são superiores. Unica grande desvantagem será o peso comparadamente com hidraulicos de qualidade.

Posso te dizer que o meu irmão tem uns Juicy 5 na Berg dele e os meus BB7 travam tão bem ou mehor que os dele. Há desvantagens para travões hidraulicos mas isso de falta de força é psicologico ( ou não ter travões de jeito/mau setup ).
 

x0388891

Member
A minha incursão no btt teve inicio precisamente com uns tektro mecânicos. A principio considero q sejam suficientes, mas qdo desenvolvemos mais a pratica e nos aventuramos mais, aí verifica-se de facto a necessidade de algo + potente. Não partilho da opinião de que mecânicos ou hidraulicos estejam ao mesmo nível, acho que mesmo uns v-brakes media gama inspiram mais confiança, dado que partilha do mesmo conceito de pressão de freio exercida nos lados opostos, neste caso da roda. > eu já tive os 3 tipos e sei bem qual não quero mais.
Por isso colega do pedal, vale mais investir nuns hidraulicos, ate pela oferta de hoje em dia bem em conta.
 
com 80 euros metes 2 travoes hidraulicos shimano, eu tb tenho uns tektro mecanicos e so nao mudo porque tenho de comprar manetes de mudanças novas porque sao 2 em 1
 

piranha

Member
Só uma pergunta, a bike já está a precisar de travões novos ou é mais uma mania e o ruído
Amanhã já tiro as teimas aos meus pode ser que lá para os lados da Sertã eles digam se estão cansados ou não, é que aqui pela zona eles são o suficiente (para já)
 

reistt

New Member
A bike não está a precisar de travoes novos, como disse em cima ela tem 1 mês.
Só criei o topico para perguntar se alguem tinha o mesmo problemas e tambem para receber sugestoes para tratar deste.
Boas pedaladas
 
Last edited:

piranha

Member
Ok
Fui Hoje fazer a descida do Picoto (Sertã) e comportou-se bem como eu esperava.
Vou esperar mais uns tempos, logo decido o que fazer mais tarde. (em relação aos travões mecanicos)
De momento acho que a suspensão da frente daria um melhor investimento e o amortecedor central parece que faz ruídos esquisitos.
Espero ter ajudado
 
Top