Travões Juicy5

goncalvesnelson

New Member
Boa Noite,
O meu primeiro post neste forúm e começo desde já por abusar um pouco da vossa hospitalidade e boa vontade :D
O meu problema é o seguinte:
Comprei hoje uma rockrider 8.2 usada com cerca 1000km. Está tudo impecável à excepção do travão da frente(juicy 5). Para além do barulho que que faz a travar(algo que já li que é comum nestes modelo) demoram uma eternidade para parar a bicicleta, mesmo aplicando uma força considerável. A minha antiga bicicleta que não valia nada tinha travões v-braque que travavam bem melhor que esta. Qual é que acham que será o problema (calços, discos, será que tenho de os sangrar)?

Ps. Já agora o selim que vem de origem deixa me todo dorido. Recomendam algum modelo em especial que nao seja muito caro (estava a pensar num Specialized Romin SL) e qual a melhor maneira de saber qual o tamanho correcto do selim (130, 143, 155).

Desde já muito agradecido pelas vossas respostas.
 

Bruno Alves

New Member
Boas, antes de mais nao sou muito entendido nisto das bikes por ter começado à pouco, por isso espera que alguem mais entendido te responda, o teu problema pode ser de teres calços ou pastilhas como lhe queiras chamar gastos, pode tambem ser se por ventura ter ido algum liquido ou oleo pras pastilhas ao lubrificar ou lavar ou algo do genero e se assim foi esqueçe que mais vale trocar por novas, a nivel de sangrar nao sei se os efeitos sao esses e discos se eles te aparentam em bom estado tambem nao deve ser, quanto ao selim se nao andas à muito de bike isso é normal, tens de ganhar calo mas que tens selins melhores isso tens o pessoal fala bem dos sele italia tambem. P.S. Quanto ao antigo dono te ter dito que a bike fez prai 1000 km nao te fies muito nisso que é o que quase todos que querem vender dizem, isto claro a nao ser que a bike tenha sido de alguem que tu conheças e se foi comprada hoje fala com o antigo dono dela e ele que resolva isso visto nao teres practicamente andado. Cumprimentos
 

goncalvesnelson

New Member
Obrigado pela resposta Bruno. É assim quanto ao dono, apesar de não o conhecer pareceu me ser sem dúvida alguma uma pessoa honesta. Quanto aos discos estão em bom estado sem duvida. Quanto ao sangrar, os manípulos dos travões parecem me estar com uma sensibilidade porreira, não são duros e não encostam ao volante quando travo a fundo (penso que isso seja um bom sinal). Se calhar o problema é mesmo dos calços.
Agradecia mais opiniões.
 

engenheiro_

New Member
ya e das pastilhas, experimenta dar uma lixadela as pastilhas para ver se passa, se não passar então tens as pastilhas contaminadas e tens de meter umas novas.
uma forma de confirmares isso e deitares agua na pinça para ir agua as pastilhas, e vais ver que o barulho passa e ela fica logo a travar bem, mas isso do dura um bocadinho, mas se isso acontecer então já sabes que é mesmo as pastilhas.

cumprimentos...
 
Boas é normal que sejam as pastilhas contaminadas, nas minhas costumo usar um spray desengordurante/solvente, elas depois chiam nas primeiras travagens mas depois passa-lhe, na questão do selim, cada cu sua mania:D
 

PedroTenreiro

Active Member
Eu apontava mais para a necessidade de sangramento dos travões. Desmonta-os e leva-os a uma loja que eles fazem-te isso. Aproveita e mete pastilhas novas. Já agora, qual a medida dos discos?

Tenho uns juicy na minha bike, e o que lhes posso apontar como defeito é a pouca linearidade. Nunca a falta de potência de travagem.
 

goncalvesnelson

New Member
Boa Tarde,
Os discos são ambos de 160mm se não estou enganado. Já agora, podem me dizer quanto custa +/- o sangrar dos travões numa garagem.
Cumprimentos.
 

engenheiro_

New Member
quase de certeza que não precisas de sangrar, faz como disse, deita agua e ja sabes se são as pastilhas contaminadas ou se tens de sangrar, e que se as pastilhas estiverem contaminadas quando deitares agua o travão vai ficar a travar bem por instantes.

que spray e esse perdigueiro? e que ja me aconteceu contaminar as pastilhas e meti novas, se soubesse utilizava esse spray.

cumprimentos...
 

goncalvesnelson

New Member
Parece que tinhas razão engenheiro. Deitei água nos mesmos e travam que é uma categoria :) Obrigado pela ideia :)
Quanto ao selim acabei de comprar um selle italia flite max gel, espero que seja bem melhor que o meu actual.
Cumprimentos.
 

engenheiro_

New Member
ya, funciona, só que passado um bocado a agua deixa de fazer efeito, experimenta lixar as pastilhas, ou deitar o spray como o perdigueiro disse.

cumprimentos...
 
Top