Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

Figueira

New Member
eu não sei se são dessas que referiste , mas elas fazer muito barulho quando estão molhadas, mas passado de muito pouco tempo de estar a travar elas voltam a deixar de fazer esse ruído
 

André SaSa

New Member
Umas boas aquecedelas nelas e ficam boas, eu neste momento de inverno utilizo metalicas e semi-metalicas e sei os pequenos chiares e barulhos quanto travo sei que são devido a sua composição.
Pois se na zona de inverno utilizar as organicas nao devem durar muito, ( lama e água) são preocupantes nas certas épocas.
 

paff

New Member
Boas, troquei as pastilhas por umas de resina e os ruídos desapareceram por completo.

Mas quem sofreu com isso foi o poder de travagem... trava muito menos.

Ainda não posso falar sobre desgaste porque tenho as pastilhas à pouco tempo.

Já ouvi dizer que para pastilhas de resina, deve-se ter discos apropriados. Como sei identificar esses discos?

No meu caso tenho uns alligator iwave.
 

miguelcarromeu

Active Member
Pastilhas de resina são orgânicas; com os Alligator, pastilhas orgânicas, se juntares um dia de lama e está feito um cocktail perfeito para "fatias de pastilha" :D
 

miguelcarromeu

Active Member
Quaisquer uns com superfície menos agressiva: Avid (HS1, G3) Shimano, etc. Mas devia ser mais ao contrário: as pastilhas adequarem-se aos discos.

Eu sei que já não suportavas o barulho, mas nesta altura do ano, com as pastilhas molhadas é relativamente normal.
 

paff

New Member
Posso parecer pouco paciente mas... aquilo chiava e vibrava por todo o lado, parecia que se ia desmontar.. e a descer assusta... mas a verdade é que nunca me queixei de poder de travagem.

Nos meus travões antigos, Avid Juicy 5, nunca tive esse problema. Aliás, as pastilhas de origem duraram-me até trocar de travões e nunca tive problemas de ruídos.

Infelizmente vendi-os juntamente com os discos, e pensei que os alligator (que vieram de oferta com os SLX que comprei) fizessem bem o trabalho deles.

Agora resta-me esperar pela primavera para experimentar novamente as pastilhas metálicas.

Abraços

P.S. ou então comprar uns discos de melhor qualidade tipo SLX.
 

miguelcarromeu

Active Member
Acredito, mas parece-me que o problema estará na combinação pastilhas vs. disco; não seria a melhor. Às vez o problema não é necessariamente um ou outro (disco ou pastilha) serem maus, mas sim não combinarem.

Aconteceu muito com os Ashima, pelo que li nos reviews pela net fora (mandei vir uns para mim agora): uns acham óptimos, outros acham uma treta. Mas tanto a Ashima, como a Alligator, ao que sei, não recomendam o uso de pastilhas orgânicas. Agora resta-te esperar para ver no que dá ;)
 

paff

New Member
Sim, a experiência é fundamental.. e por vezes o que resulta para uns, não resulta para outros.

De qualquer das maneiras obrigado pelas dicas miguelcarromeu.
 

paff

New Member
Boas de novo,

Este problema do ruído/vibração excessivo do meu travão da frente SLX BR-M665 está a ultrapassar todos os limites.

Já troquei as pastilhas para resina, já comprei discos SLX, já voltei às pastilhas metálicas de origem, já testei discos Avid e discos Alligator.. e continua tudo na mesma.

Já começo a pensar se será alguma folga na direcção ou na suspa.. que cause esta vibração assustadora com um barulho tão irritante que só tem a vantagem de avisar TODA a aldeia, que estou a chegar!

Hoje pequei numa lixa fina e lixei um pouco as pastilhas.. não mudou nada!

Será que aquela teoria de que alguns travões não se adaptam a certas geometrias?

Seja como for, dicas precisam-se!
 

demorider

Active Member
Não sei se ja experimentas-te ou se resolvera o problema mas ja experiemntas-te limpar disco, pastilhas e pinça com um pano com alcool?

Digo isto porque a uns tempos tive um problema com os meus travões (uns avid code r) em que travavam aos "soluços" e por vezes chiavam e resolvi o problema com uma boa esfregadela de alcool no disco, pastilhas e pinça (provavelmente devia ter sido algum bocado de gordura que por ali andava) so não sei se é muito recomendado passar alcool na pinça por causa dos vedantes :confused:..
 

paff

New Member
Já estou por tudo! Amanhã vou limpar bem os discos e pastilhas com alcool.. e com algum cuidado a pinça..

Este barulho está a estragar-me as voltinhas da tarde :p

Obrigado pela dica demorider!
 

Rui Marçal

New Member
As tuas pastilhas devem ser metálicas. Troca por umas semimetalicas ou orgânicas. Isto se a limpeza aos discos não chegar. Depois de fazer a limpeza dos discos volta a lixar as pastilhas porque se elas estiverem contaminadas voltam a contaminar os discos.
 

NaftaX

New Member
Eu tenho um problema semelhante, com uns SLX (modelo 666) e pastilhas metálicas de origem, e agora semi-metálicas, mas é no travão de trás, começa a fazer barulho e as vibrações chegam ao guiador :|
Limpeza as pastilhas e aos discos foram feitas "centenas" de vezes, já troquei de pastilhas, de discos (tenho de momento uns SLX Ice Tech), até experimentei outra roda completa, e o problema continua .. até que fiz uma pesquisa e encontrei relatos semelhantes, onde dizem que o problema pode ser do quadro :eek:

http://forums.mtbr.com/specialized/...ance-has-anyone-got-long-term-fix-779649.html

Por fim montei tudo num novo quadro e o problema desapareceu :|
Resultado, tudo explicado na loja e quadro para a garantia ... veremos no que vai dar.
 

paff

New Member
Boas,

Ontem após uma limpeza com alcool aos discos e pastilhas, parece que eliminei o problema mas ao mesmo tempo parece que perdeu potencia de travagem. A volta de hoje à tarde vai fazer o teste definitivo.

Essa teoria do quadro (geometria) é que me preocupa.

Mas como o meu quadro está a descascar a tinta pela segunda vez (já me trocaram o quadro a primeira vez na Decathlon) e provavelmente vou levar um quadro novo, pode ser que aí o problema desapareça de vez.
 

paff

New Member
Exactamente no mesmo sítio que o quadro anterior. E não sou o único que teve problemas com a pintura do quadro da Rockrider 8.2. Deve ter havido algum problema com estes quadros aquando a pintura. Agora resta saber qual o quadro que vem a seguir, sabendo que já não existem quadro 8.2. Já houve malta a receber o quadro 8XC em carbono. O problema com o novo 8.3 em aluminio é que a testa do quadro é cónica... e a minhas suspa é 1/8"... como vão resolver este problema? Desculpem o offtopic..
 
Top