transporte da bike na bagageira

thriller

New Member
Pessoal,
É legal transportar a bike na bagageira do carro? Uma vez que vou de ferias, levar a bike e não vou num carro com barras no tejadilho, a unica solução é levar a bike na bagageira, mas para isso é necessário baixar os bancos de trás! O meu receio é que isso não seja legal! agradeço assim a vossa ajuda e boas pedaladas.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

é perfeitamente legal. Eu faço isso desde que tenho a carta. Já há anos que ando com a bike (às vezes mais que 1) na bagageira com os bancos rebatidos sem qualquer problema.

Jepas
 

Caruma biker

New Member
boas
podes transportar a bike a vontade na bagageira do carro com os bancos rebatidos sem problemas.
é como eu faço, é mais seguro (podes passar em sitios baixos sem problemas, não ha hipotses de perderes a bike a meio do caminho), mais economico (as barras aumentam o consumo de combustivel)

so tem um grande inconveniente, alias 2. suja-te o carro por dentro, (nada que o aspirador não resolva), e o pior , que em caso de acidente podes levar com a bike na cabeça (bate na madeira).
por isso o conselho é fixa-la bem para evitar situações desagradaveis, podes usar os cintos de seguranças.
 

bpro

New Member
Bem poder podes sem problemas, mas não te recomendo...Além de ser mais trabalhoso (normalmente teras de desmontar alma parte da bike), sujas o carro, duns riquinhos na bike e no interior do mesmo não te livras, emfim vê se arranjas outra maneira...se possivel claro.

abraços
 

nelson_r

New Member
Uma bicicleta é em termos de transporte, uma carga como outra qualquer, logo não há qualquer problema em a colocares na bagageira. Eu próprio o faço quando necessário.
 

tsuyaka

New Member
bem sempre que quero ir a algum lado com a bike o meu pai como não tá pra gastar um balurdio de dinheiro por um suporte para as barras (apesar do carro já ter barras que são utilizadas bastantes vezes) vai sempre na bagageira do carro é desmontar a roda da frente, rebaixar um banco e siga...agora se é legal ou nao nao sei, nunca ninguem disse nada e tenho um tio que é o chefe antunes da psp de torres vedras que vê e nunca disse nada (e ele mora a 20m da minha casa)
 

FranciscoE

New Member
Acho porreiro.
Viajam de cinto de segurança, num carro com airbags e pré-tensores, etc, para o caso de terem um acidente. Mas se por acaso esse acidente acontece, morrem com o garfo da bicla espetado na nuca.
 

bbaixo

Member
nelson_r said:
Uma bicicleta é em termos de transporte, uma carga como outra qualquer, logo não há qualquer problema em a colocares na bagageira. Eu próprio o faço quando necessário.

Como carga, o único requisito legal é a respectiva guia de transporte e/ou factura de compra, independentemente do método de transporte.

Eu próprio não levo nunca a guia nem a factura... :p
 

RSantos

New Member
bbaixo said:
Como carga, o único requisito legal é a respectiva guia de transporte e/ou factura de compra, independentemente do método de transporte.
Eu próprio não levo nunca a guia nem a factura... :p

...nops..apenas se for uma viatura comercial ou para esse fim, em nome de empresa. Para uso particular essa questão não se coloca...(por outro lado desconheço qualquer situação em que a GNR/PSP tenham moído a cabeça por causa disso...).

Tenho barras, mas muitas vezes uso a bagageira. Já o fiz em carros comerciais próprios e da empresa ...nunca tive qualquer problema. :D :D
 

koddok

New Member
No meu caso meter a bike na bagageira ou no suporte em cima das barras, tem a ver com a pressa que eu tenho em chegar ao sitio onde vou andar...:D

Se tou numa de passeio, aí é certinho, vai em cima das barras no belo do suporte....

Se por outro lado, estou com pouca pachorra para fazer aquele percurso, então é tirar a ou as rodas, e metê-la na bagageira do meu querido 207 Comercial...e siga a festa....sempre a dar calor...:D
 

sniper00

New Member
Não e nada ilegal,

a unica ocasião ilegal e transportar as bicicletas quando excedem a largura do teu carro em suportes traseiros..

Boas pedaladas :wink:
 

bilitri

New Member
bpro said:
Bem poder podes sem problemas, mas não te recomendo...Além de ser mais trabalhoso (normalmente teras de desmontar alma parte da bike), sujas o carro, duns riquinhos na bike e no interior do mesmo não te livras, emfim vê se arranjas outra maneira...se possivel claro.

abraços

No meu caso que tenho um C2 (de 4 lugares) consigo meter a minha GT Avalanche 1.0 lá dentro só tirando a roda da frente e o banco (fácil, como tem os desapertos rápidos e travão de disco)

Mas, depois de rebater os bancos traseiros, meto por cima um cobertor (já escolhido de propósito para este fim) e só depois entra a bicla, isto para evitar sujidade no carro e riscos na bike, claro.

5 estrelas, nunca tive problemas e já foi a Faro e voltou (desde Caparica city)
 

duchene

New Member
Então aqui vai uma dica para quem quer/só pode transportar a bicicleta dentro do carro.

Passem por uma casa de mobiliário e peçam um saco de colchão. Convém que seja aberto com este fim em mente, para abrirem no topo, como se fosse um pacote de açucar, senão normalmente abrem de alto a baixo e lá se vai a utilidade.

Ora como podem imaginar a bicicleta entra lá dentro direitinha, ainda sobra espaço, não suja nada e é absolutamente imprescindível no inverno!


No meu caso como a Helga (leia-se Canyon Nerve XC) é tamanho XL, para caber tenho de tirar as 2 rodas. Entra depois de traseira, com os bancos já rebatidos e com o desviador encostado ao pilar B do condutor e o guiador virado para o tejadilho. As rodas entram depois no espaço livre.

Como não faço saídas frequentes de carro, só para as maratonas, ainda não comprei as barras, mas no inverno são bastante mais práticas. É um dos próximos investimentos.
 

cosmo

New Member
Boas
a minha" menina" sempre que sai de carro é bagajeira com ela :!: simples pois apenas basta tirar a roda da frente
o ponto positivo é não me preocupar em ela voar ou estacionar o carro em qualquer lado pois está sempre trancada o negativo é a sujidade no carro e os possiveis riscos seja no carro ou na "menina" sem dúvida as barras e o suporte seriam um bom investimento ou quem sabe uma prenda de anos ou natal :mrgreen: :mrgreen:
 
1

100stress

Guest
Olá amigos, eu normalmente ando á voleia, mas as barras no tejadilho não
são assim tão praticas como parece, eu uso a mala , tenho um plastico grande
sobre o fundo e de lado para não sujar, prendo com esticadores elasticos e já está.
 

c3l5o

New Member
Não faço assim tantas deslocações com a bicicleta que me façam investir numas barras, para acrescentar a isto tenho um Clio já com uns 16 anos e mais cedo ou mais tarde o carro vai ser substituído o que iria fazer com que as barras de suporte se tornassem obsoletas e tivesse de as vender.

Depois há a outra grande vantagem de transportar a bicicleta dentro do carro, como a economia de combustível, já que a resistência aerodinâmica é maior, e o facto de não haver o risco de me esquecer de tirar a bicicleta antes de entrar no quintal (e destruir a bike, o suporte ou a latada como aconteceu ao meu tio).

Quanto aos acidentes o banco do Clio tem uma maneira de dobrar que cria uma barreira que impede que a bicicleta venha parar a parte da frente do carro. No meu caso teria de passar por dois bancos, mais o banco traseiro e a chapeleira do carro. Não estou a dizer que não existam riscos, mas estes estão claramente minimizados na minha opinião.

Se tivesse a versão comercial então nem pensava nunca em comprar barras.
 

nukez0r

Member
Quando tenho percursos mais longe de casa que justifiquem o uso do carro, levo na bagageira.
Costumo desmontar as duas rodas.
Quando o percurso é perto, vou sempre de bicicleta ter com o pessoal.
Quanto às barras, ainda não investi pelo dinheiro mas acho que também não é uma coisa urgente.
Na bagageira sempre temos o problema de sujar o carro e riscar qualquer coisa e de ter mais trabalho a po-la.
Quanto aos acidentes, parece-me dificil a bicicleta passar para o banco da frente.
 

salgado52

Active Member
Pessoalmente,sempre transportei dentro do carro com os bancos de trás rebatidos,só que comprei uma placa de espuma num estofador com a área do espaço e 2,5 cm de espessura,assim não sujo nada nem mesmo de inverno e nunca lavo a bike nos eventos,agora em termos de legalidade o conhecimento que tenho é que se a bike for solta as autoridades podem sempre intervir,logo à que fixá-la até por questão de uma eventual travagem mais a fundo,ou um presumível acidente,à umas fitas tipo cinto que dá para a fixar e aí sim não à qualquer problema.

Cumps

JAndrade
 
Top