TopoLusitânia - Cartografia topográfica de Portugal para GPS Garmin

shelltox

Super Moderador
Se não tens muitos caminhos na tua zona,tens uma boa oportunidade de contribuir,para evoluir o mapa.
Os .typ são instalados aquando da instalação no Mapsource e/ou Basecamp
 

rockrider 82

New Member
Boas.
Instalei o Mapsource sem mapas da Garmin , na versão 6.16.3 e segui todos os passos descritos pela Topolusitânia e apesar do mapas aparecerem na lista como não desbloqueável no ecrã não me aparece nada.
Fui buscar o mapsource esta manhã, não é um cd/dvd que viesse com algum equipamento.
Será que existe algum truque ou fiz algo mal.
Os mapas da topo são os correctos para mapsource, aliás fui buscar a ultima versão hoje mesmo.
Obrigado.
 

nav

New Member
Boas, estou com pequeno dilema, instalei o MapSource e de seguida quis descarregar os mapas do TopoLusitanea, mas estou a deparar-me comum problema, certamente por ser um leigo na matéria :), mas o que se passa é que não consigo fazer o dowload dos maps, vou site da TopoLusitanea, clico no link referente à versão que desejo, os ficheiros são transferidos para o PC, mas dp nãp os consigo visualizar. Quem me pode dar umas dicas dos passos correctos para descarregar os mapas e conseguir visualiza-los?
Obg
 

Pedro MM

Member
Boas.
Eu gostava de colaborar com o Topolusitania, mas não sei o endereço de e-mail deles e tambem estou um bocado à "rasca" para fazer como eles pedem no corte dos tracks!
Alguem pode ajudar sff?
 

bbaixo

Member
O email da equipa do TopoLusitania está no sub-titulo da respectiva página.

Quanto aos trajectos, basicamente eles querem (escrevo eu) os trajecto que ainda não fazem parte do mapa e com a maior quantidade possível de pontos.

O ficheiro deverá ser enviado ou GPX ou GDB.

É assim que eu tenho que colaborado com eles.

cmpt
 

Alen7ejanit0

New Member
Boa Tarde!

Tenho um Garmin Etrex Vista H com 24 mb de memóra interna
gostaria de fazer uma actualização dos mapas....
Como o posso fazer ja que nao tenho o mapsource e tenho receio de apagar o mapa inserido....

Cump
 

senaita

New Member
Bom dia, sou possuidor de um Garmin 705 com a versão V.91 do Topolusitania instalada, tem sido muito útil em vários percursos que já fiz, mas este fim de semana fui fazer uma volta onde passava na serra de Sintra....o percurso foi feito no Garmin Connect , como muitos que já fiz, mas quando cheguei á serra o percurso não fica visível no ecrã, ou seja o track que está na cor rosa simplesmente não aparece na zona da Serra Sintra, noto também que esta zona de Sintra está na cor verde, apenas consigo visualizar as curvas e trilhos mas o percurso nada de nada (seja com as configurações de menor ou maior detalhe do mapa), fiz zoom e mais zoom e de vez em quando aparece o percurso a Rosa mas desaparece logo, .....ou seja eu penso que seja uma questão de transparência, penso que o percurso rosa fica por baixo da zona verde que digo...estranho ?..... atenção que isto só me acontece na zona que aparece a verde em Sintra fora disso está impecável.....alguém tem um a solução ou problema igual ?

Se eu desligar o mapa do Topolusitania e ficar com o do GPS, aparece tudo OK tambem. Isto só me acontece com o Topo.

Cumprimentos
 
Last edited:

shelltox

Super Moderador
@marco@btt "TopoLusitania - Mapa Topográfico de Portugal para GPS em formato Garmin" por isso só dispositivos e programas Garmin.
O compegps tem uma coisa qualquer de transformar um .img em mapa legível pelo programa mas da vez que experimentou ficou uma grande porcaria

@senaita isso será á partida um stress com o land cover(não sei termo em português) minha duvida é se será do mapa se será do firmware do GPSr. No meu DK já tive situação semelhante que resolvi nas definições de mapa, colocando o "land cover" em OFF. Entretanto foi actualizado o firmware do GPSr e a versão do mapa e o problema não se verifica..fiquei sem saber se era do GPSr se do mapa
 

Santoss

New Member
Tenho o Garmim 450, com a versão 092 do Topolusitânia, e estou em pensar em fornecer para lá alguns tracks que tenho, mas para os colocar como prretendem levará algum tempo. Mas entretanto surgiu-me uma dúvida, ´como principalmente no concelho de Mação e também aqui por Abrantes muitas estradas, estradões e outros caminhos em terra não aprecem, e como no Google se veem inúmeros, não haverá nenhuma versão do Google para GPS que se possa colocar em silmuntâneo com o Topolusitânia, uma vez que no meu GPS de TT também tenho de base toda a cartografia mundial, e um mapa de toda a europa de estrada e estão todos os mapas compatíveis.
Se existir algum idêntico ao google que se vê no computador, ficaria-se com trilhos muito mais completos.
 

.:Pedro:.

New Member
Boas.
Comprei na Loja do GPS um Garmin Edge 800. À medida que andei a pesquisar no GPS as funcionalidades, constatei que tenho 3 mapas instalados no aparelho: Topo Portugal v4 (TopoPTv4 Melgaço, TopoPTv4 Caminha e TopoPTv4 Geres); CN Europe NT e INTL Standard Basemap. Todos eles estão ativados.
As minhas dúvidas são as seguintes: o mapa Topo Portugal v4 é o mesmo da versão TopoLusitaniav093? O mapa que tenho instalado apenas diz respeito às 3 zonas atrás referenciadas? A versão TopoLusitaniav093 abrange o país todo ou os mapas estão sempre divididos por zonas/áreas?
Peço desculpa pelas dúvidas, mas sou inteiramente novo nestas questões de GPS para bicicletas!
Agradeço desde já a vossa ajuda...

Abraço e boas pedaladas.

Pedro Moura
 

shelltox

Super Moderador
Topo Portugal v4 é um mapa topográfico o TopoLusitania v093 é outro mapa topográfico de portugal.

Aparece : "Topo Portugal v4 (TopoPTv4 Melgaço, TopoPTv4 Caminha e TopoPTv4 Geres)" porque isso na verdade é um conjunto de mapas,os detalhes só mostram essas zonas(porque aquando da criação se seleccionou nome automático e o programa só vai buscar uns detalhes) mas deverá ter cobertura completa de Portugal.
 

.:Pedro:.

New Member
Boas Shelltox

Então posso depreender das tuas palavras que não valerá a pena instalar também o Topolusitânia v093, uma vez que o mapa topográfico que tenho já abrange todo o território nacional. Certo?
Obrigado pela resposta!

Pedro Moura
 

ICC

New Member
Um ajudinha, pf!
Posso estar a ver pouco ou então não encontro o endereço para o qual podemos enviar os dados tratados (novos caminhos)!
 

BV

New Member
TopoLusitania no Etrex Legend C

Boa Tarde,

Coloquei o TopoLusitania no meu Garmin Etrex Legend C e o funcionamento dele no terreno ficou ainda mais lento do que era!
Existe alguma coisa que possa fazer para o tornar mais o GPS mais rapido ( para alem de compra de um melhor....).
 
Top