Top Swing vs Down Swing

Pedro_Santos

New Member
Boas,

tenho uma scale 50 que vinha com um Deore top-swing. Os problemas com a lama eram muitos, nomeadamente ficar sem desviador dianteiro devido a uma "micro pedra" que se encaixou no sistema. Deitei água do bidon para tentar remover a lama, e mesmo com ele limpo, foi preciso quase uma lupa para identificar a pedra no meio do desviador...Ou seja, tive de fazer o passeio em talega, e andar com ela à mão a maior parte do tempo...Situação chata!!! Recentemente troquei por um Deore XT Down-swing, pois já tinha tido uma boa experiência com um down-swing que usava na minha antiga bike...

Sem dúvida Down-swing!
 

mylastwords

New Member
num quadro rigido o melhor e top swing? é que slx tem 4 hipoteses de desv. dianteiros... que ganda confusão e logo eu que sou da velha guarda...
 

Jepas

Super Moderador
Quando indiquei este tópico foi com o intuito que o mesmo fosse lido para dissipar as dúvidas. Mesmo lendo isto tudo ainda as há?
 

Jepas

Super Moderador
Eu gosto mais de Down-Swing, em alguns quadros os parafusos da grade de bidon interferem com este tipo de desviador. Também há quadros que devido ao grande volume na zona do pedaleiro apenas permitem desviadores down-swing. Para mim é a escolha mais versátil e a que uso.

As bikes de estrada usam todas o sistema "down-swing" e se te ajudar, pesquisa no site das tuas marcas preferidas quais as opções usadas nas bikes de topo (por exemplo a rígida de topo da Trek também usa Down-Swing).

A tua actual bike ou a anterior usava qual? Tinhas problemas com isso?
 

mylastwords

New Member
eu só hoje reparei a minha primeira btt tinha down swing (o cabo entra por baixo) e a minha bicla a qual estou a fazer uma transformação(trocar aquilo que já é antigo por coisas mais recentes e uma delas é o quadro) usa top swing (o cabo entra por cima) sinceramente nunca nenhum dos 2 me deu problemas...

Quanto à grade também pensei nisso, o quadro que vou trocar só tem um apoio mas vi uma solução embora que não a melhor fui a sportzone e tinham uma berg de 1700€ com esse tipo de problema, o desviador dianteiro colocado entre os 2 parafusos (por acaso um slx top swing), a solução que encontrei logo lá na loja foi há umas grades fuleiras em que os ferros do bidon ficam mais altos do que a zona de aperto e pelos meus calculos encaixa que nem uma luva...

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Estás a confundir Top Swing com com Top-Pull.

Swing refere-se à grade do desviador (se fica por cima ou se fica por baixo).
Pull refere-se à puxada do cabo (Top se vier de cima, Down se vier por baixo), quanto isto não há problemas, porque os desviadores actuais são todos Dual-Pull, ou seja, permitem que o cabo seja puxado por baixo ou por cima.

Centra-se apenas no facto de quereres um DownSwing (a cage fica abaixo da abraçadeira) ou Top Swing (a cage fica acima da abraçadeira).
 

Crave

New Member
Desviador da frente Shimano XT Low Clamp ou High Clamp??

Boas pessoal,

Tenho uma duvida, e se possível gostava de ter a vossa ajuda. Há uma semana apercebi-me que tinha partido o desviador da frente Shimano XT low clamp da minha 8XC, a chapa que puxa a corrente do 3 prato ao 1 partiu mesmo na extremidade da "curva", fui ao mecânico da terra, que so tinha um XT, mas diferente do meu, penso que high clamp, como tinha uma prova no dia seguinte decidi trocar.

O desviador trabalhou a 100% durante a prova, mas agora não sei o mantenha, ou se compre um igual ao que vinha na bike, as montagens recentes que vejo tem tds low clamp, existem vantagens em ter algum dos mesmos?
Alem do tamanho, parece-me que o high clamp puxa por cima, e o low clamp por baixo, devido a colocação o ponto de pressão no quadro vai ser diferente, existe algum problema?

Junto anexo fotos:

Esticador de origem


Esticador que tive que comprar


Fico a espera da vossa ajuda.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Tanto um como o outro são dual pull.

A questão da braçadeira ser alta ou baixa tem apenas a ver com a zona do tubo vertical do quadro a que o desviador aperta.
Em quadros em que o tubo vertical ganhe uma forma diferente junto à zona do pedaleiro, pode não ser possível meter um desviador de braçadeira baixa.
A braçadeira alta também pode não ser possível de colocar em alguns quadros em que a zona onde aperta coincide com o parafuso debaixo para fixar o porta bidão, ou em alguns quadros de suspensão total devido à posição dos links e amortecedor.

Neste caso em que o quadro é rígido, desde que dê para apertar o porta bidão e as mudanças funcionem bem com o desviador à altura certa, tanto faz o desviador ser high ou low clamp.
 

Crave

New Member
Obrigado FiCaçador,

Por acaso tive que por 2 anilhas nos parafusos para poder apertar o porta bidons, mas nada que me chateie!
A questão é mesmo se ganho alguma vantagem em por o desviador low clamp que vinha de origem! Também não encontro nenhuma referencia ao peso de ambos os desviadores
 

barapaulo

Member
Viva.

Não sei bem qual é essa bike. Mas se for a que estou a pensar, tem 9 velocidades. E se tem 9 velocidades, terás como desviador de origem o XT FD-M770 Top-Swing Front Derailleur 9-speed e que pesa 165 grs.

O que te aplicaram, é o XT FD-M771 Down-Swing Front Derailleur 9-speed e pesa 175 grs.

São os 2 igualmente bons.

Abraços
 

Crave

New Member
Obrigado Barapaulo, de facto tem as 9 velocidades que mencionas, nesse caso nao é por causa de 10g que vou investir 30, 40€, esteticamente prefiro o 770, mas assim vou andar com este ate pifar, dps invisto num XTR!Vou dormir, tenho que me por a pé as 05h para o Alvalade/Porto Covo/Alvalade!
 

Crave

New Member
Obrigado Barapaulo, de facto tem as 9 velocidades que mencionas, nesse caso nao é por causa de 10g que vou investir 30, 40€, esteticamente prefiro o 770, mas assim vou andar com este ate pifar, dps invisto num XTR!Vou dormir, tenho que me por a pé as 05h para o Alvalade/Porto Covo/Alvalade!
 
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