Top Swing vs Down Swing

#2
Tanto quanto sei, existem casos em que devido à posição do apoio do amortecedor ou ao sistema de suspensão traseiro, só se pode utilizar um dos modelos.

Para além disso, já me disseram que o Down Swing por ser mais "aberto" tem tendência a acumular menos lama e por isso tem um funcionamento mais suave em condições extremas.
 
#3
Repescado de outros tópicos:

Peso-Pluma said:
FREAKZOIDE o TOP-SWING é o desviador pequeno que geralmente aperta sempre debaixo dos parafusos de bidon(tubo vertical).
o DOWN-SWING é o outro maiorzito que geralmente aperta sempre por cima dos parafusos de bidon...

eu uso o down-swing...e agora mudei quadro e continua a bombar lá...top-swing nao rende..começa a ganhar muita folga e depois parte(excepção feita ao XTR...mas antigamente também partia)

Enquanto não puser foto vou deixar ai o link do site:


http://cycle.shimano-eu.com/catalog/cycle/products/component.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524441762912&FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302029853&ASSORTMENT%3C%3East_id=1408474395181175&bmUID=1120347958554


http://cycle.shimano-eu.com/catalog/cycle/products/component.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524441762914&FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302029853&ASSORTMENT%3C%3East_id=1408474395181175&bmUID=1120347958554

abraços

Pluma
Jepas said:
Boas,

os desviadores têm várias especificações para além dessa que te "traiu". Quando se compra um desviador dianteiro há que ter alguns factores em atenção.

1 - Diâmetro do quadro, para um encaixe perfeito (nem todos trazem casquilhos), há que medir o quadro na zona de aperto.

2 - Espaço para o desviador, nem todos os quadros aceitam o desviador na mesma posição, por isso há os Down-Swing, os Top-Swing e os E-Type (da Shimano) para fixar no eixo pedaleiro.

3- Cabo, este pode vir por cima (Top-Pull) ou por baixo do desviador (Down-Pull). Existem alguns que têm a possibilidade de receber o cabo por cima ou por baixo sem necessidade de qualquer alteração.

Sabendo (tudo) isto sobre o nosso quadro/desviador, não há que enganar, é chegar à loja e pedir.

Jepas
 
#5
Já tinha visto esse post do jepas. :) Obrigado na mesma.
Como tenho uma hardtail tenho espaço para colocar qualquer um destes desviadores. Neste momento o que tenho é um Top Swing, mas como está a precisar de reforma não sei se compre igual ou se terei vantagens em comprar Down Swing.
 
#11
Aproveito para colocar aqui a imagem muito elucidativa que o surfas postou.
E resumindo (se bem que era bom ter mais pontos de vista):

Down Swing
- Acumula menos lama;
- Ganha menos folgas;


Top Swing
- Mais suave a fazer as passagens;
- Mais leve;






 
#13
tlages said:
Down Swing
- Acumula menos lama;
- Ganha menos folgas;


Top Swing
- Mais suave a fazer as passagens;
- Mais leve;
Saudações...

Quando falas no Down Swing falas em menos folgas... podes especificar???

Quando falas no Top Swing falas em Mais suave... podes especificar???

Abraço
 
#14
Olá, o top swing é um desviador com mais tendencia a agarrar lama devido a forma como funciona, alem de que me parecem desviadores menos robustos que os down swing. A razao pela qual ganha mais folgas? Não sei ao certo, talvez mesmo por isso, - robusto e agarra mais lama, logo funciona incorrectamente e com mais desgaste no inverno. Nao sei se é por isto que ganha mais folgas mas que ganha, ganha. Tive um Deore que as tantas ja estava a chocalhar por todo o lado. Por vezes ha quadros que so permitem este tipo de desviador. Sempre que possivel aconselho down-swing pois é muito mais robusto (e pesado), nao agarra tanta lama e principalmente porque tem muito mais força, o que proporciona um funcionamento mais preciso e correcto mesmo quando ha lama por todo o lado, mas menos suave devido a essa mesma força.
 
#15
Saudações...

A maioria das bikes que se vê por ai têm TopSwing... porque será???

Já agora qual deles é que desafina mais e qual deles é que se afina melhor???

Abraço
 
#16
nelsonasp said:
Saudações...

A maioria das bikes que se vê por ai têm TopSwing... porque será???

Já agora qual deles é que desafina mais e qual deles é que se afina melhor???

Abraço
Olá,
a maioria tem top-swing talvez porque que parte dos quadros (de susp. total) so permitem este tipo de montagem. quanto ao desafinar o top-swing desafina mais, pois apanha mais lama e ganha mais folgas. no que diz respeito ao afinar penso que a dificuldade seja identica tanto num como no outro.
 
#17
Eu tenho top swing e já apanhou com muita coisa mas desafinar ainda nada!

Sinceramente uns até podem ser mais fortes do que outros, devido à posição da mola, mas a razão de existirem os dois modelos é só devido às suspensões traseiras das bikes, ao seu desenho.

Lama, isso apanham todos. Na minha antiga Kona que usa Down Swing já me chegou a prender algumas vezes.

Isso é normal nos dois modelos!

Se a parte traseira proteger da lama enviada pela roda traseira está metade do problema resolvido.
Na Kona (top-swing) o desviador está mesmo sujeito a levar com a lama toda e na Santa Cruz está mais protegido!
Além disso os manípulos também ajudam.

Agora sinceramente duvido que um desafine mais do que outro!

Existem os dois simplesmente por causa do desenho dos quadros!
 
#18
Boas,

Estou a pensar comprar um desviador dianteiro Sram X9. O cabo vai por baixo logo é Down Swing, no entanto encontro sempre duas versões "High Clamp" e "Low Clamp". Alguém me pode explicar qual a diferença?

Obrigado.
 
#19
Boa noite.

Estou com um "problema" troquei de quadro e queria manter a transmissão, acontece que o meu desviador X9 da frente puxa por cima, e o quadro que adquiri tem o cabo desse desviador a passar por baixo, há alguma peça que converta a forma como o cabo é puxado pelo desviador ? ou terei de comprar outro novo O meu desviador é este...





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