29er Titus Fireline Titanium

synclever

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Tenho esta menina há cerca de 1 mês com cerca de 500Km.
Já andava desde o inicio do ano a olhar para as 29er, tudo a falar bem destas e via algumas a passar por mim a abrir em maratonas.
Após ter tido um acidente e ter partido o meu anterior quadro de carbono 26er pensei, bem.. vamos lá experimentar as 29er...
A escolha do quadro HT em TI foi a pensar na simplicidade e conforto para maratonas e travessias.
A transmissão veio da anterior bike e talvez sofra poucas modificações.

Foto após o testdrive e 1ª lavagem (com espigão e selim antigos):
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Foto ao lado de uma 26er:
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Foto a meio de uma travessia a Fátima:
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Specs:
Quadro: Titus Fireline TI 29er
Suspensão: Rockshox SID RLT Cónica
C. Direcção: FRM D-Set
Avanço: Syntace
Guiador: FSA K-Light Low Riser 660mm
Punhos: SRAM
Espigão de Selim: Titânio
Selim: Specialized Phenom
Travões: Formula RX 180/160MM
Rodas: Crest+Novatec+CN424
Pneus: Geax AKA TNT 2.2
Pedaleira: FSA K-Light Carbon com Q-rings 44-33-22
Corrente: SRAM 991
Pedais: CrankBrothers Eggbeater
Desviador da Frente: Shimano XT
Desviador de Trás: SRAM X9
Manipulos de Mudança: SRAM X0 rotativos
Cassete: SRAM 990, 11-34
Peso: 10.65 +-


Review:
Quadro:
Não tenho forma de comprar com outros 29er HT, mas em relação à 26er HT Carbono (o tamanho da roda também influência) noto um maior conforto e a traseira não me ressalta tanto.
Sobra muito pouco espaço entre o seat-tube e os pneus 2.2, por ter as escoras curtas.
Até agora não senti torções.
Suspensão:
Tem-se portado bastante bem. Não é tão suave como as FOX mas faz muito bem o seu trabalho.
Não notei diferença no aspecto de ser cónica, talvez note experimentando uma 29er normal.
Transmissão:
Como já referi anteriormente, a transmissão veio da anterior HT 26er. Uso cerca de 85% o prato 33T, 15% o prato 44T e nunca usei o 22T.
Com os pratos da Rotor nota-se um maior rendimento por puxar mais, consequentemente maior cansaço, hajam pernas :D
Os shifters com o desviador X9 as mudanças entram precisas e exactas.
Travões:
Os já mais que testados RX, não os troco por nenhuns Avid, restantes marcas não posso comentar.
Com roda 29er meti discos 180/160mm, no entanto parece que se torna mais difícil abrandar a bicicleta por ganhar mais inercia. Também poderá ser de ter uns pneus demasiado rolantes.
Rodas:
Bastante rolantes e com um bom "cantar". Nas descidas ganham rapidamente uma força de inercia brutal, no inicio até metia medo.
Pelo seu tamanho passam melhor por cima dos obstáculos, como já se sabe. Nota-se alguma diferença quer seja a subir, descer ou direito. Onde notei a maior diferença foi a fazer o trilhos dos moinhos na Arrábida, fiz o trilho muito mais facilmente, a passar por cima de todas daquelas pedras sem dificuldades.
Pneus:
Os pneus são bastante rolantes e boa tracção em curva. Contudo, apenas em tempo seco. Com lama parece que estou em cima de manteiga, em pedras húmidas cheguei a ficar sem nenhuma tracção, a patinar.

Estou a pensar em fazer as seguintes modificações:
Transmissão: Passar para 38-27, em vez de 38-25 Q-rings. Alguém sabe se é possível 38-33? Vou trocar o lettering da pedaleira, aceitam-se sugestões.
Travões: Trocar os RX actuais por uns R1 prateados. Disco da frente Ashima Oro8, ainda não sei que cor ponha.
Punhos: EsiGrips Chunky. Que cor acham que ficaria melhor? Vermelho, preto?
Pneus: Continental X-King, pelo menos até passar a chuva.
Avanço: Talvez um Ritchey WCS C260, após BikeFit.
Bottle Cage: Uma em titânio.
Spacers da direção: Vou deixar apenas um após fazer um BikeFit.
Aceito conselhos e sugestões para estas e/ou outras modificações.
 
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