Tinha mesmo de acontecer... acidente com automobilista!

fg

New Member
A vantagem de autorizar a circulação em pares é que isso obriga o automobilista que quer ultrapassar, a ter que passar para a faixa da esquerda. Logo, só o pode fazer se não vier ninguém do outro lado. Se não puder, trava e vai atrás até poder! Não faz mal a ninguém.
Quando circulamos em fila, os automóveis podem apenas desviar-se "um bocadinho" para nos passar, e portanto fazem-no mesmo quando vem alguém em sentido contrário. Muitas vezes acontece que têm que se chegar de repente para a direita.... e lá vai ciclista; "mais vale isso" que bater no carro que vem em sentido contrário... Por isso também a lei que obriga a desviar-se um metro e meio do ciclista ser defensável.
Eu já senti no pêlo a falta dessa lei. Já fui ao chão depois de ser abalroado por um automobilista, que ainda por cima se pisgou.... felizmente foram só uns arranhões... infelizmente não tive tempo para ver a matrícula :evil:
JBond
Claro que eu percebo (e sinto também) os teus receios. Mas o problema não está nem nas leis, nem nas bicicletas, nem nos carros - está nas pessoas e na falta de civismo que reina neste país ( é o que temos....).
Mas que fique bem claro : o civismo (ou a falta dele) não tem nada a ver com o número de rodas do veículo. Há gente civilizada e incivilizada a andar a pé, de bicicleta, de carro......ou a fazer qualquer outra coisa.
 

LCTriguinho

New Member
A nivel da Europa devemos ser dos poucos paises em que é proibido andar a par, entre outras coisas, mas enfim...

Quanto ao ser mais seguro andar em "bicifila" eu tenho precisamente a opinião contraria. Quanto menos espaço ocupar-mos na estrada pior, mais os enlatados querem, e em caso de necessidade chegam para o lado mais fraco, NÓS...

Mesmo quando circulo sozinho, muito raramente ando na berma ou muito junto a ela, assim obriga "ALGUNS" enlatados a terem de manifestar a sua presença e não fazerem tangentes...
E se porventura a policia disser alguma coisa, á e tal, e o codigo e porque sim, etc, etc. Sempre podem responder como fiz já por duas vezes quando me chamaram a atenção, disse que preferia que me chamassem a atenção que não cumpria o codigo, do que me viessem buscar á valeta todo amassado e entrar para a estatistica nacional...
 

JBond

New Member
OK, compreendo os vossos pontos de vista e concordo, claro que isso vai demorar tempo de habituação aos automobilistas, e durante essa habituação vai haver muita guerra...

De qualquer maneira duvido que essa alteração vá avante, agora que até nos tiraram as prioridades em quase todas as situações, se não em todas.

Boas pedaladas em segurança para todos

Mais um abraço

Rui
 

LCTriguinho

New Member
Só escrevi o que me disseram, não tinhamos prioridade mesmo quando circulavamos numa rotunda, o que não lembra nem ao diabo... Mas disseram-me, ainda não confirmei, que pelo menos isso tinha sido alterado. :wink:
 

fg

New Member
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=1290&highlight=c%F3digo
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=1276&highlight=c%F3digo
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=1966&highlight=c%F3digo

Este assunto já foi debatido em tópicos anteriores

Actualmente AS BICICLETAS TÊM PRIORIDADE QUANDO CIRCULAM NAS ROTUNDAS
E também :
"Automóveis que estão a sair de garagens, bombas de gasolina, ou caminhos particulares, têm que ceder a prioridade a todos os que vão a passar quer da direita quer da esquerda (inclusive bicicletas)

O mesmo acontece em qualquer local onde haja sinal de perda de prioridade ou stop, ou quando o ciclista acabou de passar uma passagem de nível. E ainda numa passagem estreita, se o sinal de prioridade estiver do lado da bicicleta, esta passa primeiro "
 

fire4me

New Member
efectivamente com o novo codigo da estrada ganhamos prioridade a circular dentro das rotundas

como podem verificar no artigo 31º do codigo da estrada

Os condutores de veículos a motor que pretendam entrar numa rotunda passam a ter de ceder a passagem aos condutores de velocípedes, de veículos de tracção animal e de animais que nela circulem. (Art. 31º)

para quem tiver duvidas em relação as alterações ao codigo da estrada pode ler aqui http://www.fastaccess.pt/resources2/downloads/CodigoEstrada2005_Alteracoes.pdf
 
H

Hugo Carvalho

Guest
rcapitao said:
Mais uma triste notícia para nós. Como estive na Batalha neste fds, soube que tinha havido um acidente com ciclistas mas não imaginei que fosse desta gravidade:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1232554&idCanal=59
Como havia nesse dia um passeio de BTT, a começar de manhã numa localidade junto à Batalha (Rebolaria), presumo que estes nossos amigos iam para o local de encontro quando foram albaroados pelo ligeiro na estrada Fátima-Batalha. Segiundo me contaram na Batalha, o condutor do ligeiro foi detido pela GNR. Quanto ao estado dos feridos não soube de nada. Alguém sabe de desenvolvimentos?

Um abraço e muito cuidado com os carros (eu que o diga pois a minha mulher, há um mês, foi atropelada em frente a minha casa, no passeio, por um carro descontrolado e ainda continua com canadianas a recuperar lentamente de uma fractura na bacia e do choque psicológico).
Rui Capitão (fura-cap)
 
H

Hugo Carvalho

Guest
lagarto said:
Isto, cada vez está pior.... Mais uma morte em estrada portuguesa, e tudo por culpa de um parvalhão, para não chamar outro nome, que resolveu beber, e toca a ir para a estrada a um Domingo de manhã, acertar em ciclistas!!!! Que tristeza.... Não há direito!!!
 
H

Hugo Carvalho

Guest
ajesus said:
estava às 9:30 da manha com uma taxa de álcool de 1,41 gramas!!!!!
Ainda há pessoas que insistem em tomar o pequeno almoço com vinho... e o gajo tinha 25 anos e deixou mais 2 feridos, um em estado grave
 

LCTriguinho

New Member
Foi no Reguengo do Fetal, uma estrada bem gira (com uma vista linda) para se fazer em asfaltica, onde é normal ver-se, tanto a descer como a subir montes de pessoal de bicla.

Passei lá no Sabado com o Lagartix...
 

fire4me

New Member
Isso não foi um acidente foi um homicídio.

Pois uma pessoa que vai conduzir bêbada é um homicida em potencial.
Espero que lhe seja aplicada uma pena exemplar.
Como é que esse animal as 10h da manha já estava com 1.41 g/litro

Deviam apurar se foi em algum café que ele se embebedou pois a lei diz que é proibido vender bebidas alcoólicas a pessoas que estejam notoriamente embriagadas

as minhas condolencias a famila da vitima e desejos de rapidas melhoras aos outros 2 ciclistas atropelados
 

fire4me

New Member
o condutor estava alcolizado matou uma pessoa feriu outras duas com gravidede e mesmo assim foi posto em liberdade :evil: :evil: :evil: :evil:

no correio da manha da para deixar comentarios a triste noticia
 

Bull

New Member
Oisss...

:cry:

Simplesmente tenho VERGONHA do nosso pais.

Qual será a conversa do papá do "Betinho" ? Já imaginaram ? Será que se preocuparam com a morte de uma pessoa e dos feridos ? Ou será q a maior preocupação terá sido com o carro do filhinho ?

É por isso que esta vergonha não tem fim.

Sugestão para os papás.... Troquem o BMW por um Mercedez, com a estrelinha à frente, da próxima vez, talvez tenha mais pontaria.... :evil: :evil:

Desculpem mas isto é revoltante !

....
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Tudo é revoltante Bull!! :evil: :evil:

Isto é revoltante: "O condutor, de 25 anos, foi detido e solto pouco depois com a notificação de se apresentar hoje em tribunal."

Isto é revoltante: "Um ciclista de 28 anos morreu" ... a minha idade... :cry:

Isto é revoltante: "terá acusado uma taxa de álcool superior a 1,20 gr/l e seguia em sentido contrário"... merda do alcool e como disseste, dos pais que muitas vezes são os principais culpados...

Enfim... :(

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Bull

New Member
Oisss...

Estas noticias, tal como a vcs, afectam-me e deixam-me a "bater mal", desculpem a expressão.

Não conheço o condutor, não sei quem é e prescindo de saber. Não há razões que possam justificar uma morte. Sejam elas quais forem o autor tem de ser "castigado"/Punido. Há justiça, e a justiça é para todos, sejam eles quem forem.

Enquanto assim não for, vamos todos os dias ler noticias destas nos jornais.

O nosso pais está sempre de luto. Ou pelas mortes na estrada, ou pelos incendios, ou por outra razão qualquer !

Isto não parece ter fim à vista. Quem deve resolver não resolve e o nosso pais é um barco com rombo que anda à deriva.

Sinseramente tenho vergonha de ser Português. :cry:
 
Top