Um destes dias olhava admirado para a bike de um amigo e disse: "tens de me deixar dar uma voltinha". Ele, talvez na brincadeira, disse que me deixava "um dia destes". Esse dia chegou, e logo numa aventura pela Serra da Freita.
A bike é, nada mais nada menos que a Specialized Epic Expert Carbon com modificações dignas de realce:
A Specialized Epic é sem dúvida uma verdadeira máquina de btt, uma verdadeira bike completa para todos os terrenos e arrisco a dizer, para todas as distâncias. O percurso de teste consistia em empedrados duros, quer a subir, quer a descer, e juntamente com trilhos de pedra solta tornaram o teste mais capaz. A bike tem uma leitura do terreno impressionante e chega a ser um mistério o nível de precisão. Mesmo com o Brain um pouco descalibrado para o meu peso, portou-se às mil maravilhas mostrando porque razão a Specialized ainda investe neste sistema. A montagem à base de materiais leves (KCNC, XTR e SRAM) está muito coerente quer estéticamente quer na sua funcionalidade, pois dá um toque mais "racing" à bike. A suspensão era a principal incógnita deste teste e devo assumir que tinha um pouco de receio em testar assim a bike, ao mesmo tempo devo reconhecer que me surpreendeu e por outro lado nem por isso. O sistema Brain adaptado às suspensões dianteiras era para mim uma surpresa e parti para o teste com a atitude "deixa ver o que isto vale", e a verdade é que vale muito. Tal como na traseira, o sistema lê muito bem o terreno e em conjunto com a traseira fazem um par que faz as delícias de quem gosta de descer sem receios. Mesmo com pneus 1.9'', ninguém me apanhou a descer, tendo mesmo ultrapassado obstáculos que duvido que fizesse na minha rígida. O curso desta Future Shock (120mm) não está de acordo para esta bike, e como se costuma dizer, "o material tem sempre razão", se nas decidas era espectacular, nas subidas era um ponto crítica, não pelo funcionamento, pois mantinha-se bloqueada, mas pelo ângulo proporcionado na condução, tornando a experiência algo custosa e arriscada. O avanço curto (80mm) em nada ajudou a esta situação, salvando-se por isso o facto de ser uma bike leve com excelente montagem. No compto final, destaco sem dúvida o quadro que tem umas linhas bem agradáveis e apreciado por todos os que viram como "a bike é muito bonita", aliado a uma geometria muito fiável com um sistema de suspensões do melhor que este mundo tem para oferecer. ideal para quem gosta de fazer longas distâncias em percursos duros, ou então para percursos de muitas horas em cima da bike!!!
Deixo ainda a frase que mais descreve esta bike: "a bike é daquelas que se formos mais devagar, puxa por nós para andarmos mais sem parar!!!"
PS: Um obrigado ao meu amigo Abílio por me deixar testar a sua "menina"!
mais uma foto:
A bike é, nada mais nada menos que a Specialized Epic Expert Carbon com modificações dignas de realce:
Quadro - Specialized Epic Expert Carbon 2010
Suspensão - Future Shock 120mm
Avanço - KCNC 80mm
Guiador - New Ultimate
Travões - Avid Elixir CR SL
Discos (Fr/Tr) - A2Z Teppan Yaki
Desviador Fr/Tr - Shimano XTR/SRAM X0
Manípulos - SRAM Twister
Cassete - SRAM PG-990 RED
Corrente - YBN
Pedaleiro - Shimano XTR
Rodas - Mavic CrossMax
Pneus (Fr/Tr) - Maxxis Larsen 1.9''
Selim - Specialized Phenom 130
Espigão - KCNC 30.9mmx350mm
Pedais - Shimano XTR
Bar-Ends - KCNC
Peso - 10,8 kg
A Specialized Epic é sem dúvida uma verdadeira máquina de btt, uma verdadeira bike completa para todos os terrenos e arrisco a dizer, para todas as distâncias. O percurso de teste consistia em empedrados duros, quer a subir, quer a descer, e juntamente com trilhos de pedra solta tornaram o teste mais capaz. A bike tem uma leitura do terreno impressionante e chega a ser um mistério o nível de precisão. Mesmo com o Brain um pouco descalibrado para o meu peso, portou-se às mil maravilhas mostrando porque razão a Specialized ainda investe neste sistema. A montagem à base de materiais leves (KCNC, XTR e SRAM) está muito coerente quer estéticamente quer na sua funcionalidade, pois dá um toque mais "racing" à bike. A suspensão era a principal incógnita deste teste e devo assumir que tinha um pouco de receio em testar assim a bike, ao mesmo tempo devo reconhecer que me surpreendeu e por outro lado nem por isso. O sistema Brain adaptado às suspensões dianteiras era para mim uma surpresa e parti para o teste com a atitude "deixa ver o que isto vale", e a verdade é que vale muito. Tal como na traseira, o sistema lê muito bem o terreno e em conjunto com a traseira fazem um par que faz as delícias de quem gosta de descer sem receios. Mesmo com pneus 1.9'', ninguém me apanhou a descer, tendo mesmo ultrapassado obstáculos que duvido que fizesse na minha rígida. O curso desta Future Shock (120mm) não está de acordo para esta bike, e como se costuma dizer, "o material tem sempre razão", se nas decidas era espectacular, nas subidas era um ponto crítica, não pelo funcionamento, pois mantinha-se bloqueada, mas pelo ângulo proporcionado na condução, tornando a experiência algo custosa e arriscada. O avanço curto (80mm) em nada ajudou a esta situação, salvando-se por isso o facto de ser uma bike leve com excelente montagem. No compto final, destaco sem dúvida o quadro que tem umas linhas bem agradáveis e apreciado por todos os que viram como "a bike é muito bonita", aliado a uma geometria muito fiável com um sistema de suspensões do melhor que este mundo tem para oferecer. ideal para quem gosta de fazer longas distâncias em percursos duros, ou então para percursos de muitas horas em cima da bike!!!
Deixo ainda a frase que mais descreve esta bike: "a bike é daquelas que se formos mais devagar, puxa por nós para andarmos mais sem parar!!!"
PS: Um obrigado ao meu amigo Abílio por me deixar testar a sua "menina"!
mais uma foto:
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