[Teste] Specialized Epic Expert Carbon 2010 (modified)

pin7as

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Um destes dias olhava admirado para a bike de um amigo e disse: "tens de me deixar dar uma voltinha". Ele, talvez na brincadeira, disse que me deixava "um dia destes". Esse dia chegou, e logo numa aventura pela Serra da Freita.

A bike é, nada mais nada menos que a Specialized Epic Expert Carbon com modificações dignas de realce:

DSC06649.JPG




  • Quadro - Specialized Epic Expert Carbon 2010
    Suspensão - Future Shock 120mm
    Avanço - KCNC 80mm
    Guiador - New Ultimate
    Travões - Avid Elixir CR SL
    Discos (Fr/Tr) - A2Z Teppan Yaki
    Desviador Fr/Tr - Shimano XTR/SRAM X0
    Manípulos - SRAM Twister
    Cassete - SRAM PG-990 RED
    Corrente - YBN
    Pedaleiro - Shimano XTR
    Rodas - Mavic CrossMax
    Pneus (Fr/Tr) - Maxxis Larsen 1.9''
    Selim - Specialized Phenom 130
    Espigão - KCNC 30.9mmx350mm
    Pedais - Shimano XTR
    Bar-Ends - KCNC

    Peso - 10,8 kg


A Specialized Epic é sem dúvida uma verdadeira máquina de btt, uma verdadeira bike completa para todos os terrenos e arrisco a dizer, para todas as distâncias. O percurso de teste consistia em empedrados duros, quer a subir, quer a descer, e juntamente com trilhos de pedra solta tornaram o teste mais capaz. A bike tem uma leitura do terreno impressionante e chega a ser um mistério o nível de precisão. Mesmo com o Brain um pouco descalibrado para o meu peso, portou-se às mil maravilhas mostrando porque razão a Specialized ainda investe neste sistema. A montagem à base de materiais leves (KCNC, XTR e SRAM) está muito coerente quer estéticamente quer na sua funcionalidade, pois dá um toque mais "racing" à bike. A suspensão era a principal incógnita deste teste e devo assumir que tinha um pouco de receio em testar assim a bike, ao mesmo tempo devo reconhecer que me surpreendeu e por outro lado nem por isso. O sistema Brain adaptado às suspensões dianteiras era para mim uma surpresa e parti para o teste com a atitude "deixa ver o que isto vale", e a verdade é que vale muito. Tal como na traseira, o sistema lê muito bem o terreno e em conjunto com a traseira fazem um par que faz as delícias de quem gosta de descer sem receios. Mesmo com pneus 1.9'', ninguém me apanhou a descer, tendo mesmo ultrapassado obstáculos que duvido que fizesse na minha rígida. O curso desta Future Shock (120mm) não está de acordo para esta bike, e como se costuma dizer, "o material tem sempre razão", se nas decidas era espectacular, nas subidas era um ponto crítica, não pelo funcionamento, pois mantinha-se bloqueada, mas pelo ângulo proporcionado na condução, tornando a experiência algo custosa e arriscada. O avanço curto (80mm) em nada ajudou a esta situação, salvando-se por isso o facto de ser uma bike leve com excelente montagem. No compto final, destaco sem dúvida o quadro que tem umas linhas bem agradáveis e apreciado por todos os que viram como "a bike é muito bonita", aliado a uma geometria muito fiável com um sistema de suspensões do melhor que este mundo tem para oferecer. ideal para quem gosta de fazer longas distâncias em percursos duros, ou então para percursos de muitas horas em cima da bike!!!

Deixo ainda a frase que mais descreve esta bike: "a bike é daquelas que se formos mais devagar, puxa por nós para andarmos mais sem parar!!!"

PS: Um obrigado ao meu amigo Abílio por me deixar testar a sua "menina"!

mais uma foto:

dscn1925.jpg
 
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masantos

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Boas
Para mim as modificaçoes sao sempre pra melhor ;bike muito bem conseguida agora esses 120 de curso é que nao sao indicados para par uma xc pura.
É só a minha ideia .
 

ANTTEI

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Espetacular

Como te dás com os bar ends KCNC ? não são muito compridos e finos?

Que aperto de espigão usas. Com este quadro e esse espigão está mesmo a pedi-las...

Abraço
 

extremebtt

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Boas

Sou o dono da bike, ela tem 120 mm de curso porque meti esta susp só para ver se valia a pena meter 1 future shock.
(e sim vale a pena)
 

extremebtt

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Os bar ends kcns são muito bons, e sim são 1 pouco compridos mas eles vêem com umas marcas que servem de medidas para quem quiser cortar e foi o que eu fiz. Quanto ao aperto de espigão de selim é o de origem da specialized que tem a medida 37 não tenho outro porque não há de outras marcas.

Nota: se alguém souber de algum com esta medida agradecia a dica.
 

bass

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boas...
Grande maquina...é a filha mais nova da minha!!
a medida do aperto de espigão é 36.9 e a carbon-ti tem apertos nessa medida. Eu tenho um e cumpre a sua função!
 

epictimon

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Boas

Grande máquina, com uma evolução onde os materiais escolhidos também enchem o olho, mas, há sempre um mas... Esse quadro não está a perder um pouco com essa suspenção em 120mm?! será que o quadro aguenta essa geometria? Esse avanço não estará demasiado curto tendo em conta que o espigão já é um recto? Não te podes esquecer para o que a bike se destina pois só assim tiras o máximo rendimento. Essa suspenção altera o angulo e aí... A meu ver, para essas geometrias, uma stumpjumper era o ideal! Todas de fábrica trazem 100mm...

Abraço
 

Goju

Member
Boas

Pois e eu adoro as Epic mas andar com um curso de 100 mm na frente é que me faz confusão é tambem por isso que me está atrasar a compra desta máquina

Abraços
Nelson
 

Antonio73

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Andar com 100mm à frente faz confusão? Depende daquilo que se faz com a bike. Se fazes maratonas, XC, ou até umas voltas um pouco mais agressivas, 100 mm chegam e sobram, até porque existem muitos atletas a andar com 80mm. Se por um lado gostas de saltos e da vertente mais radical do BTT, então 100 mm são curtos, mas a Epic também não será bicla para ti. Eu falo pois tenho uma Expert de 2009 e aquilo é maquina que pede mais e mais km e só dá vontade de tentar superar os nossos limites, chega a ser viciante, mas lá está é como tudo na vida uns gostam outros odeiam.
 

Goju

Member
Não sei se me expliquei bem.... quando digo confusão é no sentido da posição do piloto e não no curso em si.

Faço maratonas não em competição mas também gosto de fazer umas descidas fixes e sentir-me confortável.

Estou em duvidas entre a stumpjumper e a Epic

Abraços
 

epictimon

Member
boas...

Pois, todas trazem 100mm extremebtt. se a loja recomendou essa, devias reclamar...
A stumpjumper tem uma posição mais confortavel, dá para abusar mais nas descidas e o peso tambem nao é mau. Agora 100mm a mim também me fez confusão na minha epic e por isso reduzi a minha terralogic para 80mm lol
 

André Pereira

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Se é que posso ajudar a resolver a tua dúvida GOJU, tenho uma Stumpjumper FSR com 120 de curso há 4 anos e, recentemente, adquiri a Epic Comp 2010, também, faço umas maratonas durante o ano, não a nível de competição. Tenho dado as minhas voltas pelos meus trilhos habituais que não são "pêra doce", pois sou do Minho e não notei grande diferença a descer. Pois, acho que desce tão bem como a Stumpjumper, é tudo uma questão de afinação das suspensões, agora a subir a diferença é brutal haja pernas.
 

Goju

Member
Boas André

Acredito mas quanto a mim talvez seja mais o receio de andar com o corpo mais inclinado nao sei.... :) mas também gosto mais da estética da Epic....

Tou como o tolo em cima da ponte....
 

Rukadurt

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olá boas,
este foi o primeiro dia da minha expert ,fomos os dois conhecer nos até as ruas de lisboa,até ao monsanto.
para primeira vez que ando nesta bike só tenho uma coisa a dizer....
GANDA AQUISIÇÃO
foi uma volta mesmo à descoberta de toda a tecnologia que a expert poêm ao nosso alcance e acreditem que é uma bike mesmo com "B" grande!!
ainda estou a descoberta da melhor afinação para as suspensões, mas já deu pra ver que é uma maquina muito estavel,aguenta se bem nas partes tecnicas e é de um conforto a rolar.

cumprimentos ó pessoal
 

Richard Bachman

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Boas André

Acredito mas quanto a mim talvez seja mais o receio de andar com o corpo mais inclinado nao sei.... :) mas também gosto mais da estética da Epic....

Tou como o tolo em cima da ponte....

Faz como eu, vai a uma loja e experimenta, as lojas da Specialized possuem bicicletas para test drive.
Eu por exemplo a bicicleta que eu queria era a epic e depois de ter experimentado esta e a stumpjumper, nos mesmos trilhos acabei por comprar esta ultima é uma máquina mais lenta mas muito mais confortável e segura a descer, além de gostar muito mais do funcionamento do brain, o da epic dá uns "coices" que requerem alguma habituação.
Quanto a mim a escolha recai mais no perfil do utilizador... se o objectivo é fazer tempos a escolha é a epic se por outro lado o objectivo é curtir uns trilhos, sem ficar todo partido, então a escolha só pode recair na stumpjumper.
Mas nada como experimentar para descobrir.
 
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