[Teste] Bontrager Jones ACX

Waxman

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Após mais de 200 km feitos com estes pneus venho aqui deixar a minha opinião acerca dos mesmos.

Uma vez que vieram montados na bike não foram pesados mas de acordo com o site os de 2.2" (como os meus) têm pesos de 520g, 630g para os de 60 TPI e 120 TPI e de 720g para os tubeless de 120 TPI. Estes pneus são em kevlar e segundo o site da maiacycles custam cerca de 38€ cada 1, não sendo assim um pneu económico.

Agora aquilo que penso deles:

- Andar na estrada com eles não é a coisa mais fácil do mundo porque criam alguma resistência ao rolamento, mas a aderência demonstrada é mais do que suficiente para umas aventuras no alcatrão (apesar de terem sido feitos para o TT)

- Em pisos de areia solta e abundante (os típicos acessos de pinhal onde andam os jipes) a roda da frente enterra-se quase de imediato impedindo a progressão. Fica a nota que a pressão usada é elevada ficando o pneu tipo pedra, o que não ajuda nestes pisos. O valor em PSI ou BAR é desconhecido porque ainda não lhes dei ar nem verifiquei o seu valor.

- Tudo o que seja estradões, areia compacta, trilhos de caruma, empedrado e pisos semi-compactos são facilmente transpostos com estes pneus. Os seus tacos pronunciados nas laterais dão uma aderência em curva que inspira confiança e que convida ao abuso e os tacos centrais ligeiramente mais baixos permitem velocidades nos trilhos muito elevadas, sendo a perícia e pernas do ciclista o limite e não os pneus. Apesar de ter dito que não são os pneus mais rolantes que existem, não se inibem de me deixar superar os 45km/h em estrada (com o devido esforço).

- Em relação ao desgaste, noto que alguns tacos centrais apresentam faltas de borracha mínimas, como se esta tivesse sido arrancada, mas acredito que isto tenha mais a ver com o piso empedrado por onde andei este fim de semana do que por desgaste em pisos de terra. Não considero que seja preocupante (para já).

-A resistência aos furos parece ser boa. Algumas pedras do trilho onde andei pareciam autênticas navalhas e, ou por sorte ou por o pneu até nem ser muito mau , não furei

- A rolar em estrada parece que andamos a ser perseguidos pelas vespas do inferno. Quanto mais depressa, mais perto elas estão :mrgreen: Ou seja, em estrada é um pneu ruidoso, ainda mais se formos a pedalar em pé.

Foto dele montado na roda traseira da minha Cube:

IMG_2922.jpg




Prós

-Aderência em estrada e fora dela

-Conforto

-Resistência aos furos (mas não há pneus blindados)

-Confiança a descer

Contras

-Preço (cerca de 38€ pelo modelo de kevlar)

-Barulho de rolamento em estrada

-Possível duração (borracha muito macia)

-Comportamento em pisos de areia muito solta (pode ser melhorado usando menos pressão)

Quem já os usou que diga de sua justiça. Eu para já estou convencido. Vamos ver como se comportam quando chegar a lama aqui da zona que parece pastilha elástica :twisted:
 

Ivo

Member
Boas,

a minha bike trás de origem uns pneus iguais.
Concordo contigo praticamente em tudo, menos na parte da resistência aos furos e do comportamneto em areia .
Em areia numca tive os problemas que referes, mas também não os tenho numa pressão tipo "pedra" como referiste.
O pneu fura com "alguma" facilidade ... pois o basta apanhar um "matito" seco com "picos" ou coisa do género e é furo pela certa!
mas de resto concordo contigo, tanto nas boas como nas más.
E não podia deixar de referir o principal defeito ( na minha opinião): O comportamento em estrada, o pneu "cola-se" a estrada, o que faz com não seja "facil" rolar com eles, e também os tornam muito barulhentos.
 

Waxman

New Member
Como disse, a questão do comportamento em areia poderá ser resolvida usando menos pressão e tu confirmaste isso mesmo.

A questão dos furos que mencionas também é compatível com a minha opinião. Quanto mais pressão tiveres num pneu, mais difícil é ele furar.

Como eu não ando muito na areia solta, não tenho necessidade de usar pressões baixas o suficiente que me podem levar ao furo.

Tenta usar uma pressão ligeiramente mais alta de modo a que não comprometa o desempenho em areia mas que te proteja um pouco mais dos furos.

O piso de areia solta que mencionei e onde constatei esse comportamento foi num pinhal aqui perto onde o piso não tinha caruma nenhuma e a areia estava escavada pela passagem dos jipes e das motos.

Cada um tem que adequar a pressão dos pneus para o piso onde anda.
 

NSF

Member
A minha bike também trás de origem uns pneus desses e até ao momento estou bastante satisfeito.
Concordo contigo Waxman em tudo o que disseste, se bem que em relação à areia não posso falar pois não é um pisso que tenha rolado muito.
Já tenho alguns quilómetros feitos e até ao momento sem qualquer furo, e tenho andado por muito lado inclusivé mato seco e com bastantes picos como fala o Ivo, mas também posso ter tido sorte até ao momento. Se assim for espero que continue :mrgreen:
 

Ivo

Member
Boas,

este fim de semana fui da uma volta no domingo de manhã e posso dizer que estes pneus da Bontrager portaram-se muito muito bem ... quer a subir em terra solta e lama ... paralelo molhado, nunca perdeu tracção ( sim porque choveu que se farta durante a volta toda) em curvas rápidas a descer, trilhos mais tácnicos cheios de regos de água, quer em estradões mais rápidos . Mas o que me surpreendeu mais foi uma zona em que tinha grandes pedregulhos de granito molhados e que se tinha de passar devagar e com algum cuidado, o pneu mostrou uma aderencia que me surpreendeu!
 

Waxman

New Member
Como tem chovido muito por esta zona, hoje lá encontrei zonas de lama daquela que parece pastilha elástica. Estes pneus portaram-se bem, apesar de terem passado de 2.2" para mais de 2.5" com a lama que se agarrou no início. Mesmo assim a aderência e a direccionalidade não sofreram alterações tendo sido relativamente fácil a progressão no terreno.

A nível de escoamento de lama é capaz de haver melhor mas não tenho conhecimento de causa para comentar se são melhores ou piores que os outros.

O que interessa é que a lama não ficou muito tempo no pneu e tive sempre muita tracção o que me deu uma enorme sensação de controlo apesar de só andar com os pés presos há 2 dias.

Resumindo:

Apesar de serem uns "tractores" não me limitaram neste tipo de piso. Até acho que me ajudaram bastante.

Continuo sem furos e cada vez tenho mais confiança nestes pneus.
 

Ivo

Member
Boas,

fiz a Descida do Sarrabulho de 06 com estes pneus, e tenho a dizer que não me deixaram ficar mal... não furaram :shock:, não perderam tracção, nem na lama, nem nos trilhos técnicos! Nem a descer trilhos cheios de pedras! Nem nos estradões cheios de regos a escorrer água! Portaram-se ás mil maravilhas! :D !
 

Waxman

New Member
Eu fui à Maratona Festival Bike e no meio das vinhas onde muitoas andavam a pé por causa da lama eu passei a pedalar. Não é por ter mais pernas mas acho que os pneus ajudaram bastante no meio de toda aquela lama. E já lá vão 600km sem furos.
 

Salgado

New Member
Boas,

Waxman said:
E já lá vão 600km sem furos.

quanto à história dos furos não posso dizer o mesmo, mas também, só furei duas vezes em +- 600 Km! O que não se pode considerar que sejam muitos em relação aos quilometros !
 

coladinho

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Boas pessoal...

Eu tenho esses pneus em tubless e por agora não tenho ficado com muito boa opinião, mas também pode ter sido de trocar de bicicleta recentemente. Noto que nas descidas em terra dura e em areia a traseira não é muito estável, sinto que não tenho segurança para entrar nas curvas abrir, mas isso também pode ser devido a pressão.
A fazer umas subidas em caminhos mais técnicos com pedra solta, não sinto uma boa tracção, mas pelo contrário sinto o pneu a patinar na terra e na pedra, mas a descer esses trilhos já não senti tanta dificuldade mas sempre com receio.
Qual a pressão que vocês usam nesses pneus em tubless, pode ser que assim melhore a aderência tanto a subir como a descer...

Abraços....
 

RTC

Super Moderador
Comprei agora um par (Jones ACX Kevlar 2.1) para usar no inverno, numa promoção.
Ainda falta mas vamos ver como se portarão nessa altura. :D
 

andrextr

Active Member
Tenho uns Jones ACX 2.2 com 1400 Km e apesar do uso que lhes dou, ainda estão com bom aspecto e continuam a ter uma boa aderência!

Portanto não tenho nada contra, e com jeitinho ainda faço mais 1400 km neles :mrgreen:
Para verem o uso que eu lhes dou, é so ver o meu novo vídeo aqui neste tópico: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,22646.0.html :mrgreen:

Uma coisa que eu noto é que com estes pneus muito dificilmente consigo meter a traseira da bike a fugir de lado... Têm a borracha muito mole, agarram muito.
 

jmrgb

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Tambem tenho uns que vieram de origem e nao estou nada satifeito com eles. Sao leves, mas a parte isso, nao lhes vejo mais nenhum ponto positivo. E claro que isto depende imenso do terreno onde sao usados. Muita da minha opiniao vai no sentido da do coladinho.

Costumo andar em terrenos de compactados (tipo barro) com po e folhas por cima, cheio de raizes.

Ora vejamos;
1 - a descer, nao tenho confianca nenhuma no pneu da frente a curvar, ja fui ao chao 2 vezes
2 - a subir, a roda de tras esta constantemente a perder tracao, entao se sair da sela, esquece. Para minorar a situacao, ando com baixa pressao na roda de tras (mais do que gostaria), cerca de 25psi (e o que a bomba diz)
3 - quando o terreno esta molhado, e de andar com o coracao na boca, especialmente nas raizes, e completamente incapaz de subir as raizes a menor humidade.
4 - a resistencia ao rolamento e muita, em alcatrao fazem uma barulheira e muitas vibracoes, especialmente considerando a traccao que nao tem
5 - gastam-se num ai, o pneu de tras esta praticamente despachado ao fim de 600km (faco cerca de 6km de alcatrao numa volta de 30-35km para chegar aos trilhos)

O ponto 5 ate acaba por ser positivo, para me ver livre dos pneus :lol:

Isto e a minha experiencia com os que tenho nos EUA. Em Portugal tenho outros (mais uma vez de origem, malditas treks), mas nos terrenos onde ando aqui, nao se notam os seus pontos negativos, a excepcao da resistencia ao rolamento. No mtbr (praticamente) ninguem gosta deles por alguma razao e.
 
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