Após mais de 200 km feitos com estes pneus venho aqui deixar a minha opinião acerca dos mesmos.
Uma vez que vieram montados na bike não foram pesados mas de acordo com o site os de 2.2" (como os meus) têm pesos de 520g, 630g para os de 60 TPI e 120 TPI e de 720g para os tubeless de 120 TPI. Estes pneus são em kevlar e segundo o site da maiacycles custam cerca de 38€ cada 1, não sendo assim um pneu económico.
Agora aquilo que penso deles:
- Andar na estrada com eles não é a coisa mais fácil do mundo porque criam alguma resistência ao rolamento, mas a aderência demonstrada é mais do que suficiente para umas aventuras no alcatrão (apesar de terem sido feitos para o TT)
- Em pisos de areia solta e abundante (os típicos acessos de pinhal onde andam os jipes) a roda da frente enterra-se quase de imediato impedindo a progressão. Fica a nota que a pressão usada é elevada ficando o pneu tipo pedra, o que não ajuda nestes pisos. O valor em PSI ou BAR é desconhecido porque ainda não lhes dei ar nem verifiquei o seu valor.
- Tudo o que seja estradões, areia compacta, trilhos de caruma, empedrado e pisos semi-compactos são facilmente transpostos com estes pneus. Os seus tacos pronunciados nas laterais dão uma aderência em curva que inspira confiança e que convida ao abuso e os tacos centrais ligeiramente mais baixos permitem velocidades nos trilhos muito elevadas, sendo a perícia e pernas do ciclista o limite e não os pneus. Apesar de ter dito que não são os pneus mais rolantes que existem, não se inibem de me deixar superar os 45km/h em estrada (com o devido esforço).
- Em relação ao desgaste, noto que alguns tacos centrais apresentam faltas de borracha mínimas, como se esta tivesse sido arrancada, mas acredito que isto tenha mais a ver com o piso empedrado por onde andei este fim de semana do que por desgaste em pisos de terra. Não considero que seja preocupante (para já).
-A resistência aos furos parece ser boa. Algumas pedras do trilho onde andei pareciam autênticas navalhas e, ou por sorte ou por o pneu até nem ser muito mau , não furei
- A rolar em estrada parece que andamos a ser perseguidos pelas vespas do inferno. Quanto mais depressa, mais perto elas estão :mrgreen: Ou seja, em estrada é um pneu ruidoso, ainda mais se formos a pedalar em pé.
Foto dele montado na roda traseira da minha Cube:
Prós
-Aderência em estrada e fora dela
-Conforto
-Resistência aos furos (mas não há pneus blindados)
-Confiança a descer
Contras
-Preço (cerca de 38€ pelo modelo de kevlar)
-Barulho de rolamento em estrada
-Possível duração (borracha muito macia)
-Comportamento em pisos de areia muito solta (pode ser melhorado usando menos pressão)
Quem já os usou que diga de sua justiça. Eu para já estou convencido. Vamos ver como se comportam quando chegar a lama aqui da zona que parece pastilha elástica :twisted:
Uma vez que vieram montados na bike não foram pesados mas de acordo com o site os de 2.2" (como os meus) têm pesos de 520g, 630g para os de 60 TPI e 120 TPI e de 720g para os tubeless de 120 TPI. Estes pneus são em kevlar e segundo o site da maiacycles custam cerca de 38€ cada 1, não sendo assim um pneu económico.
Agora aquilo que penso deles:
- Andar na estrada com eles não é a coisa mais fácil do mundo porque criam alguma resistência ao rolamento, mas a aderência demonstrada é mais do que suficiente para umas aventuras no alcatrão (apesar de terem sido feitos para o TT)
- Em pisos de areia solta e abundante (os típicos acessos de pinhal onde andam os jipes) a roda da frente enterra-se quase de imediato impedindo a progressão. Fica a nota que a pressão usada é elevada ficando o pneu tipo pedra, o que não ajuda nestes pisos. O valor em PSI ou BAR é desconhecido porque ainda não lhes dei ar nem verifiquei o seu valor.
- Tudo o que seja estradões, areia compacta, trilhos de caruma, empedrado e pisos semi-compactos são facilmente transpostos com estes pneus. Os seus tacos pronunciados nas laterais dão uma aderência em curva que inspira confiança e que convida ao abuso e os tacos centrais ligeiramente mais baixos permitem velocidades nos trilhos muito elevadas, sendo a perícia e pernas do ciclista o limite e não os pneus. Apesar de ter dito que não são os pneus mais rolantes que existem, não se inibem de me deixar superar os 45km/h em estrada (com o devido esforço).
- Em relação ao desgaste, noto que alguns tacos centrais apresentam faltas de borracha mínimas, como se esta tivesse sido arrancada, mas acredito que isto tenha mais a ver com o piso empedrado por onde andei este fim de semana do que por desgaste em pisos de terra. Não considero que seja preocupante (para já).
-A resistência aos furos parece ser boa. Algumas pedras do trilho onde andei pareciam autênticas navalhas e, ou por sorte ou por o pneu até nem ser muito mau , não furei
- A rolar em estrada parece que andamos a ser perseguidos pelas vespas do inferno. Quanto mais depressa, mais perto elas estão :mrgreen: Ou seja, em estrada é um pneu ruidoso, ainda mais se formos a pedalar em pé.
Foto dele montado na roda traseira da minha Cube:
Prós
-Aderência em estrada e fora dela
-Conforto
-Resistência aos furos (mas não há pneus blindados)
-Confiança a descer
Contras
-Preço (cerca de 38€ pelo modelo de kevlar)
-Barulho de rolamento em estrada
-Possível duração (borracha muito macia)
-Comportamento em pisos de areia muito solta (pode ser melhorado usando menos pressão)
Quem já os usou que diga de sua justiça. Eu para já estou convencido. Vamos ver como se comportam quando chegar a lama aqui da zona que parece pastilha elástica :twisted: