Teste ao novo setup de video para o capacete.

nmb

Member
Comprei uma bullet camera com CCD da sony e comprei uma camera usada MiniDV Canon mv600i para server de deck. Para quem não sabe, as Canon com "i" no nome permitem inputs analógicos com gravação na cassete miniDV.

Aqui fica um pequeno teste que fiz na minha zona. Depois ainda penso aplicar um filtro de estabilização.

http://www.youtube.com/watch_video?v=BMc7NUJLGkM

não esquecer de activar HQ para ter melhor qualidade.

Nuno
 

indy

Member
Está com muito boa qualidade, digo eu... que sou leigo no assunto :)
Mas tenho curiosidade. Qual é o sw que pensas utilizar para aplicar o filtro?
 

nmb

Member
obrigado pela resposta ;)

em relação ao filtro tenho duas hipóteses apontadas. uma no pc usando o deshaker no virtualdub. outra no mac usando o iMovie09 que inclui plugin de estabilização.
 

andrextr

Active Member
Relativamente aos filtros de estabilização, já usei o deshaker mas não gostei muito. Actualmente uso o plugin de estabilização que vem com o PowerDirector7 o qual me surpreendeu pela positiva. Faz um óptimo trabalho e é muito simples de adicionar e de alterar a intensidade da estabilização. O plugin faz a estabilização através de um zoom digital do video, que na minha opinião é preferível à estabilização pelos contornos, o qual causa aquelas caixas pretas a aparecer nos rebordos do videos que é muito irritante.

nmb boa iniciativa, continua a filmar e faz ai um filme à maneira com vários ângulos :yeah: :mrgreen:
 

nmb

Member
passei o clip pelo power director 7. vejam o que acham da estabilização. eu achei excelente!

http://www.youtube.com/watch_video?v=8Boi25QNC38

nuno
 

indy

Member
Estive a comparar algumas sequências e realmente parece que resulta.
Fiquei ainda mais curioso de ver os resultados num percurso mais "trepidante" :wink:

PS: estes filtros fascinam-me pois imagino a complexidade de processamento para a sua implementação :|
 

nmb

Member
Ainda experimentei o Deshaker 2.4 no Virtualdub e os resultados ainda foram melhores. parecia que andava nas nuvens.

indy, estes filtros baseiam-se praticamente no mesmo. o vídeo é cortado e a parte central sofre shifts de maneira a enquadrar a parte central estabilizada. o difícil é detectar movimento devido a vibração e movimento natural. Depois o video sofre um zoom para o tamanho final do canvas fica o mesmo.

no Deshaker optei por não fazer o crop e zoom. o que se nota é nos contornos do filmes o imenso trablho feito pelo filtro. Mas no centro a acção fica super suave!

Este fds pelos vistos vou estar no freeride em sintra. lá vai ser o teste final brutal! :D

Outra coisa desta minicamera. o ajuste muito rápido às mudanças de luminosidade e capacidade de captar com pouca luz. vai dar muito jeito em zonas escuras e densas na folhagem de sintra :D
 

andrextr

Active Member
nmb said:
no Deshaker optei por não fazer o crop e zoom. o que se nota é nos contornos do filmes o imenso trablho feito pelo filtro. Mas no centro a acção fica super suave!

Pois, era disso que eu estava a falar. Quando os contornos começam a mexer irrita passado algum tempo e distraí bastante... A unica forma de evitar isso é estabilizando o video usando o zoom não é? Em que os contornos ficam quietos, mas perde-se alguma resolução devido ao zoom.

Deixo aqui um clip com Estabilização vs Não-Estabilização:
http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=876796
http://vimeo.com/876796

Neste caso eles usam a estabilização que mete os contornos a "bailar"...eu cá prefiro a do "zoom", pode não estabilizar tanto mas não faz esse efeito irritante dos contornos.
 

nmb

Member
exacto andré.

no segundo clip que fiz com o powerdirector7, ele usa zoom para eliminar os efeitos indesejados na borda do clip. no deshaker tb podes fazer isso. apenas optei por não o fazer para verificar o trabalho envolvido.

entretanto também testei no mac no iMovie09 e embora o resultado seja satisfatório, é inacreditável como o soft obriga a uma análise antes de poder activar esse filtro. análise essa que demora duas horas no clip de 11 minutos :| num dell com core2duo 6700. ainda vou testar no final cut pro para ver se a treta é a mesma...
 

indy

Member
Apesar de não trabalhar nessa área, tenho algumas noções sobre o assunto e foi por isso que disse que deve ser interessante o processamento que está por detrás disso. Não só pelos problemas, como por exemplo aquele que referiste de distinguir entre movimento natural e trepidação, e que não deve ser simples de resolver para o sw, mas também pelos algoritmos de compressão em que se encontra gravado o vídeo. É que esses algoritmos são muito bons para poupar espaço mas quando se querem efectuar determinados processamentos sobre os mesmos... upa upa :s
 

Rui Meireles

New Member
Comecei a seguir este tópico por andarem a falar de software de estabilização.
Experimentei o Power Director e gostei, mas não gostei do facto de fazer um zoom ao vídeo...
O meu VirtualDub não parece ter essa funcionalidade! É preciso instalar à parte?

A meu ver, deveria haver a alternativa de não fazer o zoom (como no VirtualDub), e se desejado, sobrepor um frame fixo de modo a não se ver as bandas negras... Tipo uma moldura, sempre negra! :mrgreen:

indy, presumo que esse tipo de processamento (anti-shake) seja feito através de análise espectral de cada um dos frames. Assim como há filtros para áudio no domínio das frequências, também se utilizam para imagens e vídeo. Depois são algoritmos que de alguma forma determinam o "shift" que é necessário dar a cada frame para minimizar as diferenças entre frames... Estilo método dos mínimos quadrados, penso eu de que. :roll:
Por acaso também acho este tipo de processamentos interessante, embora pouco saiba disto.
 

nmb

Member
Rui,

Todos os filtros de estabilização utilizam zoom porque baseiam-se em "oscilar" uma parte do frame parecendo estavél. se não fizeres zoom, vais verificar nas laterais o trabalho imenso que o filtro faz.

No virtualdub não tens estabilização. Tens de instalar o filtro deshaker que na minha opinião fez o melhor resultado.

http://www.guthspot.se/video/deshaker.htm

Faz o seguinte teste:

usa o tutorial à risca:

http://www.sundancemediagroup.com/articles/deshaker_guide.htm

tens no basic guide depois um metodo com 11 passos. vais ver que ele pede para pores o zoom a zero. claro que vais ficar com "lixo" no contorno mas se conseguires ver só a parte central do video, vais ver que fica brutal. no meu teste que têm em cima, com o deshaker parecia que andava nas nuvens ;)

nuno
 

Rui Meireles

New Member
nmb said:
Todos os filtros de estabilização utilizam zoom porque baseiam-se em "oscilar" uma parte do frame parecendo estavél. se não fizeres zoom, vais verificar nas laterais o trabalho imenso que o filtro faz.

Eu sei disso, se calhar não entendeste o que eu quis dizer.
Estava a dizer que uma alternativa a ter as bordas a tremer seria simplesmente sobrepor uma "moldura" preta no vídeo. Fica-se com uma imagem mais pequena, mas ao menos não há as "distracções" dos contornos oscilantes, nem há o zoom, que para filmes de baixa qualidade degrada ainda mais a imagem.

Obrigado pelo tutorial, vou vê-lo depois com atenção.


EDIT: Sugestão: E quer tal usar um efeito que faça fade/blur nos bordos da imagem? Faz com que a atenção do espectador se centre no centro! :D
 

nmb

Member
Tens razão, não tinha lido bem :D

por uma moldura é solução claro ;)

acabei de fazer upload do teste que tinha feito no deshaker. atenção que como não tem zoom (nem moldura :D), tem muita distracção lateral. tentem ignorar e verifiquem apenas a estabilização.

http://www.youtube.com/watch?v=6jcKmbxt4iw

pode ainda não estar disponível. e só mais tarde aparece a opção HQ.
 

Rui Meireles

New Member
nmb, os bordos desse vídeo estão-se a arrastar tanto...  :|
É de certeza porque activaste o “Use previous and future frames to fill in borders.”. Além disso, essa opção dessincroniza o audio do vídeo.

Por essa razão achei que ficou bem melhor o que passaste no Power Director. Mas este último até parece uma steady cam num automóvel, se nos abstrairmos dos bordos! :D

Tira isso e vais ver que o teu vídeo vai ficar um estrondo!


------

Peguei num video meu MUITO tremido, segui o tutorial do De-Shake para o VirtualDub, e os resultados foram bons.
Usando os parametros default, funciona relativamente bem.

Para quem for mexer nos parâmetros (como o tutorial diz para fazer), atenção que este tutorial é indicado para filmagens em que o camaraman está parado, e apenas há vibração porque não usa tripé.

Como o meu vídeo foi feito em cima da bike, fiz as seguintes alterações:
- Desligar “Use previous and future frames to fill in borders.” - com isto activo no meu caso ficou horrível! Mas deve ser uma opção muito boa para eliminar as bordas pretas SEM fazer zoom, caso o video seja feito sem o camaraman se mover!
- Set all Max Correction Limits to 99 -> Isto é um exagero! Pus 5 a 10% para todos excepto rotation, que pode ficar a 99%.
- “Discard Motion of Blocks That Move >x Pixels in the Wrong Direction” -> Coloquei a 30, como indicam mais adiante.

Resultado: Máxima suavidade, na medida do possível... mas uns BRUTOS duns bordos pretos. :mrgreen: A opção ZOOM também existe, para quem quiser. Só não me agradou muito o Adaptative Zoom, o resultado é muito confuso.

Só queria poder fazer isto rapidamente a N ficheiros, para depois fazer a montagem noutro programa... Mas parece que tem que ser 1 a 1, e depois tenho que gravar num formato sem perdas, para não dar ainda mais cabo da qualidade.  :s
 

nmb

Member
Rui,

Estou a gostar que estejas a examinar o deshake com alguma ciência. só ajudas a chegarmos a umas conclusões utéis ;)

realmente seguindo o tutorial, embora facilmente se note que não é indicado para btt, parece que ia de steadycam montada na bike :D

um colega meu fez uns testes também.

repara que as maiores distorções são de rotações da minha cabeça para olhar para os lados ou para baixo.

o que ele fez foi assim. optou pelo powerdirector mas fez uma montagem de vídeo em que nas partes que convém estabilizar, usa o filtro. nas outras aplica o mesmo zoom mas sem filtro. o resultado é sem notares, só estabilizou onde escolheste. claro que também se pode optar por cortar por completo mas certas sequências ficam melhor completas do que cortar partes com maior movimento...

Tudo isto também serve para percebermos que o ideal é termos uma atitude em cima da bike sabendo que vamos precisar do footage sem grandes balanços :D
 

Rui Meireles

New Member
Pois é, realmente o teu vídeo tem bastante rotação, devido à inclinação da cabeça. Isso é provavelmente muito difícil de "retirar", mas na minha opinião dá a sua piada ao vídeo, principalmente nas partes rápidas.

O que acontece é que se deixarmos o 99 na caixinhas "Maximum correction limits" pode-se chegar ao extremo de ter 80% da imagem a preto (as bandas "comem" a imagem)! Foi o que me aconteceu, num vídeo muito trepidante.
Mantendo o limite a 5 / 10% os resultados não são perfeitos, mas a imagem visível já preenchia quase todo o ecrã. Experimenta impor limites baixos, tanto para a rotação como para o resto, e vê se o resultado fica melhor nos bordos, mas semelhante no centro.

Uma alternativa, se queres evitar essa inclinação da cabeça, é montar a câmara no guiador. Assim está sempre a olhar para a frente.  :mrgreen:

Só uma questão: se o teu colega estabilizou (com zoom) as partes mais tremidas, e fez zoom nas outras, porque não estabilizar o filme todo? Dá menos trabalho, e o resultado será semelhante...
 

nmb

Member
Rui Meireles said:
Uma alternativa, se queres evitar essa inclinação da cabeça, é montar a câmara no guiador. Assim está sempre a olhar para a frente. :mrgreen:

Só uma questão: se o teu colega estabilizou (com zoom) as partes mais tremidas, e fez zoom nas outras, porque não estabilizar o filme todo? Dá menos trabalho, e o resultado será semelhante...

o problema de filmar no guiador é a constante correcção que sem notarmos, fazemos na direcção da bina. além de que o nosso corpo também serve para abosrver mais um pouco ;)

o meu colega optou por não puxar muito pelo filtro do powerdirector e portanto com menos zoom. e nas partes (rotação da cabeça) que ele não aplicou o filtro se tivesse aplicado iria se notar nos contornos do clip porque o zoom era pouco ;)

vamos ver se este fds em belas lá filmo mais à séria em sítios muito mais porreiros, com mais speed, drops e pior terreno :mrgreen:
 

Nazgul

New Member
Boas

Alguém me pode aconselhar um software para edição de video, que seja facil e intuitivo para um leigo como eu?
Fiz umas filmagens hoje com a bike e agora não consigo cortar as partes que não interessam e adicionar audio.

Desde já o meu obrigado.

Nazgul
 
Top