[Teste/Analise] RockShox PIKE 454

bartes

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Boas! :D

Na minha GT i-drive 5 3.0 tenho montado uma PIKE 454 e estou satisfeito com os primeiros 200km.

pikepz7.jpg


:arrow: Esta suspensão é para cubo de 20mm, tem uma suavidade excelente nas descidas que é algo que não estava á espera.
:arrow: Algo também excelente, é a passagem de aqueles "regos" que por vezes são bastante perigosos nas suas passagens, e que fazem com que o pessoal vá ao chão, com a Pike facilita a sua passagens com um risco muito, mas muito menor de ir ao chão.

:shock: Contudo acho que esta muito suave e gostava de saber se é possível endurecer um pouco mais, ou será mesmo assim...
De momento a suspensão esta calibrada para o meu peso.

...já estou rendido a ela, sem duvida foi um bom investimento :!: :!:

Abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

andrextr

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Se for a ar é so meter mais pressão e fica mais dura...

Mas normalmente o pessoal que passa para suspensões deste tipo acha sempre que são muito suaves. É enquanto não te habituas.
A menos que tenhas um SAG maior que 25%...
 

o5car

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Basta colocar mais ar! dá uma espreitadela num tal de "User manual" q vêm tudo e todos os tipos de afinações podes fazer com esse modelo!
 

bartes

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o5car said:
Basta colocar mais ar! dá uma espreitadela num tal de "User manual" q vêm tudo e todos os tipos de afinações podes fazer com esse modelo!

Boas! :D

Sobre o manual, não dá grandes luzes, mas vou confirmar... e testar varias possibilidades na suspensão!

abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

o5car

Member
A melhor e única, é mesmo as bombas para suspensões! tipo isto;

64660.jpg


Tens q ver qual é o modelo exacto da suspensão! pois Pike existem vários tipos/modelos! qq uma delas com diferentes e/ou mais pormenores de afinação/regulação, para depois analisares no manual!! ;)
 

Jorgex

New Member
Eu tenho uma Pike 454 U-Turn e não tou muito satisfeito. Quando comprei a bike pensava que todas as Pike 454 eram a ar mas afinal comprei precisamente o modelo com molas. É o que dá as compras pela net.

Agora não tenho dinhriro para comprar o kit molas duras, aliás, nem pré-carga tem! Tou farto de correr o manuel de instruções e nada. Apenas diz o óbvio que é comprar as molas duras.

Já tou com o pé atras em relação à Pike. Sinceramente ando arrependido.

P.S. - eu sento-me na bike e ela acusa SAG de 33%. A fazer XC ela esgota os 140mm que é um espanto.
 

andrextr

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Já que pagaste por ela, ao menos que utilizes o curso todo :rotfl:

Pois a solução é trocar as molas. As molas de origem vêm calibradas para uma pessoa de 75 kg mais ou menos.
 

o5car

Member
Jorgex said:
Eu tenho uma Pike 454 U-Turn e não tou muito satisfeito. Quando comprei a bike pensava que todas as Pike 454 eram a ar mas afinal comprei precisamente o modelo com molas. É o que dá as compras pela net.

Agora não tenho dinhriro para comprar o kit molas duras, aliás, nem pré-carga tem! Tou farto de correr o manuel de instruções e nada. Apenas diz o óbvio que é comprar as molas duras.

Já tou com o pé atras em relação à Pike. Sinceramente ando arrependido.

P.S. - eu sento-me na bike e ela acusa SAG de 33%. A fazer XC ela esgota os 140mm que é um espanto.

Mas não dá para colocares mais pressão?? esse modelo não tem ar positivo e negativo???
 

Milhas_Rev

New Member
o5car said:
Jorgex said:
Eu tenho uma Pike 454 U-Turn e não tou muito satisfeito. Quando comprei a bike pensava que todas as Pike 454 eram a ar mas afinal comprei precisamente o modelo com molas. É o que dá as compras pela net.

Agora não tenho dinhriro para comprar o kit molas duras, aliás, nem pré-carga tem! Tou farto de correr o manuel de instruções e nada. Apenas diz o óbvio que é comprar as molas duras.

Já tou com o pé atras em relação à Pike. Sinceramente ando arrependido.

P.S. - eu sento-me na bike e ela acusa SAG de 33%. A fazer XC ela esgota os 140mm que é um espanto.

Mas não dá para colocares mais pressão?? esse modelo não tem ar positivo e negativo???

A Pike do Jorgex é a versão a molas por isso não da pra por ar. Só mudando as molas é que a suspensao pode ficar mais dura.

Milhas_Rev
 

o5car

Member
Milhas_Rev said:
A Pike do Jorgex é a versão a molas por isso não da pra por ar. Só mudando as molas é que a suspensao pode ficar mais dura.

Milhas_Rev

Ah!! epá mais isso foi uma grande falha na compra de uma suspensão deste calibre! ar +/- é o q faz o tal "milagre"!! :cry:
 

johnnybgood

New Member
Como adepto do funcionamento das suspensões a molas (e já lá vão Manitous, Marzocchis, e RS, e mais de outras marcas menos "conceituadas"), aconselho-te a usar a compression para tratar disso. Uma mola é a solução ideal, mas mesmo assim aconselho-te a habituar-te a essa primeiro. Eu nas várias suspensões, sempre achei demasiado macias/moles, mas depois fui-me habituando e melhorando os ajustes, e só numa acabei por comprar a mola (cerca de 20 a 30 euros).
 

Jorgex

New Member
A RS Pike que vem com a bike que comprei na net foi a 454 + remote poplock. Mas quantas 454 há?

- 454 95-140mm U-Turn
- 454 All-Travel Dual air
- 454 110-140mm U-Turn Air

Ora lá está, uma delas é de molas. E como se não bastasse ela não tem compressão!

Portanto, ela tem:
- curso variável (que me pareceu não intreferir com a pré carga, coisa que a Manitou Black fazia e era uma chatice)
- rebound externo
- poplock que apenas bloquea 95% do funcionamento e tem um botãozinho para libertar o bloqueio
- floodgate externo e interno (esta é a parte mais complicada mas cabe ao bttista regular estes parafusos para a Pike desbloquear assim que sofrer uma pancada pequena, média ou forte consoante o peso ou estilo de condução)
- eixo de 20mm maxtal

Segundo o manuel técnico da SRAM (páginas 18 e 19), a Pike tem 4 durezas e a versão de molas pode ser convertida para air mais simples. Outra coisa é que parece ser possível mudar a alavanca do eixo de 20mm. Vou tentar por o meu X-Lite bike candy red. :shock:


Infelizmente, no 1º dia que fui experimentar a bike nova com os acertos adequados eu parti o braço direito. :cry: Ao menos a bike ficou ok. :mrgreen:

As minhas criticas em relação à Pike vão ficar suspensas um mês mas quero discutir sobre a compressão da Pike.
 

andrextr

Active Member
Jorgex said:
Infelizmente, no 1º dia que fui experimentar a bike nova com os acertos adequados eu parti o braço direito. :cry: Ao menos a bike ficou ok. :mrgreen:

:shock: :wtf: ???

Como é que se parte um braço a experimentar a bike !?!?!?
 

varadero

New Member
Nas suspensões de mota por vezes coloca-se uns casquilhos (dentro da suspensão no topo da mola) de modo a comprimir um pouco mais as molas, o que as torna mais rijas...... pode ser que nessas pike seja possível algo parecido!
 

johnnybgood

New Member
Isso é uma solução que eu já usei numa manitou black, qdo comprei uma mola mas mesmo assim achei macia/mole :)
Funcionou para esse efeito, mas a suspensão perdeu a sensibilidade inicial, ou seja, se pisasse uma raíz de 1 ou 2 cm de diâmetro a suspensão nem mexia, era rigida, o que em btt, dado os trilhos irregulares, não era muito bom... Passou o resto da bicicleta (e eu!) a receber mais vibrações e microvibrações que me fizeram desistir dessa ideia.

Mas nada como experimentares! Nesse caso tens que ter em conta uma coisa: o curso da mola é maior que o da suspensão? Tem que ser o suficiente para o curso da suspensão+o tamnho do casquilho, senão perdes curso.
 

Jorgex

New Member
Não me levem a mal mas se as suspensões de bicibleta fossem como as de mota, teriamos susp. a durar mais que 5 anos sem problemas de folgas e de bainhas gastas, revisões mais espaçadas e não teriamos revoluções no mercado de 2 em 2 anos. A sério! Um bttista com uma susp. (mesmo que seja topo de gama) de 2 ou mais anos, tem um chaço.

Em relação à Manitou Black que referi anteriormente era a primeira geração das Black: arco invertido e curso varável. O problema das Black com pré carga de mola que ficava sempre desregulada para um dos cursos. Ex: Regulava-se a pré carga para 100mm de curso mas por algum motivo o passeio ou prova era bastante rolate com subidas pelo meio, o bttista optava por baixar o curso para 80mm. Resultado? Como a pré carga estava boa para 100mm, ao baixar o curso/compactar a mola fazia a susp. muito dura e era preciso reconfigurar novamente a pré carga.
Não sei como se as Black de ar também era assim mas sei que na altura as Fox TALAS não sofriam desse problema. O curso variável e o IT foram dois pregos, não, duas cavilhas para o caixão da Manitou e isso queimou bué a marca. As pessoas esqueceram-se das cartrige TPC, TPC+, SPV e a tecnologia do arco invertido.

Mas isto eu não senti na Pike 454.

Agora lembrei dos casquilhos! Isso é comum quando há N versões da mesma susp. Uns com 120mm, outros com 100 ou mesmos, né? É assim que a Marzocchi faz.
 

bartes

Member
Boas!

Ao ler estes comentários chega a conclusão que afinal a Pike 454 é sem duvida uma referencia para XC.
Contudo tenho a dizer que a minha tem ar positivo e negativo, já fiz algumas experiências e cheguei a conclusão que o melhor é ajustar com o peso do corpo, fica mais regular em varios tipos de andamento.

abraço

bartes -13- :mrgreen:
 
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