Tens suspensão Rock Shox? e problemas ? eu tenho!!!

Boas,

Voltando à situação do X-Loc, de momento ele bloqueia e desbloqueia sem qualquer problema.
Contudo, não noto diferença no comportamento da suspensão, quando bloqueada, estando a regulação do floodgate totalmente no + ou no outro extremo. Que se passará?
 

vanwilder

Member
Bom dia

Tenho um dúvida relativamente à minha suspensão Reba RL. Aqui à uns tempos deixei a bike cair e a suspensão bateu com as bainhas num muro e ficou marcada em 2 ou 3 pontos, mal se nota mas se passar-mos os dedos nota-se que ficou afetada. Isto futuramente traz problemas ou pode andar assim?
Cumprimentos
 
Passa lixa de água levemente só nessa zona. O anodizado vai ficar afetado, mas faz menos mal uma zona levemente lixada do que uns picos e furos que podem danificar os retentores do pó.

VT
 

Alvito

Member
Boas, hoje de manhã ia fazer uma limpeza à bike e reparei que tenho o amortecedor a perder óleo :(

Ontem dei um volta, mas nada agressivo, zona da expo/cais do sodré (Lisboa). Passei por um caminho de terra batita com alguns buracos, mas nada de mais.

A garantia cobre isto? A bike é uma Canyon alguém já tratou de garantias com eles?

Edit: A bike tem 2 meses.



 
Last edited:

Alvito

Member
Entretanto já contactei a Canyon e responderam algo como: "o amortecedor está a deitar fora o excesso de lubrificação, sendo esta uma situação normal.." para dar uma volta grande com a bike e verificar se continua a "perder" muito óleo.

Acho meio estranho, porque já andei em trilhos mais agressivos em Monsanto e Belas, e o amortecedor não perdeu uma pinga de óleo, ontem fui dar uma voltinha à expo, chego a casa e tenho o amortecedor assim..

Mas deixa lá ver, já limpei, dei uma volta aqui pela rua e está húmido, mas sem escorrer.
 
Isso parece-me mais um retentor pifado, a quantidade que ai está não é normal, dá um volta mais agressiva e vê se volta a acontecer, mas atenção que se não voltar a acontecer, pode ser simplesmente por já não ter mais óleo para deitar fora.
 

Alvito

Member
Pois também fico com a ideia que seja o retentor, a bike tem 2 meses, andei por trilhos mais agressivos e nunca pingou uma gota de óleo, dei uma voltinha soft com alguma terra batida e pequenos buracos e perde esta quantidade, quase de certeza que vai ter que ir para reparação, ainda esta manhã fiz o amortecedor trabalhar um bocádo com o meu peso e continua a aparecer algum óleo à volta, de certo que se for dar uma volta maior o óleo vai aparecer em maior quantidade :(
 
Olá,

Não vendo ao vivo apenas posso basear na experiência dos que me passam pela mão com exactamente o mesmo tipo de sintoma do teu.
Isso é apenas o amortecedor a libertar o excesso de óleo lubrificante da lata do ar. A RS mistura massa com óleo na lata do ar, o excesso sai.

Cumpre a manutenção do manual e está atento é limpeza regular e ao surgimento de ruidos estranhos ou diferenças no funcionamento.

Entretanto... vai mas é andar pá! :)

VT
 

Alvito

Member
Obrigado pelo esclarecimento.
Eu não percebia muito de amortecedores de bicicletas, na altura que andava muito de bike era a BMX que estava na moda, mas em automóveis e motas, amortecedores com óleo nunca era bom sinal, por isso fiquei preocupado.

Fui pesquisar e as opiniões dividiam-se um bocado, entre o que seria normal e o que seria óleo a mais.

Fui tentar perceber melhor o funcionamento do amortecedor e na air cam leva no total 1ml de óleo mais a tal pasta nos retentores, que serve para lubrificar, proteger e evitar ruídos.

Não consigo é perceber muito bem como funciona a parte de jogar fora o excesso de lubrificação, as peças dentro da air cam vão ter sempre alguma lubrificação, porque o óleo e a massa se mantém nas "partes" internas, mas julgo que se o tal 1ml de óleo se mantivesse lá dentro a lubrificação seria "melhor", ou não?

Por outro lado, andei durante 1 mês e pouco por terreno mais agressivo e nem sinal de óleo e agora o óleo está sempre visível, embora em menos quantidade, terá sido o retentor que estava com a pasta lubrificante que impedia a "fuga" do óleo para o exterior do "damper" e agora com a fricção essa pasta não "veda" a passagem do óleo? deixando passar para o exterior.

Mais uma vez obrigado. E fica aqui imagens das duas ultimas voltinhas aqui na rua perto de casa, entre uma e outra o amortecedor foi limpo.



 

ohytps

New Member
boas tenho uma rock-shok recon gold 100mm e penso estar com problemas, pois quando travo a fundo com o travão da frente o curso desce e faz estalo tipo trac. ao descer umas escadas mais inclinadas quando cheguei ao ultimo degrau tambem fez, e se empinar a bike quando aterra a roda frente tambem faz o barulho, já estiver folgas da caixa, selim espigao discos tudo e só falta mesmo a suspensao inclusive com o bloqueador ativado se fizer pressao o curso dela desce. a pressao está nos 80psi quando peso 74kg.

agradeço ajuda mais entendidos pois so comprei a bicla coisa de 2 semanas e ainda so fui 3 vezes para o monte e nada de especial piso regular.


 

Alvito

Member
Podes baixar o psi ai para uns 40, só para testar o curso total da suspensão com os teus braços e ver se faz barulho assim. Para o teu peso o recomendado é 85-100 psi.
 

ohytps

New Member
pois ai esta se me meter em "cima dela" parado para testar o curso ela não faz o tal barulho. só faz o barulho do ar. baixei para 40psi testei e nada de barulho. tornei a meter ar e coloquei nos 85psi testei e nada.

agora eu tinha colocado hoje de tarde 80psi quando fui agora para baixar para os 40 ela tava nos 75 psi. será normal?
e o rebound reparei que tambem não roda.
 
Last edited:

ohytps

New Member
boas, ontem fui dar a volta pelas serras de fafe e reparei que a suspensão nao trabalha o amortecedor quase nem mexe inclusive passei por alguns buracos pequenos normais em terra batida e o curso nem mexia, passei por cima de uma lomba de abrandamento e nada nem mexeu. onde ela antes na minima irregularida do piso tabalhava logo. só fazendo bastante pressao é que ela baixa, e quando baixa dantes fazia o barulho puff-puff do ar agora faz tipo um ranger parece vir da camara do oleo.

acho que são problemas a mais para uma suspensão com pouco mais de 15 dias.
 

lucard

Member
Manda isso para a garantia ou o caramba. (na minha opinião), se só tem 15 dias, deviam, dependendo da loja, fazer troca direta.
 
Ohytps, Manda para garantia! pede na tua loja que eles tratam disso.

Lucard, os artigos com defeito têm todos de ser trocados?... a lei é clara nisso, se tem reparação, repara-se. Se vais puxar dos galões e fazer valer os teus direitos como consumidor, deves também saber quais são... certo?

VT
 
Top