Atenção que qualquer bicicleta é boa para travessias desde que seja a tua bicicleta actual e consigas fazer várias horas em cima dela :
Rígida tem a vantagem do peso, menos um componente para avariar ou perder pressão etc, sendo muito melhor quando se tem de carregar a mesma. Normalmente é mais fácil adaptar alforges.
Suspensão total, tem a vantagem do conforto, com o passar dos dias o corpo vai ficando moído e o esqueleto vai agradecer o maior conforto.
Suspensão total com maior curso, mais endureira também dá perfeitamente para vários dias, eu já fiz 140 km num dia com a minha que tem 130 / 130 ( é mais uma XC com mais curso ), e vais chegar ao fim na mesma.
Mas tendo já feito umas dezenas de travessias eu ainda prefiro a antiga com 100 / 100 mm.
Sobe melhor, não na sensação fisica a subir ou na maior ou menor facilidade a passar obstáculos, mas no menor tempo que demoras a fazer aquelas subidas enormes. Numa subida de 1 ou 2 horas sempre a subir ( cá existem poucas ) o menor peso ajuda e de que maneira.
Assim como é muito mais fácil andar com ela às costas nas zonas pedestres.
A nova com 130/130 de suspensão e pneus 2.35 é muito mais divertida a descer e de lançar por ali abaixo, mas no final do dia, o tempo entre o ponto A e B é menor na antiga com 100/100 e pneus 2.0.
A última vez que fiz um desses percursos, no verão e que já tinha feito anteriormente, demorei mais 45 minutos com a actual de 130/130.
Em travessias de 4 /5 dias notas bem mais uma hora em cima da bicicleta todos os dias.
Por isso escolhe uma que gostes, mas sobretudo uma que aguentes várias horas em cima dela, isso é o mais importante numa bicicleta de travessias. Se aguentares isso numa rígida força, o menor peso e eficácia nas subidas é uma grande mais valia.
As suspensões totais tendem a ser melhores para o corpo, mas uma de 150/150 por exemplo já começa a ser demais e arrasta-se um bocado nas subidas.
Para mim a melhor opção para fazer muitos km é uma suspensão total o mais leve possível ( curiosamente apesar de fazer 1 ou 2 travessias por ano não comprei a suspensão total o mais leve possivel e fui para uma com mais curso e componentes mais robustos o que vai contra o que estou a dizer

).
Espero ter ajudado a baralhar mais um bocado.
