temperatura do óleo influencía o desempenho das suspensões e amortecedores?

F

fuel100

Guest
Pode ser uma questão sem grande sentido, mas parece-me que últimamente a suspensão e o amortecedor (ambos Fox) da minha F.S. ficaram mais rijos.
Portanto, necessitava que me esclarecessem o seguinte:
Nas suspensões e amortecedores, a temperatura do óleo influencia o seu funcionamento? Isto é:
No Inverno, com o óleo mais frio, as suspensões e os amortecedores ficam mais duros? Se é verdade, com o decorrer da utillização o próprio funcionamneto dos sistemas provoca o aquecimento do óleo e em consequencia a normalização do funcionamneto?
ou a temperatuta não tem nada a ver com o comportamento ?
 

Flygye

New Member
Eu penso que esta pergunta deveria ter sido feita na àrea das Questões tecnicas e mecanicas.

Respondendo a tua questão, a temperatura do oleo penso que não influencia em muito o funcionamento normal dos componentes. Será que não tens nada a bloquear de forma a estes terem ficado mais duros?
 

mister f

New Member
supostamente não.
se tiveres o oleo adequado o mesmo tem especificações para esse sentido, daí os 0w50,15w40 etc (nos carros, pode não ser igual nas bikes a designação mas o funcionamento á-de ser igual.)
por isso se não o trocas-te ou se o fizes-te e não tives-te isso em consideração...
ou será que o mesmo já se degradou e está na altura de o mudar!?
vai por exclusão de partes e talvez primeiro seja fazer o que diz o Flygye.
 

jol8485

New Member
Acho que já li aqui que pode ter a ver com a pressão do ar que é ligeiramente afectada pela temperatura. Tenta acertar a pressão no inicio da volta à temperatura ambiente (e não em casa ou na garagem).
 

350plus

New Member
Re: temperatura do óleo influencía o desempenho das suspensões e amortecedores?

Neste tópico falou-se um pouco na redução de volume do ar que pode ser a causa desse comportamento em compressão da forqueta.

No entanto o óleo também têm um papel preponderante, mas não tanto na compressão. A suspensão Fox têm um circuito de controlo de rebound governado por válvulas. Com a temperatura fria o óleo vai ter uma viscosidade efectiva maior e a recuperação fica mais lenta porque o óleo tem mais dificuldade em passar por esse circuito.
 

Dust 103

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350plus said:
Neste tópico falou-se um pouco na redução de volume do ar que pode ser a causa desse comportamento em compressão da forqueta.

No entanto o óleo também têm um papel preponderante, mas não tanto na compressão. A suspensão Fox têm um circuito de controlo de rebound governado por válvulas. Com a temperatura fria o óleo vai ter uma viscosidade efectiva maior e a recuperação fica mais lenta porque o óleo tem mais dificuldade em passar por esse circuito.
Cumps
Dust 103
 

fitty77

New Member
A temperatura pode ter dois efeitos na suspensão. Um deles, como foi dito, tem a ver com a condição do óleo, mas para que o comportamento se possa distinguir, a temperatura tem que ser mesmo muito baixa, ou muito alta, pois a viscosidade é alterada com grandes flutuações de temperatura (sempre relativizando, claro). Aquilo que mais poderá influir numa alteração de comportamento, será mesmo o ar, que ao aquecer ou arrefecer, vai dilatar ou contrair-se, numa escala maior, aumentando ou diminuindo a pressão no interior. ISto, bem entendido, para as suspensões a ar. As outras não sofrem desse mal....
 

Bravellir

New Member
Pois eu tenho a impressão que 20 ou 30 graus de variação na temperatura afectam mais o comportamento das suspensões no que está relacionado com o óleo do que no que está relacionado com o ar.

Aqui há uns dias, deixei o óleo na mala do carro e de manhã estava tão grosso ( o óleo :mrgreen: ) que não o consegui utilizar ( o óleo :mrgreen: ) . Sei que o óleo das suspensões é diferente do óleo "normal" mas o exemplo é para mostrar que não é imune a temperaturas baixas ( o óleo :rotfl: :rotfl: ) .

O que aconteceria, é que a suspensão fica mais lenta a recuperar e com as pancadas sucessivas vai afundando cada vez mais até ficar muito dura. ( porque recupera tão lenta que não tem tempo de subir antes da pancada seguinte )
 

zykon

Super Moderador
Como diz o brave, influencia mais a viscosidade do óleo.

A variação de pressão com uma amplitude de temperatura tão pequena não influencia nada de extraordinário.

Por outro lado o oleo não precisa de muita diferença de temperatura para se notarem diferenças significativas na viscosidade
 

350plus

New Member
Re: temperatura do óleo influencía o desempenho das suspensões e amortecedores?

Fui investigar um pouco e o tema é de facto mais relevante do que pode parecer à primeira vista.

Existe uma propriedade do óleo chamada Índice de Viscosidade (IV). Quanto maior este índice, mais eficaz é o oleo a manter a sua viscosidade ao longo da gama de temperaturas.

Ora, o gráfico seguinte mostra as diferenças de viscosidade com a temperatura para vários óleos standard ISO.

349bdjt.jpg


Como podem ver existem diferenças significativas para gamas de temperatura pequenas

Para terem a noção do índice de viscosidade dos óleos usados em suspensões incluo a tabela seguinte, retirada de http://www.mediaturbo.com/clients/marzocchi/forkoilviscosity.html

Estes óleos são usados para motas e bikes, dada a semelhança dos sistemas de damping.

2ebg091.jpg


Reparem que os índices de viscosidade são extremamente altos para impedir este efeito.

EDIT: Tinha o primeiro gráfico mal explicado. Corrigi.
 

tkul

Utilizador Banido
A temperatura influência tudo...
Desde a pressão dos pneus, dimensões da bike e componentes, viscosidade... etc!

É claro que uns irão variar de modo perceptível!
Por exemplo, a pressão dos pneus que no meu carro tem o indicador de pressão é fácil verificar a variação que tem principalmente no verão!
Se corrigir a pressão de manhã ou mesmo à noite (por ex. 2.3bar) e se deixar o carro ao sol (Verão!), a pressão quando chego ao carro pode ser de 2.6bar!
Isto é de tal influência de tal maneira, que tenho de ir corrigir porque o computador de bordo emite o aviso sonoro para verificar a pressão1 :evil:
 

Override

Member
Eu penso que influencia. Eu noto muito no meu carro, quando saio com ele pela manha, no inicio nota-se uma maior vibraçao quando se passa no paralelo, depois desaparece. Penso que tem a ver com os amortecedores estarem mais duros devido ao oleo estar a uma temperatura mais baixa.
 

Jorgex

New Member
350plus, o teu post vale ouro!

São posts como este que me fazem não adquirir a revista Super Interessante. :clap:
 
F

fuel100

Guest
Parece que a opinião dominante aponta para a influência da temperatura no desempenho do óleo nas suspensões.
A minha dúvida prende-se com uma observação directa e parece que as teorias aqui exposta confirma a minha constatação .
A solução pode ser por regular a quantidade de ar para compensar de certo modo a mudança das caracteristicas físicas do oleo.
 

zykon

Super Moderador
O ar nunca vai compensar as mudanças do oleo.
pode atenuar, mas mesmo assim... depois ficas com muito sag. e o oleo vai continuar a demorar mais tempo a passar nas cartidages

Não é uma situação facil de resolver.
 

350plus

New Member
Re: temperatura do óleo influencía o desempenho das suspensões e amortecedores?

A única solução completa é trocar o óleo por algo fino (por exemplo o Redline da tabela que coloquei acima) e com o maior índice de viscosidade possível, abrir o rebound ao máximo e ajustar o sag para a nova temperatura ambiente.

Mas será que vale a pena? Se eu fosse rodar no Alaska a -30º pensava nisso seriamente (ou usava forqueta rígida) mas para Portugal dificilmente compensa o trabalho.
 

Nozes

Active Member
O que é preciso é dar "aquecimento" ao material! :D
Ora bem,da minha expêriencia posso confirmar que de facto num dia de Inverno,com temperaturas quase negativas,as suspensões notam-se muito mais rijas,assim como no alto do Verão,com a mesma pressão,chego a aumentar confirmar se a suspensão não perdeu ar...
Depois no caso do downhill,temos o exemplo da pista de Porto de Mós,com as suas pedras,que é um quebra cabeças para afinar as suspensões:A parte inicial é muito rápida,a final muito lenta.No início,as suspensões precisam de rebound rápido,e estão frias,ou pelo menos á temperatura normal.Por ser uma pista relativamente longa,ao chegarmos à parte final,em que precisamos de um rebound mais lento e uma compressão mais dura (para a frente não afundar muito nas trialeiras) as suspensões estão tão quentes que recuperam muito rápido e têem pouca compressão...isto em apenas 4/5 minutos!
Penso que mudar o óleo só por ser Inverno,no nosso país não se justifica,a não ser que se façam os kms a temperaturas muito baixas que o justifiquem,mas...é só a minha opinião :wink:
 

fitty77

New Member
Já muito foi dito. Penso que as coisas não podem ser analisadas de forma tão simples. O óleo altera a sua viscosidade, é verdade, mas o que é que isso significa? Sim, tem mais dificuldade (ou facilidade) a passar pelas pontos de passagem das camaras. Mas os óleos são usados de acordo com as funções que empregam. Nunca viram que o óleo dos carros pode variar, por exemplo, uns usam 5W40, outros 15W40. É verdade que uns são sintéticos e outros não, mas o que interessa é que eles são definidos para uma faixa de temperaturas, para que seja atingida a viscosidade e fluidez alvo em condições de funcionamento. Ou seja, um mesmo carro, com o mesmo motor, usa um óleo na Escandinávia, usa outro em Portugal, e há-de usar outro no Equador, isto para que o motor possa funcionar normalmente, com as capacidades de lubrificação necessárias.

Estes óleos, variam muito a sua viscosidade. Mas existem outros, onde a sua função é transmitir forças, e não têm como objectivo primário a lubrificação. Estes, em condições de uso normal pouco ou nada variam nas suas caracteristicas face a uma intervenção da temperatura ambiente. Temos que ver que a temperatura ambiente não é nada quando comparada com as acções que o óleo sofre fruto das forças por ele transmitidas. Falo dos óleos de travões, de suspensões, etc, enfim, óleo hidráulico no fundo. Este está feito para funcionar numa ampla gama de temperaturas sem alterações significativas.

Em relação ao ar, é a mesma coisa. A flutuação de pressões no interior da camara vai ser condicionada directamente pela acção da temperatura. É fácil, abram uma garrafa de água, despejem o que tem lá dentro e voltem a fechar, mas num dia frio. Depois deixem-na ficar, e num dia quente, vejam o que acontece. A garrafa fica inchada... MAs a garrafa consegue ser elástica, por forma a aumentar ligeiramente o seu volume e acomodar esse aumento de pressão. A camara de um amortecedor já não, por isso o que vai acontecer, é que como o espaço não aumenta.... a pressão vai subir.

E isto tanto é assim, que hoje em dia em alguns locais onde se mudam pneus de automóveis, pode-se optar por encher os mesmos não com ar comprimido, mas sim com azoto, que é mais linear no seu comportamento face à temperatura e mantém estável a pressão no interior do pneu.

Agora se em ambos os casos nós conseguimos ou não perceber os efeitos.... Diria que muito pouco e será mais psicológico do que outra coisa. Reparem que´, com o funcionamento, tanto o ar como o óleo vão aquecer (qualquer fluido, quando comprimido, aquece) por isso, se o óleo vai ficar mais fluido, mais facilmente passará pelas camaras, ao passo que o ar dilata-se e passa a ter uma maior dureza. Seja como for, acho estranho andarmos todos com preciosismos de aumentar por exemplo, 2 ou 3 psi's nos amortecedores e suspensões e acharmos que notamos diferença, e depois não encontrarmos diferenças com flutuações bem maiores na pressão, fruto da dilatação / contracção do ar..... Como vêm é tudo muito psicológico....
 
F

fuel100

Guest
Este tópico serviu essencialmente para ajudar a perceber a alteração de comportamento sentida nas suspensões.
Não é nada de grave nem nada que justifique alterações susbstanciais já que para alem das maratonas que o pessoal faz um pouco por aí, não me meto em outro tipo de competição que exija afinações ao "milimetro".
Digamos que é próprio da época e será um "pequeno" mal necessário com o qual teremos que lidar e adaptarmo-nos, considerando ainda as fracas amplitudes térmicas do nosso país, se comparadas com outros locais como os EUA e o Canadá onde aí, sim, será um problema um pouco mais sério .
De qualquer modo penso que depois de começar a bombar, o aumento da temperatura do óleo permitirá com facilidade retomar a normalidade no interior das suspensões.
 

mister f

New Member
estava a ficar com duvidas no que escrevi mas falando com o meu mecanico volto a insestir no que disse.
o oleo está feito para que essa diferença (temperatura) não seja perceptivel e aqui á uns anos nos carros convinha aquecer antes de arrancar, hoje com os bons oleos isso não é necessário, isto se ninguem daqui for andar no polo norte...
outra coisa que tambem não devemos esquecer é que de suspensão para suspensão apesar de iguais podem ter comportamento diferente e falo por experiencia propia.
 
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