Telemovel que faça de GPS para andar nos trilhos..

vmiguel

New Member
O mais correcto, e julgo que usual, será um ciclómetro com altímetro, ou um gps que tenha também altímetro, que funciona por pressão atmosférica, ou melhor, pela sua variação. De notar que os altímetros devem ser calibrados regularmente, através da introdução da altitude de um ponto conhecido (estando nesse ponto, claro).

Com gps, o mais fiável será a média de meia dúzia de voltas. Ou será a "moda"? Os termos estatísticos já foram estudados há muito. :p

Existem receptores gps mais fiáveis, como por exemplo para levantamentos topográficos, mas esses normalmente não dá jeito carregar na bicla. ;)
 

vmiguel

New Member
Procura por "altímetro" ou "altimeter", que aparecem vários, e alguns gratuitos... mas percebes que estes vão utilizar os dados do sistema gps, e portanto estão sujeitos ao mesmo erro, certo?

Os que eu referi são altímetros por "hardware", ou seja, calculam a altitude pela pressão atmosférica.
 

Nmrfgomes

New Member
Podes sempre arranjar um daqueles antigos galos que mudavam de cor conforme a temperatura que faz, penso que funcionam através da pressão atmosférica. E fica mais giro na bicla.
 

Flygye

New Member
Boas tardes malta.

Já ouvi aqui neste tópico falarem do Smartphone Garmin Asus Nuviphone M10.
Mas alguem é possuidor do mesmo? Alguem pode dizer algo acerca do aparelho. Se funciona bem nos trilhos, se o seu manuseamento e funcionalidades são fáceis de usar, etc etc.
Pois vi agora esse smartphone na Staples a um preço mesmo apelativo... 199€ (para todas as caracteristicas que ele tem)

Agradecia comentários sff. :)
 

Slowpace

New Member

vmiguel

New Member
Eu tive um, durante uns bons meses, e gostei bastante. Passe a imodéstia, podes ver em português o teste que fiz em http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=32140

Se não te preocupas com a ultima novidade, e dependendo do preço a que o consigas, ainda é uma boa opção, na minha opinião. Mas por 199 parece-me que arranjas melhor, seja Android seja Windows Phone, que prefiro (vê o LG E-900 Maximo 7).
 
Last edited:
Boas.

Ando à procura de uma aplicação para o meu HTC (windows mobile) que permita a navegação no mato em tracks descarregados do GPSIES por exemplo.
O que recomendam?

Grato
 

vmiguel

New Member
Há muitos! Recomendo-te um forum da especialidade, como o PocketPT.net.

Um que tenho usado em Android e Windows Phone 7 é o Endomondo, que também tem versão para Windows Mobile.
 
vmiguel

o endomondo permite navegar em tracks previamente carregados?
por exemplo envias-me um track de uma volta que fizeste e eu posso utilizar o track para fazer a mesma volta posteriormente em navegação assistida pelo telemovel?

grato
 

vmiguel

New Member
Infelizmente não. É o único pormenor, ou quase, que acho que falta eles resolverem. Para seguires um track de outra pessoa, esta tem que o guardar no site como Route, que depois pode ser por ti enviada para o telemóvel, e só para Android e iPhone, se não me engano.

Julgo que mais versão menos versão isso será corrigido, segundo o que um "passarinho" me contou. ;)
 

FMCurto

Active Member
Eu uso o Endomondo no dia a dia, específicos p windows mobile não sei mas para as voltas de exploração ao fds/férias uso o Trekbuddy ( http://www.trekbuddy.net/releases/1.0.18/index.html ) mas tb pq estou limitado a Java,pode parecer um bocado complicado à primeira vista mas funciona bastante bem: grava e lê tracks em GPX e pode funcionar com GPS sem ligar o A-GPS (sem comunicação de dados) só os mapas é que são mais difíceis de fazer mas se quiseres experimentar eu envio-te uns mapas (Envia PM).
 

brunodfpinto

New Member
Pessoal, adquiri o Smartcomp GPS para o meu Nokia XM 5800, e já fiz o download de um track para seguir, e coloquei o track a funcionar correctamente no programa. Agora não sei como faço para o programa detectar o sítio onde me encontro e para eu puder seguir o track.

O local de partida fica ainda a uns kilómetros de casa, só ligo o programa quando lá chegar, ou posso ligar antes?

O que eu pretendo é seguir tracks que saquei do GPSies, carregados no meu telemóvel, visto não conhecer muitos trilhos de cabeça pela região, mas não preciso de mapa de fundo nem nada, basta-me as direcções a seguir no trilho.
 

vmiguel

New Member
Quanto mais não seja por uma questão de poupança da bateria, eu só ligaria quando estivesse no ponto de partida. De resto, não conheço esse programa.
 

mlouro

New Member
No seguimento deste tópico

Nuno Silv@, Zagamofo: Estou a chegar à conclusão que as únicas vantagem de um GPS dedicado, em comparação com um smartphone android com suporte para a bike são:

1) Duração da Bateria
2) Precisão da altimetria
3) Resistência aos elementos (chuva, lama, etc..) (se bem que aqui o smartphone também pode ficar protegido)

estou certo? O preço é similar, e a bússola, acho que muitos telemóveis já têm.. e tanto quanto percebi a aplicação OruxMaps serve precisamente para seguir tracks e há a possibilidade de importar os mapas que são usados no Garmin. Será que vale a pena ir para um GPS dedicado, quando um smartphone tem muito mais funcionalidades?
 

jnoiva

Member
mlouro: Mais ou menos certo de acordo com a utilização que queres dar ao GPS ou ao telemóvel:

1) Duração da Bateria. Um GPS bem gerido dá para cerca de 8 a 12 horas de utilização intensiva. Os telemóveis são mais limitados. Se a utilização for para os passeios tipo domingueiro sem grandes preocupações o telemóvel dará certamente. Para o caso de uma utilização intensiva tipo travessia com durações diárias de 10 a 12 horas de uso intensivo o GPS leva vantagem pois podes sempre e facilmente mudar de baterias a meio caso estas falhem.

2) Precisão da altimetria, no caso de um GPS com altímetro barométrico esta é muito superior, no caso de não ser é mais ou menos similar à de um telemóvel. Caso queiras ter um mapa topográfico tipo TopoLusitânia (Escrevi:OruxMaps não sei se é compatível com este formato. Corrijo: Com alguma perícia dá ) o GPS leva vantagem.

3) Resistência aos elementos não existe comparação. Um GPS de Outdoor é resistente aos elementos com a grande vantagem de ser sempre operável. No caso do telemóvel se colocares uma protecção ficas limitados em termos de operação. A mesma problemática da bateria para passeios despreocupados e simples tudo bem, em travessias mais exigentes o GPS leva vantagem.

Uma grande vantagem dos GPS outdoor é que estão optimizados para operar em condições de luminosidade. Mesmos com sol directo consegues ver bem o ecrã sem problemas. Nalguns telemóveis podes melhorar a visualização à custa da vida da bateria.

Eu tenho um telemóvel (Symbian) com GPS que uso nas voltas mais simples e para travessias um GPS outdoor Garmin.

Para que não faz travessias exigentes penso que não valerá a pena ter GPS outdoor. Bastar-lhe-á o telemóvel.
 
Last edited:
Top