Telemovel que faça de GPS para andar nos trilhos..

JNR

New Member
tens sempre as boxit, já tive para comprar, mas não sei como se comportam nem se o suporte é alguma coisa de jeito.
 

Cigas

New Member
Eu uso uma BOXIT apenas presa com fita de serrilha plastica sem suporte no avanço e é excelente...recomendo as mesmas pela performance e impermeabilidade da mesma
 

sam_pnunes

New Member
a minha esposa adquiriu um telemovel Garmin por 199€ desbloqueado , 600h stand by e já fomos fazer uma corrida com ele e o gps funcionou na perfeição em termos de distancia percorrida , tempo , etc... não sei se grava trilhos.
uma coisa que é bom é que o gps liga directo ao satelite , ou seja não precisa de net..... vem com o sistema windows mobilie 6.5 troca o passo
 

vmiguel

New Member
Sim, é o Nuvifone M10 (do consórcio Garmin Asus), tive-o durante uns meses, e é excelente. Podem ver um teste aqui.

Está em promoção nas Fnac desde a semana passada, e teve grande saída. Julgo que estará esgotado, ou perto disso. Quanto a mim, um excelente negócio, a 149€.

Quanto a gravar trilhos, depende apenas do software que usares, e há vários que o permitem. No forum do teste que indiquei acima, existem vários tópicos que te podem ajudar. ;)
 

Jo@o

New Member
O que ando á procura é de um telemovel com GPS para seguir trilhos, não me interessa o registo.

Tenho visto montes de track´s e tenho procurado alguns sem ajuda do GPS, mas as vezes é complicado.

Alguem sabe-me dizer modelos com GPS que possa seguir um track ?
 

alvoreiro

New Member
boas,eu uso para registar os meus treinos com endomondo,e tou bastante satisfeito usando o no meu nokia 6110,acho que quem precisa para seguir tracks é mesmo melhor comprar gps tipo garmin ou outra marca,é mais seguro do que levar o telemovel e depois ter queda e ai vai se o telemovel e o gps,tambem gostava ter no telemovel possibilidade de seguir tracks,mas ainda nao soube de nada.
 

Jo@o

New Member
Alvoreiro, tambem concordo que é preferivel comprar um gps dedicado para o BTT, mas de momento é um investimento impossivel de fazer, mas preciso de comprar um telemovel, era juntar o util ao menos despendioso!

Es de Alvor ? No Sabado encontrei um caminho brutal que vai de alvor até á Figueira, passado pela Ria de Alvor!Mas o pessoal do Btt não deve andar ainda muito por lá, atravessei a zona da ria com ervas que davam pelo guiador e muitas vezes ainda maiores!
 

vmiguel

New Member
Para seguir tracks já existentes, depende antes de mais do software escolhido. Tanto o Windows Mobile, como o Windows Phone (este menos, pois ainda é uma plataforma recente), como o Android têm vários. O iPhone também julgo que sim.

É mais uma questão de procurar o software que melhor te sirva.
 

sam_pnunes

New Member
Miguel , para o Garmin Nuvifone qual a aplicação mais aconselhada para seguir tracks? E dá para colocar mapas militares? pois muitos dos trilhos/caminhos não vem nos mapas vulgares.
Obrigado
 

vmiguel

New Member
Bom, sem querer usar o forumbtt como apontador, podes ver um dos meus tópicos noutro lado, em que escrevo precisamente sobre utilização do gps fora de estrada, neste link.

Está talvez um pouco desactualizado, mas dá para começares. ;)

Nota que não precisas de procurar para o nuvifone, mas sim para o windows mobile.

Quanto a cartas militares, qualquer programa de navegação que possa usar imagens como mapa serve. O OziExplorer era óptimo, e o BeeLineGPS também.

EDITADO: procura também o GPS Tuner. E o português MapAdventure, que não sei se ainda é comercializado, mas foi uma iniciativa muito interessante do Instituto Geográfico do Exército, com a enorme vantagem das cartas serem legais e as mais actuais, tendo como senão o preço.
 
Last edited:

alvoreiro

New Member
boas jo@o,sim sou de Alvor,devo conhecer bem esse trilho,é um que passa pelo dique dos montes de alvor,depois tem um trilho para o lado direito e outro pra esquerda,o da esquerda temos que passar a linha de comboio,nestas alturas a erva tá grande mas ate passa lá pessoal de bike,pois quanto ao gps,é muito util e fixe,tenho pessoal que anda comigo que tem gps e por vezes fazemos umas voltas porreiras seguindo tracks retirados da net ou feitas por eles,
 

dfilp

Active Member
Boas,

O 5230 já cá canta!
O sistema de navegação "Mapas OVI" funciona lindamente a indicar o caminho para casa na estrada(de carro). No entanto ainda não consegui experimentar em off road.
Já instalei o Endomondo e o sportstracker mas ainda não consegui experimentar.


O que eu queria mesmo era saber se o SmartCompGPS funciona no nokia 5230? Se sim, onde posso "saca-lo"? Alguém sabe?
Ou então outro programa semelhante que dê para transferir tracks para o telemovel e segui-lo.


Já agora instalei também o Altimeter que dá a altitude do local onde nos encontramos, assim como o Anglemeter que permite medir ângulos. (da bicicleta por exemplo).
 

vmiguel

New Member
Atenção que a margem de erro da medição de altimetria do GPS costuma ser bastante grande e pouco fiável. Existe um ou outro programa que fazem depois uma correcção online, julgo que comparando com os dados altimétricos dos mapas (acho que a Garmin é uma das que tem esta função).
 

dfilp

Active Member
Boas,

Cigas, quero e agradeço!


Ontém à noite consegui instalar o NDrive (v9). Parece-me muito bom!
Relativamente rápido a detectar o sinal (até dentro de casa) e os menus são faceis de "manusear". Segundo o que li é só passar os tracks em formato kml do PC para o telemovel que ele lê nesse mesmo formato. No entanto não foi bem assim. Copiei alguns tracks para o telemovel, abri o programa e na secção "Itenerário" foi só mandar fazer uma "pesquisa" para que o tlm detectásse os tracks. Mas depois quando faço "Navegar" no track escolhido o mesmo não me aparece no mapa e estranhamente aparece uma bandeira algures no centro do continente Africado e outra "por cima" da minha casa(ponto de partida).. (ligados por uma linha recta)..
Não sei o que se passa mas não consigo visualizar os tracks..

Mas fora isso o programa é muito bom para nos guiar pela estrada! Tem muitos pontos de interesse (ginasios, MB, gasolineiras, parques de merendas, correios, etc), como em qualquer gps propriamente dito tem turn by turn e podemos instalar uma grande quantidade de vozes.. ENtre muitas outras coisas.

Só gostava de resolver o problema de não conseguir ver os tracks no mapa para ficar 5 estrelas!
Outra coisa que ainda não descobri se dá para fazer é gravar o percurso? Alguém sabe?




Depois de desistir tentar seguir o track resolvi abrir o Endomondo. Não tenho mapas instalados, mas gravei um pequeno percurso de 1 km, e mais simples não pode haver.. Tenho de ver se arranjo os mapas para este.


També tirei umas fotos ao telemovel na boxit depois coloco.
 

vmiguel

New Member
O Endomondo usa mapas online, tanto quanto sei (da Google). Assim, precisas de ter um tarifário de dados no telemóvel, e mesmo assim não convém abusar...
 

dfilp

Active Member
Sim, mas julgo já ter lido "por aí" que existe a possibilidade de copiar para lá mapas sendo depois necessário fazer a sua calibração.
Mas também se eu me servir do Endomondo apenas para gravar percursos e depois passá-los para o PC não necessito muito dos mapas.
 

dfilp

Active Member
Então aqui ficam umas fotos para quem não conhece as Boxit:

DSC07042.jpg


O equipamento utiizado:
DSC07044.jpg


Para telemoveis de pouca espessura a boxit trás uma peça para manter o tlm proximo do painel de visualização:
DSC07048.jpg


Depois é só introduzir o aparelho lá dentro:
DSC07049.jpg


* para aparelhos de maiores dimensões a Boxit vem equipada com uma tampa extra, um pouco mais alta, e com opção de montar dispositivo para antena ou uma especie de borracha que permite a saída de um auricular ou fones e não deixa entrar água:
DSC07051.jpg


É só substiruir as tampas:
DSC07052.jpg

mas não é necessário para este caso, a menos que queiram utilizar o auricular.

O resultado é este:
DSC07056.jpg


O sistema de fixação é simples e eficaz:
DSC07057.jpg


DSC07058.jpg


É só levantar a patilha e entalar onde der mais jeito. Também permite a utilização de uma correia de segurança.
DSC07059.jpg


Para fixar na bicicleta (para quem não tem o suporte proprio para o efeito, como é o meu caso) fica um pouco à imaginação de cada um.. Eu acho que onde fica melhor é no avanço. A minha ideia era colocar duas braçadeiras, daquelas de plásico à volta do avanço, mas apercebi-me que acabaram, tenho de comprar..
Como tal arranjei alternativa, cortei duas tiras de camara de ar, retirei o guiador e dei duas voltas ao avanço com cada uma das 2 tiras:
DSC07060.jpg


Voltei a apertar o guiador e depois é só passar a patilha do suporte da Boxit entre a camara de ar e o avanço. Como a patilha de segurança impede que salte acidentalmente, ainda assim não custa nada andar com uma correia de segurança presa da Boxit aos cabos te travão, por exemplo.

O resultado final foi este:
DSC07061.jpg


Agora é só conseguir ver tracks e ir testar a capacidade da bateria.
 
Top