Taça de Portugal de XCO #5 - Fátima - 02/08/2009

J.Garcia

New Member
Estive la nos dois dias com o meu filhote Andre Agostinho que corre na equipa roodinhas na categoria de cadete,foi a sua primeira prova nacional foi fantastico foi duro ele ganhou expriencia e competividade foi um exelente evento no qual o ricardo marinheiro mostrou que neste momento e o mais forte em Portugal..Estão todos de parabens...e o meu filhote tambem... e ja agora um abraço para o paulo marinherio que acabei de conhecer....
 
sabat said:
O Leão Pinto nao correu?
Não, não correu.


Já agora e como se comenta muito as categorias masculinas, gostaria de aqui fazer a justa vénia à elite feminina Sandra Araújo. Sempre nos habituou com a sua presença no lugar mais alto do pódio, e talvez por este motivo por se pensar que existe pouca competição não se dê o justo valor, digo eu. Já na classificação da maratona da Sertã é difícil de se ficar indiferente ao tempo realizado pelas senhoras principalmente pela Sandra. Este Domingo (com o privilégio de ver a corrida de dentro para fora como atleta vet B), tive a confirmação de que esta senhora está com um andamento diabólico e uma técnica invejável ... Loucura mesmo total, segui-a de perto na última descida técnica e depois no estradão... sim no estradão perdi-lhe o pó da roda traseira :shock: :shock: :shock:
 

Gualdinof

New Member
Boas

Foi a minha 1ª vez :oops: hehehehe e não devo de repetir.

so tenho 1 palavra para descrever aquilo. DOIDEIRA...

Abraço a todos. GAF :mrgreen:
 

nhunho

New Member
Quanto me disseram que a prova iria ser na zona do CEF tive bastantes dúvidas de como seria possível traçar um circuito digno de uma prova da Taça de Portugal.
Basicamente não existiam trilhos na zona, a não ser estradões de tout-venant pouco apelativos à prática de btt e encostas íngremes, pedregosas e matosas.
Graças ao profissionalismo e dedicação da equipa da multimix e com muito suor, com ajuda de enxadas, serrotes, roçadoras e todo aparato de desbravar mato.
Eis um percurso que apesar de não ser perfeito, conseguiu estar bem à altura. Com zonas técnicas e rolantes, bastante subida, zonas onde era exigido equilíbrio, controlo de tracção, agilidade, perícia...
E não fosse as centenas de rodas e sapatos a escavar alguns troços e teríamos um percurso totalmente ciclável, bastante divertido e duro q.b..
Boa adesão do público, que teve acesso a um bom espectáculo sem pagar bilhete e com lugar à escolha.
Boa cobertura fotográfica disponibilizada rapidamente por parte de alguns membros do fórum.
Boa prova do júnior Ricardo Marinheiro com uma volta inicial kamikaze, e grande desempenho.
Bons indicadores em sub-23 e elites com o regresso de grandes atletas, vindos da estrada/maratonas e a conseguir bons desempenhos, com um aumento de competitividade essencial à evolução da modalidade.
Boa participação nas classes de veteranos.
...
 

Caruma biker

New Member
não sei em que prova voçes tiveram???
tive lá todo o fim de semana e não vi nada do espectculo que falam... se calhar é por ter estado a dar assistencia :(

é verdade uma pessoa na assistencia não vê um decimo do que se passa na prova, e isso é o que me custa mais, mas a adrenalina de esta a espera dos meus atletas é bem superior e vale bem apena :D

quanto ao circuito tenho que dar o meus parabéns ao Ivo, não é fácil alguém que não é da zona desencantar um circuito daqueles.
o unico reparo que faço é que o circuito não era muito homogéneo. isto é, começava a descer com muita tecnica nos 2km iniciais depois eram 2km de puro estradão e a seguir 2km de subidas. acho que as dificuldades podiam estar mais intercaladas, mas sei bem que não foi fácil fazer. pela conversa que tive com ele no sabado.

quanto a prova foi uma supresa na categoria de elites com o fabio a vencer.
David já te disse que devias montar pneus a serio e não aqueles que mais parecem presevativos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: mesmo assim com uma recuperação fantástica.
gostei de ver o marco sousa no XCO, quem sabe não esquece, embora o ritmo das maratonas seja bem diferente. parabens.
 

David R

Member
De facto é de dar os parabens aos homens que estiveram a fazer o circuito, pois fartaram-se de cortar mato para tornar aquilo num verdadeiro circuito de XCO, podem ver aqui: http://www.tvfatima.com/portal/index.php?id=1634 . Eu ca agradeço desde já a descida que fizeram, sempre da jeito para treinar um pco a técnica perto de casa :).

Caruma: Começo a pensar que quando se tem de furar tem de se furar, não usei o Furious Fred que costumo usar por isso mesmo. Usei um Geax Saguaro Tubular de 630 gramas, mais a espuma da propria marca, sem olhar ao peso mas mesmo assim um pau furou aquilo.
Qdo cheguei a assistencia, a roda com o Furious Fred estava com pouca pressão tendo de lhe dar ar (entregaram-me a roda quando ja estava a aquecer, pelo que foi directa para lá sem verificar a pressão). Mas o maior problema foi que como tinha um cubo novo e de outra marca, o disco estava "descalibrado" para o travão, pelo que fiz 1 ou 2 voltas (nao me lembro mesmo) com aquilo a travar, mas a travar mesmo, fazendo aquilo girar com a mão não dava uma volta. Por isto tive de voltar a trocar de roda. Cenas para esquecer.

Esperemos que para o ano a prova se mantenha em Fátima, com algumas alterações (no estradão) a um circuito já de si espectacular.

Abraço
 

prasquete

New Member
Caruma, tambem concordo com o que o david disse em relação aos pneus, quando tem que se furar fura-se!Eu corri com dois pneus de 400 gr e nao furei...
Em relação ao circuito, quanto a mim menos duro que Rio de Mouro, mas um bom circuito, e que não parecia que demorava cerca de 20 min a fazer a volta!
O estradão era de loucos, o polar marcou 6x mais de 65 km/h uma dela 67.3 km/h... :s

cups
 

Caruma biker

New Member
isso é verdade quando tem que furar fura mesmo... a mim aconteceu-me em rio de mouro e na sertã, por isso tambem tenho a minha cota parte dos furos.
quando digo que o David devia por pneus de ferro é que em rio de mouro foram 3 vezes, em fatima foi uma, e em moreira de conegos foi outra.
neste momento começo a achar que o unico adversário a altura dele são os furos... :D :D :D
sempre é mais emoção nas provas. :mrgreen:

realmente esse estradão era qualquer coisa de vertiginoso, que diga um rapaz que correu na pormoção e viu a brita de perto... :s
 

Filipa F

New Member
Acho que já tudo foi dito, mas é sempre bom vir dizer bem já que quando é para dizer mal toda a gente participa :mrgreen:

Apesar da minha péssima técnica, adorei e curti ao máximo o circuito exactamente por ser ... técnico :wink: era um circuito que no reconhecimento metia algum medo (principalmente para quem o fez à chuva de véspera que só deu vontade de arrumar as tralhas e fazer a viagem de volta!) mas depois e com a melhoria do tempo, dava um gozo tremendo fazê-lo :D

Mais um grande circuito do Sr. Ivo que do meio do nada fez um bela mistela com um pouco de tudo: drops, descidas kamikaze, pedras, gravilha, estradões e subidas para levar a menina à mão.

O local do paddock e zona da meta muito bem escolhido, não só por ter todas a facilidades ali à mão (wc, balneários, estacionamento) mas também porque permitia a quem ficou por ali, porque dava para ver ao longe, acompanhar a primeira parte do circuito que era em termos de btt a mais espectacular devido á descida kamikaze.

Sortudos os da zona que ficaram ali com um belo circuito para treinar.

Mais uma prova em que a multymix está de parabéns :mrgreen:

Parabéns à organização e aos duros dos nossos atletas (meninos e meninas), que apesar de já demonstrarem algum cansaço continuaram a dar o melhor de si e o melhor espectáculo.

Filipa
 

crosseiro

New Member
Confesso que um Júnior derreteu por completo a classificação!!! Melhor média horária de longe!!!
Tiro 2 conclusões possíveis, ou se verifica só uma, ou as duas??? Que acham?
1- O Júnior em questão é verdadeiramente um fora de série
2- Os sub-23 e Elites andam a pastar

Boas pedaladas para todos.
 

s-work123

New Member
claramente quando o elite tem 1 furo e troca de roda 3 vezes... e o sub-23 parte o espigao e o selim fazendo uma volta sempre de pé.... é sem duvida a 2ª opçao...

os elites e subs andam a pastar...

é triste estes comentarios....

parabens ao ricardo ninguem lhe tira o merito ... agora dizerem estas tristezas.... se calhar este senhor tb la anda a pastar com nosco!!!!
 

tbu

New Member
Parabens a todos os vencedores desta etapa e restantes atletas...

Mais uma vez fico satisfeito ao saber que uma grande parte de voçês gostaram do circuito,
eu continuarei a desenhar circuitos com o nivel que já todos voçês sabem,
só assim podem mostrar lá fora a vossa evolução e andamento... :twisted: de outra maneira não estou a ver...

Boas Pedaladas


Ivo Antunes
 

Paulo.Cabanas

New Member
Grande Ivo.

Apenas escrevo este post para te agradecer a realização daquele monumental traçado.

Muito obrigado Ivo e respectiva equipa.

Cumpts

Paulo Silva
 

Pedro_xpto

New Member
Bem me parecia que tinha de haver um motivo qualquer que infelizmente acontece a todos, para o David Rosa não ter ganho a prova sem espinhas, acontece... é preciso é força para continuar a lutar...não é qualquer um que no primeiro ano de Elite é logo Campeão nacional e faz um trabalho que o Rosa tem vindo a fazer...
 

_riplas_

New Member
Eh pah ficaste mesmo ofendido...as pessoas valem o que valem e não vale a pena irritares-te com o que não interessa, é sempre melhor encarar este tipo de coisas na desportiva e nao atribuir tanta importancia.

Não la estive, não gosto de opinar sem saber do que falo, mas o marinheiro deve ter feito uma prova de alto nivél...EM quase todas as provas da taça de Portugal deste ano, se não mesmo em todas, a classe de Juniores tem mostrado porque motivo devem ser a aposto no futuro, não so falo do marinheiro, mas também do david rodrigues.. e mesmo em representação de portugal, eles tem-se mostrado apostas melhores que os elites e sub 23.

s-work123 said:
claramente quando o elite tem 1 furo e troca de roda 3 vezes... e o sub-23 parte o espigao e o selim fazendo uma volta sempre de pé.... é sem duvida a 2ª opçao...

os elites e subs andam a pastar...

é triste estes comentarios....

parabens ao ricardo ninguem lhe tira o merito ... agora dizerem estas tristezas.... se calhar este senhor tb la anda a pastar com nosco!!!!
 

eucuco

New Member
crosseiro said:
Confesso que um Júnior derreteu por completo a classificação!!! Melhor média horária de longe!!!
Tiro 2 conclusões possíveis, ou se verifica só uma, ou as duas??? Que acham?
1- O Júnior em questão é verdadeiramente um fora de série
2- Os sub-23 e Elites andam a pastar

Boas pedaladas para todos.

Que o Júnior é mt bom é...sem duvida...quanto á segunda observação demonstra apenas....IGNORANCIA...

....Assiste ás provas no local....evitas BURRICES.
 

dacosta

New Member
concordo,tb e claro k se tem uma melhor media em 4 voltas do k se obtem em 6
mas k o marinheiro ta mota,claro,sem duvia,sair com 2 mint e colar se aos elites....
 
Top