suspensões completamente "coladas"

napster

New Member
Ora boa noite a toda a comunidade, entao a questão que me leva a criar este topico infelizmente nao é a melhor. :|
tenho na minha bicicleta umas suspensões da marca "RST Omni 156E", suspensões estas que vieram de origem na bicicleta, bicicleta esta que têm ai uns 5 anos, mas nao têm tido um uso regular nem muito ardu.
Agora ultimamente e que tenho ido apanhar uns trilhos com uns amigos e dado uns passeios mais longos, mas infelizmente nao sei o que se passa com as minhas suspensões que estao completamente coladas, ja as desmontei, levaram uma limpeza, as molas nem estao em mau estado, nem furrogentas.
Alguem sabe o que lhe possa fazer para tentar voltar a por as suspensões no activo? :p
Nao queria gastar muito dinheiro nelas, pois estou a pensar trocar de bicicleta.

Aceitam-se todos os comentarios. :wink: :wink:

Abraços.
 

napster

New Member
Re: Suspensoens completamente "coladas"

Obrigado pela correcçã de erro Tiago. isto quando nao se usa o firefox é erro atras de erro. :p
 

joks

New Member
Re: Suspensoens completamente "coladas"

Limpaste bem todos os componentes e adicionaste algum produto para lubrificação?
Um dos motivos que faz as suspensões "colar" é o excesso de água.
 

joks

New Member
Pois bem, em termos de "produto caseiro" tens sempre a vaselina e óleo de vaselina, que é o mais doméstico e económico. Entretanto se passares numa loja podes sempre adquirir massa lubrificante, por exemplo a decathlon tem isso.
Cpts
 

napster

New Member
Muito obrigado amigo. Quando passar na Decathlon vou procurar alguma coisa para lubrificar aquilo.

Abraços e obrigado pela ajuda :D
 

pratoni

Active Member
penso que será óbvio que a suspensão para trabalhar precise de algum tipo de lubrificação.

tenta pesquisar que tipo de óleo ou lubrificante esse modelo usa...
 

mokito

Member
deixa ver se falo bem... se estiver certo essa susp tem molas em ambas as pernas.. tiras te a borracha q ta dentro dessas molas? ela serve de limite na compressao.. quando tive susp da RST antes tirava sempre essa borracha para puder amortecer mais um pouco.. :lol:

as molas convem levar um bom bocado de "massa consistente" (eu chamo a assim) ou algo do genero gorduroso para evitar oxidaçao das molas e lubrificar o interior das pernas.. uma limpeza ao imterios das jarras (penso q seja o nome) tambem deve ajudar a diminuir esse "colar".. dps passa um pouco d oleo nos retendores por dentro e nas pernas da susp por fora, dps de limpares. assim reduz a fricçao e deve melhorar.. pelo menos era assim q fazia nas minhas.. tive uma dessas e uma 186 c5 senao tou em erro..
 

MI_Net

New Member
Boas, as bainhas das tuas suspensões podem estar torçidas, ou a roda da frente pode estar mal montada e estar a forçar as jarras para dentro e a ficarem ligeiramente diagonais, o que pode estar a impedir que estas funcionem!

Boas pedaladas! :mrgreen:
 

pintox

Member
Viva.
Tenho uma RST Omni (não sei se será esse modelo) montada na bike da minha esposa, tive esse problema também.
Desmontei tudo, limpei muito bem, pois estava carregada de água e ferrugem, lubrifiquei tudo com massa e oleo de vaselina nas bainhas, e ficou a funcionar.

Como é dura como cornos, experimentei tirar uma mola de um dos lados e ficou mais macia, o problema é que a recuperar muitas vezes empancava a meio do curso, não sei se pela falta de força por ter uma só mola :s.
Como achei que comprometia a segurança andar sem uma das molas, voltei a montar tudo como estava e lá rola ela rija como sempre.
 
Top