suspensões completamente "coladas"

#1
Ora boa noite a toda a comunidade, entao a questão que me leva a criar este topico infelizmente nao é a melhor. :|
tenho na minha bicicleta umas suspensões da marca "RST Omni 156E", suspensões estas que vieram de origem na bicicleta, bicicleta esta que têm ai uns 5 anos, mas nao têm tido um uso regular nem muito ardu.
Agora ultimamente e que tenho ido apanhar uns trilhos com uns amigos e dado uns passeios mais longos, mas infelizmente nao sei o que se passa com as minhas suspensões que estao completamente coladas, ja as desmontei, levaram uma limpeza, as molas nem estao em mau estado, nem furrogentas.
Alguem sabe o que lhe possa fazer para tentar voltar a por as suspensões no activo? :p
Nao queria gastar muito dinheiro nelas, pois estou a pensar trocar de bicicleta.

Aceitam-se todos os comentarios. :wink: :wink:

Abraços.
 
#4
Re: Suspensoens completamente "coladas"

Limpaste bem todos os componentes e adicionaste algum produto para lubrificação?
Um dos motivos que faz as suspensões "colar" é o excesso de água.
 
#6
Pois bem, em termos de "produto caseiro" tens sempre a vaselina e óleo de vaselina, que é o mais doméstico e económico. Entretanto se passares numa loja podes sempre adquirir massa lubrificante, por exemplo a decathlon tem isso.
Cpts
 
#8
penso que será óbvio que a suspensão para trabalhar precise de algum tipo de lubrificação.

tenta pesquisar que tipo de óleo ou lubrificante esse modelo usa...
 
#9
deixa ver se falo bem... se estiver certo essa susp tem molas em ambas as pernas.. tiras te a borracha q ta dentro dessas molas? ela serve de limite na compressao.. quando tive susp da RST antes tirava sempre essa borracha para puder amortecer mais um pouco.. :lol:

as molas convem levar um bom bocado de "massa consistente" (eu chamo a assim) ou algo do genero gorduroso para evitar oxidaçao das molas e lubrificar o interior das pernas.. uma limpeza ao imterios das jarras (penso q seja o nome) tambem deve ajudar a diminuir esse "colar".. dps passa um pouco d oleo nos retendores por dentro e nas pernas da susp por fora, dps de limpares. assim reduz a fricçao e deve melhorar.. pelo menos era assim q fazia nas minhas.. tive uma dessas e uma 186 c5 senao tou em erro..
 
#10
Boas, as bainhas das tuas suspensões podem estar torçidas, ou a roda da frente pode estar mal montada e estar a forçar as jarras para dentro e a ficarem ligeiramente diagonais, o que pode estar a impedir que estas funcionem!

Boas pedaladas! :mrgreen:
 
#11
Viva.
Tenho uma RST Omni (não sei se será esse modelo) montada na bike da minha esposa, tive esse problema também.
Desmontei tudo, limpei muito bem, pois estava carregada de água e ferrugem, lubrifiquei tudo com massa e oleo de vaselina nas bainhas, e ficou a funcionar.

Como é dura como cornos, experimentei tirar uma mola de um dos lados e ficou mais macia, o problema é que a recuperar muitas vezes empancava a meio do curso, não sei se pela falta de força por ter uma só mola :s.
Como achei que comprometia a segurança andar sem uma das molas, voltei a montar tudo como estava e lá rola ela rija como sempre.