Suspensão traseira para Cannondale Scalpel Si

#1
Boa tarde, estou no momento montando uma bike a partir deste quadro, que é a versão atual ainda com eixo traseiro 142x12.

Como o quadro vinha sem suspensão traseira, necessito de adquirir uma, verificando que no documento dedicado à geometria do quadro, apenas consta que as dimensões recomendadas são de 190x51 mm (7.5x2.0 polegadas).

Neste momento consigo adquirir uma fox com o mesmo comprimento 190 mas com 45 de stroke ao invés de 51, pelo que tentei pesquisar se o problema de incompatibilidade eram assim tão grandes ou se era tranquilo, donde, pelo que consegui perceber normalmente o comprimento interfere mais com a geometria do que propriamente o stroke, mas que existisse a opção, é recomendado o valor lá está recomendado para o quadro.

Pronto, mas se eu por exemplo, ao invés de optar por instalar uma suspensão dianteira lefty que possui um offset de 55 mm, optar por instalar uma fox com 51 e um adaptador específico, em que medida, considerado a traseira 190x45, vai esta combinação alterar a geometria e manubralidade da bike?

Também verifiquei que algumas das bikes da gama 2019, que já vêm com as novas suspensões dianteiras lefty ocho, que possui um igualmente offset de 55 mm, vêm equipadas com uma suspensão traseira fox 190x45 (que não é o recomendado). Alguém que consegue explicar o porquê? pelo que consegui perceber estas novas também necessitam de adaptador.

Cumprimentos.
 
#2
O que vai acontecer com esse amortecedor 190x45 em vez do 190x51 é que ficas com menos curso traseiro ou seja, não vais aproveitar as capacidades do quadro a 100%.
Quanto ao amortecedor das novas scalpel ser 190x45 deve-se ao facto de o novo quadro ser feito para amortecedores métricos e, a medida 190x51 não existe nesse sistema de medidas.

P.S. tenho um fox float performance dps evol 190x51 para venda, se estiver interessado. ;)
 
#3
O quadro não é novo, é a mesma versão desde 2017, eu é que fiz confusão que a medida era 190x51 mas tive a confirmar que realmente é 190x45.

Obrigado à mesma pela oferta.

Já agora, alguém já fez a conversão da suspensão dianteira lefty para uma fox ou outra com o offset de 51 mm? O adaptador KP205 resolve a diferença de offset?

Cumprimentos.
 
#5
A sério o quê? Eu não disse que tinha uma lefty, pois no aftermarket são um pouco difíceis de arranjar e pelo que já ouvi dizer, sem ser as novas ocho, elas são construídas à medida do tamanho da cabeça do quadro, sendo ainda mais difícil arranjar uma que sirva no meu quadro em específico, que é um M.
 
#6
Pelo que escreveste, a mim, deu a ideia que tinhas uma lefty e ias alterar para "normal".
A sério o quê? Eu não disse que tinha uma lefty,

sendo ainda mais difícil arranjar uma que sirva no meu quadro em específico, que é um M.
Essa não entendi?. Quanto à nova Ocho, pelo que li, é compativel com qualquer quadro de testa cónica actual. o tamanho do quadro pouco ou nada importa para escolheres a suspesnsão. Interessa sim, o tamanho de roda do quadro, por forma a escolheres uma suspesnão para essa mesma dimensão, e claro, o curso... se tiveres um quadro preparado para cusros de 120 ou mais, não vai meter uma suspensão com curso de 100mm.

adaptador KP205 resolve a diferença de offset?
Um redutor de caixa de direcção , não tem nada a haver com off-sets. o Off set-é a medida entre o eixo da roda e a relação com a direcção... uma imagem explica melhor.


O redutor FP205, serve somente para converteres a caixa de direcção das antigas lefty... para o standard cónico. e desse modo poders instalar no quadro suspensões não cannondale, compatíveis.
 
#8
Sorry for late reply mas

1o. Eu apenas perguntei se alguém já tinha feito a conversão, pois os quadros da cannondale vêm de origem com as suspensões lefty, que não é o meu caso.

2o. Se não percebeu pela minha mensagem anterior, quando me referia a ser difícil arranjar uma lefty para o meu quadro em específico, estava-me a referir às antigas, que possuem uma dimensão específica entre apoios conforme o tamanho do quadro com os quais elas vêm de origem, sendo que no total para a mesma versão, se não me engano, existem 8 dimensões diferentes, incluindo f-si e scalpel. Possivelmente lefty adaptadas para quadros grandes instaladas em quadros pequenos dará para colocar algum tipo de espaçadores, mas ainda assim... Visto que a Ocho só possui um 'apoio', que é a cabeça da suspensão, lá está o tamanho do quadro a não influenciar.

3o. Sim, o travel sei o que é. Em relação ao adaptador, obrigado pela informação, realmente não tinha conhecimento.
Então assim não resolve. Você tem conhecimento de alguma peça que resolva? 4 mm ainda é uma dimensão apreciável.

Entretanto, vou aceder aos links que me enviou no objetivo de ficar com a dúvida esclarecida.

Cumprimentos.