Suspensão: Suntour XCM-H Lockout 100mm

#1
preciso de uma ajuda, ja que nao percebo grande coisa disto..
Hoje, um primito meu, andou a mecher na minha suspensao dianteira.
do lado direito, tem o "botao" onde se bloqueia e desbloqueia a suspensao.
Do lado esquerdo, o meu primito andou a rodar de um lado para o outro, o "botao" que existe.
Isso para que serve? sei que ele rodou algumas vezes, e se rodou, deve ter "alterado" alguma coisa.
Podem-me ajudar?
 
#2
Esse botão é o da pré-carga, ou seja, é aquele que vai definir se queres a suspensão mais rija ou mais mole. O botão deve ter uma seta com o sinal +, se rodares o botão no sentido dessa seta irás ter mais pré-carga na mola, e a suspensão vai ficar mais rija. Se rodares no sentido oposto ao da seta, a suspensão irá ter menos pré-carga, logo irá ficar mais mole e suave.

Espero ter-te ajudado.
 
#4
Não tens necessariamente que ter a pré-carga a meio. Esse botão existe para adequar o funcionamento da suspensão ao tipo de terreno em que andas, o teu peso e o teu estilo de condução. Por exemplo, se andas em terrenos muito irregulares e precisas de suavidade podes colocar a suspensão mais mole.
 
#7
Boas.

Se for como o da xcr esse botão, o do lado esquerdo, está lá para enfeitar.
Se rodares tudo para a esquerda ela porta-se de uma maneira. Se rodares tudo para a direita é a mesma coisa.

Isto claro que não é regra geral e o que o tiago disse acima está certo mas em suspensões boas e não nestas sr suntour baratuxas.

um abraço

PS - A explicação física:
Dentro da suspensão tens uma mola que obedece á lei de Hooke - numa mola perfeitamente elástica a intensidade da força deformadora é directamente proporcional ao deslocamento escalar do seu ponto de aplicação, ou seja, é directamente proporcional ao alongamento da mola, variação do comprimento da mola.

Basicamente com esse botão do lado esquerdo vais alterar o comprimento da mola o que, pela lei de Hooke, vai ser proporcional à força deformadora.

Na prática, se precisas de uma suspensão que absorva muita porrada estica a mola, portanto roda para o menos. Se por outro lado preferes "sentir" mais as irregularidades do terreno roda para o mais.

Isto para suspensões mecânicas e não hidráulicas ou pneumáticas.
 
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#8
Claro que nestas suspensões de gama baixa o botão não irá alterar muito o comportamento. Um amigo meu tinha uma suntour xcm numa specialized hardrock e o botão pouco ou nada fazia, mas esse problema pode não acontecer em todos os exemplares. Nada como experimentar para ver se o botão altera alguma coisa significativa no funcionamento.
 
#9
A pré-carga numa XCR comprime a mola uns 15mm apenas. Se a mola tiver uma dureza próxima da ideal esses 15mm são suficientes para afinar o sag. É esse o objectivo da pré-carga, não é passar a suspensão de muito rija a muito mole, isso só as suspensões a ar permitem. O problema é que nem sempre a mola é adequada ao peso...

EDIT:
Estive agora a ver e o botão de pré carga de uma XCR, tal como o da XCM e da Duro, faz 13clicks. 13 clicks são 13 meias voltas num parafuso de plástico com 1.5mm de passo, perfazendo 10mm.
O que quer dizer que, se o sag for Xmm, com a pré carga no máximo, vai passar a X+10mm com o botão de pré carga no mínimo. Para um curso de 100mm a pré carga faz variar o sag um máximo de 10%, o que de facto é um bocado curto.
Se fizesse 25mm de pré carga acho que já seria mais que satisfatório, mesmo para a versão de 130mm. Mais que os 25mm não se justifica, porque aí já era preciso usar era uma mola diferente.
Tambem não era má ideia os srs da Suntour disponibilizarem mais molas...
 
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